A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
W3C Brasil abre inscrições para a 3ª edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web
5 de Agosto de 2014, 10:01 - sem comentários aindaSe você promove um trabalho de fomento e incentivo à acessibilidade na web no Brasil, ou fez um website que não cria barreiras de acesso para pessoas com deficiência, ou desenvolveu uma aplicação que torna possível com que pessoas com deficiência naveguem na web, é hora de se inscrever na 3ª edição doPrêmio Nacional de Acessibilidade na Web – Todos@Web. Promovido pelo escritório brasileiro do World Wide Web Consortium (W3C), instalado na sede do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o prêmio busca conscientizar desenvolvedores e homenagear ações em prol do acesso de pessoas com deficiências na web.
O Brasil possui hoje mais de 40 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, segundo o censo do IBGE de 2010. Elas potencialmente enfrentam dificuldades para navegar em sites web, uma vez que a maioria destes considera em seu desenvolvimento somente pessoas que não apresentam deficiências físicas, portanto, reforçam a exclusão social.
“O objetivo do prêmio é fomentar e conscientizar sobre a importância da acessibilidade na web e o desenvolvimento de sites que não criam barreiras para pessoas com deficiências temporárias ou permanentes”, ressalta Reinaldo Ferraz, especialista em desenvolvimento web do W3C Brasil. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 30 de setembro, através do site: http://premio.w3c.br/inscricoes/.
O primeiro passo para participar do Todos@Web é preencher o formulário disponível no site. Um grupo formado por especialistas em acessibilidade, usabilidade, desenvolvimento web, representantes de instituições de auxílio a pessoas com deficiência, representantes de governos Federal, Estadual e Municipal e pessoas com deficiência avaliarão todas as inscrições válidas antes de selecionar os finalistas. Aqueles que apresentarem os melhores trabalhos serão notificados pelos jurados para que possam promover eventuais melhorias em seus projetos. Na cerimônia de premiação, prevista para o dia 4 de dezembro em São Paulo – na semana do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência –, os finalistas apresentarão os trabalhos para os jurados, que escolherão os vencedores.
“Nos dois primeiros anos do Todos@Web, a categoria pessoas e instituições premiou pessoas que se destacaram na divulgação, fomento e participaram ativamente da conscientização da acessibilidade na web. Já a categoria de projetos web recebeu o maior número de inscrições, o que demonstra o interesse das pessoas de tornar pública essa preocupação com acessibilidade. No grupo de aplicativos e tecnologias assistidas, recebemos projetos muito criativos e inovadores que melhoram o acesso de pessoas com deficiência”, comenta Reinaldo.
Qualquer brasileiro com mais de 18 anos de idade, residente no Brasil, com situação regular e que possua projetos digitais voltados para a acessibilidade na web podem se inscrever. Os detalhes sobre a premiação e os critérios de seleção estão disponíveis no regulamento: http://premio.w3c.br/regulamento/.
Com informações da Assessoria de Imprensa do W3C.
Software Livre vai invadir Duque de Caxias!
5 de Agosto de 2014, 9:49 - sem comentários aindaEncontra-se aberta a chamada de trabalhos para o VI Fórum de Software Livre de Duque de Caxias (FSLDC). O FSLDC visa promover a utilização do Software Livre, incentivar a sua adoção no meio acadêmico, empresarial e no governo. Nos últimos 6 anos, diversas personalidades nacionais e internacionais do Software Livre passaram por aqui, dentre elas Jon Maddog Hall, diretor executivo da Linux International, que já esteve conosco em duas edições e Rasmus Lerdorf, criador da Linguagem PHP.
Tradicionalmente, durante o FSLDC, são apresentadas palestras técnicas, workshops, painéis e casos de sucesso nas áreas empresarial, acadêmica e pública de uso e desenvolvimento de Software Livre. Anualmente, Duque de Caxias abre as portas para o Software Livre e torna-se ponto de encontro das comunidades para troca de idéias, discussão de projetos e debates em torno desse tema. Venha você também participar desse espetáculo do desenvolvimento colaborativo, seja como participante ou palestrante.
As palestras são organizadas nas seguintes trilhas:
- Desenvolvimento
- Administração de Sistemas
- Mobile
- Segurança
- Ecossistema do Software Livre
- Negócios e Cases de Sucesso
- Multimídia
- Educação e Inclusão Digital
Cronograma de submissão de trabalhos:
- Chamada de trabalhos: 04 de agosto até 10 de setembro.
