A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Lançado oficialmente o LibreOffice 5.0.3 e LibreOffice 4.4.6
4 de Novembro de 2015, 23:28 - sem comentários aindaA The Document Foundation acaba de anunciar as novas versões da sua suíte de escritório. Trata-se do LibreOffice 5.0.3 “fresh”, a versão mais recente e a mais avançada, além de ser ideal para as pessoas que gostam de experimentar tudo o que há de novo.
Já, do outro lado, está o LibreOffice 4.4.6 “still”, usado em prefeituras e em outras configurações empresariais e os usuários normalmente não querem que as coisas mudem. É costume de esperar até que um ramo estável do LibreOffice se torne mais maduro antes de ser adotado em tais circunstâncias.
Ambos os lançamentos só trazem correções de bugs, e eles devem ser considerados apenas como versões de manutenção, embora os usuários foram aconselhados a atualizar sua instalação o mais rapidamente possível.
“A The Document Foundation anuncia o LibreOffice 5.0.3 “fresh”, o quarto lançamento [somando com a primeira versão 5.0] da família LibreOffice 5.0, e LibreOffice 4.4.6, o sétimo lançamento [somando com a primeira versão 4.4] da família LibreOffice 4.4. Até agora, a família LibreOffice 5.0 é o LibreOffice mais popular, com base no feedback dos jornalistas e usuários finais. LibreOffice 5.0.3 é mais rico em recursos e, como tal, é voltado para entusiastas de tecnologia e usuários avançados, e LibreOffice 4.4.6 é voltado para usuários mais conservadores e para ambientes corporativos, como tem sido em uso difundido por um longo tempo, e como tal oferece uma melhor experiência para a produção de documentos”, diz o anúncio oficial.
Se você já possui o LibreOffice 5 ou o LibreOffice 4.4 já instalado em seu sistema, é bem provável que a nova atualização de manutenção chegue para você muito em breve por meios dos repositórios oficiais da sua distribuição Linux.
Com informações de Softpedia, The Document Foundation e LinuxBuzz.
Netrunner 14.2 traz correções de segurança e atualização do kernel
4 de Novembro de 2015, 23:26 - sem comentários ainda
Os desenvolvedores do Netrunner, a distribuição desktop baseada no popular Ubuntu e que implementa pacotes com o desktop KDE, lançou no mês passado uma atualização para o projeto cujo suporte é voltado para a série 14.x. A nova versão, Netrunner 14.2, apresenta recursos e aplicativos de kernel e desktops atualizados. Assim, a equipe Netrunner tem o orgulho de anunciar o lançamento do Netrunner 14,2 LTS, com ISOs de 32 bits e 64 bits, Este é o segundo ponto de liberação baseado no KDE4 SC e que vem com as últimas atualizações e correções necessariamente implementadas. Isso inclui correções de segurança como o Kernel que foi atualizado para 3.13.0-62, bem como atualizações de versão de software como o Firefox 40.0.3 e a versão 31.6.0 para o Thunderbird, incluindo os patches do Plasma Integration.
Netrunner é uma distribuição Linux baseada no Kubuntu, que caracteriza um desktop KDE altamente personalizado com aplicativos extras, codecs multimídia, plugins Flash e Java, e uma característica única em modo “look and feel”. As modificações são concebidas para melhorar a facilidade de uso do ambiente de trabalho, ao mesmo tempo que se preocupa em preservar a liberdade de ajustar o que for necessário. A edição extra “Rolling”, com base no Manjaro Linux, foi lançada em 2014.
Com informações de Netrunner e Under-Linux.
Ramo estável do SteamOS agora possui o Linux Kernel 4.1 e drivers atualizados
4 de Novembro de 2015, 23:24 - sem comentários aindaA Valve está ficando cada vez mais perto do lançamento oficial das Steam Machines e os desenvolvedores estão arrumando os últimos detalhes do SteamOS. Agora, a companhia acabou de lançar uma nova versão estável, o update 2.49, que está recheado de atualizações.
O SteamOS Beta foi atualizado no mês passado e, entre as novidades que mereciam destaque, estavam a implementação do Linux Kernel 4.1 LTS e a atualizações para as últimas versões dos drivers de vídeo proprietários disponíveis atualmente, trata-se do NVIDIA 352.55 e AMD Catalyst 15.9. Agora, todas essas e outras novidades estão disponíveis no ramo estável do sistema operacional da Valve e prontas para chegarem aos consumidores juntamente com as Steam Machines.
Vale comentar que a transição para o Linux Kernel 4.1 LTS que, por sinal, é muito mais atualizado que a versão anterior do kernel (Linux 3.18 LTS), tem sido bastante tranquila e os usuários não relataram qualquer tipo de problema.
Para ter acesso a todas as novidades implementadas no SteamOS “Brewmaster” update 2.49, acesse este link e confira o changelog oficial.
Com informações de Softpedia, Valve e LinuxBuzz.
Firefox 42 traz navegação mais segura e novidades para PC e Android
4 de Novembro de 2015, 23:21 - sem comentários aindaOs usuários do Firefox já têm um motivo a mais para comemorar. A Mozilla liberou nesta terça-feira (03) a mais nova versão do navegador que, além de todas as pequenas melhorias que aparecem a cada atualização, traz alguns recursos bem interessantes para facilitar sua vida na hora de navegar tanto no computador quanto no dispositivo móvel.
Entre as principais novidades do Firefox 42 estão as melhorias no modo privado que impedem qualquer tipo de rastreamento. Isso significa que, ao ativar essa função, o browser automaticamente bloqueia recursos que possam servir de indicativo de que você passou por ali, como botões de redes sociais, propagandas e até dados de rastreamento de tráfego. Em outras palavras, suas visitas ao Xvideos e ao PornHub estão mais do que seguras daqui para frente.
Segundo a Mozilla, esse recurso foi incorporado ao navegador para que o usuário tenha mais escolha e controle de sua experiência na web. Para a empresa, isso permite que cada indivíduo possa definir que dados as empresas podem receber. Tanto é que ela trouxe uma espécie de painel de controle onde é possível personalizar o que é bloqueado em cada página e o que pode ser recebido e enviado.
Já em relação às demais novidades, o Firefox 42 conta ainda com um indicador de áudio para que você saiba de qual aba aquela maldita música está saindo. É um recurso bastante semelhante àquele que o Google trouxe ao Chrome já há algum tempo. E, assim como foi recentemente adicionado no navegador rival, a Mozilla trouxe a possibilidade de silenciar aquela aba com um único clique.
Por fim, a atualização também chegou à versão para Android do browser. O novo modo de navegação privada também está disponível para dispositivos móveis, mas a grande adição mesmo foi a possibilidade de abrir links em segundo plano. Isso significa que, à medida que você acessa outros aplicativos em seu smartphone — o que inclui até mesmo o Chrome —, você pode ir abrindo novas abas para conferi-las mais tarde. Assim, quando for abrir o Firefox, todo aquele conteúdo vai ser aberto automaticamente.
Com informações de Venture Beat, Firefox e Canaltech.
Lançado o openSUSE 42.1 Leap com a promessa de ser ainda mais estável
4 de Novembro de 2015, 23:18 - sem comentários aindaAssim como esperado, foi anunciado nesta quarta-feira (04) pelo openSUSE Project o lançamento oficial da versão estável do openSUSE 42.1 Leap. Esta nova versão tem sido aclamada como o melhor lançamento até agora e os usuários estão sendo aconselhados a atualizarem o mais rápido possível.
Entre algumas das novidades do openSUSE 42.1 Leap está a atualização do Linux Kernel para a versão 4.1 LTS, inclusão do LibreOffice 5.0, KDE Plasma 5.x, GNOME 3.16, GCC 5.2 e o uso do sistema de arquivos Btrfs como padrão, isso com o sistema de arquivos de dados XFS para o desempenho. Além disso, como de costume, diversos programas foram atualizados neta nova versão do SO.
O openSUSE está definitivamente em constante mudança e parece que os desenvolvedores querem ter acesso as últimas versões das tecnologias disponíveis atualmente. É por isso que o Tumbleweed é tão importante e as pessoas devem estar realmente animadas sobre as melhorias que estão vindo para a distribuição. O openSUSE é um dos pesos pesados da indústria e não é tão surpreendente assim o fato de que ele também precisava evoluir.
O pessoal por traz do openSUSE Project estão bastante animados pelo lançamento. Além disso, os desenvolvedores sempre falavam desde o início que seria um lançamento incrível. E isso é algo que pode ser percebido pelos usuários de longa data da distribuição Linux. A nova versão não é chamada de Leap por acaso; ela é realmente um grande salto para os devs e isso está refletido no openSUSE 42.1.
openSUSE 42.1 está sendo chamado de híbrido
O openSUSE é apropriadamente chamado de híbrido, mas isso não tem nada a ver com a característica híbrida que você pode encontrar em algumas distribuições Live CD. Os desenvolvedores estão falando sobre o fato de que mais pacotes estão sendo puxados do SUSE Linux Enterprise (SLE), o que tornará este sistema operacional muito mais estável, pelo menos em teoria.
A versão 42.1 é a primeira versão do openSUSE Leap que utiliza fontes do SUSE Linux Enterprise (SLE) fornecendo um nível de estabilidade que irá provar ser incomparável com outras distribuições Linux. Vinculando o desenvolvimento da comunidade e a confiabilidade empresarial fornecendo mais harmonia para o projeto e as atualizações de manutenção do seu colaborador. O openSUSE Leap vai beneficiar o esforço de manutenção para empresas e terá alguns dos mesmos pacotes e atualizações como o SLE, o que é diferente das versões anteriores do openSUSE que criaram fluxos separados de manutenção”, diz o anuncio oficial.
Se você está curioso e quer experimentar o novo openSUSE 42.1 Leap, é possível fazer download do sistema operacional través do site oficial do desenvolvedor.
Com informações de Softpedia, openSUSE e LinuxBuzz.