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Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


USB reversível que encaixa de qualquer lado está pronto para ser produzido

14 de Agosto de 2014, 10:03, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

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Você certamente já deve ter passado inúmeras vezes pela experiência de errar o encaixe de um pen drive ou cabo na hora de plugá-lo na entrada USB do seu PC ou notebook. Apesar de não ser algo tão grave, trata-se de uma situação bem irritante, especialmente na correria do dia a dia. Isso sem contar que o tal erro, somado a várias tentativas seguidas, pode danificar seu equipamento a longo prazo.

Mas pode ficar tranquilo(a), pois no que diz respeito a esse assunto, os seus problemas estão com os dias contados. Anunciado em dezembro de 2013 pela USB Implementers Forum (USB-IF, na sigla em inglês), o novo formato conhecido como USB Type-C está pronto para ser produzido e, em breve, você não verá no mercado tantas opções de conectores como na foto acima. A notícia foi divulgada em uma nota oficial na noite desta terça-feira (12).

A USB-IF é formada por diversas fabricantes de softwares e hardwares, como Intel, HP e Renesas, responsáveis por ajudar no desenvolvimento dos padrões de conexões USB. No caso do Type-C, o funcionamento será semelhante ao que já acontece no padrão Lightning da Apple, assim como o tamanho do acessório, sendo mais parecido com o USB Micro-B presente em smartphonesAndroid. O conector virá com a tecnologia USB 3.1 e será reversível, ou seja, se encaixará na entrada de computadores e tablets independente do lado que o usuário posicioná-lo.

“As entradas USB ganharam a familiaridade e confiança do consumidor e, da mesma forma como nos adaptamos a essa tecnologia, estamos empenhados em garantir que essa promessa continue com a chegada do novo formato USB Type-C”, comentou Jeff Ravencraft, presidente e COO da USB-IF. “Nossa entidade está trabalhando para estabelecer a certificação e testes de conformidade para que os usuários possam ter a mesma confiança na próxima geração da tecnologia USB”.

Outra novidade é que o USB 3.1 Type-C terá tamanho parecido com os micro USBs, um formato desenvolvido para laptops, tablets, celulares inteligentes e dispositivos com entradas menores que as atuais, mas não será compatível com as portas USB que são usadas atualmente nesses dispositivos. Além disso, os fabricantes da tecnologia garantem que, graças ao padrão USB 3.1, os arquivos poderão ser transferidos com velocidade de até 10 Gbps, o dobro dos 5 Gbps do USB 3.0.

De acordo com Ravencraft, agora é só questão de tempo para que as fabricantes de tablets, smartphones e computadores comecem a adotar o novo modelo de entrada USB para popularizar ainda mais sua produção. Além disso, desenvolvedores interessados em trabalhar com o formato podem obter mais detalhes no site usb.org e no USB Implementers Forum. Eles também podem aguardar por conferências que serão realizadas nos próximos meses para mostrar toda a potencialidade do Type-C.

“Esta próxima geração da tecnologia USB abre as portas para a criação de uma nova classe de dispositivos superfinos que os consumidoes nem viram ainda. O Type-C, combinado com dados e energia de alto desempenho, é a solução ideal de cabo único para todos os dispositivos do presente e do futuro”, disse Alex Peleg, vice-presidente do grupo de engenharia da Intel.

No comunicado, a Microsoft disse acreditar que o novo formato USB Type-C será o padrão de conectividade com fio de alta velocidade da próxima geração de dispositivos eletrônicos. “O Type-C vai oferecer uma experiência mais intuitiva ao consumidor através de plugs reversíveis. Além disso, o novo formato permite alcançar de forma radical velocidades maiores de dados e de transporte de energia, em comparação com os métodos já existentes. A Microsoft vê este avanço como um marco importante no desenvolvimento de um ecossistema eletrônico feito para o consumidor”, afirmou Illan Spillinger, vice-presidente corporativo de tecnologia e silício no Devices Group da Microsoft.

Com informações de Canaltech.



