A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Ciclo de palestras “Expresso V3 para Desenvolvedores”
4 de Outubro de 2014, 19:01 - sem comentários aindaO ciclo “ExpressoV3 para desenvolvedores” será uma série de 6 palestras sobre a arquitetura, tecnologias, módulos e componentes do Expresso V3, em apoio a formação de desenvolvedores interessados em conhecer e contribuir na solução. As palestras, agora ministradas no Serpro com o apoio do CISL, foram montadas a partir de um curso ministrado na USP por Flavio Lisboa no primeiro semestre de 2014. Veja abaixo a programação.
Local: Auditório Serpro – Regional Curitiba, com transmissão por video-conferência para as demais regionains.
As palestras também serão transmitidas via internet pelo serviço Assiste – Vídeo Streaming Livre do Serpro.
Para acompanhar, acesse: assiste.serpro.gov.br/cisl
Palestrante:
Flavio Gomes da Silva Lisboa
Minicurrículo:
Bacharel em Ciência da Computação com pós-graduação em Aplicações Corporativas usando Orientação a Objetos e Tecnologia Java pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programador formado pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, já atuou em empresas privadas de TI e foi funcionário de carreira do Banco do Brasil, onde chegou a analista na diretoria internacional.
É funcionário do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), onde já trabalhou na Superintendência de Soluções de Desenvolvimento e na Coordenação Estratégica de Tecnologia. Atualmente é chefe do setor de adequação da solução e mobilidade do projeto Expresso 3 na Coordenação Estratégica de Ações Governamentais.
Foi membro do time oficial de tradução do Zend Framework e é autor dos livros: Zend Framework Desenvolvendo em PHP 5 Orientado a Objetos com MVC, Zend Framework Componentes Poderosos para PHP (2ª ed.) e Criando Aplicações PHP com Zend e Dojo (2ª ed.). É associado da ABRAPHP, Zend PHP Certified Engineer, Zend Framework Certified Engineer e contribuidor oficial do projeto Tine 2.0, suíte livre de comunicação em PHP.
Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Livre. Sua especialidade é arquitetura de software.
Ciclo “Expresso V3 para Desenvolvedores”: Programação
Título: Visão Geral do ExpressoV3
Data: 6 de outubro – 15h
Resumo: Histórico da modalidade de software categorizada como groupware e os marcos mais significativos das diversas versões do Expresso. Comparativo de capilaridade da comunidade ExpressoV2 no Brasil e da comunidade Tine 2.0 no mundo. Ferramentas de colaboração acessíveis pelo portal: Fórum, Wiki, Redmine, Demo e Gitorious. Destaque das principais funcionalidades das ferramentas. Visão geral das funcionalidades do ExpressoV3. Apresentação da visão arquitetural do ponto de vista do usuário.
Título: ExpressoV3 – Fundamentos do Backend PHP
Data: 17 de novembro – 15h
Resumo: Três características importantes do backend de desenvolvimento do ExpressoV3: PHP Orientado a Objetos, Padrões de Projeto em PHP e Zend Framework 1.
Título: ExpressoV3 – Fundamentos do Frontend Javascript
Resumo: Três características importantes do frontend de desenvolvimento do ExpressoV3: Javascript Orientado a Objetos, Padrões de Projeto em Javascript e ExtJS 3.
Título: Módulos do ExpressoV3
Resumo: Funcionalidades dos seguintes módulos: Catálogo de Endereços, E-mail, Calendário, Tarefas, Webconference, Messenger, ActiveSync. Apresentação da arquitetura MVC em nível alto, com a descrição da estrutura de pastas do ExpressoV3.
Título: Instalação e Administração do ExpressoV3
Resumo: Módulo Setup . Processo de Setup do ExpressoV3. Instalação do ExpressoV3. Gerenciador de aplicações do módulo de Setup. Processo de instalação de uma aplicação. Módulo de administração. Processo de habilitação de uma aplicação. Diferença entre instalação e habilitação.
Título: Desenvolvendo para o ExpressoV3
Resumo: Ciclo de vida da requisição HTTP dentro do ExpressoV3. Criação de módulos. Aspectos arquiteturais do ExpressoV3. Padrões de projeto implementados e dependências de bibliotecas. Sistema de sobreposição de classes. Estrutura para montagem de interface com o usuário. Diferenças entre Tine 2.0 e ExpressoV3 e qual o relacionamento entre as comunidades.
Fonte: CISL
Aniversário da Fundação Software Livre
4 de Outubro de 2014, 18:58 - sem comentários aindaRichard Stallman, no dia 04 de outubro de 1985, foi a um cartório de Boston e registrou uma entidade sem fins lucrativos. E esta entidade se chamava Free Software Foundation http://www.fsf.org.
Uma das importantes atividades da Fundação é a publicação das sucessivas versões e aprimoramentos de diversas licenças de software livre. Destaque para a Licença Pública Geral GNU (General Public License GPL).
Outras atividades importantes são as campanhas http://www.fsf.org/campaigns e o diretório onde os softwares estão classificados por área de uso http://directory.fsf.org.