- Divulgação da lista de propostas aprovadas: Até 30 de setembro
- Divulgação da programação preliminar: Até 10 de outubro
Outras informações em: http://2014.fsldc.org
Palestra Técnica do CISL – Red Hat Enterprise Linux 7
5 de Agosto de 2014, 9:18 - sem comentários aindaHoje acontece Palestra Técnica do CISL – Red Hat Enterprise Linux 7. Abaixo seguem as informações para acompanhar esta atividade:
DATA: 05/08/2014
HORÁRIO: 15h ás 17h (horário de Brasília)
LOCAL: Sala de Reunião/Videoconferência A2-3 – Serpro Socorro – São Paulo
RESUMO:
Nesta apresentação serão abordadas as novidades do Red Hat Enterprise Linux 7 assim como principais mudanças com relação as versões anteriores. Além da apresentação em si, serão discutidas alguns produtos integrados a RHEL7 como Docker, OpenLMI e Performance Tuning.
PALESTRANTE:
Allan Rafael Roque
MINICURRÍCULO:
Trabalha com linux desde 2007 e atualmente atua como Technical Account Manager na Red Hat Brasil. Responsável hoje por suportar tecnicamente contas estratégicas da Red Hat das áreas de Finanças, Governo e Telecom. Tendo foco especialmente em tecnologias open-source possui várias certificações, tais como: RHSA, RHCE, RHCVA e RHCDS.
TRANSMISSÃO:
A atividade será transmitida via internet pelo serviço Assiste - Vídeo Streaming Livre do Serpro.
Para acompanhar, acesse: assiste.serpro.gov.br/cisl/ [1]
Para encaminhar perguntas durante a palestra, enviem para o e-mail cisl@serpro.gov.br, diáspora - https://diasporabr.com.br/u/cislgovbr [2], twitter @CISLGovBR ou facebook https://www.facebook.com/cislgovbr [3]. Reveja as palestras técnicas editadas no nosso canal do youtube https://www.youtube.com/user/CISLGov [4] .
Nasa publica como software livre o código da missão Apolo
5 de Agosto de 2014, 8:37 - sem comentários aindaO software utilizado nas missões Apollo, Apollo Guidance Computer, ou AGC, foi desenvolvido pelo Laboratório de Instrumentação do MIT. O software foi instalado no módulo lunar e no módulo de comando e cuidava da orientação, navegação e controle das naves.
Em homenagem ao quadragésimo aniversário da missão Apollo 11 em 2009, o código original do programa AGC foi transcrito a partir de fotografias escaneadas do código e publicado como software livre.
Como é padrão no mundo nerd, podemos encontrar nos comentários algumas frases bem humoradas:
Linha 666: NUMERO MYSTERIOSO
Linhas 179 e 180: TEMPORARY I HOPE HOPE HOPE
O código do programa AGC e um simulador virtual podem ser baixados do portal Google Code
Com informações de Itworld e Dicas-L.
Arbor Linux Shield – Uma placa de desenvolvimento Wifi com OpenWRT para Arduino & outras MCUs
5 de Agosto de 2014, 8:29 - sem comentários aindaO Arduino Yún foi lançado há algum tempo tendo em vista adicionar capacidades de rede Wifi ao Arduino. Seu preço ainda é um pouco salgado, então surgiu o Arbor Linux Shield, que além de funcionar com Arduino, pode ser usado com outros microcontroladores, e por um preço bem mais acessível. Além disso, pode ser usado como placa de desenvolvimento sem a necessidade de estar acoplado à um microcontrolador. Foi criada a campanha no site de crowdfunding Indiegogo, para arrecadar fundos para que este projeto vá para frente. Seria muito bom se eles conseguissem entregar um equipamento tão legal e com custo menor que o que temos hoje disponível. Abaixo, uma tradução livre da proposta do projeto.
“O Arbor Linux Shield é baseado no Atheros 9331, o que facilita a adição de funções de rede e as mesmas capacidades de um Arduino Yún à vários microcontroladores, mas também a controladores compatíveis com Arduino.
A placa também inclui seu próprio grupo de GPIOs, interfaces USB extra e conectores ethernet, para expansão ou para operação em standalone.
Você pode escrever seus programas ou scripts em python, NodeJS, Lua, Shell ou em qualquer outra linguagem de programação para se comunicar com seu microcontrolador. Pode ainda fazer uma interface com um webserver hospedado no shield ou controlar seus projetos à partir de um smartphone ou tablet.
Deixe o Linux cuidar da rede Wifi ou ethernet sem a necessidade de carregar bibliotecas de rede extras nas suas sketchs e programas.
Nenhum microcontrolador é necessário. Pode-se rodar como uma placa em modo standalone para criar seu próprio roteador wireless, aprender sobre desenvolvimento de Linux embarcado, usa-lo como base para seus sensores conectados em rede ou qualquer outra possibilidade que você possa imaginar.”
Com informações do Dicas-L.