A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
22 de março: data prevista para o Firefox 4 definitivo
16 de Março de 2011, 0:00 - sem comentários aindaApós uma longa gestação, foi agendada a data do parto do Firefox 4: 22 de março. A nova versão trará uma série de novidades em relação à série 3.0, iniciada em 2008 – incluindo um novo gerenciador de extensões e novo leiaute para as abas.
A data foi anunciada pelo diretor de engenharia da Mozilla, mas ele mesmo avisa que se algum bug maior for encontrado até lá, ela pode ser adiada. (via h-online.com)
1º Encontro Catarinense de BrOffice.org
13 de Março de 2011, 0:00 - sem comentários aindaO assunto da semana é BrOffice.org, e o Gubro-SC em parceria com a Consoli, tem a honra de convidá-lo a participar do Primeiro Encontro Catarinense de BrOffice.org. O evento será realizado na cidade de Nova Trento (Terra de Santa Paulina), a 80 Km de Florianópolis no dia 19 de março de 2011 com início as 09:00 e término previsto para as 18:00 quando inicia-se o encerramento Congoli.
Confira a programação do evento, e faça sua inscrição gratuita antecipada.
A ideia de realizar o evento surgiu ano passado, e começamos a trabalhar para torna-lo realidade em novembro de 2010. A motivação principal do encontro ir para Nova Trento é para que o Software Livre seja levado para o interior do Estado, pois geralmente os eventos ocorrem somente nas capitais, dificultando o acesso dos usuários e técnicos das cidades que ficam longe da capital, interessados em participar dos eventos.
Abaixo está a programação definida para o 1º ECBRO – Encontro Catarinense de BrOffice.org.
08:30 às 09:00 – Recepção e credenciamento
09:00 às 09:30 – Solenidade de Abertura com autoridades
09:30 às 10:30 – Palestra: Desafios em Treinamento de Software Livre – Experiência com BrOffice.org e Ubuntu Linux na Prefeitura de Brusque, com palestrante Fernando Luís Merízio
10:30 às 11:30 – Palestra: O mercado BrOffice, com o palestrante Odair Rubleski
11:30 as 13:00 – Intervalo para Almoço
13:00 às 14:00 – Palestra: Processo de criação do BrOffice.org, com o palestrante Klaibson Ribeiro
14:00 às 15:00 – Palestra: A guerra das suítes de escritório, com o palestrante Fernando Santos
15:00 às 15:30 – Coffe Break
15:30 às 16:30 – Palestra: Formatação de Trabalho acadêmicos com BrOffice, com o palestrante Giovani Voltolini
16:30 às 17:30 – Palestra: O BrOffice além do horizonte, com o palestrante Emerson Casas Salvador
17:30 às 18:00 – Enceramento Oficial
Após às 18:00 – Encerramento Congoli
Visite o site para mais informações: http://www.consoli.org.br/ecbro/
Vaga para desenvolvedor Python + Django
11 de Março de 2011, 0:00 - Um comentárioA Globo.com está com uma vaga para desenvolvedor Python + Django. Abaixo o perfil desejado do profissional:
Responsabilidades
- Participar da definição e implementar novas funcionalidades e melhorar as que já existem
- Trabalhar em sintonia com gerentes de produto e outros desenvolvedores
- Desenvolver código, preferencialmente em Python e Django
- Usar e melhorar nossas ferramentas de integração contínua, automação de testes e releases
- Lidar com repositórios de dados
- Participar da integração de seu código junto a produção
- Agir rapidamente para a correção de bugs
Qualificações
- Ser um excelente programador em uma ou mais linguagens.
- Apresentar fluência em comunicação oral, escrita e capacidade de ensinar.
- Ter experiência com testes unitários, funcionais de aceitação e controle de qualidade.
- Bom conhecimento de sistemas web (HTTP, servidores web, etc).
- Bom conhecimento de fundamentos de sistemas operacionais e redes.
Skills desejados
- Formação superior ou experiência profissional equivalente
- Sólidos conhecimentos sobre Orientação a Objetos
- Domínio de práticas de testes (TDD/BDD/CI) e automação de deploy
- Experiência com desenvolvimento web e conhecimento de ferramentas como HTML, CSS e Java Script
Diferenciais
- Participação na comunidade e em projetos open source
- Experiência com metodologias ágeis
Se você tem perfil próximo ao que estamos procurando, envie um email para demetrius.nunes@corp.globo.com com com o assunto “Jornalismo – Vaga para desenvolvedor”:
- Pequena apresentação
- Endereço do LinkedIn (de preferência) ou currículo em PDF
- Endereço do Github (ou outro serviço semelhante)
- Últimos 3 livros técnicos que leu
As vagas são todas para trabalhar aqui no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, e se você topar o desafio, terá que se mudar para cá (com nossa ajuda, claro). Não aceitamos home-office, nem temos escritórios em outras regiões do Brasil. Nosso modelo de contratação é exclusivamente por CLT, com salário de mercado e plano de benefícios.
Detalhes da vaga em: https://gist.github.com/866277
Nagios e o futuro do software livre: demanda por desenvolvedores está em alta
4 de Março de 2011, 0:00 - sem comentários aindaEthan Galstad, criador da ferramenta de monitoramento de TI com mais de 3,5 milhões de downloads, virá ao Brasil para participar da 1ª Conferência sobre o tema na América Latina em abril, e lança treinamento oficial em Nagios
Cloud computing e aplicativos móveis continuam a ser o principal foco comercial dos chamados softwares de código aberto (Open Source Software), é o que acredita Ethan Galstad, pai e criador do Nagios, a ferramenta de monitoramento OSS mais usada em todo o mundo. “Acredito que iremos ver essa tendência por um bom tempo”, revela Ethan. “Nos Estados Unidos, por exemplo, o setor médico é uma área que pode certamente se beneficiar do desenvolvimento de soluções Open Source viáveis financeiramente, seguras e transparentes.
O uso de soluções OSS nesta área dominada pelo uso de software proprietário deve crescer rapidamente”, completa o especialista que está com sua primeira viagem ao Brasil marcada para o mês de abril, para participar da 1ª Nagios World Conference, promovida pela OpServices (http://www.opservices.com.br), em São Paulo.
Para Ethan, o futuro do software livre está mais claro do que nunca. Com a tecnologia cada vez mais presente nos negócios e na vida das pessoas, há na mesma proporção uma crescente necessidade de soluções flexíveis, intuitivas, seguras, colaborativas, e com bom custo benefício. “As ferramentas open source atendem a estas demandas, e as pessoas estão encontrando nos OSS opções atrativas desde um browser até ferramentas mais especializadas, como o Nagios”, destaca.
Uma crescente demanda pela evolução tecnológica cria a necessidade de aplicativos adicionais e consequentemente, desenvolvedores. “O modelo de desenvolvimento de software livre fornece uma importante porta de entrada para profissionais iniciantes neste mercado. Nossa experiência nos ensinou que os trabalhos com OSS, realizados em grupos distribuídos globalmente, possibilitam compreender diferenças culturais, e trazem muitos benefícios aos profissionais que ingressam na área de desenvolvimento”, revela.
Nagios anuncia novidades
O ano de 2010 foi de muitas atividades para a comunidade Nagios (http://www.nagios.org). Em 2011, o ritmo continua acelerado, com diversos projetos novos. A afirmação é do pai e criador da ferramenta desenvolvida para monitorar e gerenciar TI, com mais de 400 mil usuários em todo o mundo, o norte-americano Ethan Galstad.
“São recebidos semanalmente diversos complementos à ferramenta, acrescentando novos aplicativos aos mais de dois mil projetos registrados, desde sua criação, em 1999. Os administradores de Nagios têm atualmente mais ferramentas e opções disponíveis para fazer suas implementações funcionarem melhor do que nunca”, destaca Ethan, que já está com sua primeira viagem ao Brasil marcada para o começo do mês de abril.
Estão sendo desenvolvidos muitos novos aplicativos para Nagios com código aberto. Um deles é a ferramenta de para a transferência de checagens passivas (NRDP), outro é um novo “add-on” destinado aos processos de negócios (Nagios BPI), e uma nova interface web desenvolvida em PHP (Nagios V-Shell), além de diversos novos pugins. “Nos já iniciamos também os trabalhos acerca da nova ferramenta de configuração web em PHP para o Nagios”, revela o criador e desenvolvedor.
No momento, membros da comunidade estão trabalhando no núcleo da ferramenta e em outros novos plugins bem como algumas das melhorias são contribuições da base de membros regulares. “O núcleo Nagios recebeu melhorias com objetivo de melhorar sua performance, e interfaces padrão irão receber um novo visual em breve”, destaca.
No lado comercial, a Nagios Enterprises acabou de lançar um projeto de treinamento oficial. Aulas presenciais em grupo acontecem regularmente, e tambem são oferecidas pela internet. E, em breve, serão iniciadas aulas individuais. A empresa planeja também implementar a certificação oficial em Nagios até o final de 2011. Além disso, destaca Ethan, “estamos bem atarefados desenvolvendo soluções em relatórios para nossos clientes – inclusive novas ferramentas de assistência de configuração e monitoramento distribuído, bem como “failover solutions” – um segundo Nagios instalado para evitar queda total do sistema.
Nagios Conference no Brasil
Este ano a 1ª Conferência oficial sobre Nagios vai ser no Brasil, em São Paulo, capital. Estados Unidos e Itália podem também sediar uma conferência a cada ano, mas ainda não há confirmação. De acordo com Ethan, a conferência na América Latina promove uma empolgante oportunidade de escutar os muitos usuários de Nagios na região. Detalhes e inscrições para o evento que é organizado pela OpServices (HTTP://www.opservices.com.br) podem ser obtidas no site http://www.monitoringconferencelatinamerica.com
“Descobri que mesmo o e-mail ajudando muito na comunicação, quando o assunto é ferramenta open source, nada se compara a encontrar e conversar pessoalmente. É também uma ótima oportunidade de entender melhor as necessidades dos usuários de Nagios e dos profissionais de TI da América Latina”, revela.
Para ele, conferências como esta costumam oferecer aos profissionais de TI insights e dicas acerca das melhores práticas por desempenho, escalabilidade, usabilidade, e um melhor entendimento sobre as razões e métodos de monitoramento. “A oportunidade de encontrar e conversar com outros especialistas no tema pode promover um tremendo benefício aos profissionais de TI”, destaca.
Links relacionados
Nagios World Conference Latin America – http://www.monitoringconferencelatinamerica.com/
OpServices – Http://www.opservices.com.br
Nagios – www.nagios.org
Software Livre Brasil – http://softwarelivre.org/