Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Lançada edição n.73 da Revista Espírito Livre

17 de Maio de 2015, 18:06, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda
Revista Espírito Livre - Ed. #073 - Abril 2015

Revista Espírito Livre – Ed. #073 – Abril 2015

Revista Espírito Livre - Ed. n #073
Revista Espírito Livre - Ed. n #073

A cidade de São Paulo recebeu entre os dias 3 e 8 de fevereiro de 2015 a oitava edição da Campus Party Brasil, ou como muitos compartilharam durante vários dias, #CPBR8. Com uma temática bastante especial, novos palcos e diversas atrações, o evento permitiu que o participante entrasse de cabeça no universo da inovação, ciência, criatividade, entretenimento digital e empreendedorismo. Este último, diga-se de passagem, bastante explorado nas diversas atividades desta edição.

A #CPBR8 celebrou o 150º aniversário do livro Da Terra à Lua, de Julio Verne. Desta forma, os vários palcos espalhados na área do evento contemplaram os vários elementos celestes.

A edição 2015 da Campus Party apontou de forma certeira no empreendorismo digital. Várias atividades como o programa Startup 360, permitiram conteúdos diversos para todos os participantes que quisessem iniciar seu negócio ou ainda tentar uma oportunidade com empresas. Servindo de alicerce o evento permitiu a seus participantes contato com aproximadamente 600 horas de atividades entre oficinas, workshops, palestras, e atividades especiais para os campuseiros, além, é claro, da Open Campus, que disponibilizou diversas atrações gratuitas para o público e que também é assunto de uma das nossa matérias desta edição.

Assim como nos anos anteriores, havia um palco dedicado ao Software Livre. O palco em questão foi o Urano que apresentou diversas atividades relacionadas a software livre, padrões abertos e Opensource. Uma característica, porém, que merece destaque, é que em diversos outros espaços e palcos, o software livre se fazia presente. Isto chamou bastante atenção pois ficou evidente que um palco apenas era pouco! Desta forma, palestras, workshops, trocas de experiências, além das tradicionais festas durante a madrugada, entre outras expressões nerds e geeks fizeram parte deste importante espaço de difusão de conhecimento, inovação e tecnologia.



Conheça o Actisto, uma nova forma de fazer videochamadas, baseado em WebRTC

15 de Maio de 2015, 15:26, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

actisco

Conheça o Actisto, uma solução para videoconferência que lhe fornece uma plataforma onde não existe a necessidade de se precisar instalar nada, sem registros, sem sequer ter conhecimentos técnicos sobre VoIp. Esta é uma nova opção que podemos usar para nos comunicar com qualquer pessoa usando apenas o navegador web.

Só temos que começar um chat informando nosso email. Cada chat tem um código único, código que devemos compartilhar com a pessoa com a qual queremos conversar. Ao informar o código, aí então, será possível ver-nos na tela e começar a videoconferência.

Como é possível ver na imagem acima, há mais recursos disponíveis, já que além de chat, áudio e vídeo, também é possível enviar documentos à outra pessoa, assim como compartilhar a tela para poder realizar um possível trabalho remoto (ou suporte técnico, por exemplo).

É compatível com tecnologia WebRTC, e recomendam o uso de Chrome, embora pode ser usado em qualquer versão moderna dos navegadores que aceitem WebRTC.

Não é a primeira solução que vemos deste tipo, porém, podemos ver que as opções estão cada vez mais simples, acessíveis para usuários sem muita experiência digital. No momento, a plataforma é gratuita, e não há modelo de negócio definido, provavelmente, devem estar esperando que aumente sua popularidade para poder, então, poder definir alguma política de preços.

Com informações de Actisto e Wwwhat’s New.



Nova versão de Telegram conta com visualização de conteúdo e mais controle de sessões

15 de Maio de 2015, 15:21, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda
telegram

A nova versão de telegram chega com três novidades importantes, sendo uma delas extremamente útil para o público em geral.

Por um lado, informam que adicionaram uma opção chamada “Sessões ativas”, na seção de configuração de Privacidade e Segurança, permitindo ver todas as sessões que temos abertas neste momento, com o dispositivo e a IP, permitindo fechar qualquer uma delas, se encontrarmos algo suspeito (semelhante ao que oferecem outros serviços, como Dropbox ou Google).

Adicionaram também a verificação em dois passos, o que permite escolhermos uma senha que será solicitada cada vez que nos identificarmos através de um dispositivo novo, junto a um código que receberemos via SMS.

Porém, a novidade mais significativa, é referente à pré-visualização de conteúdo, tal como podemos ver na imagem acima. Todos os links a tweets, fotos do instagram e facebook e vídeos do youtube poderão ser vistos no aplicativo de mensagens, permitindo saber o que vamos ver antes que se abra um link.

Depois de pegar a url em telegram, o sistema analizará o link e irá gerar uma miniatura, embora seja possível apertar o X para apagá-la, se não quisermos enviá-la.

Já estão trabalhando para incluir outros conteúdos (posts, artigos e etc) dentro desta pré-visualização, e darão novidades sobre o tema, ainda durante este mês de abril.

Com informações de Telegram e Wwwhat’s New.



Conheça o Digital Comic Museum e baixe histórias em quadrinhos de graça

15 de Maio de 2015, 15:19, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

digitalcomicmuseum

O Digital Comic Museum conta com mais de 15.000 títulos de comics anteriores a 1959. O site não é muito moderno, nem conta com buscadores avançados nem leitor integrado com dispositivos móveis, porém, podemos baixar o material sem precisar de registro, assim como, obter uma prévia de cada título ali existente.

Ficou curioso e quer baixar algum exemplar? Visite o site: digitalcomicmuseum.com

Com informações de Digital Comic Museum e Wwwhat’s New.



Conheça o ParaPara Teaching Kit, uma suite para criar animações desenhando

15 de Maio de 2015, 15:14, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

parapara

Em parapara-editor.mozlabs.jp/sandbox temos um aplicativo bastante original, ideal para quem tem pulso firme e quer realizar uma animação em pouco tempo.

Só temos que desenhar no primeiro painel usando as cores e pincéis disponíveis no menu lateral. Ao terminar, podemos criar outro frame, tendo com uma sombra cinza os traços realizados no primeiro, para que possa servir de referência. Assim, vamos desenhando os diferentes momentos de nossa animação, até terminar e clicar no OK, quando poderemos exportar a animação.

Depois de terminado o processo, teremos uma url do tipo mzl.la/1CUNba9 que podemos divulgar para que outras pessoas possam ver o trabalho. Ali é possível, também, obter o arquivo SVG correspondente, com excelente resolução, já que são vetores.

Em freetech4teachers.com comentam que foi criado e hospedado por mozilla, e também o indicam como um bom recurso acadêmico.

Conheça o aplicativo em http://parapara.mozlabs.jp.

Com informações de Parapara e Wwwhat’s New.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource