A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
jquerycards, mais de 1.000 plugins para quem trabalha com jquery
15 de Janeiro de 2016, 14:32 - sem comentários aindaSe costuma usar jquery para programar e está buscando plugins efetivos, testados e de boa qualidade, vale dar uma olhada em jquerycards.com.
Se trata de uma impressionante seleção de extensões que nos ajudam a programar desde um código QR a um sistema que identifica se um determinado elemento de um site está visível neste momento ao usuário, passando por utilidades como design, animações e etc.
A seleção é feita por Aaron Lumsden, um desenvolvedor que decidiu criar o projeto há um ano, permitindo que usuários do mundo inteiro possam enviar os links a novos plugins, extensões que são revisadas para verificar sua qualidade e bom funcionamento antes de serem publicadas no site.
O site não é muito organizado, é usada a paginação, por isso não há filtros para ajudar a identificar rapidamente o que buscamos. No entanto, existe, por outro lado, uma pequena lista de categorias na parte acima do site, embora não sejam muito eficientes em casos mais específicos.
Sem dúvida, um fantástico trabalho que merece ser mencionado.
Com informações de Jquery Cards e Wwwhat’s New.
Ubuntu 16.04 LTS poderá permitir que os usuários atualizem firmwares pelo próprio SO
15 de Janeiro de 2016, 14:09 - sem comentários aindaA próxima versão do sistema operacional da Canonical, o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), poderá trazer uma nova funcionalidade, no mínimo interessante, que permitirá que os usuários possam atualizar os firmwares de suas máquinas diretamente do SO. Isso será possível graças a implementação de uma ferramenta chamada fwupd, que também estará disponível no ambiente gráfico GNOME.
As discussões sobre o fwupd e todos os seus benefícios já estão acontecendo há algum tempo. A novidade é o resultado de uma colaboração entre os desenvolvedores do GNOME e da fabricante Dell. Hoje em dia, a maioria das empresas de hardware fornecem atualizações de firmware que só podem ser instaladas se você tiver um sistema operacional Windows. Isso pode ser um problema real se você quiser atualizar o firmware da sua placa-mãe, mas este é apenas um exemplo.
Ao menos por enquanto, a nova ferramenta ainda está sendo desenvolvido e também é dependente do Linux Vendor Firmware Service, que é um recurso online onde os fabricantes de hardware podem fazer o upload do novo firmware. Para que o fwupd possa entrar em ação, ele ainda precisa se conectar a um repositório online para baixar e instalar o novo firmware, que neste caso é o Linux Vendor Firmware Service, também conhecido como LVFS.
O fwupd deverá ser implementado no GNOME Software, a aplicação que deve substituir a central de programas (Ubuntu Software Center) no Ubuntu 16.04 LTS. Contudo, o único problema é que o projeto existe desde julho de 2015 e ainda precisa de qualquer tipo de autorização, embora possa ser apenas a falta de suporte.
Mais detalhes sobre o projeto fwupd podem ser encontrados no site oficial, através deste link.
Com informações de Softpedia, fwupd, GNOME e LinuxBuzz.
Lançada versão final do Linux Kernel 4.4 LTS trazendo melhorias e novas funcionalidades
15 de Janeiro de 2016, 14:07 - sem comentários aindaFoi anunciado no último domingo (10) por Linus Torvalds a versão final e estável do Linux Kernel 4.4 LTS (Long-Term Support – suporte a longo prazo). Entre as novidades que merecem destaque na nova versão do kernel, está o suporte 3D para o driver de GPU virtual, permitindo gráficos 3D acelerados por hardware em guests de virtualização.
Além disso, também há um mais enxuto e rápido dispositivo de loop que suporta Asynchronous I/O e Direct I/O, aumentando assim o desempenho do sistema e economizando memória, suporte para Open-Channel Solid State Drives (SSDs) através do LightNVM e para o “journaled” RAID5 MD, que corrige alguns problemas de gravação de RAID.
Nada desagradável aconteceu esta semana, então Linux-4.4 está disponível em todos os locais habituais. Não são muitas as mudanças desde o rc8. Há cerca de um terço de atualizações para arch, um terço para drivers e um terço de “misc” [variados] (principalmente para algumas coisas do núcleo e rede), mas é tudo pequeno. Notável pode ser o inquebrável ABI x86-32 “sysenter”, quando alguém (*tosse*android-x86*tosse*) fez mau uso por não usar o vdso e em vez disso usar a instrução direta”, diz Linus Torvalds em seu anúncio.
Além das novas características implementadas no Linux Kernel 4.4 LTS, podemos notar uma grande quantidade de drivers atualizados, bem como a adição de novos, permitindo que o kernel tenha suporte a hardwares mais modernos e todos os tipos de dispositivos. O Linux Kernel 4.4 LTS, traz também muitas melhorias sob o capô e inúmeras correções de bugs, obviamente.
