É muito provável que o Departamento de Justiça dos EUA não apresente acusações contra Julian Assange, fundador do Wikileaks e responsável por vazamentos de documentos secretos do Estado. As informações são do jornal The Washington Post.
A decisão ainda não é definitiva, de acordo com a publicação, mas autoridades teriam dito que, da mesma forma que jornalistas divulgaram os mesmo documentos imprensa à fora e não foram processados por isso, o governo americano não teria motivos para processar apenas Assange.
“Se você não está processando jornalistas pela publicação de informação classificada, o que o departamento não o fez, então não há nenhum motivo para processar Assange”, disse o ex-porta-voz do Departamento de Justiça, Matthew Miller, ao Washington Post. É o que eles apelidaram de “problema New York Times” – se processarem Assange, terão que processar também publicações, como o The New York Times e o The Guardian, que divulgaram informações secretas.
No entanto, é possível que Assange ainda tenha que enfrentar um julgamento, caso seja acusado por algum outro delito.
O Wikileaks, por sua vez, disse ao jornal que somente irá considerar a afirmação quando o DOJ liberar uma “confirmação formal, oficial e aberta de que o governo dos EUA não tem qualquer intenção de processar o Wikileaks”.
Até o momento, o fundador do polêmico site continua sobre a custódia da Baixada do Equador, em Londres, a fim de evitar sua extradição para a Suécia, onde é acusado de estupro.
Fonte: IDGNow
0sem comentários ainda