Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Samsung disponibiliza Android KitKat 4.4.2 para Galaxy S4 LTE

11 de Fevereiro de 2014, 10:58, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

android_kitkat

Os consumidores que possuem a versão 4G LTE do smartphone Samsung Galaxy S4 já podem comemorar, pois a chegada da atualização no sistema operacional Android está muito mais próxima. Já começaram a ser disponibilizadas as atualizações para os usuários sul-coreanos que possuem a versão LTE-A do celular, sendo que as outras versões devem receber o mesmo em breve.

Por enquanto, os consumidores conseguirão fazer a atualização apenas pelo sistema Kies, mas a distribuição OTA (over-the-air) deve ser realizada a partir dos próximos dias, atingindo uma maior quantidade de consumidores. A expectativa é de que isso seja apenas um teste para que a versão internacional do Galaxy S4 também receba a atualização para o KitKat 4.4.2 — que traz melhorias no teclado e no consumo de memória dos apps.

Vários aparelhos são cogitados para receber a novidade, mas ainda não há confirmação de datas específicas por conta da Samsung. O Galaxy Note 3, por exemplo, começou a ter as atualizações disponibilizadas na Polônia, mas até agora não recebeu a novidade globalmente. Confira abaixo a lista de aparelhos que devem receber o novo KitKat, em algum momento dos próximos meses:

  • Samsung Galaxy Note 2 SGH-I317
  • Samsung Galaxy S3 SGH-I747
  • Samsung Galaxy Tab 3 7.0 SM-T217A
  • Samsung Galaxy S4 SGH-I337
  • Samsung Galaxy S4 Active SGH-I537
  • Samsung Galaxy Mega SGH-I527
  • Samsung Galaxy S4 Zoom SM-C105A
  • Samsung Galaxy Note 3 SM-N900a
  • Samsung Galaxy Note 8.0 SGH-I467
  • Samsung Galaxy S3 Mini SM-G730A
Com informações de SamMobile, Phandroid e Tecmundo.


Mapa virtual mostra total de transações de bitcoin em tempo real

11 de Fevereiro de 2014, 10:55, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

mapa_mundo_bitcoin

O ‘Realtime Bitcoin Globe’ oferece um novo modo de monitorar as transações para quem possui interesse na moeda virtual. A página tem um grande mapa em forma de globo que mostra, em tempo real, compras e vendas recentes com detalhes sobre a quantidade e localização das carteiras digitais.

A página foi desenvolvida por Mike van Rossum, estudante holandês que usou o WebGL Globe para fazer a versão virtual da Terra, que se movimenta de acordo com o local onde são realizadas as transações. Rossum pegou o banco de dados do BlockChain como base e fez tudo se unir em um só local com o projeto open-source chamado GitHub.

Com a junção de todas estas tecnologias, ele criou um globo virtual que mostra, a cada 0.3 segundos, quadradinhos laranjas indicando negociações que foram feitas utilizando bitcoins e os locais onde foram realizadas. Além disso, a cada dez minutos, todas estas negociações são agrupadas em blocos, que também aparecem no mapa.

Como navegar?

A navegação é automática e em tempo real. A câmera vai girando e se aproximando do local onde foi realizada a transação mais recente. Caso aconteça uma no Brasil, usando, por exemplo, o caixa eletrônico de bitcoin, o mapa mostrará um bloco no país com os detalhes públicos da negociação eletrônica.

Do lado esquerdo, é possível ver o valor de bitcoins negociados, o número de transações e a quantidade de blocos gerados. Já no lado direito ficam os dados específicos da última negociação, como valor e localização. O mapa de bitcoin, conforme a natureza anônima da moeda virtual, não revela o autor da compra ou da venda.

O que é bitcoin?

Bitcoin é uma moeda virtual. É como um dólar ou um real, mas em formato virtual, sem notas ou moedas de verdade. Ela possui um câmbio, que varia diariamente, e costuma, recentemente, estar bem alto (com um bitcoin chegando a valer mais de US$ 700).

Há lojas e serviços online que aceitam pagamentos realizados com bitcoins, que podem ser transferidos online. Não há um grande banco, mas vários servidores espalhados pelo mundo para registrar as transações e criptografá-las. Tudo fica armazenado em carteiras virtuais. São estes pontos que fazem com que elas façam tanto sucesso.

Bitcoins no Brasil

Atualmente, é possível comprar Bitcoins no Brasil usando o site Mercado Bitcoin. Ele mostra a cotação das moedas em reais e permite que os usuários comprem moedas utilizando um dos bancos compatíveis, que são Itaú, Santander e Caixa. O site Bitcoin Brasil também tem informações úteis, notícias e uma comunidade sobre o tema.

No Bitcoin Fórum, há um tópico com usuários da moeda virtual trocando ideias sobre como usá-las no Brasil, e informando lojas que aceitam pagamentos com elas. Ainda falta um pouco para elas se popularizem mais no Brasil. Os números de usuários e a quantidade de transações ainda parecem ser pequenos no país.

