Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


LG anuncia sete novos modelos de TVs OLED 4K e nova versão do WebOS

5 de Janeiro de 2015, 22:10, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

76672.118382-LG-4K-OLED

Em sua conferência na CES 2015, na manhã desta segunda-feira (5), a LG anunciou sete novos modelos de televisores OLED para este ano, que mostram que a sul-coreana ainda deve apostar pesado no componente, mesmo com o movimento da indústria para a adoção de outras tecnologias.

Os novos aparelhos virão em diferentes tamanhos e formatos: de 55, 65 e 77 polegadas e com displays curvos ou planos – um acerto para aqueles consumidores que não veem muita vantagem em ter uma TV com display curvado. Todos os modelos terão suporte 4K, mas ainda não há informações sobre o preço dos novos televisores.

A aposta da empresa é na capacidade das TVs OLED em reproduzirem a cor preta com maior fidelidade, gerando uma qualidade superior de imagem. Na OLED, cada pixel tem a capacidade de se ligar e desligar independentemente dos outros, gerando um contraste superior e maior realismo com a cor preta em qualquer ângulo de visualização.

Os lançamentos também mostram que a empresa segue firme na aposta de que televisores 4K devam conquistar seu espaço definitivamente neste ano. De acordo com a LG, a expectativa é que 32 milhões de unidades de televisores 4K sejam vendidos neste em 2015 no mundo, um crescimento de 153% em relação às 13 milhões de unidades vendidas no ano passado. Em 2015, 60% dos televisores da LG serão 4K.

Colado no 4K está ainda o anúncio da nova versão do WebOS 2.0, que agora está 60% mais rápido para iniciar e com uma nova interface de usuário simplificada. Apresentado no ano passado, o sistema operacional é resultado no trabalho da LG em cima do antigo PalmOS, e virá embarcado nas novas SmartTvs da companhia.

A nova versão da plataforma agora suporta streaming de conteúdo em 4K de serviços como Neflix, Amazon e Vudu nos televisores LG. A empresa afirmou ainda que fechará mais parcerias para conteúdo Ultra HD e já antecipou o lançamento exclusivo de um app da GoPro para exibição de produções 4K criadas com o gadget.

O WebOS 2.0 também traz algumas novas funções para o sistema, como o MyChanel. Ele permite que o usuário coloque seus canais de TV favoritos no menu do televisor para um acesso mais rápido. Além disso, o sistema também integra o novo serviço MusicFlow, que permitirá que a TV funcione como um hub para streaming de música e se conecte a speakers wireless espalhados pela casa do usuário.

Com informaçõe do Canaltech.


Rede Espírito Livre em 2014

2 de Janeiro de 2015, 15:04, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

wishing_for_freedom_by_rosiesnotred-d3h0imj

O ano de 2014 foi realmente atípico. Quem acompanha nossos trabalhos sabe bem que sempre estamos na correria, mas o ano que passou realmente atingiu um novo patamar em volume de ações. A seguir, listamos as ações ocorridas ao longo do ano.

Pra começar, a Rede Espírito Livre completou 5 anos de existência em abril de 2014. A data serviu para mostrar o grau de amadurecimento de nossas ações e um vislumbre do que estava por vir. Um convite bem legal também nos foi feito em 2014: fomos convidados a participar do Opencast #38. Uma conversa descontraída mas bastante rica em conteúdo. Um forte abraço aos envolvidos na realização do episódio.

Revista Espírito Livre

O ano de 2014 também marcou o lançamento de 3 edições da Revista Espírito Livre: Edição de Março de 2014, Abril de 2014 e Maio de 2014. Depois disso, nos focamos nos eventos e projetos que estavam planejados e que aconteceram com sucesso nos meses seguintes.

Algumas edições estão em andamento e serão lançadas já nos primeiros meses de 2015, como a edição paraguaia da Revista Espírito Livre.

Participação em eventos

A Rede Espírito Livre foi convidada a participar da Campus Party 2014 Brasil e Campus Party Recife 2014. As duas participações confirmaram a importância de uma discussão séria sobre o uso do software livre na produção editorial.

Através de uma palestra, participamos do Document Freedom Day 2014 Vitória, ocorrido no LABIC, em Vitória/ES. Também estivemos no FLISOL 2014 na cidade de Vitória/ES, com uma palestra ocorrida no Auditório Manoel Vereza – CCJE – Ufes – Campus Goiabeiras, no dia 26 de abril de 2014.

Ainda em abril, fomos convidados a participar do Pré-FISL Amazônia, ocorrido em Belém/PA. O evento foi como um aquecimento para o FISL 15 que ocorreu no mês seguinte.

Em maio, como não poderia ser diferente, estivemos presentes no FISL 15. Não custa lembrar que o evento foi um sucesso, assim como nas demais edições.

Em outubro, assim como nos anos anteriores, a Rede Espírito Livre participou da Latinoware 2014, ocorrido em Foz do Iguaçu/PR. Também participamos pela primeira vez do Fórum Goiano de Software Livre, ocorrido em Goiânia/GO.

No dia 30 de outubro de 2014 em Vila Velha, estivemos participando do I Workshop sobre Redes de Computador no CEET Vasco Coutinho.

Já em novembro, a Rede Espírito Livre participou de uma mesa redonda sobre mídia e tecnologia no I Encontro de Hip Hop no Morro, em Vitória/ES.

TV Espírito Livre

A TV Espírito Livre participou do Seminário Pesquisa sobre Participação Social no Palácio do Planalto e também da cobertura colaborativa no #ParticipaBR, ambos em Brasília/DF. Nas duas ocasiões, vários materiais foram captados e disponibilizados no site da TV Espírito Livre.

E quando se fala em lançamentos exclusivos, os números também impressionam: A TV Espírito Livre lançou 9 episódios do Programa Livre Saber, 6 episódios do Programa Conexão Digital e 5 episódios do Programa Vida Digital.

Fórum Espírito Livre

Quanto a eventos, a Rede Espírito Livre bateu o seu recorde e organizou 5 edições do Fórum Espírito Livre durante o ano de 2014:

O 6º Fórum Espírito Livre, ocorrido em Vitória/ES e Serra/ES, nos dias 29 e 30 de maio de 2014.

O 7º Fórum Espírito Livre, ocorrido em São Mateus/ES, de 04 a 06 de novembro de 2014.

O 8º Fórum Espírito Livre, ocorrido em Vitória/ES, de 12 a 15 de novembro de 2014.

O 9º Fórum Espírito Livre, ocorrido em Belém/PA, nos dias 25 e 26 de novembro de 2014. A edição de Belém foi marcada como nosso primeiro evento fora do Estado do Espírito Santo.

O 10º Fórum Espírito Livre, ocorrido em Cachoeiro de Itapemirim/ES, nos dias 01 e 02 de dezembro de 2014.

POD Diáspora

O ano de 2014 também foi marcado com o lançamendo de um POD do Diáspora da Espírito Livre, que pode ser acessado através do http://diaspora.espiritolivre.org. O Diáspora é uma rede social descentralizada, de código aberto e que respeita a sua liberdade.

Parcerias

Também fortalecemos as parcerias com a Linux Solutions, LABIC , LATINUX, Moarandu e neste caminho novos parceiros surgiram como a Dual Hosting. Abrimos espaço para novas parcerias com a galera do #GRITA e da Casa de Cultura Digital de Vila Velha.

O que vem em seguida

O ano de 2015 já começou e com ele um compromisso em dar continuidade aos projetos que já se tornaram um sucesso. Esperamos que neste novo ano, alguns dos principais projetos da Rede Espírito Livre tomem novos rumos e com isso se fortaleçam ainda mais.

E como não poderia ser diferente, contamos com a colaboração de todos na consolidação de nossos projetos. Em breve, voltamos com mais novidades!



Lançado Snort 3.0

2 de Janeiro de 2015, 12:27, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

 

Snort3

Como é do conhecimento de muitos profissionais e entusiastas da área da segurança da informação, Snort é o IPS mais poderoso do mundo, estabelecendo o padrão para os processos mais modernos e elaborados de detecção de intrusão. Recentemente, seus desenvolvedores lançaram a sua versão 3.0, que está disponível para downloads e avaliações.

Dentre as características que o compõem, está o suporte à múltiplas threads de processamento de pacotes; configuração compartilhada e tabela de atributos; utilização de uma configuração simples, programável e possibilidade de tornar os principais componentes conectáveis; serviços de autodetecção para configuração portless e melhor oferecimento no suporte multiplataforma.

O download pode ser feito aqui: https://www.snort.org/downloads/#snort-3.0.

Com informações de Hack-tools, Snort e Under-Linux.



Lançado Linux Console 2.3

2 de Janeiro de 2015, 12:21, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

 

wubius

O desenvolvedor Yann Le doare, anunciou o lançamento do seu LinuxConsole na versão 2.3, uma distribuição Linux independente feita para console de jogos. LinuxConsole é um sistema que foi projetado principalmente para transformar computadores velhos e semi-antigos em centros de console de jogos. O desktop LXDE inclui alguns utilitários, scripts para instalar o Firefox 34 , Flash Player e Google Chrome, e as funções de gerenciamento de sistema (como a instalação de impressoras). Como um bônus, a nova versão lançada traz um gerenciador de pacotes leve chamado opkg-gui, que permite instalar e executar pacotes. Há também suporte para os idiomas Inglês, Francês, Espanhol, Italiano, Alemão, Português e o kernel Linux 3.14.26.

Para os que não conhecem a distribuição, LinuxConsole é um live CD Linux que foi desenvolvido de forma independente trazendo diferentes edições que foram projetadas para ambientes desktops, servidores, consoles de jogos e computadores mais antigos. Suas características principais são o processo de fácil instalação, vasta escolha de software na forma de módulos, e excelente detecção de hardware.

Com informações do LinuxConsole e Under-Linux.



Contribuições para o Marco Civil da Internet

2 de Janeiro de 2015, 12:08, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

marco-civil-internet

O Marco Civil da Internet, Lei 12.965/2014, foi sancionado no dia 23 de abril de 2014 pela Presidenta Dilma Roussef durante o Encontro Multissetorial Global sobre o Futuro da Governança da Internet – NETMundial em São Paulo. Alguns dos dispositivos e regras da Lei serão regulamentados. Especificamente, o Artigo 9o, que disciplina a neutralidade de rede, determina que sua regulamentação é privativa da Presidência da República, ouvidos o CGI.br e a Anatel. Além disso, nos termos do Artigo 24, inciso II, da Lei, o CGI.br será chamado a participar da “promoção da racionalização da gestão, expansão e uso da internet”. Com o intuito de ampliar a participação, convidando ao debate e à busca do consenso todos os setores da sociedade, o CGI.br e seu GT de Regulamentação do Marco Civil da Internet, abrem esta chamada de contribuições à reflexão e à formulação sobre os itens necessários à regulamentação da Lei.

As contribuições enviadas por meio do site do CGI.br serão consideradas pelo Grupo multissetorial na formulação de seu documento de trabalho, com as conclusões de estudo. Todas as contribuições ficarão publicas e disponibilizadas no site do CGI.br. O Grupo multissetorial promoverá ainda reuniões abertas para debater a minuta do documento, provavelmente em fevereiro de 2015. O documento resultante será apresentado e debatido no pleno do CGI.br, que deverá encaminhar as contribuições aos órgãos do Governo Federal responsáveis pelo processo de regulamentação da lei do Marco Civil.

Como funcionará o processo de contribuições:

  1. Qualquer pessoa e/ou entidade pode participar por meio do preenchimento do formulário localizado no endereço http://marcocivil.cgi.br/formulario/
  2. O prazo de submissão de contribuições estará aberto a partir do dia 19 de dezembro. O prazo se encerra às 23h59min do dia 31 de Janeiro de 2015.
  3. As contribuições serão consideradas para a formulação de documento de trabalho do GT, com as conclusões de estudo reunindo as propostas, parâmetros e critérios fundamentais para a regulamentação.
  4. As contribuições são de responsabilidade de cada autor e o CGI.br não se compromete com seu teor.
  5. Todas as contribuições, identificando sua autoria, ficarão disponíveis no endereço http://marcocivil.cgi.br/contribuicoes/.
  6. O Grupo de Trabalho Multissetorial promoverá reuniões abertas para debate com a consolidação das contribuições.

Áreas temáticas:

  1. Definições técnicas e de termos relevantes ao Marco Civil da Internet
  2. Neutralidade de Rede
  3. Proteção aos Registros, aos Dados Pessoais e às Comunicações Privadas
  4. Guarda de Registros de Conexão
  5. Guarda de Registros de Acesso a Aplicações de Internet na Provisão de Aplicações
  6. Outros aspectos e considerações

Com informações do http://marcocivil.cgi.br.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource