Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Navegação em vídeos do Youtube com as teclas numéricas

28 de Outubro de 2013, 14:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

youtubeO Youtube oferece um recurso muito interessante e também pouco usado, que é a navegação através do vídeo usando as teclas numéricas. Ao pressionar o número “1″, o vídeo se desloca até a posição que corresponde a 10% do vídeo, com o número “2″, 20%, e assim por diante até 90% do vídeo (tecla “9″).

Já a tecla J retrocede o vídeo em dez segundos e a tecla L avança em dez segundos. A tecla K pode ser usada para pausar ou prosseguir com o vídeo. As opções são as seguintes:

Tecla Ação
1 Avança até 10% do vídeo
2 Avança até 20% do vídeo
3 Avança até 30% do vídeo
4 Avança até 40% do vídeo
5 Avança até 50% do vídeo
6 Avança até 60% do vídeo
7 Avança até 70% do vídeo
7 Avança até 80% do vídeo
9 Avança até 90% do vídeo
J Retrocede 10 segundos
K Pausa/Toca vídeo
L Avança 10 segundos

Com informações de Portal Reddit e Dicas-L.



O que mudou na velha batalha Linux x Windows

28 de Outubro de 2013, 13:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

19-02-2013_tux

Uma afirmação muito popular do filósofo Heráclito de Éfeso define bem o comportamento do mercado de tecnologia – “a única constante é a mudança”. O desafio para os mais aficionados em tecnologia é justamente se manterem atualizados com tantas novidades de hardware e software. Um tema que já foi abordado aqui na coluna Tira-dúvidas de tecnologia e frequentemente gera inúmeros comentários dos leitores é sobre sistemas operacionais. A antiga rivalidade Windows vs. GNU/Linux vs. Mac OS X, os sistemas operacionais mais populares, provoca grande embate entre o software de código aberto vs. o software “proprietário”. Muitos leitores devem estar se perguntando sobre o real sentido de um programa despertar tanta paixão entre os seus usuários.

As razões variam entre a ideologia relacionada ao software livre, a desconfiança sobre códigos inacessíveis num sistema operacional fechado, a liberdade de modificação (quando se possui conhecimento para isso), a disponibilidade de programas úteis, a segurança e o custo de aquisição.

Além da certeza da constante evolução da tecnologia, é pouco provável que um dia exista um consenso sobre qual é o melhor sistema, aí um outro clichê muito popular entre os usuários é de que “o melhor sistema operacional é aquele que atende a necessidade do usuário”, e de fato é exatamente esse o propósito de um sistema operacional. Mas será que realmente é viável o uso diário de uma distribuição Linux por um usuário de conhecimento básico em sistemas? E os programas, games? Como se virar num ambiente tão diferente se comparado ao Windows, que é disparado o sistema operacional mais popular do mercado?

Quebra de paradigma

Para quem está usando pela primeira vez uma distribuição Linux qualquer (há várias versões diferentes que usam o núcleo Linux), logo vem a pergunta “onde está o botão iniciar”? A mudança nem sempre é vista de maneira positiva, vide a resistência entre os usuários do Windows em relação ao Windows 8. O que é considerado uma virtude pelos usuários veteranos do sistema do pinguim pode ser o impedimento para que muitos usuários se adaptem ao “diferente”. Aí exercendo a liberdade de modificar o sistema conforme a preferencia pessoal, estão disponíveis gratuitamente diversas interfaces gráficas como o Unity, Gnome, KDE, Xfce. Os recursos e o visual de qualquer uma das interfaces gráficas mencionadas varia para atender a diversidade de gostos, tem aquela que vem repleta de recursos gráficos, efeitos até a mais simples, leve para os usuários mais conservadores ou quem dispõem de um PC com recursos limitados de hardware.

A instalação dos programas

Embora muitos usuários novatos no Linux pensem que instalar novos programas no PC é uma tarefa complexa, definitivamente nos dias atuais isso não é verdade. Para aqueles que defendem ser mais prático usar a linha de comando, fica a dica: não assustem os usuários iniciantes. É possível instalar ou remover qualquer programa nas principais distribuições Linux com um simples clique do mouse. Embora usar o mouse possa parecer “coisa de iniciante” é justamente esse o objetivo de que a comunidade desenvolve gerenciadores de pacotes. Aprender os comandos é interessante, mas não é um pré-requisito para se tornar usuário do Linux. Na prática, é mais simples a instalação de um programa disponível no repositório do Linux do que instalar um programa no Windows. E com a vantagem que quando o programa não for mais útil ele pode ser removido com a mesma facilidade que foi instalado sem comprometer o registro do sistema operacional, pois no Linux não existe esse conceito. Ou seja, programas como CCleaner não estão disponíveis para o Linux, justamente porque não faz sentido algum. O gerenciador de programas irá se encarregar de remover qualquer vestígio do programa durante o processo de desinstalação.

Áudio e vídeo

O suporte aos principais codecs é adicionado durante o processo de instalação. Vale salientar que não é relevante para o usuário iniciante se o codec é ou não proprietário – a menos que ele realmente esteja interessado em militar de um sistema completamente livre. O ideal é garantir a execução de qualquer conteúdo multimídia no PC, sem que para isso seja preciso se aventurar durante horas na internet “em busca do codec perdido”. A vantagem de optar pela instalação do suporte completo de codecs é que o PC já fica pronto para o uso, não se corre o risco de instalar bibliotecas de terceiros que em alguns casos trazem consigo aquelas barrinhas inúteis no navegador.

Vírus no Linux

Um dos argumentos mais difundidos pelos usuários do Linux é que o sistema operacional é imune a vírus. Essa afirmação é relativa. O que ocorre é que para o Linux existe uma “oferta” muito menor de vírus e no geral os existentes não são tão eficientes quanto os milhares disponíveis para o Windows. A questão de segurança é relativa, pois um Linux pode estar tão vulnerável quando um PC com Windows, tudo vai depender se o sistema está atualizado, a maneira que ele é operador pelo usuário. O que realmente pode-se afirmar é que o Linux é menos propenso a ser infectado por alguma praga virtual.

Desempenho

Nesse quesito, o Linux leva vantagem. Mesmo as distribuições com mais efeitos na sua interface gráfica se apresentam superiores ao Windows. E com a vantagem de grande customização, para ser executado com eficiência em equipamentos com hardware modesto, como notebooks antigos, netbooks. Essa característica oferece a possibilidade de que os equipamentos possam ser usados durante muito mais tempo com a vantagem de contarem com um sistema operacional atual e seguro, é muito útil para usuários que apenas navegam na internet, por exemplo.

Games

A possibilidade de instalação de games no Linux sempre foi alvo de críticas, e que fazem todo o sentido. Afinal, a oferta de títulos disponíveis sempre foi muito menor se comparado com a para o Windows. Atualmente, é possível instalar muitos games equivalentes e, dependendo dos requisitos, games disponíveis no Windows. Recentemente a empresa desenvolvedora do game ‘Half-Life’ anunciou que em breve vai disponibilizar gratuitamente o SteamOS, plataforma de games baseada em Linux.

Embora o problema tenha sido minimizado, ainda assim algumas placas aceleradoras 3D podem não ser suportadas nativamente pelo sistema operacional. Nesse caso, é preciso um pouco de paciência e disposição de pesquisar nos fóruns da comunidade sobre as soluções “não oficiais”.

Produtividade

É possível obter a mesma produtividade usando Linux, mas é preciso levar em consideração que a ferramenta de escritório aceita nativamente pelo sistema é o LibreOffice ou suas variações. É possível instalar o Microsoft Office, porém, é preciso recorrer a programas que emulam bibliotecas do Windows para permitir a instalação. Nesse caso, a estabilidade do programa pode não ser satisfatória. Para os usuários que não usam os recursos avançados do Office, como a criação de Macros em VBA, o LibreOffice atende perfeitamente. Navegar na internet, acessar as redes sociais, escutar músicas, assistir a filmes, o Linux está completamente preparado para atender.