Big Data: tudo é muito mais assustador do que você imagina

14 de Agosto de 2014, 9:34, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

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Big Data: a grande tendência do mundo da tecnologia já vem aparecendo nos principais tópicos da área há uns dois anos. A máxima em torno do Big Data é: quanto mais dados vamos cruzando na web, mais respostas teremos a respeito de questões de negócios. Mas, espere aí: os dados que achamos conhecer não significam nada se comparados ao que geram os diversos tipos de sensores espalhados mundo afora. Pense bem: da máquina de refrigerantes da cantina aos sensores de aviônica. Tudo isso gera dados de que nunca ouvimos falar a uma velocidade absurda. O Big Data não é só o que você vê nos motores de busca.

Então, quais seriam as implicações de um mundo repleto de sensores e dispositivos gerando dados? Quanto, exatamente, se tem de dados sendo gerados a cada segundo no mundo? Difícil imaginar, e ao mesmo tempo, assustador.

De acordo com um artigo do TechCrunch, em vez de usarmos sensores para medirmos deliberadamente nossa atividade pelo mundo, esses mesmos sensores poderiam ser usados para captar essa atividade e medi-la conforme vamos interagindo com os outros vários sensores espalhados por aí. Assim, o mundo ganharia a habilidade de nos perceber coletivamente.

De fato, estamos começando a ver isso e, daqui a algum tempo, essa percepção de dados coletivos vai acontecer. E a tecnologia vai se tornando cada vez mais invasiva, principalmente com o advento da Internet das Coisas. Basta imaginar o número de dispositivos conectados em casas inteligentes enviando dados o tempo todo para um computador, dados estes que dizem respeito à nossa privacidade e ao que fazemos no dia a dia. Tudo em tempo real.

O Big Data está tomando proporções tão assustadoras que, falando em números, 90% dos dados existentes atualmente no mundo foram criados nos últimos dois anos. Segundo Peter Levine, um parceiro da firma de venture capital Andreessen Horowitz, criamos 2,5 quintilhões de bytes de dados todos os dias. “Segundo algumas estimativas, cria-se um novo Google a cada 4 dias, e essa taxa está só aumentando”, escreveu o executivo ao TechCrunch.

Com infomações do Canaltech.



Deixar os aparelhos da sua casa no modo stand by não é uma ideia muito boa

14 de Agosto de 2014, 9:27, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

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Essa cena você já viu: aparelhos na sua cozinha, quarto, sala de estar e outros cômodos da casa que, embora não estejam sendo utilizados naquele momento, emitem uma luz piscante (geralmente na cor vermelha ou verde), indicando que estão ligados no modo de espera. Mas já parou para pensar em quanta energia é gasta por esses eletrônicos durante todo o tempo em que ficam no stand by?

Se a resposta é não, talvez seja melhor pensar em mudar esse hábito, pois um novo estudo da Agência Internacional de Energia (AIE) revela o desperdício por trás dos dispositivos ligados e conectados na tomada o dia todo. Como informa o pessoal do Planeta Sustentável, o tamanho do gasto de energia elétrica com essa prática, somadas as milhões de pessoas que fazem o mesmo em todo o planeta diariamente, gerou somente em 2013 US$ 80 bilhões em energia desperdiçada.

Batizado de More Data, Less Energy: Making Network Standby More Efficient in Billions of Connected Devices (ou Mais Dados, Menos Energia: Fazendo o network standby mais eficiente em bilhões de aparelhos conectados), o relatório da AIE concluiu que consumimos mais de 615 terawatts de energia por hora (TWh) no ano passado com 14 milhões de aparelhos ligados e conectados àinternet, incluindo PCs, notebooks, tablets, smartphones, modems, máquinas de lavar, geladeiras e Smart TVs.

É importante destacar que os dispositivos, mesmo em modo de espera ou hibernação, continuam conectados e gastando energia. Basta observar como a bateria do seu celular é gasta rapidamente mesmo quando se fica horas sem mexer nele. Desse total de 615 TWh, nada menos que 400 TWh foram jogados fora com o hábito de deixar esses eletrônicos ligados no modo stand by. Para se ter uma ideia, essa quantidade é maior do que o consumo de energia elétrica no ano passado por toda a população do Reino Unido e Noruega juntos.

