A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
11º FLISOL acontece no dia 25 de abril 2015 na PUCPR em Curitiba
3 de Abril de 2015, 14:26 - sem comentários aindaA Comunidade Curitiba Livre convida a todos para participarem da 11ª edição do FLISOL – Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre que acontecerá no dia 25 de abril de 2015 a partir das 9:00h no Campus da PUCPR em Curitiba.
O FLISOL é um evento cujo propósito é promover o uso de software livre e a integração de comunidades de usuários de software livre em todos os países da América Latina. O evento acontece desde 2005 e seu e principal objetivo é promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, seu alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral.
Para executá-lo, serão realizados, simultaneamente, eventos em cidades diferentes em que especialistas irão instalar, de maneira gratuita e totalmente legal, software livre nos computadores das pessoas interessadas que comparecerem.
O evento, também conhecido como Install Fest, consiste em um grande encontro de pessoas com conhecimento em software livre e outras que querem conhecer mais sobre o assunto. Os visitantes deverão levar seus computadores ou notebooks para que voluntários ajudem a instalar o sistema operacional. Durante o período das instalações, são promovidas palestras de introdução (algumas filosóficas, outras técnicas), palestras sobre softwares específicos, palestras de grupos de usuários existentes, etc.
O FLISOL é totalmente gratuito e em Curitiba a programação contará com:
- 16 palestras técnicas e não ténicas sobre diversos temas;
- 04 oficinas práticas;
- Coding Dojo promovido pelo grupo Dojo Paraná;
- Hackathon promovido pelo Grupo de Usuários Ruby do Paraná.
O FLISOL 2015 em Curitiba acontecerá no 2º andar do Bloco Amarelo do Campus da PUCPR localizado na Rua Imaculada Conceição, 1.155 – Prado Velho.
Para mais informações e se inscrever gratuitamente, acesse: http://flisol.curitibalivre.org.br
Com informações de Curitiba Livre.
Lançado o LibreOffice 4.4.2
3 de Abril de 2015, 14:24 - sem comentários aindaA The Document Foundation anuncia o LibreOffice 4.4.2, a segunda correção da família LibreOffice 4.4 “Novo”, com mais de 50 consertos sobre a versão 4.4.1.
Os novos recursos trazidos pela família LibreOffice 4.4 estão relacionados nesta página web: https://wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/4.4.
A The Document Foundation sugere que para a instalação do LibreOffice em empresas e grandes organizações, sejam contratados suporte profissional certificado (uma lista deles está na página http://www.documentfoundation.org/certification/).
As pessoas interessadas nos detalhes técnicos sobre este lançamento podem acessar os registros de mudanças aqui https://wiki.documentfoundation.org/Releases/4.4.2/RC1
e https://wiki.documentfoundation.org/Releases/4.4.2/RC2.
Baixe já o LibreOffice:
O LibreOffice 4.4.2 está disponível para download imediato pela página http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/
Os usuários do LibreOffice, apoiadores do software livre e membros da comunidade podem apoiar a The Document Foundation com uma doação pelo site http://donate.libreoffice.org/. Os fundos doados será utilizado para desenvolver nossa infraestrutura, e financiar nossas atividades de marketing para aumentar o alcance do projeto, a nível global e local.
Com informações do Blog LibreOffice Brasil.
Instalando o conjunto de ícones Faenza no Ubuntu e derivados
3 de Abril de 2015, 8:00 - sem comentários aindaVamos experimentar novos ícones? Que tal instalar o conjunto de ícones Faenza no Ubuntu? Veja aqui como instalar e deixe seu desktop com um visual diferente.
Faenza é um lendário pacote de ícone para Gnome que fornece ícones monocromáticos para painéis, barras de ferramentas e botões e ícones quadrados coloridos para dispositivos, aplicativos, pastas, arquivos e itens do menu do Gnome.
Conheça melhor o conjunto de ícones Faenza
Para saber mais sobre o tema, clique nesse link.
Instalando o conjunto de ícones Faenza no Ubuntu e derivados
Para instalar o conjunto de ícones Faenza no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Se você ainda não tem, adicione o repositório do tema com o comando:
wget http://ppa.launchpad.net/tiheum/equinox/ubuntu/pool/main/f/faenza-icon-theme/faenza-icon-theme_1.3.1_all.deb
Passo 3. Depois, instale o conjunto de ícones usando o seguinte comando:
sudo dpkg -i faenza-icon-theme_1.3.1_all.deb
Depois de instalar, você pode usar o Unity Tweak Tool, Gnome-tweak-tool ou Ubuntu-Tweak para mudar o tema.
Com informações de UbuntuHandbook e Blog do Edivaldo Brito.
GXUI: Interface multiplataforma para Go
3 de Abril de 2015, 8:00 - sem comentários aindaGXUI é uma nova interface de usuário multi plataforma desenvolvida pela Google para a linguagem de programação Go, que também é desenvolvida pela Google.
GXUI ainda está em desenvolvimento, sendo considerada em estado experimental, porém é capaz de criar GUIs multiplataformas escritas apenas em Go.
Apesar de estar sendo desenvolvida pela Google, o GXUI ainda não é um produto oficial. O projeto foi iniciado há algumas semanas e está recebendo ajuda da comunidade para o seu desenvolvimento. Se você deseja ajudar o projeto você deve aceitar a Google’s Individual Contributor License Agreement (CLA).
Se você está interessado em ajudar ou conhecer o projeto visite o repositório do GitHub.
Você pode conferir alguns exemplos de código aqui.
Com informações de Buteco Opensource.
Instalando o MAME para jogar jogos clássicos de arcade no Ubuntu e derivados
3 de Abril de 2015, 8:00 - sem comentários aindaQue tal matar a saudade e jogar jogos clássicos de arcade? Então veja como instalar o MAME no Ubuntu e derivados para poder fazer isso.
MAME (Multiple Arcade Machine Emulator) é um software de emulação que permite aos usuários jogar games clássicos de arcade em computadores e plataformas modernas. Quando usado em conjunto com imagens de ROM e disco de dados do jogo de arcade original, MAME tenta reproduzir esse jogo tão fielmente quanto possível. O emulador suporta mais de 7000+ jogos clássicos de arcade da era da década de 1970 até a atual.
De acordo com a página do software, MAME é gratuito e sem fins lucrativos. Seu principal objetivo é ser uma referência para o funcionamento interno das máquinas de arcade emulados. Isso é feito tanto para fins educacionais e para fins de preservação, a fim de evitar que uitos jogos históricos desapareçam para sempre, uma vez que o hardware em que são executados não funcionam mais. É claro que, a fim de preservar os jogos e demonstrar que o comportamento emulado corresponda ao original, você também deve ser capaz de realmente jogar os jogos. Este é considerado um bom efeito colateral, mas não é o foco principal do MAME.
Na página do projeto é possível encontrar diversas ROMs que graças à generosidade de alguns dos criadores originais de jogos clássicos de arcade, foram liberadas para gratuitamente para uso não comercial. Com isso, além de fornecer o emulador, o site ainda entrega as ROMs necessárias para jogar os jogos clássicos de arcade que você tanto quer.
No tutorial a seguir, você verá como instalar MAME no Ubuntu e sistemas derivados.
Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.
Instalando o MAME para jogar jogos clássicos de arcade
Para instalar o MAME no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando:
sudo add-apt-repository ppa:c.falco/mame -y
Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;
sudo apt-get install mame
Configurando o MAME
Passo 1. Se ainda não estiver sendo executado, abra um terminal;
Passo 2. Iniciar o programa, digitando mame, para que ele crie a pasta do programa;
Passo 3. Fechar o emulador e depois execute o comando abaixo, para criar o arquivo de configuração para MAME;
cd ~/.mame && mame -cc
Passo 4. O arquivo “mame.ini” será criado na pasta ~/.mame. Agora edite este arquivo com o comando (se você estiver no Linux Mint, substitua o gedit por pluma);
gedit ~/.mame/mame.ini
Passo 5. Em “rompath”, você pode definir o seu próprio caminho de diretório ROM ou deixar os caminhos padrão. Depois de alterar, salve e feche o arquivo;
Passo 6. Em seguida, crie os diretório nvram, sta, roms, memcard, inp, comments, snap e diff na pasta ~/.mame, usando este comando;
mkdir ~/.mame/nvram memcard roms inp comments sta snap diff
Passo 7. Finalmente, você pode acessar a pasta rom com o comando abaixo, para colocar suas roms baixadas nela e depois executar o emulador para jogar.
sudo nautilus /usr/local/share/games/mame/roms
Quanto aos controles do player, você pode facilmente configurá-los a partir da interface principal do MAME, usando a opção “Configure General Inputs”. Depois disso, sempre que quiser você pode jogar seus jogos clássicos de arcade.
Desinstalando o MAME no Ubuntu e derivados
Para desinstalar o MAME no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando o comando abaixo;
sudo apt-get remove mame
Com informações de UpUbuntu e Blog do Edivaldo Brito.