Outros recursos como integração com serviços de armazenamento na nuvem, loja de aplicativos, ferramentas de cópia de segurança, edição de mídias (DVD e Blu-Ray) podem variar dependendo da distribuição Linux escolhida. Mas todas elas oferecem os recursos mínimos para a realização desse tipo de tarefa.

Dica para quem está interessado em começar a usar alguma distribuição Linux: as mais amigáveis são Linux Mint, Fedora, Ubuntu e OpenSuSE.

Para os leitores que ainda acham que o Linux é complicado, é possível que muitos usem indiretamente sem saber e se divertem muito com isso. O sistema operacional Android é baseado no Linux e nem por isso usar um smartphone ou tablet é uma tarefa destinada somente à usuários avançados.

Por Ronaldo Prass

Fonte: G1



Conheça o DuckDuckGo, uma alternativa à máquina de busca do Google

28 de Outubro de 2013, 12:30, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

duckduckgo

Para muitos, a única forma de buscar algo na web, é fazê-lo via Google. Sabemos que o Google construiu sua fama com este recurso e não estamos desmerecendo tal feito. Entretanto, em um mundo de vigilância e sequestro de dados (de forma consciente ou não), utilizar alternativas viáveis pode ser uma solução ou uma forma de minimizar o estrago. Uma alternativa de busca na internet que te dá um certo grau de privacidade e segurança é o DuckDuckGo.

O serviço pode ser acessado através do endereço: www.duckduckgo.com.

Os resultados obtidos pelo DuckDuckGo são bem precisos, além de remover links irrelevantes e spam. Desta forma, seus resultados tendem a conter conteúdos conteúdos mais relevantes que uma busca executada via Google.

Existe inclusive um recurso bem bacana que é incluí-lo como recurso de busca padrão em seu Firefox. Basta incluí-lo, utilizando o recurso que está disponível na caixa de busca, no canto superior direito do navegador da Mozilla. Desta forma, ao fazer uma busca, utilizando este recurso do browser seus resultados já serão baseados no DuckDuckGo

Da redação.



Diga não ao PRISM! Conheça alternativas livres para diversos softwares proprietários

28 de Outubro de 2013, 12:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

prism-break

Dizer não ao PRISM, o programa mundial de vigilância de dados da NSA parece ser algo fácil, mas para leigos, acostumados a utilizar às grandes redes sociais na web, além de vários serviços gratuitos, parar de reportar suas atividades online para o governo americano pode soar como algo quase impossível. Mas é aí que você se engana. Existem muitas alternativas que dificultam tal extravio de dados e informações. Várias dessas alternativas são bem fáceis e basta que você escolha utilizá-las.

O site https://prism-break.org/#pt apresenta uma extensa lista (em português, inclusive) com diversas alternativas livres ao software proprietário. Tem alternativas para os mais variados tipos de softwares e serviços, desde email, sistemas operacionais, suites de escritório, entre outros.

Acha que seus dados estão sendo sequestrados pelos softwares que você usa?! Então seja a hora de dar uma olhada em https://prism-break.org/#pt. Esperamos que você encontre uma alternativa para o software que você busca.

Importante ressaltar que o site é uma iniciativa da

Da redação.



Lançado FreeBSD 10 Alpha 5

28 de Outubro de 2013, 11:30, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

freebsd

O período de testes intensivos da próxima versão do FreeBSD 10.0 estável, continua trazendo o recém-anunciado alpha 5: “a quinta versão alfa do ciclo de lançamento 10.0 do sistema em questão, já está disponível em servidores FTP para arquiteturas amd64, i386, ia64, powerpc, PowerPC64 e sparc64. Caso algum usuário da comunidade FreeBSD detecte problemas, deverá reportá-los a equipe desenvolvedora.

Mais informações sobre esta versão podem ser consultadas aqui.

O download pode ser feito em ftp://ftp.freebsd.org/pub/FreeBSD/releases/ISO-IMAGES/10.0/.

Com informações de FreeBSD e Under-Linux.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource