A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Conheça o DevFreeCasts, um portal de screencasts, talks e video-aulas gratuitas
3 de Março de 2015, 0:17 - sem comentários aindaO DevFreeCasts (http://devfreecasts.org) é um site com uma grande lista de +400 screencasts, talks e video-aulas focado exclusivamente para temas sobre linguagens de programação, frameworks e ferramentas para desenvolvimento de sistemas.
Somente videos gratuitos são aceitos no site e todos eles são autorizados pelos próprios autores. O site apenas compartilha os links originais dos videos para que os autores ganhem sua justa visibilidade e você pode acompanhar através de um feed os novos videos que são adicionados semanalmente.
O projeto é open-source colaborativo, ou seja, você pode contribuir adicionando novos vídeos através de um pull request em seu github: http://github.com/caio-ribeiro-pereira/devfreecasts
Fórum Internacional Software Livre abre chamada de trabalhos
2 de Março de 2015, 23:36 - sem comentários aindaA 16ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL) está com a chamada de trabalhos aberta até dia 29 de março. O evento, que é considerado o maior encontro de comunidades de software livre da América Latina e um dos maiores eventos de Tecnologia da Informação do mundo, acontece de 8 a 11 de julho, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, e tem sua grade de atividades construída através do envio de trabalhos da própria comunidade Software Livre, que propõe palestras, oficinas e debates dentro de suas diversas especialidades.
Este ano, as palestras serão distribuídas nas zonas temáticas “Administração”, que agregará atividades sobre administração de sistemas, segurança, sistemas operacionais e bases de dados, “Desenvolvimento”, incluindo ferramentas, metodologias, padrões e linguagens de programação, “Desktop”, englobando jogos, multimídia, distribuições GNU/Linux e aplicações em geral, “Ecossistema”, para tratar da cultura, filosofia e política do software livre, além das zonas de “Educação” e os “Encontros Comunitários”.
Há ainda a zona dos “Tópicos Emergentes”, na qual os temas prementes e a vanguarda da área serão discutidos e apresentados, incluindo propostas que tratam sobre hardware aberto, energia livre, dados abertos, privacidade, vigilância e governança na internet.
As inscrições para o evento abrem na próxima semana, e terão seus menores valores até dia 16 de março, com descontos especiais para estudantes e caravanas.
Serviço:
16º Fórum Internacional Software Livre – FISL16
8 a 11 de julho de 2015
Centro de Eventos da PUC-RS
Porto Alegre – RS
Inscrições:
De R$ 60 a R$ 350 (a partir de 2 de março)
Inscrições de palestras: até 29 de março
Site: http://fisl.org.br/
Telegram e Viber trocam farpas no Twitter
1 de Março de 2015, 22:14 - sem comentários aindaBarracos na internet não são exatamente novidades, mas barracos entre marcas concorrentes, talvez sim. É comum ver grandes marcas interagindo para combinar promoções e trocando até alguns afagos, porém, desta vez, o caso não foi tão amistoso. Os perfis oficiais dos aplicativos Viber e Telegram, ambos mensageiros instantâneos, trocaram algumas farpas pela rede social.
Com a polêmica envolvendo o WhatsApp, que teve pedido de suspensão emitido por um juiz do Piauí, e com o Telegram enfrentando alguns problemas técnicos no continente americano, o Viber resolveu fazer uma graça para atrair mais clientes.
Obviamente que o pessoal do Telegram não curtiu a ideia e respondeu pedindo mais cuidado na hora de tentar angariar novos usuários.
No final das contas, até o perfil da Samsung Brasil entrou na roda para fazer propaganda de seus smartphones.
Com informações de Twitter e Canaltech.
Lançado Tails 1.3
1 de Março de 2015, 21:50 - sem comentários aindaNo último dia 14 de fevereiro foi lançado o Tails 1.3, uma nova versão da distribuição Live, que foi projetada para navegação na Internet anônima através da rede Tor. Entre os novos recursos implementados ao lançamento, está a inclusão de “Electrum”, um cliente Bitcoin light. Tails, “The Live Sistema Amnesic Incognito”, versão 1.3, corrige vários problemas de segurança e assim, todos os usuários do sistema devem atualizar o mais rápido possível para a versão recente. Dentre os novos recursos que foram adicionados, está “Electrum”, que é um wallet Bitcoin fácil de usar. Dessa forma, você pode utilizar o recurso de persistência do cliente Bitcoin para armazenar a configuração de “Electrum”; além disso, o navegador Tor tem sistema operacional adicional e segurança de dados, e esta segurança restringe a leitura e gravação em um número limitado de folders; o transport pluggable obfs4 está agora disponível para conectar-se ao Tor: transports conectáveis transformam o tráfego a partir da rede Tor entre o cliente e o bridge para ajudá-lo a ser mais funcional; Keyringer, que permite gerenciar e compartilhar “secrets” usando OpenPGP e Git a partir da linha de comando.
O Amnesic Incognito Live System (Tails) é um sistema que funciona em modo CD / USB Live, baseado no Debian, com o objetivo de proporcionar total anonimato na Internet para o usuário que tira proveito de suas funcionalidades. O produto é fornecido com várias aplicações de Internet, incluindo navegador Web, cliente IRC, cliente de email e mensagens instantâneas, todos eles pré-configurados com a segurança em mente e com o anonimato durante o tráfego. Para conseguir isso, Incognito usa a rede Tor para tornar o tráfego de Internet muito difícil de ser rastreado.
Com informações de Tails e Under-Linux.
Lançado Quirky Linux 7.0
1 de Março de 2015, 21:47 - sem comentários aindaBarry Kauler e sua equipe desenvolvedora, anunciou o lançamento de Quirky 7.0, um sistema minimalista, voltado para desktop, a partir da criação de uma distribuição experimental que foi originalmente projetada com base no Puppy Linux – agora também disponível para a arquitetura x86_64: Puppy Linux foi criado em 2003, mas nunca houve um conjunto de ferramentas para a sua elaboração completamente a partir da fonte. Ao invés disso, Puppy foi construído a partir de pacotes binários de outra distro, além de PET packages compiladas nativamente. Dessa forma, houve a utilização do sistema de T2 de volta para Puppy Linux em sua versão 2.0.
Quirky, um projeto irmão do Puppy Linux, é uma distribuição Linux construída com uma ferramenta personalizada chamado Woof. A infra-estrutura subjacente, tal como boot-up e scripts shut-down, as ferramentas de configuração, o processo de detecção de hardware, gerenciamento de desktop, interface de usuário, velocidade e facilidade de uso geral são comuns em todas as distribuições construídas com Woof, mas uma compilação específica terá uma seleção de pacotes diferentes e uma maior personalização (mesmo com diferentes pacotes binários). Além do mais, Quirky é desenvolvido pelo fundador do Puppy Linux e Woof para explorar novas idéias na infra-estrutura subjacente.
Com informações de Barry’s News e Under-Linux.