Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Conheça o StoryMap JS, uma alternativa ao Prezi que lhe ajudará a criar slides com mapas e fotografias gigantes

2 de Setembro de 2014, 9:08, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

storymap-crear-diapositivas-mapas1

StoryMap JS é um surpreendente aplicativo online que permite criar histórias sobre mapas e fotografias com vários gigapixels. A ideia é fazer do mapa ou da foto uma tela gigante em estilo Prezi – por exemplo, sobre uma obra de arte ou uma coleção de um autor específico-, criar slides em diferentes locais e permitir que a ferramenta faça todo o resto do trabalho: unir os locais em uma rota de transições entre slides, destacando em cada uma a informação descritiva e a captura da região.

É de enorme utilidade para o mundo acadêmico, e até a recomendam no blog especializado FreeTech4Teachers. Se você é um estudante e precisa fazer algum trabalho relacionado a História do mundo, assim como Geografia, seu trabalho com o StoryMap JS deixará toda a audiência de queixo caído. Agora, se você é professor, não deixe de experimentar o aplicativo com seus estudantes como uma alternativa genial e divertida para seus trabalhos.

Para começar a usar só é preciso ter uma conta em Google Drive, para poder armazenar as criações e, assim, servir como fonte para a importação de conteúdo multimídia. Seu uso é simples, depois de passar pela tela de registro, aparecerão duas opções para começar, a criar a partir de um mapa ou de uma fotografia, e então, aparecerá a interface de criação de slides onde deverão ser escolhidas as regiões específicas do mapa (com ajuda de um buscador ou navegando como de costume em Google Maps). Na parte esquerda é definida a ordem dos slides, inclusive, é possível introduzir conteúdo, de fontes como YouTube, SoundCloud, Vine, Wikipedia e Flickr.

Enfim, um excelente recurso para ser incluído, imediatamente, aos nossos favoritos. Claro, é possível se criar múltiplas histórias, trocar a aparência dos mapas, modificar a tipografia, reeditar a qualquer momento, trabalhar de forma colaborativa (com Google Drive como intermediário) e incorporar e/ou compartilhar os resultados via redes sociais.

Importante ressaltar que o StoryMap JS é opensource, sob a licença MIT. Então, que tal começar a experimentar?!

Com informações do Wwwhat’s New.



FTSL e SFD 2014 em Curitiba: inscrição para oficinas abertas

2 de Setembro de 2014, 9:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

ftsl_sfd

A organização do VI Fórum de Tecnologia em Software Livre e do Software Freedom Day em Curitiba informa que estão abertas as inscrições gratuitas para as 24 oficinas/minicursos que acontecerão de 18 a 20 de setembro na UTFPR.

Para se inscrever, é preciso fazer login do site do evento, escolher a oficina/minicurso desejada e se cadastrar.
As inscrições vão até o dia 10 de setembro e cada uma delas tem 20 vagas.

Lembramos que além das oficinas/minicursos, também acontecerão mais de 80 palestras durante os três dias do evento.

Mais informações e inscrição: http://www.ftsl.org.br



Seminário Plano de Dados Abertos e Política de Governo para Abertura de dados

2 de Setembro de 2014, 8:57, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
Dados_Abertos_Banner_297x192_v04
Dados e informações são os ativos de mais alto valor para as instituições públicas, privadas e sociais. O governo brasileiro tem apresentado ações para tornar os dados públicos mais organizados e reutilizáveis para qualquer fim. A proposta fortalece a democracia, gera eficiência na gestão governamental e potencializa inovações de valor econômico. Entre essas ações, destacam-se a criação da Lei de Acesso à Informação (LAI), a Parceria para Governo Aberto e a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (Inda), rede presidida pelo Ministério do Planejamento (MP), o órgão responsável por coordenar as iniciativas de governo para a abertura de dados. 

O ministério, juntamente com instituições parceiras, incentiva e apoia outras organizações governamentais a iniciar ou ampliar a disponibilização de dados. Uma das peças-chave para esse processo é a construção de um Plano de Dados Abertos (PDA), documento de planejamento institucional que estabelece estratégias e orienta as ações de publicação de dados abertos. Essas estratégias visam possibilitar que os dados sejam facilmente acessados, compartilhados e reutilizados, como uma base de dados em planilha detalhada, em vez de um relatório em PDF ou consultas individualizadas em sistema.

