A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Smart TVs e geladeira conectada à internet podem ter enviado spam para você
17 de Janeiro de 2014, 20:55 - sem comentários aindaMuito se fala recentemente da Internet of Things: ou seja, dispositivos conectados à internet que podem – em alguns casos – ser monitorados ou até controlados à distância. Isso vai desde Smart TVs a geladeiras que tuítam. Mas e se eles tiverem falhas de segurança? Bem, pode ter certeza que alguém vai aproveitá-las.
Segundo a empresa de segurança Proofpoint, 750 mil e-mails de spam foram enviados em um ataque cibernético realizado por mais de 100.000 dispositivos conectados à internet. Entre eles, estavam computadores, media players, TVs inteligentes e pelo menos uma geladeira conectada à internet – todos zumbis cumprindo ordens de hackers. O ataque durou duas semanas, indo até 6 de janeiro.
Obviamente, uma enxurrada de spam é algo indesejável, mas especialistas em segurança estão mais preocupados com o que isso significa para a internet das coisas. Mais de 25% do spam foi enviado por estes dispositivos “inteligentes” conectados à internet.
“Botnets já são uma grande preocupação de segurança, e o surgimento de thingbots pode tornar a situação muito pior”, disse Dave Knight, gerente de segurança da Proofpoint. A IDC acredita que 212 bilhões de objetos estarão conectados à internet até 2020, ultrapassando em vários múltiplos a população humana.
Se geladeiras já estão causando problemas, imagine quando todo mundo tiver lâmpadas ativadas via Wi-Fi e fechaduras abertas com o smartphone. Como prevenir isso? Precisamos criar uma infraestrutura de segurança melhor do que temos agora, para evitar que ataques a esses dispositivos se espalhem. Não será fácil, mas certamente é o desafio daqui para a frente.
Com informações de Proofpoint, Quartz e Gizmodo.
Novo vídeo mostra melhorias no recursos de multi-tarefa no Ubuntu Touch
17 de Janeiro de 2014, 20:38 - sem comentários aindaUma melhor abordagem para os recursos de multi-tarefa no Ubuntu Touch estão em desenvolvimento.
O desenvolvedor Michael Zanetti mostrou uma prévia destes novos recursos em um vídeo publicado no seu blog. Vale a pena conferir. Os recursos certamente lhe farão recordar de outros sistemas que já fizeram usos do belo estilo “carrossel”. O resultado ficou bem interessante.
O Ubuntu Touch atualmente oferece dois modos distintos de multi-tarefa. Aplicativos podem ser vistos através de um carrossel, através de fullscreen, a partir do lado direito da tela, enquanto uma visão mais ampla, é mostrado miniaturas de todos os aplicativos abertos, sendo acessível a partir do Home.
Em sua demonstração do efeito, atualmente um trabalho em andamento, parece que ambas as abordagens estão sendo combinadas em uma só.
Descubra se seu e-mail foi hackeado
17 de Janeiro de 2014, 20:24 - sem comentários aindaOs casos de vazamento de dados sigilosos em serviços na internet têm se tornado cada vez mais comuns. Só nos últimos meses vimos Adobe, Sony, LinkedIn, Yahoo, Snapchat, entre outros enfrentarem situações assim.
O problema é que muita gente usa os mesmos dados de login e senha em tudo quanto é cadastro que faz pela rede, o que facilita a ação de criminosos. E boa parte dos afetados só descobre que foi exposto quando já é tarde demais.
Para antecipar algum problema, um desenvolvedor chamado Troy Hunt lançou, no fim do ano passado, o “Have I been pwned?”, em que você indica login ou e-mail e descobre se esteve envolvido em algum dos casos recentes.
O serviço usa as informações publicadas quando ocorreram alguns dos maiores vazamentos para procurar seus dados e ainda avisa caso você se torne vítima no futuro.
Para acessar o site, clique aqui.
Com informações de Galileu e Olhar Digital.
Celular com Android da Nokia teria interface baseada no Windows Phone
17 de Janeiro de 2014, 20:19 - sem comentários aindaRecentemente, os vazamentos e rumores sobre o Normandy, o suposto smartphone com Android da Nokia ganharam força. Novas imagens, reveladas pelos especialistas neste tipo de informação Vizileaks e Evleaks dão um pouco mais de detalhes sobre a construção do aparelho e o software.
Em relação à sua interface, como esperado, ele claramente se inspira no visual “quadrado” do Windows Phone e seus blocos dinâmicos. A imagem mostra o acesso a apps como Skype, Twitter, Vine e Facebook, com ícones bem parecidos com os que são vistos no WP. Também há indicações de uma central de notificações e a barra de status dá a entender que o aparelho seria dual-SIM.
O que ainda não é claro se o aparelho realmente será lançado. A dúvida é se o aparelho foi pensado antes da aquisição pela Microsoft, e alguns rumores indicam que ele foi a razão da compra, e cancelado, e estes vazamentos são novos, ou se o aparelho ainda está em desenvolvimento.
Fontes informaram ao The Verge que o Normandy seria um aparelho de baixo custo, no patamar da linha Asha da empresa, com configurações compatíveis. Um processador Snapdragon S4, uma câmera de 3 megapixels, 4 GB de armazenamento e 512 MB de RAM seriam as configurações, com um slot para cartão microSD.
O aparelho rodaria uma versão própria do Android e altamente modificada, semelhante ao que a Amazon faz com o Kindle Fire, que não teria nem mesmo acesso ao Google Play.
Com informações do Olhar Digital.
EUA espionam 200 milhões de SMS por dia
17 de Janeiro de 2014, 20:16 - sem comentários aindaA espionagem norte-americana chega também às mensagens de texto trocadas via celular por pessoas no mundo todo.
Com base em documentos vazados pelo ex-colaborador da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) Edward Snowden, o jornal The Guardian e o canal TV Channel 4 News, noticiaram que o órgão monitora 200 milhões de SMS por dia.
Os EUA usam as informações coletadas para descobrir localizações, redes de contato e até mesmo dados de cartões de crédito, de acordo com a EFE.
Com informações da EFE e Olhar Digital.