“A proliferação de aparelhos conectados à Internet traz benefícios para o mundo, mas seus custos em energia estão bem acima do que deveriam. Isto, consequentemente, leva a maiores custos na geração e distribuição de energia”, afirmou Maria van der Hoeven, diretora da AIE. Segundo a executiva, a consequência desse desperdício é óbvia: vamos precisar gerar ainda mais energia para atender a demanda de todo esse consumo, uma vez que a previsão para 2050 é de que existam 500 bilhões de aparelhos conectados.

Para a AIE, o desafio das fabricantes para os próximos anos será melhorar a eficiência energética das tecnologias online – uma medida que tem sido aprimorada nos últimos 30 anos graças a pesquisas e investimentos na construção de gadgets desconectados da internet. A agência estima que, com base no desenvolvimento dessas tecnologias, seria possível economizar perto de 600 TWh até 2020. Com essa redução no consumo, seria possível deixar de lado 200 usinas a carvão de 500 MW, diminuido a emissão de gases causadores do efeito estufa e das mudanças climáticas no planeta.

Um outro exemplo recente, bem mais específico, mas tão impressionante quanto a pesquisa da AIE, é um estudo do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais (NRDC, na sigla em inglês). Em maio deste ano, foi constatado que os consoles de nova geração da Microsoft e da Sony – ou seja, o Xbox One e o PlayStation 4 – consomem três vezes mais energia elétrica que seus antecessores, o Xbox 360 e o PlayStation 3, principalmente quando estão no modo espera.

O mesmo estudo revelou que o Wii U, da Nintendo, é o videogame que consome menos energia: 37 KiloWatt hora (kWh), contra 181 kWh do PS4 e até 289 kWh do XOne. Aqui, outra comparação: se todos os Wii, Xbox 360 e PS3 fossem substituídos pelos Wii U, Xbox One e PS4, o gasto de energia elétrica seria de 10 bilhões de kWh por ano nos Estados Unidos. Isso é o equivalente ao consumo de energia da quarta maior cidade norte-americana, Houston. A conta no final de cada mês seria de aproximadamente US$ 1 bilhão.

Por tudo isso, é sempre bom lembrar de deixar os aparelhos da sua casa desligados quando você não estiver utilizando nenhum deles. Dessa forma, você economiza não apenas na conta de luz no final do mês, mas também ajuda na redução de energia gasta no nosso planeta.

Fonte: Canaltech



Deixar os aparelhos da sua casa no modo stand by não é uma ideia muito boa

14 de Agosto de 2014, 9:27, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

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Essa cena você já viu: aparelhos na sua cozinha, quarto, sala de estar e outros cômodos da casa que, embora não estejam sendo utilizados naquele momento, emitem uma luz piscante (geralmente na cor vermelha ou verde), indicando que estão ligados no modo de espera. Mas já parou para pensar em quanta energia é gasta por esses eletrônicos durante todo o tempo em que ficam no stand by?

Se a resposta é não, talvez seja melhor pensar em mudar esse hábito, pois um novo estudo da Agência Internacional de Energia (AIE) revela o desperdício por trás dos dispositivos ligados e conectados na tomada o dia todo. Como informa o pessoal do Planeta Sustentável, o tamanho do gasto de energia elétrica com essa prática, somadas as milhões de pessoas que fazem o mesmo em todo o planeta diariamente, gerou somente em 2013 US$ 80 bilhões em energia desperdiçada.

Batizado de More Data, Less Energy: Making Network Standby More Efficient in Billions of Connected Devices (ou Mais Dados, Menos Energia: Fazendo o network standby mais eficiente em bilhões de aparelhos conectados), o relatório da AIE concluiu que consumimos mais de 615 terawatts de energia por hora (TWh) no ano passado com 14 milhões de aparelhos ligados e conectados àinternet, incluindo PCs, notebooks, tablets, smartphones, modems, máquinas de lavar, geladeiras e Smart TVs.

É importante destacar que os dispositivos, mesmo em modo de espera ou hibernação, continuam conectados e gastando energia. Basta observar como a bateria do seu celular é gasta rapidamente mesmo quando se fica horas sem mexer nele. Desse total de 615 TWh, nada menos que 400 TWh foram jogados fora com o hábito de deixar esses eletrônicos ligados no modo stand by. Para se ter uma ideia, essa quantidade é maior do que o consumo de energia elétrica no ano passado por toda a população do Reino Unido e Noruega juntos.

“A proliferação de aparelhos conectados à Internet traz benefícios para o mundo, mas seus custos em energia estão bem acima do que deveriam. Isto, consequentemente, leva a maiores custos na geração e distribuição de energia”, afirmou Maria van der Hoeven, diretora da AIE. Segundo a executiva, a consequência desse desperdício é óbvia: vamos precisar gerar ainda mais energia para atender a demanda de todo esse consumo, uma vez que a previsão para 2050 é de que existam 500 bilhões de aparelhos conectados.

Para a AIE, o desafio das fabricantes para os próximos anos será melhorar a eficiência energética das tecnologias online – uma medida que tem sido aprimorada nos últimos 30 anos graças a pesquisas e investimentos na construção de gadgets desconectados da internet. A agência estima que, com base no desenvolvimento dessas tecnologias, seria possível economizar perto de 600 TWh até 2020. Com essa redução no consumo, seria possível deixar de lado 200 usinas a carvão de 500 MW, diminuido a emissão de gases causadores do efeito estufa e das mudanças climáticas no planeta.

Um outro exemplo recente, bem mais específico, mas tão impressionante quanto a pesquisa da AIE, é um estudo do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais (NRDC, na sigla em inglês). Em maio deste ano, foi constatado que os consoles de nova geração da Microsoft e da Sony – ou seja, o Xbox One e o PlayStation 4 – consomem três vezes mais energia elétrica que seus antecessores, o Xbox 360 e o PlayStation 3, principalmente quando estão no modo espera.

O mesmo estudo revelou que o Wii U, da Nintendo, é o videogame que consome menos energia: 37 KiloWatt hora (kWh), contra 181 kWh do PS4 e até 289 kWh do XOne. Aqui, outra comparação: se todos os Wii, Xbox 360 e PS3 fossem substituídos pelos Wii U, Xbox One e PS4, o gasto de energia elétrica seria de 10 bilhões de kWh por ano nos Estados Unidos. Isso é o equivalente ao consumo de energia da quarta maior cidade norte-americana, Houston. A conta no final de cada mês seria de aproximadamente US$ 1 bilhão.

Por tudo isso, é sempre bom lembrar de deixar os aparelhos da sua casa desligados quando você não estiver utilizando nenhum deles. Dessa forma, você economiza não apenas na conta de luz no final do mês, mas também ajuda na redução de energia gasta no nosso planeta.

Fonte: Canaltech



Preparativos para a comemoração do aniversário da ASL.Org em 2014

12 de Agosto de 2014, 10:51, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

ASL

É com grande satisfação que a ASL anuncia os preparativos para o coquetel de aniversário da ASL. Este ano a ASL faz 11 anos!

A atividade acontecerá no dia 11/09, às 19h, na sala 204 do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), na Avenida Ipiranga, 6681, prédio 99A.

Para quem está se perguntando o motivo de comemoração neste local, aí vem a boa notícia: desde agosto, a ASL passa a contar com uma sala no Tecnopuc cedida pela universidade para realização de projetos de inovação. No dia do coquetel, está planejado levar os sócios para conhecer o ambiente.

ATENÇÃO: convite pessoal e intransferível. Os sócios devem confirmar presença até o dia 17/08 pelo e-mail asl@asl.org.br informando “confirmação de presença dia 11/09″ na caixa de Assunto.

Além disso, a ASL organizará mais duas atividades que serão divulgadas com detalhes nos próximos dias, mas que já adiantamos agora. No dia 9/9 haverá uma apresentação da entidade para o público do Tecnopuc (cerca de 6000 pessoas) e no dia 10/09 uma atividade de Startup Livre Dojo aberta ao público.

Fonte: Associação Software Livre.Org



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