Já imaginou poder usar seus programas favoritos do Android no seu desktop? Parece que em breve isso pode se tornar realidade, pois a comunidade KDE quer levar os apps do Android para o Linux.
Android é um sistema operacional mobile baseado no kernel do Linux, mas que tem algumas semelhanças com uma distribuição GNU/Linux, como Ubuntu, Fedora e etc.
Embora seja sempre baseadas no mesmo kernel, aplicativos nativos para Android não são suportados por distribuições “normais”, a menos claro, que você use alguns projetos dedicados tais como o ARC Welder, uma ferramenta que é baseada no Google Chrome.
Para resolver essa limitação, foi desenvolvido pela Comunidade KDE e apresentado recentemente, um projeto de código aberto chamado Shashlik, com o foco em levar os app do Android para o Linux. A ideia do projeto Shashlik é permitir que os usuários que usam Ubuntu, Fedora ou outra distribuição possam executar e usar seus apps Android favoritos, como um software regular para PC.
O trabalho dos desenvolvedores do KDE consistirá em construir um ambiente simulado do Android que permitirá aos usuários executar qualquer tipo de apps Android em um sistema operacional Linux. O projeto ainda está em sua fase inicial e já está disponível no GitHub, podendo ser acessado através deste link.
Atualmente, pouco se sabe do Shashlik, a apresentação oficial do novo projeto com todas as características e funcionalidades está agendada para domingo, no dia 26 de Julho, durante o evento KDE Akademy 2015, em Corunha, na Espanha.
Por causa da falta de informações, ainda não está claro como os desenvolvedores farão para conseguir seu objetivo e lidar com todos os problemas que vêm junto com uma tarefa tão difícil, especialmente quando se trata de licenças e todas as outras coisas. Até lá, fica uma pergunta no ar: será que o pessoal do KDE conseguirá realmente levar os apps do Android para as distribuições Linux?
Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.
Com informações de lffl linux freedom e Blog do Edivaldo Brito.
0sem comentários ainda