Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Relação de ganhadores do sorteio: Segurança em Linux Tutorial Mão na Massa

23 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A Tempo Real Eventos em  parceria com a Revista Espírito Livre sorteou uma inscrição para o curso Segurança em Linux Tutorial Mão na Massa entre os leitores das edições da revista. O curso acontece no dia 25 de setembro de 2010. Os ganhadores devem fazer suas inscrições o quanto antes, atraves do link que foi enviado por email.

Google Android Tutorial Mão na Massa - 1 profissional por máquina

E o ganhador foi:

Leon Furtado Nardella - São Paulo/SP

Leon Furtado Nardella


Relação de ganhadores do sorteio: Google Android SAO Tutorial Mão na Massa

23 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A Tempo Real Eventos em  parceria com a Revista Espírito Livre sorteou uma inscrição para o curso Google Android SAO Tutorial Mão na Massa entre os leitores das edições da revista. O curso acontece no dia 25 de setembro de 2010. Os ganhadores devem fazer suas inscrições o quanto antes, atraves do link que foi enviado por email.

Google Android Tutorial Mão na Massa - 1 profissional por máquina

E o ganhador foi:

Paulo Eduardo Fagundes dos Santos - Taubaté/SP

Paulo Eduardo Fagundes dos Santos


Cursos Gratuitos – Moodle para Professores e Moodle para Administradores

22 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A empresa Educmedia está disponibilizando, gratuitamente, os cursos Moodle para Professores e Moodle para Administradores, de acordo com o programa abaixo.

Moodle para Professores

  • Instalação local e criação de uma sala virtual no ambiente Moodle
  • Introdução ao Moodle
  • Edição de conteúdo on-line
  • Publicação de links externos
  • Publicação de links internos (para arquivos)
  • Pasta de arquivos
  • Fórum interativo
  • Fórum avaliado
  • Glossário
  • Glossário avaliado
  • Escolha (Enquete)
  • Chat (Bate-papo)
  • Tarefas
  • Sistema de notas do Moodle
  • Questionário
  • Caixa de administração
  • Organização da sala virtual
  • Pesquisa de avaliação
  • Rotina de tutoria

Moodle Para Administradores

  • Instalar o moodle localmente ou em servidor remoto
  • Utilização do moodle como administrador ? Box administração
  • Gerenciamento de Usuários (Adicionar um novo usuário, Modificar contas de usuários, Relatórios sobre usuários, Autenticação)
  • Fazer upload de vários usuários por meio de um arquivo de texto
  • Gerenciamento de Cursos (Criação e Administração, Designação de Atribuições, Requisição de Cursos)
  • Instalar idioma Português do Brasil
  • Adicionar módulos e habilitar blocos
  • Como escolher um novo tema
  • Editar configurações da página inicial

Saiba mais



Exclusivo: Confira o Comunicado Oficial da Mandriva na íntegra

21 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

MandrivaA Revista Espírito Livre esteve conversando com o pessoal da Mandriva que nos autorizou a publicação na íntegra do Comunicado Oficial da empresa, em relação aos últimos ocorridos que puderam ser acompanhados por toda a comunidade de software livre.

“A Mandriva se recuperou de uma situação difícil. Esta recuperação foi executada a partir da reestruturação de dívidas, uma simplificação da organização, um novo investidor e novo foco estratégico. A Mandriva deseja aproveitar tanto quanto for possível de sua comunidade, para inovações agressivas no desktop, criar uma distribuição específica para a educação e finalmente melhorar sua distribuição para servidores. A Comunidade Mandriva será autônoma, e estruturas de gestão serão criadas para assegurar a liberdade. A empresa Mandriva será apenas um elemento desta comunidade independente. Um gestor para a comunidade será contratado pela Mandriva para auxiliar na implantação destes planos pela comunidade. A próxima versão da distribuição Mandriva para a comunidade estará disponível na primavera de 2011 (europa). A versão da comunidade da distribuição Mandriva é a versão na qual se baseiam as versões Powerpack e para Servidores. Do ponto de vista dos desktops, a Mandriva pretende ser A MELHOR DISTRIBUIÇÃO KDE MUNDIAL: fácil de usar, estável, rica em recursos e com excelente tradução.”

Quer ler o comunicado oficial na íntegra (em pdf)? Então faça o seu download aqui!

A Mandriva se recuperou de uma situação difícil. Esta recuperação foi executada a partir da
reestruturação de dívidas, uma simplificação da organização, um novo investidor e novo foco estratégico.
A Mandriva deseja aproveitar tanto quanto for possível de sua comunidade, para inovações agressivas
no desktop, criar uma distribuição específica para a educação e finalmente melhorar sua distribuição
para servidores.
3 – Comunidade
A Comunidade Mandriva será autônoma, e estruturas de gestão serão criadas para assegurar a
liberdade. A empresa Mandriva será apenas um elemento desta comunidade independente.
Um gestor para a comunidade será contratado pela Mandriva para auxiliar na implantação destes planos
pela comunidade.
A próxima versão da distribuição Mandriva para a comunidade estará disponível na primavera de 2011
(europa).
A versão da comunidade da distribuição Mandriva é a versão na qual se baseiam as versões Powerpack
e para Servidores.
Do ponto de vista dos desktops, a Mandriva pretende ser A MELHOR DISTRIBUIÇÃO KDE MUNDIAL:
fácil de usar, estável, rica em recursos e com excelente tradução.


Lançado PostgreSQL 9.0

20 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

PostgresqlO Grupo de Desenvolvimento Global do PostgreSQL anuncia o lançamento do PostgreSQL 9.0, a versão mais recente do banco de dados relacional de código aberto mais avançado do mundo. Essa versão traz avanços em segurança, suporte a aplicações, monitoramento, performance, e armazenamento de dados especializados. Os usuários estão particularmente empolgados com as novas capacidades de replicação e “hot standby”, que acelerarão a adoção em hospedagem na nuvem e aplicações escaláveis.

“A replicação nativa da versão 9.0 e a capacidade de consultar um servidor em “hot standby” têm sido os recursos mais solicitados no PostgreSQL há vários anos,” disse Simon Riggs, CTO da 2ndQuadrant e o principal responsável por sua implementação. “Replicação em fluxo eficiente e com baixa latência protege melhor seus dados, enquanto o hot standby reduz significativamente o custo total da solução. Em produtos proprietários essa capacidade é uma extensão que custa milhares de dólares.”

O PostgreSQL 9.0 inclui ainda dezenas de outras grandes melhorias que aprimorarão todos os aspectos do projeto e da performance de aplicações de bancos de dados, incluindo: suporte a windows 64 bits, gatilhos condicionais e por coluna, atualização in loco da 8.3 e 8.4, restrições de unicidade postergáveis, e mensagens assíncronas de alta performance. Para uma lista completa de novos recursos veja nossa página de informações sobre o lançamento.

“Sendo um dos maiores operadores do mundo de infra-estrutura para registros centrais da Internet, a Afilias está contente em ver o PostgreSQL 9.0 incluir a atualização in loco, a qual nos permite atualizar para novas versões do SGBD com um mínimo de inconvenientes para a nossa base de 16 milhões de nomes de domínios,” disse o CTO da Afilias Ram Mohan.

“Nós estamos muito empolgados com as novas funcionalidades … especialmente, nós esperamos as restrições de unicidade postergáveis como uma oportunidade para acelerar atualizações e melhorias para nossos clientes,” disse Paolo Juvara, CTO da OpenBravo.

Marc Balmer, fundador da Micro Systems na Suíça, está mais interessado na capacidade muito aprimorada de mensagens assíncronas com LISTEN/NOTIFY: “A nova opção de envio de dados em notificações assíncronas será utilizada na próxima versão de nossos programas para apresentação remota de dados.”

Graças às contribuições de desenvolvedores e empresas em todo o mundo, como a NTT Open Source, EnterpriseDB, 2ndQuadrant, Red Hat e muitas outras, o ímpeto de desenvolvimento e adoção por usuários é maior do que nunca.

“Aqui na CAIXA nós usamos o PostgreSQL em ambientes financeiros de missão crítica pois ele tem a qualidade para sustentar as nossas operações,” disse Clarice Coppetti, vice presidente de TI, Caixa Econômica Federal, Brasil. “A nova versão mostra que o PostgreSQL está melhorando rapidamente para suprir as nossas demandas de negócio.”

* Kit de imprensa: http://www.postgresql.org/about/press/presskit90.html.br
* Notas de lançamento: http://www.postgresql.org/documentation/current/static/release-9-0
* Para baixar o PostgreSQL: http://www.postgresql.org/downloads

Sobre o PostgreSQL: O PostgreSQL é o sistema de banco de dados de código aberto mais avançado do mundo, com uma comunidade global de milhares de usuários e desenvolvedores, e dezenas de empresas e organizações. O projeto PostgreSQL tem mais de 20 anos de engenharia, começando da Universidade da Califórnia, Berkeley, e uma velocidade de desenvolvimento sem igual hoje. O conjunto maduro de recursos do PostgreSQL não apenas se iguala ao dos sistemas de banco de dados proprietários mais avançados, mas os excede em recursos avançados, extensibilidade, segurança e estabilidade. Saiba mais sobre o PostgreSQL e participe da nossa comunidade em www.postgresql.org.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource