Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Associação Software Livre Santa Catarina fecha parceria com o Evento FrontIN Floripa

4 de Novembro de 2013, 13:34, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

SoLiSC.125×125.banner
O SOLISC fechou uma parceria com o FrontIN Floripa para divulgação do evento e release em blogs e sites. A Associação terá um espaço reservado para colocar banners e distribuir mídias de distribuição e/ou realizar um installfest.
No dia 22 de novembro, no SENAI/SC, em Florianópolis/SC, será realizado a 1º edição do Front in Floripa, um evento baseado em outros eventos regionais como FrontInBH, FrontInRio, FrontInLondrina, FrontInSampa e FrontInCuritiba.
O evento tem como foco:
  • Trazer o que está mais em evidencia na área de desenvolvimento mobile e web.
  • Promover o relacionamento e a integração entre os profissionais da área.
  • Criar um ambiente de discussão e debate sobre os temas abordados nas palestras, afim de gerar participação e engajamento dos participantes.
  • Abordar temas atuais e de interesse comum às áreas de desenvolvimento, design, métricas e afins.
  • Profissionalizar o mercado com a contribuição das palestras na formação de profissionais mais críticos e capacitados.
Entre os palestrantes já confirmados estão:
  • Jean Carlos Nascimento – Suissa Corp
  • Loiane Groner – Loiane.com e Citibank
  • Jean Carlos Emer – Codeminer42
  • Filipi Zimermann – Nextt
  • Bernard de Luna – BrazilJS Foundation
  • Klederson Bueno – IFind Platform
Outras informações podem ser encontradas na fanpage do evento, e as inscrições podem ser feitas nos links abaixo:
Promoção na Inscrição:
Basta utilizar o código: “SOLISC_2013″ ou acessar o link abaixo para fazer sua inscrição com um desconto de 25%: http://www.eventick.com.br/frontinfloripa/?code=SOLISC_2013
Colaborem com a divulgação deste evento pioneiro na cidade, fortalecendo o setor de tecnologia da região.



Alemães desafiam Merkel a acolher Edward Snowden

4 de Novembro de 2013, 13:31, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

snowden

As queixas da Alemanha sobre as escutas à chanceler Angela Merkel foram interpretadas por alguns deputados do Parlamento Europeu e activistas da defesa do direito à privacidade como um exercício de hipocrisia, mas a sociedade alemã parece estar empenhada em pressionar o seu Governo a juntar as acções às palavras.

Mais de 50 personalidades de várias áreas, da política ao entretenimento, passando pelo desporto, exigem às autoridades alemãs que abram as portas ao analista informático Edward Snowden e que o recebam “como um herói”.

Entre os testemunhos publicados neste domingo nas páginas da revista Der Spiegel sobressai o de um antigo secretário-geral do partido de Angela Merkel, Heiner Geissner: “Snowden prestou um grande serviço ao Ocidente. Agora, é a nossa vez de o ajudar.” Apesar da sua viragem à esquerda nos últimos anos, principalmente em relação às políticas sociais, Heiner Geissner foi líder da CDU entre 1977 e 1989 e mantém a sua filiação ao partido de centro-direita.

A lista de defensores de Edward Snowden é longa e variada.

O vice-presidente da bancada dos sociais-democratas do SPD na câmara baixa do Parlamento, Axel Schaefer, não tem dúvidas quanto ao julgamento moral sobre as actividades do analista informático norte-americano: “Snowden é um herói e não um traidor.”

O poeta e intelectual Hans Magnus Enzensberger e o autor de best-sellers Ferdinand von Schirach juntam as suas vozes ao presidente da Liga de futebol alemã, Reinhard Rauball, e ao actor Daniel Brühl, protagonista do filme Adeus, Lenine!

No seu testemunho, Hans Magnus Enzensberger afirma que “o sonho americano tornou-se um pesadelo” e qualifica o Reino Unido como “uma colónia dos EUA”.

A revista alemã publica também um pequeno texto de Edward Snowden, que diz ter recebido através de um canal codificado, na sexta-feira, e em que o analista informático salienta a importância dos documentos que obteve enquanto trabalhou para a Agência de Segurança Nacional norte-americana.

“No início, alguns dos governos que foram expostos pelas revelações de vigilância em larga escala deram início a uma campanha de encobrimento. Intimidaram jornalistas e criminalizaram a publicação da verdade. Hoje, sabemos que essa estratégia foi um erro, e que esse comportamento não é do interesse público. O debate que eles tentaram parar está agora a decorrer em todo o mundo”, afirma Edward Snowden.