Por esse motivo, jaá estão disponíveis as inscrições para o o Seminário “Plano de Dados Abertos e Política de Governo para Abertura de Dados”, a ser realizado na terça-feira, 16 de setembro, das 8h30 às 12h30, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O objetivo do encontro é disseminar conhecimentos, apoiar os órgãos participantes na elaboração de seus respectivos PDAs e apresentar contexto e conceitos relevantes, bem como as diretrizes de governo.

Programação:
  • Café da manhã e recepção.
  • Abertura.
  • Palestra “Acesso à Informação, Transparência e Dados Abertos”.
  • Palestra “Plano de Dados Abertos”.

Público-alvo:

  • Pontos focais para o tema “Dados Abertos”.
  • Representantes da Rede SIC.
  • Representantes das Coordenações-Gerais de TI dos órgãos.
  • Quaisquer servidores que desejem conhecer e contribuir para o desenvolvimento do assunto, em seus locais de trabalho.


Inscrições:
As inscrições serão realizadas até 10 de setembro. Como as vagas são limitadas, o Ministério do Planejamento (MP) irá confirmar, posteriormente, cada participação. 

Clique aqui para realizar sua inscrição.

Fonte: ENAP


Lançado Apache OpenOffice 4.1.1

2 de Setembro de 2014, 8:49, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Apache-OpenOffice

O projeto Apache OpenOffice tem o prazer de anunciar de imediato a nova versão do OpenOffice 4.1.1. Você pode fazer o download no site.

Apache OpenOffice 4.1.1 fez algumas atualizações necessárias e duas criticas de segurança (detalhes em separado).

Bugs corridos e melhorias:
- melhor compatibilidade com Microsoft Office;
- melhor suporte para Mac OS X com gestos e rolagens;
- melhor compatibilidade com ambientes gráficos no GNU/Linux.

Uma lista de bugs corrigidos podem ser encontrados aqui http://s.apache.org/AOO411-solved.

Foram adicionados mais três idiomas no Apache OpenOffice 4.1.1. Agora estão disponíveis as linguagens: Asturiano, Búlgaro, Catalão, Calalan (Valencia AVL), Catalão (Valencia RACV), Checo, Dinamarquês, Alemão, Grego, Inglês (GB + US), Espanhol, Basco, Finlandês, Francês, Gaélico Escocês, Galego, Hebraico, Hindi, Húngaro, Italiano, Japonês, Khmer, Coreano, Lituano, Norueguês, Holandês, Polaco, Português, Português do Brasil, Russo, Eslovaco, Esloveno, Sérvio Cirílico, Sueco, Tâmil, Tailandês, Turco, Vietnamita, Chinês (simplificado + tradicional).

Apache OpenOffice 4.1.1 é o próximo marco importante para o sucesso do OpenOffice.

Detalhes das mudanças e melhorias está nas notas de lançamento.

Aqueles com interesse no código fonte podem fazer o download no link nesta página.

O texto original pode ser acessado aqui: https://blogs.apache.org/OOo/entry/announcing_apache_openoffice_4_1

Com informações do Bino’s Blog.



O Google quer armazenar todo conhecimento da história humana

1 de Setembro de 2014, 23:31, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

63686.91850-Google-IO

O gigante das buscas Google está construindo uma base de dados que será projetada para indexar e armazenar tudo o que podemos chamar de “fatos”. De acordo com o New Scientist, a empresa não pretende fazer apenas isso. A ideia é catalogar e armazenar continuamente todos os acontecimentos antigos e os que ainda acontecerão no mundo.

O processo será totalmente automatizado e usa algoritmos para transformar dados brutos em informações completamente acessíveis. O projeto se chama “Knowledge Vault” e, até o momento, mais de 1,6 milhões de registros já foram indexados ou estão sendo processados nos servidores do buscador.

Todo esse conhecimento armazenado poderia trazer aplicações práticas e bastante úteis nas tecnologias que já conhecemos atualmente. Os assistentes pessoais virtuais, por exemplo, se tornariam bem mais rápidos e espertos, contando com um vasto acervo de conhecimento catalogado.

Fonte: Canaltech



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource