O Google atualizou o Gmail com uma função que muitos de vocês não vão gostar. Agora, basta digitar o nome de alguém no campo “Para:” que o Gmail irá conseguir automaticamente o endereço pelo Google+. E o pior, ele é ativado por padrão na sua conta.
O Google anunciou a função ontem, em seu blog, e esclareceu ao The Verge que há a possibilidade de desativá-la. O serviço será ativado ao longo dos próximos dias, e você notará a seção “Enviar e-mail via Google+” com a opção “Qualquer pessoa no Google+” selecionada nas configurações do seu Gmail, mas ainda não dá para usá-la.
Vale a pena lembrar que, quando esta opção estiver funcionando, seu endereço de email não será revelado (a mensagem é enviada para o seu nome, mas quem enviou não pode ver seu email), e as mensagens recebidas ficarão na sua aba “Social” do Gmail, e não na “Principal”. Mas, ainda assim, você pode acabar recebendo emails não solicitados, até mesmo de gente que não conhece.
Para sair, você precisa ir até as configurações do Gmail, encontrar a seção “Enviar e-mail via Google+”, e escolher a opção que você prefere — elas vão de ninguém até qualquer pessoa no Google+.
Pode não ser a mudança mais radical já feita pelo Google no Gmail, e algumas pessoas certamente usarão esta nova função — mas é certeza que os defensores da privacidade irão criticar.
Com informações de Google, Verge e Gizmodo.
0sem comentários ainda