Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Lançado LibreOffice 4.3.6

22 de Fevereiro de 2015, 19:40, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

lancamento-libreoffice-436-940x400

A The Document Foundation anuncia o LibreOffice 4.3.6 “Estável”, a sexta correção da família 4.3, que é a versão sugerida para grandes instalações em empresas e ambientes conservadores. O LibreOffice 4.3.6 contém 110 correções.

A The Document Foundation sugere a instalação do LibreOffice 4.3.6 nas empresas e grandes organizações sempre com o apoio de suporte por profissionais certificados (uma lista está disponível em http://www.documentfoundation.org/certification) capazes de fornecer suporte de valor agregado.

As pessoas interessadas nos detalhes técnicos podem buscar os registros de mudanças do LibreOffice 4.3.6 nestes links: https://wiki.documentfoundation.org/Releases/4.3.6/RC1 (RC1) e https://wiki.documentfoundation.org/Releases/4.3.6/RC2 (RC2).

Baixar o LibreOffice

O LibreOffice 4.3.6 “Estável” está disponível para download no link: Portal LibreOffice Brasil

Os usuários do LibreOffice, apoiadores do software livre e membros da comunidade podem apoiar a The Document Foundation com uma doação pelo site: Doação Projeto LibreOffice.

Com informações de LibreOffice Brasil.



Evento: XII Evidosol/IX Ciltec-online

22 de Fevereiro de 2015, 19:25, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

27-02-2013_texto_livre_revista

O grupo Texto Livre convida a todos para o XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online), a ocorrer de 01 a 03 de junho de 2015, com o apoio da Faculdade de Letras/UFMG, UFTM, Kósmos/UFSM e Uniube.

Além de conferências e mesas, o evento, inteiramente online, selecionará propostas a serem apresentadas em IRC (chat) ou em Fóruns, cujas inscrições podem ser feitas de acordo com o calendário:

Submissão de propostas (artigo completo): de 17/02 a 20/03/15;

Inscrição sem envio de propostas: de 17/02 a 01/06/15.

As propostas, em português, espanhol, inglês ou italiano, deverão se adequar às seguintes trilhas ou eixos temáticos: Linguagem e Tecnologia, Produção Textual no Computador, Divulgação de Software Livre, Documentação em Software Livre, Hipertexto, Jornalismo na Internet, Blogs e Wikis, Ensino na Internet, Comunidades Virtuais, Inclusão Digital e Cultura Livre.

Inscrições, tanto para submissão de propostas (artigos) quanto como “ouvintes”, podem ser feitas no mesmo sistema, pelo linkinscrições“. Pedimos que leiam atentamente as instruções para submissão de proposta.

Obs.: não é cobrada taxa de inscrição e todos os participantes terão direito a certificados.

Maiores detalhes estão disponíveis no menu do site oficial do evento: http://evidosol.textolivre.org/



Palestra SINDPD-RJ: Entendendo o firewall iptables

22 de Fevereiro de 2015, 19:21, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

unnamed

Nesta palestra serão abordados os seguintes tópicos: Conceitos de firewall | Firewall no kernel linux | Filtros de pacote | NAT | Logs do Iptables | Layer 7.

Palestrante: Bruno Odon

Quando: Segunda-Feira: 23 de fevereiro de 2015

Horário: 19:00 h às 20:00 h (Horário de Brasília)

Local: Av. Presidente Vargas, 502 – 12o. andar (Auditório) – Centro – Rio de Janeiro

E-mail: contato@ciclodepalestra.com.br

Inscriçãohttp://ciclodepalestra.com.br/entendendo-o-firewall-iptables/



Lenovo admite ter instalado adware em PCs novos e lançará ferramenta de correção

20 de Fevereiro de 2015, 13:32, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

9264.26864-Lenovo-logo

A fabricante chinesa Lenovo admitiu oficialmente nesta quinta-feira (20) que pré-instalou o adware Superfish em seus novos dispositivos vendidos entre setembro de 2014 e janeiro deste ano. A empresa também afirmou que lançará uma ferramenta para remover o software ainda nesta sexta-feira (20).

Desde setembro do ano passado a empresa tem sido alvo de críticas por ter carregado o software que converte termos de busca do usuário em anúncios de lojas online em PCs novos, mas as reclamações atingiram o ápice nesta quarta-feira (18). Segundo informações divulgadas por especialistas de segurança, o Superfish também seria capaz de aprovar seu próprio certificado de segurança, o que permitiria que ele coletasse dados pessoais do usuário e os deixasse expostos para possíveis atacantes.

Em uma entrevista dada nesta quinta à Bloomberg, o CTO da Lenovo, Peter Hortensius, admitiu que a Lenovo “errou feio” com a instalação do software, mesmo que o objetivo fosse melhorar a experiência do usuário. “Nós cometemos um erro. Nossa equipe deixou passar. Nós não estamos tentando esconder o problema, nós estamos admitindo”, afirmou o executivo.

Em outra entrevista, ao Wall Street Journal, Hortensius também admitiu a falha de segurança que poderia expor informações de usuários e disse que, no caso do Superfish, a Lenovo não investigou “o suficiente” a empresa responsável pelo software, Visual Search, antes de fechar o acordo para instalá-lo nos seus computadores. O CTO, no entanto, alegou que a Lenovo não tomou conhecimento de que nada “nefasto” tenha acontecido em decorrência da vulnerabilidade.

Para correr atrás do prejuízo, a fabricante já começou a desenvolver uma ferramenta que deverá ser disponibilizada até o final do dia de hoje e que irá não só desinstalar, mas remover todos os traços do Superfish dos laptops afetados. A empresa também está estudando uma maneira de entregar o patch de correção automaticamente para seus usuários, sem a necessidade de download.

Paralelamente, a chinesa disse ter entrado em contato com as empresas responsáveis pelos navegadores afetados, segundo a PC World. Possivelmente, esses fabricantes deverão colocar o certificado do Superfish em uma lista negra, o que tornaria o software “não-confiável” caso ainda esteja presente em algumas máquinas. Entre os navegadores afetados, estão os populares Chrome, Internet Explorer e Firefox.

Para acalmar os ânimos de usuários irritados, a empresa já disponibilizou um tutorial (em inglês) com instruções para identificar se o sofware está presente no seu computador e como removê-lo. Entre os dispositivos afetados estão os da série G, série S, série U, série Y, série Z e série E, além das séries Flex, MIIX e Yoga. A lista completa dos laptops afetados pode ser vista aqui.

Com informações da PC WorldWall Street Journal, Bloomberg e Canaltech.



Novo malware para Android faz telefone parecer desligado enquanto te espiona

20 de Fevereiro de 2015, 13:29, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

78711.127011-android

A AVG revelou a descoberta de um novo malware para Android que apesar de muito curioso, também é bastante perigoso. O chamado PowerOffHijack é capaz de burlar o processo de desligamento dos smartphones para captar dados e atividades dos usuários.

Ele funciona assim: sempre que o usuário do Android pressiona o botão de desligar, ele assiste a toda a animação de desligamento normalmente e o aparelho fica com a tela apagada. Contudo, o smartphone permanece funcionando enquanto o malware capta todas as atividades do usuário, além de poder executar tarefas sem autorização, como fazer ligações e tirar fotos.

Segundo dados da empresa, o malware afeta o sistema de permissões root do Android. Assim, ele é capaz de manipular o funcionamento do sistema operacional e controla todas as atividades do smartphone.

Apesar da gravidade da descoberta, a AVG não divulgou muitos detalhes sobre o funcionamento do malware. Nenhuma explicação foi dada sobre como ele foi descoberto e nem como ele se introduz nos aparelhos, mas podemos deduzir que é através de aplicativos maliciosos instalados sem o uso da Play Store.

Segundo o Venture Beat, quando a empresa foi questionada sobre o problema, sua resposta foi bastante clara. “Se quiser ter certeza que seu celular está desligado, tire a bateria”, declarou.

Com informações do Venture Beat e Canaltech.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource