A circulação livre de informações é elemento imprescindível para que a sociedade em rede atinja seu potencial democrático e revolucionário. Nesta edição, o Conexões Globais vai abrir espaço para um Encontrão Hacker, para experimentar e pesquisar os limites, os desafios e as possibilidades da participação social e da democracia em rede. As atividades acontecem nos dias 24 e 25 de janeiro, na Casa de Cultura Mario Quintana, em uma parceria entre a Secretaria-Geral da Presidência da República e o Governo do Rio Grande Sul.
A programação inclui uma CryptoParty, com dicas para proteger seu computador e suas comunicações, uma Hackatona, destinada a quem busca criar ferramentas para uma sociedade cada vez mais democrática e uma circulação cada vez mais livre de informações, e um ciclo de debates. Dessa forma, busca promover a construção de tecnologias e o intercâmbio e a integração de agentes, coletivos e iniciativas públicas e privadas.
A CriptoParty vai discutir técnicas, estratégias e ferramentas de comunicação segura. A intenção é desmistificar as formas de usar a criptografia para que a troca de mensagens na rede possa ser mais segura e confiável. Serão oficinas práticas e rodas de conversa e não precisa ter conhecimentos técnicos para acompanhar as atividades. Ela acontece na sexta, começa na sexta (24), das 10h às 18h na Sala C2 da Casa de Cultura Mario Quintana, na sequência de atividades que já vão estar acontecendo no dia anterior, das 14h às 18h na Usina do Gasômetro. Lembre de levar seu laptop ou seu computador.
A Hackatona tem como foco o desenvolvimento de ferramentas de Participação Social. Hackers convidad@s participam para incentivar e contribuir com o trabalho dos grupos. As oficinas técnicas da CriptoParty que ocorrem em paralelo podem servir de base e inspiração para fomentar a formação de grupos ou núcleos de formulação e desenvolvimento de ideias e projetos para plataformas e metodologias de participação social na rede. A Hackatona acontece na sala C2 da Casa de Cultura Mario Quintana, dia e noite sem parar, das 14h de sexta às 18h de sábado. São 32 horas de programação, que é toda colaborativa. Para construir junto, clique aqui.
Programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares vão participar do Encontrão. Venha também!
Com informações do Gabinete Digital RS.
0sem comentários ainda