Fonte: Wikipedia
Conheça o Tox, mais uma alternativa ao Skype
3 de Outubro de 2014, 12:39 - sem comentários aindaSe você gosta da comodidade do Skype, mas está preocupado com a vigilância do governo e não confia na Microsoft para mantê-lo seguro contra espionagens e outros meios de monitoramento, Tox pode ser uma excelente alternativa para você. Para quem ainda não conhece, a solução de instant messaging é open source, e visa substituir VoIP e IM. Além do mais, Tox é realmente o nome de núcleo do programa, que lida com as mensagens e criptografia, e para usá-lo, é preciso baixar um cliente para a plataforma que eles usam. Nem todos os clientes têm as mesmas características, mas suporte para os principais clientes de mensagens para ambientes desktops, áudio e vídeo chat.
Em um relatório recente divulgado pela Wired, David Lohle, um porta-voz para o projeto Tox, explicou a sua criação. Tudo começou no 4chan, na sequência das revelações de Edward Snowden sobre as atividades de espionagem da NSA, que implicou a Microsoft como um “colaborador” da comunidade de inteligência dos EUA. Além disso, um grupo de membros do fórum de tecnologia do site começou a discutir a criação de uma alternativa ao Skype, que não será suscetível a esforços de vigilância.
Com informações do Under-Linux e Tox.
Como ativar SSH no Ubuntu e acessá-lo remotamente
3 de Outubro de 2014, 0:27 - sem comentários aindaQuer controlar seu PC a distância e sem complicações? Então veja aqui como ativar SSH no Ubuntu e acessá-lo remotamente, para usá-lo como se estivesse usando um terminal local.
Secure Shell (SSH) é um protocolo para acessar uma máquina remota em segurança, que permite a execução de linha de comando (e com alguns ajustes, programas gráficos), transferência de arquivos, e até mesmo criar redes privadas virtuais seguras através da Internet. A grande vantagem de usar esse protocolo é a segurança e a simplicidade do acesso. Você trabalhará como se estivesse usando um terminal localmente e poderá fazer tudo que normalmente é possível, nesse tipo de interface.
Como ativar SSH no Ubuntu e acessá-lo remotamente
Por padrão, o Ubuntu não vem com esse recurso ativo, mas você pode facilmente ativá-lo através da instalação do pacote do servidor OpenSSH. Por isso, para ativar SSH no Ubuntu, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (No Unity, use o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Instale o pacote openssh-server a partir da Central de programas ou execute o comando abaixo:
sudo apt-get install openssh-server
Passo 3. Uma vez instalado, o serviço SSH deve ser iniciado automaticamente. Se necessário, você pode iniciar o serviço manualmente através do comando (para parar, substitua “start” por “stop”):
sudo service ssh start
Passo 4. Normalmente, é possível acessar a máquina remota via SSH através do comando (substitua “nomeusario” pelo nome do usuário e “ip-remoto” pelo endereço IP da máquina remota):
ssh nomeusuario@ip-remoto
Passo 5. A porta padrão do SSH é a 22, caso a máquina remota esteja usando outra, é possível informar isso no comando, usando o seguinte formato (substitua “nomeusario” pelo nome do usuário e “ip-remoto” pelo endereço IP da máquina remota e “numeroporta” pelo número da porta): :
ssh nomeusuario@ip-remoto -p numeroporta
Fonte: UbuntuHandbook e Blog do Edivaldo Brito.
CPBR8: está aberta a chamada de trabalhos para a área de Software Livre
3 de Outubro de 2014, 0:22 - sem comentários aindaA Campus Party é o mais importante evento de ciência, tecnologia, entretenimento e empreendedorismo da atualidade e em sua oitava edição brasileira trará diversos palestrantes de renome, desde o estrategista emergente da NASA, Matt Reyes, até o ator Paul Zaloom, que, entre outros trabalhos, é conhecido por seu memorável programa científico infanto-juvenil O Mundo de Beakman.
Dentre os numerosos temas que fazem parte do evento, a CPBR8 terá uma área dedicada a Software Livre e tecnologias de código aberto e oferecerá palestras relacionadas a esse tema em seu próprio palco temático: o Palco Urano. Se você é profissional da área de TI, contribui com projetos relacionados a Software Livre e gostaria de divulgar seus trabalhos ou palestrar sobre esse assunto no evento, esta é a sua chance! A organização da Campus Party Brasil 2015 acaba de abrir a chamada de trabalhos para a submissão de propostas para palestras e oficinas.
As propostas serão aceitas até o dia 15 de outubro, mas atenção: se você não reside em São Paulo/SP, é necessário se organizar, pois as despesas com passagens, hospedagem e alimentação não são custeadas pela organização, ficando sob responsabilidade do participante.
A Campus Party Brasil 2015 acontecerá entre os dias 03 a 08 de fevereiro de 2015 no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo/SP. Para enviar sua proposta de palestra ou atividade, basta acessar esta página e preencher o formulário.