A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Instituto Luther King oferece aulas de Linux
10 de Junho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaO Instituto Luther King agregou, ao seu trabalho em prol dos jovens e adultos carentes, um curso gratuito de Informática Básica, preparatório para o vestibular, com parcela das vagas destinada a negros, índios e portadores de necessidades especiais. As inscrições estão abertas desde o dia 30/05, com encerramento nesta sexta-feira (10).
O curso inclui: GNU/Linux, com carga horária de 40 horas, e o curso de Microsoft Word Básico, com carga horária de 24 horas, no período vespertino ou noturno. As serão ministrada por uma parceria do Instituto Luther King e da Estação Digital.
Há que se parabenizar o Instituto Luther King e a Estação Digital pela iniciativa. Os interessados devem se dirigir à Avenida Fernando Corrêa da Costa, 603, Centro, portando originais e fotocópias atualizados: CPF, RG; água, luz e telefone (os três), comprovante de renda (contracheque ou declaração do próprio punho de todos da residência que têm atividade remunerada) e uma foto 3×4 recente.
Para mais informações: (67) 3384- 8919, a partir das 14h.
Fonte: Revista Espírito Livre, com informações do Instituto Luther King – www.lutherking.com.br
Saiu o Firefox 5, mas o “Aurora” está chegando
10 de Junho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaO Firefox 6, nomeado de “Aurora” promete, pois, segundo noticiou a Mozilla, dará aos usuários e aos desenvolvedores “mais controle sobre navegação e ambiente de desenvolvimento, ao mesmo tempo em que melhora o desempenho”. Ele estará disponível em agosto, mas versões preliminares do Aurora para Linux, Mac OS X e Windows já podem ser baixadas no site do projeto Mozilla.
O Firefox 6. virá com diversas novidades, como destacou a PCWord: Mais controle sobre permissões , menor tempo de inicialização , melhor desempenho no Linux – será a primeira versão onde os usuários Linux poderão notar o ganho de desempenho resultante do uso de novas ferramentas de desenvolvimento, como o GCC 4.5. Os desenvolvedores destacaram que o navegador tem desempenho similar à versão Windows, no mesmo hardware.
O Aurora tem melhor gerenciamento de plugins , suporte aprimorado para HTML5, DOM level 3, além de vários novos recursos para os desenvolvedores, tecnologias de rede e ferramentas projetadas para facilitar o desenvolvimento de aplicativos web avançados. Há, ainda, a ferramenta nomeada “Scratchpad”, que permite aos desenvolvedores criarem e testarem trechos de código JavaScript em um console no navegador.
Fonte: Revista Espírito Livre, com informações da PCWorld.
http://www.revista.espiritolivre.org/wp-content/uploads/2011/06/firefox6-b.jpgSaiu o Firefox 5, mas o “Aurora” está chegando
O Firefox 6, nomeado de “Firefox Aurora” promete, pois, segundo noticiou a Mozilla, dará aos usuários e aos desenvolvedores “mais controle sobre navegação e ambiente de desenvolvimento, ao mesmo tempo em que melhora o desempenho”. Ele estará disponível em agosto, mas versões preliminares do Aurora para Linux, Mac OS X e Windows já podem ser baixadas no site do projeto Mozilla.
O Firefox 6. virá com diversas novidades, como destacou a PCWord: Mais controle sobre permissões , menor tempo de inicialização , melhor desempenho no Linux – será a primeira versão onde os usuários Linux poderão notar o ganho de desempenho resultante do uso de novas ferramentas de desenvolvimento, como o GCC 4.5. Os desenvolvedores destacaram que o navegador tem desempenho similar à versão Windows, no mesmo hardware.
O Aurora tem melhor gerenciamento de plugins , suporte aprimorado para HTML5, DOM level 3, além de vários novos recursos para os desenvolvedores, tecnologias de rede e ferramentas projetadas para facilitar o desenvolvimento de aplicativos web avançados. Há, ainda, a ferramenta nomeada “Scratchpad”, que permite aos desenvolvedores criarem e testarem trechos de código JavaScript em um console no navegador.
Revista Espírito Livre, com informações da PCWorld.
Dourados inclui Linux em cursos de educação digital
9 de Junho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaA comunidade de software livre deve parabenizar a Prefeitura de Dourados (Mato Grosso do Sul) por ter iniciado cursos que inclui o GNU/Linux. Trata-se do “Pacote Proinfo Integrado de Educação Digital – Linux Educacional, Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias da Informação e Comunicação e Elaboração de Projetos”, que está com suas inscrições abertas.
Os cursos, que disponibilizam 240 vagas, são um oferecimento da Secretaria Municipal de Educação e do Ministério da Educação e Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). O objetivo é capacitar professores da Rede Municipal de Educação (Reme), com ênfase no uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação no cotidiano escolar.
A inscrição pode ser feita através do formulário de inscrição disponível no site http://ntem.dourados.ms.gov.br, até esta quinta-feira (9/5). Faz-se necessário a entrega do formulário e cópia dos documentos pessoais, no NTEM (Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal) – rua Onofre Pereira de Matos, 1.975, das 7h30 às 10h45 e das 13h30 às 16h45.
Entre outros conteúdos, está incluso o “Curso sobre Educação Digital – Linux Educacional”, com oferta de 96 vagas, que será realizado na sede do NTEM às quartas-feiras das 13h às 17h e as quintas das 7h às 11h. Também na Escola Municipal Maria da Rosa Antunes da Silveira Câmara, às quartas-feiras das 19h às 23h. E na Escola Municipal Neil Fioravanti – Caic, às quintas, das 19h às 23h.
Fonte: Revista Espírito Livre, com informações de “Agora MS”.
Lançada edição n.26 da Revista Espírito Livre!
7 de Junho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaRevista Espírito Livre - Ed. n #026 - Maio 2011
Crowdsourcing é uma nomenclatura recente para algo que todos conhecemos bem. A construção colaborativa através da rede já vem sendo feita a muito tempo. Vários projetos de código aberto foram produzidos e se tornaram o que são justamente por causa da construção coletiva de vários entes, vários nós, pontos interligados em uma grande teia. E o que antes era um passatempo nerd, se tornou o motor de muitos projetos.
Alguém aí já pensou em como seria as nossas vidas sem a construção coletiva, responsável por exemplo, pela criação, manutenção e crescimento da Wikipédia? E as mobilizações que hoje são feitas através das redes sociais com os mais diversos propósitos? Projetos são criados, mantidos, remunerados e atingem maturidade através de vários pares de mãos, dezenas de dedos, milhares de IPs, espalhados mundo a fora. Compartilhar e constribuir com o outro são valores que aprendemos desde criança. “Reparta o seu lanche com o seu coleguinha”, ou “divida o seu biscoito com seu amigo”; você certamente já ouviu estas frases proferidas por entes queridos, pessoas que se importavam com você. Uma pena que tais valores, com o passar do tempo foram sendo esquecidos. Em uma sociedade como a nossa, o inteligente não é quem compartilha, mas sim aquele que esconde. Convido-o a reflitir os novos valores da sociedade…
Onde erramos?! Erramos? Ou tudo não passa de uma evolução (ou regressão)? Devaneios que esta edição apresenta em diversos artigos, ora técnicos, hora reflexivos e que nos leva a pensar, tentar entender o que hoje vivemos. E para nos ajudar a entender um pouco mais sobre este tema conversamos com Carl Esposti, criador do site Crowsdsourcing.org. Esposti clarifica o termo, com exemplos reais e palpáveis. Outros colaboradores como Alexandre Oliva, João Carlos Caribé, Ana Brambilla, entre outros, igualmente tratam o tema, com rigor e foco. Além do tema em questão, contribuições diversas e que merecem destaque! Várias matérias sobre programação, internet, eventos. Redes, segurança e vários outros temas também estão disponíveis.
A partir desta edição a Revista Espírito Livre também incluirá uma seção exclusiva sobre LibreOffice, a suíte de escritório líder e que certamente você utiliza. Se ainda não a instalou, não perca tempo. Existem versões para GNU/Linux e outros sistemas operacionais disponíveis no mercado. Diversas distribuições GNU/Linux, como Ubuntu, Fedora, OpenSuSE, Linux Mint, Debian e tantas outras já trazem o LibreOffice ou em suas mídias de instalação ou repositórios, bem como várias empresas que também sinalizaram positivamente quanto a suas migrações para o LibreOffice, logo, nada mais natural acompanharmos tal ascensão.
O sorteio da caneca personalizada da série Warning Zone ainda está valendo. Então se você gosta de desenhar, não perca tempo e nos envie sua proposta. Quem sabe você ganha?!
A partir da última semana de Abril, tivemos mais uma vitória: agora a Revista Espírito Livre conta com um servidor dedicado, cedido pelos parceiros da HostGator. O aumento no número de visitas e downloads acabou nos levando a este caminho, o que me alegra muito. E além de estar de casa nova, o site também conta com mais um jornalista a frente das notícias. José Moutinho, está empenhado em turbinar o site da revista com notícias recentes e relevantes. E se você quiser se juntar ao time e contribuir, não perca tempo!
Partimos rumo ao terceiro ano, com a ajuda de muitos colaboradores dedicados, parceiros que nos ajudam de alguma forma e dos leitores que sempre estão nos acompanhando. Um abraço a todos que ajudam a construir esta incrível publicação.
Netbooks da Asus agora vem com Ubuntu
7 de Junho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaA Asus fechou uma parceria com a Canonical, representante comercial do GNU/Linux Ubuntu, e passará a vender netbooks [franquia Eee PC] com o sistema operacional livre e de código aberto.
A empresa taiwanesa lançará, inicialmente, três modelos com Ubuntu 10.10 instalado – Eee PC 1001PXD, 1011PX e o 1015PX. Em nota, a Canonical informou que o acordo determina a liberação dos computadores para as lojas, em diversos países, somente se assegurado aos usuários o acesso ao GNU/Linux Ubuntu, entre outras inovações livres.
Trata-se de um boa notícia não só para a comunidade de software livre, que tanto luta para que o GNU/Linux esteja presente nos computadores expostos nas lojas, mas também assegura que um notebook de qualidade terá preço mais atraente.
O GNU/Linux, no Brasil e no mundo, já conta com outros exemplos semelhantes ao do Ubuntu. No entanto, é preciso que os acordos, a exemplo do firmado pela Canonical, garantam o acesso da população ao software livre.
Os entusiastas de Linux percebem que as lojas, por questões comerciais e culturais, expõem mais o sistema operacional hegemônico, em detrimento do livre. É preciso (e é possível) romper com essa cultura, sendo bom para todos – fabricantes, desenvolvedores, lojistas e usuários. O monopólio persistente é que não pode continuar.
Fonte: Revista Espírito Livre, com informações de www.notebookbarato.net e www.lazertecnologia.com.