Javascript é uma linguagem universal em sistemas WEB, por ser a única linguagem garantidamente presente do lado do cliente em navegadores – isso implica em qualquer projeto WEB ter que incorporar um pouco de Javascript.
Para desenvolvedores Python, a perda com isso é muito grande – já que em Javascript puro, não só deixam de estar disponíveis algumas das muitas facilidades que permitem o desenvolvimento de um bom código em Python, como há idiosincrasias que são simplesmente contra-produtivas – em particular a não existência de um sistema de importação de módulos/bibliotecas, inconsistência do resultado “verdadeiro/falso” para vários valores, transformação mágica da keyword “this”, sem falar nos {;} e a maluquice dos callbacks.
Por outro lado, justamante pela alta-performance e presença ubiqua, javascript se torna uma plataforma válida para compilação de código a partir de outras linguagens: o que significa que é possível se escrever código Python que é transformado em Javascript no cliente e assim, sobrepujar muitos dos problemas inerentes à linguagem. É importante notar que esses problemas são de natureza tal que mesmo no eco-sistema de javascript surgiram projetos tais como o “coffescript” justamente para tentar mitigar alguns dos problemas da linguagem (mas preservando a sintaxe C-like). Portanto – querer usar Python em lugar de javascript não é só uma questão de “apego religioso ao Python” – mas sim, uma forma de se levar as mesmas vantagens que temos de Python contra outras linguagens para o nicho de scripts client-side.
Essa palestra menciona e demonstra alguns dentre vários frameworks que permitem o uso de Python no clientside como: Brython, Pyjaco, Pyjamas, Skulpt, Kesaco e Kivy!
Palestrante: João Sebastião de Oliveira Bueno trabalha com software livre desde 1997, e com a linguagem Python desde 2001. É atuante na comunidade brasileira de Python, se concentrando na exploração de bibliotecas e aplicativos gráficos que sejam acessíveis através desta linguagem. É um dos desenvolvedores do GIMP (GNU Image Manipulation Program). Como consultor com empresa própria atuou em vários projetos relacionados a portais e desenvolvimento de sistemas usando Python. Em 2009 e 2010 atuou como professor assistente na Fatec de Americana, onde utilizou Python em várias disciplinas. Atualmente integra a diretoria da Associação Python Brasil e trabalha com a Simples Consultoria, com as tecnologias Python Plone e Zope.
Data: 04/11/2013
Horário: 10h às 12h
Local: Sala de Videoconferência do Serpro – São Paulo – Luz
Transmissão: A atividade será transmitida via internet pelo serviço Assiste – Vídeo Streaming Livre do Serpro.
Para acompanhar, acesse: assiste.serpro.gov.br/cisl/
Para encaminhar perguntas durante a palestra, enviem para o e-mail CISL cisl@serpro.gov.br, twitter @CISLGovBR ou facebook https://www.facebook.com/cislgovbr
0sem comentários ainda