Para mais detalhes sobre o Linux Kernel 4.4 LTS, confira o shortlog completo com todas alterações realizadas desde o último RC8 no anúncio oficial, através deste link. Se tudo ocorrer bem, em breve publicaremos um tutorial de instalação no Ubuntu/derivados.
Com informações de Softpedia, LKML e LinuxBuzz.
PCSX2, o poderoso emulador do famoso PlayStation 2, ganha nova atualização
15 de Janeiro de 2016, 13:58 - sem comentários aindaO poderoso emulador do famoso PlayStation 2, o PCSX2, acaba de ganhar uma nova atualização que traz inúmeras alterações, como novos recursos e melhorias para o software, a 1.4.0, que já está disponível para download com versões para todos os sistemas operacionais suportados, Linux, OS X e Windows.
Entre alguns dos destaques do novo PCSX2 1.4.0, podemos citar a inclusão de um novo backend GSdx OpenGL, que promete uma enorme velocidade e compatibilidade, um Debugger para desenvolvedores que queiram depuração dos jogos, um recurso chamado Folder Memory Cards, para compartilhar de forma fácil o salvamento dos jogos, bem como o suporte ao EE Cyclerate para overclock e underclock para manipular a velocidade de clock da CPU Emotion Engine’s R5900 Core. Para entender melhor o impacto do recurso, confira o vídeo abaixo:
Além disso, PCSX2 1.4.0 introduz melhorias gerais para MicroVU, melhor manipulação para IRQ, para MFIFO Timing, para o tamanho de saída de CRTC e de execução para TLB, a possibilidade de carregar imagens ISO que foram compactadas usando o Gzip ou o método CSO e suporte para limitar e mascarar o tamanho de transferência 1mb-16bytes.
Por último, mas não menos importante, o plugin SPU2-X recebeu ajustes por canal de volume e melhorias para Time Stretcher, a interface gráfica do PCSX2 recebeu algumas pequenas atualizações, bem como um diálogo redesenhado para o plugin GSDX.
Instalando o PCSX2 1.4.0 no Ubuntu
Para instalar o PCSX2 1.4.0 no seu Ubuntu ou em uma distro baseada no SO da Canonical, não há segredo. Basta abrir o seu Terminal (use o atalho Ctrl+Alt+T, caso esteja usando o ambiente gráfico Unity) e execute o comando abaixo. É só copiar, colar e pressionar Enter no teclado. Não se esqueça de informar sua senha (a senha root) quando for solicitada no Terminal.
sudo add-apt-repository ppa:gregory-hainaut/pcsx2.official.ppa && sudo apt-get update && sudo apt-get install pcsx2
Quando o processo acima estiver concluído, basta pesquisar por pcsx2 no lançador de aplicativos (menu iniciar). Para mais detalhes sobre todas as novidades implementadas no PCSX2 1.4.0, confira o anúncio oficial de lançamento, através deste link.
Com informações de Softpedia, PCSX2 e LinuxBuzz.
Unity 5.3 já está disponível para a plataforma Linux, Ubuntu é oficialmente suportado
14 de Janeiro de 2016, 17:47 - sem comentários aindaA Unity Technologies, desenvolvedora da popular engine de jogos Unity, também conhecida como Unity 3D, anunciou que já está disponível para download uma nova versão atualizada do software para Linux, a 5.3.1, que traz algumas melhorias especificas para a plataforma. Atualmente, apenas o Ubuntu é oficialmente suportado. Porém, também é possível instalar em outras distribuições Linux.
Baseado no mais recente Unity 3D 5.3.1, a versão da engine para Linux traz melhorias para coisas como a posição do cursor de relatórios na visualização do jogo e integração de exibição da web, incluindo o encaixe, foco e redimensionamento.
Além disso, o Unity 5.3.1 para Linux também acrescenta algumas melhorias para o modo OpenGL legacy, juntamente com correções para problemas com o pressionamento das teclas de setas na visualização do jogo, que mudou o foco do teclado, como também o pop-up “Add Resolution”.
Por último, mas não menos importante, a nova atualização corrige um problema com a posição do deslocamento do cursor do mouse quando a visualização do jogo é letterboxed.
Como já foi mencionado anteriormente, infelizmente, apenas o sistema operacional da Canonical é oficialmente suportado. Com isso, a Unity Technologies fornece um instalador oficial para a versão de 64 bits do Ubuntu. Provavelmente, usuários de distribuições Linux baseadas no Ubuntu (de 64 bits) possam também fazer uso do pacote DEB fornecido pelos desenvolvedores da engine, que pode ser baixado através deste link. Para instalar, não maioria dos casos, não há segredo, basta dar um duplo clique no arquivo.
A Unity 5.3 foi anunciada no final de 2015 e trouxe vários novos recursos e melhorias, tornando-se mais uma vez uma das engines de jogo mais aclamadas do mercado, utilizada em milhares de títulos.
Importante ressaltar que apesar de estar disponível para Ubuntu e também gerar games multiplataforma, a engine Unity não é opensource.
Com informações de Softpedia, Unity Technologies e LinuxBuzz.