Acordo entre Alemanha e EUA em curso
Angela Merkel está assim pressionada entre a exigência de uma acção concreta de protecção ao analista informático e a necessidade de não pôr em risco as relações do país com os EUA.

A estratégia de Merkel para ultrapassar este dilema assenta na obtenção de um acordo bilateral com o Presidente dos EUA, Barack Obama, que começou a ser desenhado na semana passada, com a visita de uma delegação do Governo alemão à Casa Branca.

O diário Frankfurter Allgemeine Zeitung avançou no sábado que os dois países estão prestes a concluir “um acordo de não-espionagem”, que deverá estar concluído no início de 2014 e que impedirá a espionagem de líderes e cidadãos entre a Alemanha e os EUA.

Mas as negociações em curso entre Berlim e Washington estão a cair mal no Parlamento Europeu, onde se teme que a posição da União Europeia seja ainda mais enfraquecida. É esse o receio do eurodeputado alemão Jan Phillip Albrecht, relator da proposta de Regulamento de Protecção de Dados na União Europeia e do acordo de protecção de dados entre a União Europeia e os EUA. Em declarações ao Frankfurter Allgemeine Zeitung, Albrecht considera que qualquer acordo bilateral entre um país da UE e os EUA favorece Washington na sua vontade de “acalmar a comoção sobre as actividades da NSA, sem que nada mude na vigilância em larga escala”.

Para o Governo alemão, poderá ser uma oportunidade para pressionar os EUA a abrir-lhe as portas ao restrito grupo conhecido como Five Eyes (Cinco Olhos), avança o jornal britânico The Guardian. O grupo, constituído por EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá e Nova Zelândia, partilha uma colaboração profunda desde a Segunda Guerra Mundial em questões de espionagem, mas também militar e de política externa.

Com informações Publico.pt.



“Canseira” é o novo episódio dos quadrinhos animados do HQNUUX disponível na TV Espírito Livre

4 de Novembro de 2013, 13:09, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

LogoTV_espirito-livre_horizontal

Tem episódio novo dos quadrinhos animados do HQNUUX na TV Espírito Livre.

Você também encontra todos os episódios dos programas lançados pela TV Espírito Livre no Internet Archive.

Os quadrinhos animados HQNUUX são de autoria de João Felipe (Alemão) e sempre retratam situações inusitadas e do cotidiano relacionado com tecnologia, software livre e tecnologias abertas. As tirinhas do HQNuux podem ser encontradas no site e nas edições da Revista Espírito Livre.

Abaixo você confere o novo episódio:




GitHub divulga novo endereço para anúncios de casos de sucessos em open source, open data e open government

4 de Novembro de 2013, 13:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

github-logo-transparent

Recentemente o GitHub divulgou um novo endereço para anúncios de casos de sucessos em open source, open data e open government.

Para os interessados, basta visitar http://government.github.com/ para saber mais a respeito. Agora, se você ficou interessado em baixar o código que eles estão utilizando neste novo serviço, visite https://github.com/github/government.github.com.

Vale ressaltar que apesar desta importante iniciativa do GitHub na disponibilização do código deste novo serviço anunciado e da sua relevante participação na disponibilização de diversos projetos de código aberto, o código do GitHub não é opensource.

Da redação.



Le Monde revela que NSA espionou empresas e políticos franceses

4 de Novembro de 2013, 12:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

bandeira-da-franca

A França também é alvo dos serviços de espionagem dos Estados Unidos. A revelação é do jornal Le Monde, que teve acesso a documentos confidenciais. Mais uma vez, a divulgação das informações é fruto da parceria do ex-consultor de informática da CIA Edward Snowden (foto), que vazou os documentos, e do jornalista Glenn Greenwald. O chanceler francês Laurent Fabius convocou o embaixador dos Estados Unidos em Paris para dar explicações.

Em entrevista recente à RFI, Greenwald já havia declarado que a França e vários países da Europa eram monotirados secretamente pelos Estados Unidos. Mas, agora, vieram à tona os detalhes deste esquema.

