Alguns meses atrás a Mozilla disponibilizou o Firefox Hello, comunicador global desenvolvido para funcionar diretamente dentro do navegador. Com ele é possÃvel realizar chamadas online sem precisar sair do browser ou abrir um novo aplicativo ou software.
A desenvolvedora irá começar a implementá-lo em seu navegador Firefox a partir da próxima atualização, que deverá acontecer nas próximas semanas. De acordo com o blog da empresa, um Ãcone do Firefox Hello aparecerá disponÃvel no canto superior direito da barra de ferramentas e dentro do menu de personalização.
Para utilizá-lo no navegador bastará o usuário clicar em “Start a conversation”. A partir daà uma janela será aberta com um autorretrato do remetente até que a pessoa convidada entre na chamada. Enquanto o usuário aguarda a entrada de outra pessoa na chamada, é possÃvel continuar navegando na internet normalmente. O Hello indica quando a chamada é respondida por meio de seu Ãcone, que fica azul. Há também um alerta sonoro.
“Estamos desenvolvendo o Firefox Hello em parceria com a Telefónica, utilizando a tecnologia TokBox para alavancar a ferramenta, mas esse é apenas o começo. Esperamos adicionar  novos recursos à ferramenta, como compartilhamento de tela e colaboração online, para que os usuários possam ter mais produtividade e tirar o máximo proveito de suas chamadas de vÃdeo, seja na hora de planejar as férias, fazer compras online ou para uma chamada coletiva durante um jogo. As possibilidades são infinitasâ€, declarou o diretor de produto Firefox na Mozilla, Chad Weiner.
O sistema desenvolvido pela Mozilla cria uma URL compartilhável para cada conversa, oferecendo facilidade para que as pessoas possam se comunicar por vÃdeo ou áudio. Além disso, o Hello permite personalizar as conversas para organizá-las de maneira mais fácil. É possÃvel criar múltiplas conversas e nomeá-las com tópicos personalizados, assim, fica mais fácil alternar as pessoas com quem se fala com maior frequência.
O recurso também disponibiliza as conversas gravadas no navegador, tudo sem a necessidade de criar uma conta ou informar dados pessoais, algo que a Mozilla vem enfatizando como grande diferencial diante das concorrentes.
Outra novidade do Firefox 35 é a chegada da loja virtual Firefox Marketplace para desktop, atualmente em fase beta. Esse recurso já está disponÃvel nos sistemas operacionais móveis Firefox OS e Firefox para Android. Agora, a companhia vem pedindo a ajuda dos usuários para levar os aplicativos do Marketplace para Windows, Mac e Linux.
Há também mais possibilidades com relação ao Firefox Share: as grandes redes sociais (Facebook, Twitter, Tumblr e Google+) estão agora disponÃveis num só local do navegador. Assim, ficou mais fácil compartilhar conteúdo sem deixar o site que o usuário está visitando. Para fazer isso, contudo, é necessário ativar o serviço por meio da Share Activation Page.
É bom lembrar que tudo isso pode ser agregado à barra de ferramentas do Firefox por meio do Modo de Customização do navegador. Abaixo, seguem algumas das mudanças para desktop:
- Firefox Hello com novo modelo de conversação baseado em salas;
- Nova interface de busca mais localidades disponÃveis;
- Acesso à loja virtual Firefox Marketplace a partir do menu de Ferramentas e de botão opcional na Barra de Ferramentas;
- Suporte interno para H264 (MP4) para versões Mac OS X Snow Leopard (10.6) e superiores e novas aplicações nativas;
- Manuseio de estilo dinâmico modificado para melhorar a resposta ao usuário;
- Implemento da HTTP pública Key Pinning Extension, para aumentar a autenticação de conexões encriptadas;
- Melhor coerência espacial com o uso do processo tile rendering em ambiente OS X;
- Redimensionamento de imagens de alta definição melhorado.
Algumas alterações foram feitas para corrigir bugs e outras são destinadas aos desenvolvedores. Para saber mais, clique aqui.
Android
Enquanto a versão do Firefox 35 tem mais recursos no lançamento para desktop, o aplicativo para Android também traz algumas novidades interessantes. A maior delas talvez seja o gerenciador de downloads integrado.
Abaixo, algumas das alterações na versão para dispositivos móveis:
- Busca do Bing agora usa protocolo de segurança HTTPS.
- Serviço de geolocalização da Mozilla melhorado ao dividir sinais de Wi-Fi e de celulares. Para ativar esse recurso, basta abrir o menu de Configurações e, na seção “Mozilla”, procurar por “Mozilla Location Services”, na opção Data Choices;
- Diálogo nas buscas adicionado à páginas contendo erros;
- Uso do gerenciador Android Download para manter o rastreamento de arquivos baixados;
- Manuseio de estilo dinâmico modificado para melhorar a resposta ao usuário;
- Implemento da HTTP pública Key Pinning Extension, para aumentar a autenticação de conexões encriptadas;
- Alguns dispositivos têm agora a capacidade de visualizar a atividade de pesquisa deslizando o dedo sobre a tela para cima ou a partir do widget de busca.
A exemplo da versão para desktop, outras alterações foram correções e mudanças destinadas aos desenvolvedores. Para ver a lista completa, clique aqui.
Este é o primeiro lançamento do Firefox em 2015 e, como cada lançamento acontece a aproximadamente cada seis semanas, o Firefox 36 deve estar disponÃvel no final de fevereiro.
0sem comentários ainda