O ‘Realtime Bitcoin Globe’ pode ser acessado no endereço blocks.wizb.it.

Com informações de TNW e TechTudo.



Nova interface do Firefox já está disponível na versão Aurora

11 de Fevereiro de 2014, 10:35, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

autralis

Os usuários mais assíduos do Firefox já devem estar acostumados com as nomenclaturas das diferentes versões do navegador — Beta, Nightly, Aurora e o Firefox estável. Todos os recursos do browser nascem na versão Nightly, dedicada para desenvolvedores e outros membros da Mozilla Foundation. E era somente lá que os usuários podiam experimentar o novo design do Firefox até ontem.

Você leu bem: até ontem! Isso porque agora a nova interface Australis do navegador está sendo distribuída também na versão Aurora — criada para os usuários “early adopters” e também para os aventureiros que adoram novas funcionalidades, não se importando com o fato de que há grandes chances de ocorrer bugs no sistema. A nova versão também conta com o novo modo Sync anunciado nesta semana.

Ainda é incerto quando as novidades serão apresentadas para a versão estável do navegador, lembrando que ainda são necessárias diversas correções até que o Australis seja integrado à versão Beta do Firefox — última etapa antes da liberação do sistema para a versão comum do browser da Mozilla. Será que a nova interface vai fazer sucesso entre os consumidores ou o Chrome vai continuar imperando?

Fonte: Mozilla Foundation



Novo top da Sony terá câmera super potente, com 4K e modo manual

11 de Fevereiro de 2014, 10:25, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

sony_syrius

O novo top de linha da Sony, identificado apenas como “Sirius” até agora, promete causar um grande impacto na área de fotografia e filmagem em dispositivos móveis. Segundo o site Xperia Guide, o aparelho terá uma câmera super potente, com destaque para modos de gravação 4K e foto manual.

Nesta segunda-feira (10), caiu na rede uma suposta imagem da tela de configuração da câmera do aparelho, em que aparecem algumas resoluções de vídeo que poderão ser utilizadas: Full HD (30 fps), Full HD (60 fps), HD, VGA e MMS. Nas três primeiras, há a oferta do aspecto 16:9.

Outro screenshot divulgado foi da parte de resoluções de fotografias, com a máxima de 20 megapixels, em aspecto 4:3. Há ainda também opções de 15,5 megapixels (16:9), 8 megapixels (4:3 e 16:9), 3 megapixels (4:3) e 2 megapixels (16:9). O que mais chama a atenção, no entanto, é um pequeno “M” ao lado do disparador.

Ele indica que a câmera deve ter um modo “manual” de fotografia e o usuário poderá alterar as opções de configuração como velocidade, abertura, ISO, etc. No menu acima aparece ainda o ícone “SCN”, utilizado para disponibilizar modos de fotografia baseados em determinadas “cenas”, com configurações específicas para determinados usos.

Além disso, a câmera de 20 megapixels, segundo especulações anteriores, também vai poder gravar vídeos em 4K. O gadget deve contar ainda com tela IPS de 5,2 polegadas, 3 GB de RAM e Android 4.4.2 com a nova interface Xperia Timescape, além de bateria bem potente. Ainda não há data de lançamento confirmada para o “Sirius”.

Com informações de Phone Arena e TechTudo.



Vulnerabilidade no Snapchat pode expor usuários de iPhone a crackers

11 de Fevereiro de 2014, 10:19, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

snapchat

Os usuários do Snapchat estão passando por mais uma dor de cabeça relacionada ao aplicativo. Pesquisadores e consultores de segurança da empresa espanhola Telefonica descobriram que uma vulnerabilidade no código do aplicativo permite que crackers realizem ataques de negação de serviço em iPhones — o que pode deixar os aparelhos inutilizados por alguns minutos.

A vulnerabilidade acontece porque o código do app para iPhone — segundo os pesquisadores, a versão de Android é blindada contra essa falha — permite que um hacker envie milhares de mensagens em poucos segundos. Como acontece com qualquer aparelho doméstico, a altíssima taxa de requisições causa travamentos e inutilizações.

Tudo acontece porque o Snapchat utiliza chaves eletrônicas (tokens), que são geradas para a verificação de identidades. Devido à falha os crackers conseguem reutilizar chaves antigas e causar toda a sobrecarga. Segundo os relatos dos pesquisadores, esse problema pode fazer com que os iPhones sejam completamente travados — demandando uma reinicialização forçada — ou apresentem falhas críticas e se reiniciem sozinhos.

Estima-se que essa falha possa ser utilizada tanto para desabilitar um aparelho remotamente quanto para a emissão de mensagens de spam pelo serviço. Segundo o LA Times, os pesquisadores afirmam que não vão entrar em contato com os desenvolvedores do Snapchat devido ao histórico de avisos de especialistas em segurança que já foram ignorados.

Com informações de LA Times e Tecmundo.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource