A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Petição para Remoção de Publicidade a Software Proprietário em Páginas Web Governamentais
21 de Outubro de 2013, 13:06 - sem comentários aindaA Free Software Foundation Europe postou uma petição que merece nossa atenção. Abaixo reproduzimos o texto:
“Nós, abaixo-assinados, expressamos a nossa oposição inequívoca à publicidade de produtos de software proprietário em páginas Web governamentais.
Este tipo de publicidade é uma quebra de imparcialidade e encoraja os cidadãos a utilizar tecnologias que restringem, desnecessariamente, as suas liberdades http://www.gnu.org/philosophy/shouldbefree.pt-br.html.
O papel do governo não é apoiar determinadas empresas em detrimento de outras, sobretudo, quando tal suporte apenas contribui para a manutenção do monopólio de empresas de software com implantação internacional.
As instituições governamentais devem esclarecer que, para a correcta utilização dos respectivos recursos digitais, estão disponíveis outros métodos, favorecendo tecnologias que não restrinjam os direitos dos utilizadores http://fsfe.org/about/basics/freesoftware.pt.html; por exemplo, fornecendo uma ligação para PDFreaders.org http://pdfreaders.org/graphics.pt.html.
O software livre garante ao utilizador direitos de utilização (para qualquer propósito), estudo (sem reservas), partilha (com qualquer pessoa) e melhoria dos seus programas. As instituições governamentais devem publicar os seus documentos em formatos que possam ser lidos por software livre. Na verdade, está disponível um grande número de aplicações de software livre que permite ler tais documentos. Os governos devem assegurar a liberdade dos seus cidadãos e encorajá-los a fazer uso destes programas.
Onde tal publicidade a produtos de software proprietário persistir, exigimos que sejam declaradas, publicamente, as receitas resultantes desta publicidade, bem como a utilização que será feita destes fundos.
Atentamente,
Os signatários”
Assine a petição: https://fsfe.org/campaigns/pdfreaders/petition.pt.html.
Fonte: FSFE
Com maratona hacker para ônibus, Prefeitura de São Paulo quer abrir informações
21 de Outubro de 2013, 12:45 - sem comentários aindaÉ uma ideia boa: a Prefeitura de São Paulo está organizando um evento de cinco dias para discutir a abertura de dados e o acesso à informação que, segundo o site da São Paulo Aberta, “são diretrizes fundamentais para o aprimoramento da gestão e das políticas públicas na cidade”.
Detalhe: o evento termina com um hackaton, maratona hacker, com o intuito de melhorar o sistema de transporte público via ônibus da capital paulista. Para isso, a Prefeitura vai liberar dados de 2013, como o de bilhetes e de viagens feitas por dia, além do banco de dados de serviços e de frotas. No site, já há uma amostra parcial desses dados.
Além do hackaton, algumas palestras, debates e atividades sobre o tema de abertura de dados e informações vão acontecer, cujos temas variam entre as novas relações entre sociedade e governo, mobilização e corrupção. A premiação vai de R$ 8 mil a R$ 3 mil, para o primeiro e o terceiro lugares, respectivamente.
Não se trata da primeira iniciativa nesse sentido: a Prefeitura de São Paulo tem organizado o Café Hacker, com a finalidade de discussão sobre transparência de dados públicos com programadores interessados – já houve três edições do evento.
O evento ocorre entre os dias 23 e 27 de outubro – a programação completa você confere na nossa agenda.
Educação Aberta oferece material didático para professores e interessados com licença Creative Commons
21 de Outubro de 2013, 12:44 - sem comentários aindaEdução aberta é uma comunidade interessada em educação aberta e recursos educacionais.
O objetivo do grupo é realizar pesquisa e desenvolvimento em torno de configurações emergentes de ensino aprendizado envolvendo ambientes formais e não formais. O interesse é focado na escola pública de ensino básico e atividades envolvendo novas mídias.
Ficou interessando?! Então visite o site:http://educacaoaberta.org.
Evento: I Seminário Internacional em Humanidades Digitais no Brasil
21 de Outubro de 2013, 11:20 - sem comentários aindaA organização do evento gostaria de convidar a todos para participar do I Seminário Internacional em Humanidades Digitais no Brasil, que acontecerá nos dias 23 a 25 de outubro, no auditório Isván Jancsó da Universidade de São Paulo.
Lançada Escola de Dados em português
21 de Outubro de 2013, 11:18 - sem comentários aindaFoi lançada a Escola de Dados em português: http://escoladedados.org.
O objetivo da Escola de Dados é promover a formação de organizações da sociedade civil, jornalistas e cidadãos para que possam acessar e analisar dados de forma eficaz. Serão organizados cursos, workshops e materiais online.
O projeto ainda está no começo, mas toda contribuição é bem-vinda! Visite: http://escoladedados.org/participe
Quem quiser ajudar a divulgar o projeto, preparamos um comunicado de imprensa http://escoladedados.org/open-knowledge-foundation-brasil-lanca-escola-de-dados-durante-conferencia-global-de-jornalismo-investigativo/.