Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Mozilla apresenta primeiros detalhes do Firefox Launcher para Android

6 de Fevereiro de 2014, 20:36, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

mozilla_android

A Play Store está abarrotada de launchers e temas para dispositivos Android, mas a Mozilla não parece se importar com isso e apresentou recentemente os primeiros detalhes do seu Firefox Launcher para o robô na InContext Conference. A interface do app até deixa a cara do seu dispositivo um tanto diferente, mas a grande jogada da Mozilla com a ferramenta é outra.

O app deixa funções muito parecidas com as que vemos no Google Now integradas diretamente no launcher. Com isso, você pode fazer pesquisas por apps instalados em seu dispositivo, assim como por outros disponíveis na Play Store, ou receber resultados da web para qualquer outro tipo de busca. Com o tempo, o app começa a sugerir para você informações que possam ser relevantes a partir da análise dos seus hábitos.

Sugestões de previsão do tempo pela manhã, de notícias à tarde e lembretes da sua agenda no restante do dia serão mostrados diretamente na tela do seu dispositivo sem a necessidade de abrir um app específico, como acontece com o Google Now atualmente. Obviamente, o Firefox Launcher não conta com metade das funcionalidades do assistente pessoal da Google, mas ele está tentando competir com a ferramenta em alguns setores.

A Mozilla está trabalhando nesse launcher em parceria com a EverythingMe, mas não revelou quando essa ferramenta estará disponível para download.

Com informações de Mozilla, Phone Arena e Tecmundo.


“Pergunta” é o novo episódio dos quadrinhos animados do HQNUUX disponível na TV Espírito Livre

5 de Fevereiro de 2014, 17:29, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

LogoTV_espirito-livre_horizontal

Tem episódio novo dos quadrinhos animados do HQNUUX na TV Espírito Livre.

Você também encontra todos os episódios dos programas lançados pela TV Espírito Livre no Internet Archive.

Os quadrinhos animados HQNUUX são de autoria de João Felipe (Alemão) e sempre retratam situações inusitadas e do cotidiano relacionado com tecnologia, software livre e tecnologias abertas. As tirinhas do HQNuux podem ser encontradas no site e nas edições da Revista Espírito Livre.

Abaixo você confere o novo episódio:



Tizen perde força no mercado, mas Samsung não desiste do projeto

5 de Fevereiro de 2014, 11:34, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

tizen

Sabe o Tizen, aquele sistema operacional apoiado pela Samsung que seria lançado para concorrer contra Android e iOS? Parece que, depois de um ano de muita promessa e poucas confirmações, apenas a fabricante sul-coreana ainda está animada com o produto.

Isso porque, só recentemente, a operadora japonesa NTT DoCoMo cancelou o projeto de lançar um celular com Tizen pela falta de mercado competitivo no país. Já a francesa Orange disse que o sistema operacional não está tão “maduro” quanto eles esperavam. A norte-americana Sprint também desistiu, optando por focar em aparelhos “de lançamento mais imediato”. Por fim, a Telefónica, da Espanha, preferiu o Firefox OS.

Apesar da queda no número de parceiros, a Samsung estaria investindo pesado no sistema operacional – algo arriscado, justamente agora que a parceria com a Google está mais forte do que nunca. Um modelo com Tizen até pode ser apresentado durante a MWC 2014, então fique ligado no Tecmundo para mais novidades.

Com informações de The Wall Street Journal e Tecmundo.



Em 30 anos, pode ser que computadores tenham consciência própria

5 de Fevereiro de 2014, 11:32, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

eu-robo

A computação está evoluindo rápido, e cada vez se acelera mais –isso é praticamente um consenso entre especialistas. Mas essa celeridade, defendem alguns deles, pode nos fazer perder o controle sobre as máquinas.

O primeiro computador Macintosh, que completou 30 anos na semana passada, tinha memória 8,4 milhões de vezes menor e um processador que rodava em frequência 163 milhões de vezes inferior em relação ao iPhone 5s, lançado em setembro pela mesma Apple.

Adicione outros 30 anos e estaremos vivendo a “singularidade tecnológica”, o momento em que computadores superarão o cérebro humano de tal forma que é impossível prever que rumo a civilização tomará, dizem futurólogos.

A chamada singularidade tecnológica é uma tese defendida por acadêmicos, mais notadamente Raymond Kurzweil, desde 2012 um dos diretores de engenharia do Google, empresa que está investindo agressivamente em inteligência artificial (leia mais na pág. F3).

Autor de “The Singularity Is Near” (“a singularidade está próxima”, sem edição no Brasil), Kurzweil diz que poderíamos dominar a ciência a ponto de copiar o conteúdo de nosso cérebro (e com isso nossa personalidade) para implantá-lo em super-humanos –e viver para sempre.

Outro pregador da singularidade (Bill Gates definiu uma vez a ideia como “quase uma crença religiosa”), Vernor Vinge questiona se a existência de seres humanos faria sentido se todo ato, inclusive experiências sentimentais, pudesse ser melhor replicado por máquinas.

‘NÃO TÃO RÁPIDO’

Paul Allen, que fundou com Gates a Microsoft, escreveu em um artigo na “MIT Technology Review” argumentando que, de fato, a evolução da parte física da computação (hardware) pode ter crescimento exponencial indefinido, mas que há gargalos no software.

“Não bastaria rodar programas de hoje mais rápido”, diz. “Criar esse tipo de coisa requer um conhecimento científico prévio dos fundamentos da cognição humana, área cuja superfície apenas arranhamos.”

Em entrevista por e-mail à Folha, o chefe do departamento de inteligência artificial da Universidade Stanford, Andrew Ng, também mostrou-se cético.

“Computadores podem entender o que veem, ouvem e leem hoje muito melhor comparado mesmo ao ano anterior, mas ainda estamos muito longe do nível de inteligência humana”, diz.

“Acho que computadores capazes de fazer tudo que humanos fazem podem ser possíveis um dia, mas definitivamente não nos próximos dez anos, e muito possivelmente não durante nossas vidas.”

Máquinas “espirituais”, como define Kurzweil, são tema frequente da ficção, como no filme “Her” (“Ela”, 2013), de Spike Jonze, no qual o protagonista se apaixona por uma assistente virtual que também é capaz de sentir.

Fonte: Folha



Firefox Sync vai ficar mais simples e dinâmico

5 de Fevereiro de 2014, 11:29, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

firefox-sync

Se você já utilizava o sistema de sincronização do Firefox, vai adorar saber que a Mozilla está perto de lançar uma nova versão muito mais completa dele. Trata-se de uma atualização muito interessante, que passa a oferecer sincronização de dados de navegação — incluindo marcadores, favoritos, abas abertas e senhas armazenadas — de um modo mais simples do que o que estava presente anteriormente.

Quem quiser realizar a sincronização entre múltiplos dispositivos, só terá que inserir um email válido e uma senha para que o processo ocorra. Vale dizer que por enquanto não são todos os consumidores que terão acesso aos novos recursos, uma vez que ele ainda está sendo testado pelos usuários e desenvolvedores que possuem o Firefox Nightly instalado em seus dispositivos. Caso tudo corra bem, é possível que o sistema chegue à versão estável em poucos meses.

Com informações da Mozilla Foundation e Tecmundo.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource