A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Grupo técnico que investiga denúncia de espionagem pelos EUA vai a Washington
26 de Julho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaO grupo técnico interministerial do governo brasileiro – formado após denúncias de violação de informações pelos Estados Unidos – vai se reunir com representantes do governo estadunidense em Washington. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse hoje (24) que os esclarecimentos que o Brasil solicita serão feitos em duas etapas. A primeira, por meio de reuniões técnicas com especialistas. A segunda, após a avaliação dos resultados da primeira, por meio de conversas políticas e diplomáticas.
Na semana passada, a presidente Dilma Rousseff recebeu um telefonema do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para dar explicações gerais sobre as denúncias de violação. De acordo com a ministra da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas, a ligação durou 25 minutos e Biden lamentou a repercussão negativa que a notícia teve no país.
Na conversa, o vice-presidente reiterou a proposta, feita anteriormente pelo embaixador norte-americano no Brasil, Thomas Shannon, para que uma delegação do governo brasileiro vá a Washington receber explicações mais detalhadas sobre a questão. Dilma tem viagem prevista para a capital dos Estados Unidos no dia 23 de outubro.
O chanceler Antonio Patriota informou hoje que pretende introduzir o tema da segurança cibernética na agenda regional, especialmente entre os países-membros da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, chegou a defender, na última semana, a adoção de um acordo mundial sobre proteção de dados privados na internet, em meio à divulgação de denúncias de espionagem de agências dos Estados Unidos a cidadãos estadunidenses e estrangeiros.
Com informações da Agência Brasil.
Sérgio Amadeu analisa política de privacidade da Microsoft
26 de Julho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaO professor da Universidade Federal do ABC, Sergio Amadeu, divulgou na internet uma apresentação mostrando como a política de privacidade dos produtos da Microsoft, em especial, do Windows, dão margem para que a empresa colete e repasse dados pessoais de um usuário ao governo dos EUA.
A política prevê que toda e qualquer pessoas que estiver usando um computador com o sistema operacional esta sujeita à coleta de dados – e não há alternativa para impedir que a espionagem acontece. Amadeu chama atenção para o fato de que autoridades brasileiras usam Windows e, portanto, estão sujeitos à espionagem. Confira, abaixo, a apresentação.
Com informações de ARede.
Partido Wikileaks terá sete candidatos a senador
26 de Julho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaO fundador do Wikileaks, Julian Assange, irá mesmo concorrer a uma cadeira de senador no parlamento australiano. A notícia foi divulgada hoje, com a apresentação do Partido Wikileaks a autoridades do país, feita pelo próprio Assange via Skype.
As plataformas defendidas pelo partido serão direitos dos refugiados políticos, a preservação ambiental e a liberdade de imprensa. Assange também deu os nomes de outros seis candidatos que vão concorrer também ao Senado, por outros estados australianos.
O fundador do Wikileaks vive há mais de um ano na embaixada equatoriana em Londres. A criação do partido e sua candidatura é vista como uma tentativa de buscar imunidade diplomática através da eleição a um cargo no legislativo da Austrália. Se eleito, Assange poderá deixar a embaixada sem risco de ser preso e extraditado para a Suécia, onde é acusado de crimes sexuais.
Com informações de ARede.
Lançado Apache OpenOffice 4.0
23 de Julho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaAcaba de ser lançado o Apache OpenOffice 4.0! Esta versão, assim como as anteriores, está disponível para as plataformas: GNU/Linux, Windows e Mac.
O Apache OpenOffice traz novas funcionalidades, melhorias e correções de bugs. Uma das grandes novidades trata-se de uma inovadora interface de usuário com uma Sidebar, além do suporte adicional a 22 idiomas (incluindo três novos idiomas), 500 correções de bugs, melhorias na interoperabilidade com Microsoft Office, melhorias para desenho e gráficos, melhorias de desempenho, entre outros.
Ficou curioso? Leia a nota de lançamento e veja as novidades nesse nova versão.
Para download, visite esta página: http://www.openoffice.org/download/
Com informações de Apache OpenOffice.
The H : uma das melhores publicações on-line sobre código aberto fecha as portas
23 de Julho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaÉ isso mesmo, você não leu errado. São poucos os veículos on-line acessíveis gratuitamente que se destacam por publicar regularmente material bem-informado sobre código aberto, e agora temos um a menos: o The H fechou, após quase 5 anos de operação e incontáveis menções e citações no site da Revista Espírito Livre e em tantos outros do Brasil e do mundo.
Segundo o DJ Walker-Morgan, da equipe do The H, a razão pelo encerramento das atividades, lamentavelmente é conhecida por muitos projetos relacionados com software livre e código aberto: apesar de gerar bastante tráfego com o site, não foi possível convertê-lo em faturamento suficiente para produzir um modelo de negócio viável.
Tal medida, é fácil de compreender, porém bastante triste.
Aqui ficam os agradecimentos de toda a equipe da Espírito Livre que ao longo de tanto tempo se espelhou no importante trabalho do The H.
Com informações de The H Online e Br-Linux.