O site colaborativo Coinmap exibe em um mapa quais lojas, em todo o mundo, aceitam pagamentos em bitcoin. Com a popularização da moeda virtual, muitas pessoas estão começando não só a investir como também a aceitá-la como método de pagamento em seus estabelecimentos comerciais.
A página, lançada em 2013, ganhou muito destaque nos últimos dias devido à polêmica e à repercussão que as moedas virtuais vêm causando em todo o mundo. Com o serviço do Coinmap é possível visualizar as lojas que aceitam pagamentos eletrônicos em bitcoin, oferecendo ao usuário uma noção exata do local onde ele pode utilizá-la e como chegar lá.
O site está disponível em oito idiomas, incluindo o português, e funciona de forma bem semelhante ao Google Maps: usando as tecnologias Map Quest e Open Street Map. É possível aumentar ou diminuir zoom no local, permitir identificação da sua localização, além de fazer buscas por endereços e regiões.
Os locais nos quais há o pagamento em bitcoin são exibidos com pequenos ícones de moedas com um “B” no meio. Ao clicar neles, o usuário vê uma janela com o nome, endereço e o telefone do estabelecimento. A navegação pelo site é prática, rápida e bastante útil para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a utilização da moeda no mundo.
Além disso, o Coinmap é colaborativo e aceita inserções de novos locais. Consumidores que foram às lojas ou os próprios comerciantes podem fazê-lo. Basta ir ao OpenStreetMap Editor e adicionar a tag “payment:bitcoin=yes” (ou “payment:litecoin=yes” para quem utiliza Litecoin) e o local será exibido.
Para conhecer o mapa, procurar locais ou cadastrar seu negócio acesse o site coinmap.org.
Com informações de TNW, Coinmap e TechTudo.
0sem comentários ainda