Entre 10 de dezembro de 2012 e 8 de janeiro de 2013, a Agência de Segurança Nacional americana (NSA) registrou 70,3 milhões de dados de chamadas telefônicas feitas pelos franceses. A NSA também interceptou mensagens de texto enviadas por celulares que continham algumas palavras-chave. Segundo o Le Monde, os agentes americanos espionaram tanto pessoas suspeitas de ligação com o terrorismo quanto executivos, políticos e órgãos da administração francesa.

Em janeiro deste ano, a NSA se interessou particularmente pelos e-mails do provedor de internet wanadoo.fr, que possui 4,5 milhões de assinantes, e pelos usuários da caixa postal da empresa franco-americana Alcatel Lucent, considerada estratégica para o governo francês por ser uma das maiores fabricantes mundiais de cabos submarinos de fibra ótica, por onde circulam o tráfego da internet.

Fabius convoca embaixador americano

O ministro das Relações Exteriores, Laurent Fabius, anunciou a convocação imediata do embaixador dos Estados Unidos em Paris para dar explicações. O diplomata americano é esperado na sede do ministério na manhã desta segunda-feira. “Esse tipo de prática entre aliados que viola a vida privada é totalmente inaceitável”, disse o chanceler, acrescentando que é preciso saber rapidamente se essas ações cessaram.

O ministro do Interior, Manuel Valls, qualificou de “chocantes” as revelações de espionagem em massa dos franceses. “Se for confirmado que um país amigo ou aliado espiona a França ou outros países europeus, isso é inaceitável”, declarou o ministro.

No sistema de monitoramento da NSA, a França aparece no mesmo grupo da Alemanha, Áustria, Polônia e Bélgica. Na Europa, os países mais espionados pelos Estados Unidos são pela ordem Alemanha, Reino Unido e França, em número de interceptações; no caso britânico, com consentimento do governo.

“É preciso acabar com esse Big Brother planetário”

O Le Monde trabalha desde agosto em colaboração com o jornalista americano Glenn Greenwald e sua equipe, analisando os documentos vazados pelo ex-consultor da NSA Edward Snowden, asilado na Rússia. Em editorial, o Le Monde declara que Greenwald e Snowden agem de forma responsável.

“Em nenhum momento, eles puseram em risco a segurança dos Estados Unidos e de seus aliados, divulgando os métodos de espionagem de adversários estratégicos como a Rússia e a China.” Mas o jornal considera urgente discutir esse “Big Brother planetário” que afeta as liberdades públicas e individuais em países democráticos.

O Le Monde afirma que várias questões permanecem em aberto sobre as atividades da NSA, como a identidade dos espionados, as justificativas para a coleta em massa de dados em território estrangeiro, soberano e aliado. “O futuro dirá um dia por que a França teve atitude tão discreta em relação às revelações de Snowden, enquanto a Alemanha e o Brasil protestaram de forma muito mais enfática”, diz o Le Monde.

Em recente entrevista à RFI, no Rio de Janeiro, Greenwald declarou que a França era “parceira dos Estados Unidos em algumas ações de espionagem”, sem dar maiores detalhes.

México pede explicações

Ontem, o governo do México, cujo presidente Felipe Calderon foi espionado no mesmo grupo da presidente Dilma Rousseff, pediu explicações aos Estados Unidos, após a publicação de uma reportagem da revista alemã Der Spiegel. Uma nota do Ministério das Relações Exteriores mexicano reafirma “a condenação às violações de telefonemas confidenciais de instituições e cidadãos mexicanos”.

Parlamento Europeu adota novas regras

O Parlamento Europeu deve aprovar de hoje a quinta-feira um pacote de leis destinado a limitar transferências de dados de países da União Europeia para os Estados Unidos. A ação será a primeira reação concreta do escândalo de espionagem americana denunciado por Snowden.

Foram necessários 18 meses de negociações intensas para os deputados europeus conseguirem fechar um acordo. A nova legislação de proteção de dados recebeu um recorde de mais de 4 mil emendas. O projeto tornaria mais difícil para empresas americanas de tecnologia repassarem informações de países integrantes da União Europeia para terceiros países. Este procedimento passaria a estar sujeito às leis do bloco, e não mais às decisões de cortes secretas dos Estados Unidos.

As empresas que violarem as novas regras poderiam ser punidas com multa de até 5% de seu faturamento anual global. A União Europeia pretende implementar a nova legislação sobre proteção de dados de cidadãos, empresas e organismos públicos em 2016.

Fonte: RFI Português.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource