Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Últimos Posts

 Voltar a Blog Marcelo...
Tela cheia

Sábado participo Diálogo RS

13 de Novembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1124 vezes

Novas tecnologias para a democracia participativa consultas e  orçamento participativo na era digital: governo e redes sociais

Contextualizador:

Nilmário Miranda – presidente da Fundação Perseu Abramo

Mediadores: Ari Vanazzi – prefeito de São Leopoldo Paulo Paim – senador

Painelista:

DivulgaçãoEsther de Albuquerque é economista com graduação pela Universidade Federal do Pará (e especialização em teoria econômica pela Universidade da Amazônia. Na Prefeitura de Belém foi Secretária Municipal de Saúde (2003), Secretária Municipal de Finanças (1997 a 2002) e Secretária Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (1997). Atualmente é Secretária da Secretaria do Conselho de Desenvolvimento Ecônomico e Social da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SEDES/SRI/PR).

Comentaristas:

ReproduçãoCezar Alvarez é economista e foi assessor de gabinete do prefeito Olívio Dutra, em Porto Alegre (RS), subsecretário-geral de governo na prefeitura de Porto Alegre, onde também atuou como chefe de gabinete e secretário municipal de Indústria e Comércio durante a gestão de Tarso Genro e secretário municipal de administração na gestão de Raul Pont. Atualmente é assessor especial da Presidência da República, onde assumiu a coordenação dos programas federais de inclusão digital.

ReproduçãoEduardo Carrion é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS e pós-graduado em Direito Constitucional e Ciência Política pela Université de Paris I Panthéon-Sorbonne. Atualmente coordena o Instituto Valentin Carrion de Ensino Jurídico e lidera o grupo de pesquisa Constituição e Sociedade, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É também professor no Curso de Especialização em Direito Constitucional e na Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul (FMP) e no Curso Oficial de Preparação à Magistratura do Trabalho da Fundação Escola da Magistratura do Trabalho/RS (FEMARGS).

ReproduçãoLuciano Fedozzi possui doutorado e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atualmente é professor adjunto da UFRGS, onde leciona teoria sociológica contemporânea, sociologia brasileira e epistemologia das ciências sociais. Tem experiência na área de pesquisa sociológica, com ênfase nos temas da cidadania, do orçamento participativo (tem quatro livros publicados sobre o tema), formas de participação da sociedade civil e associativismo, esfera pública e políticas sociais.

Rodrigo ArgentonMarcelo Branco é coordenador da Associação Software Livre.org, realizadora do FISL e diretor do Campus Party Brasil, LAN Party que acontece em São Paulo desde 2008. Trata-se de um evento que reúne pessoas e seus computadores, e todas são conectadas a uma rede de 10 Gbps para tratar de temas diversos relacionados à Internet. Branco é também consultor para sociedade da informação e professor honorário da Cevatec (Peru), além de ser membro do Conselho científico do programa internacional de estudos superiores em software livre na Universidade Aberta de Catalunha.

Dino SantosQuintino Severo atualmente é secretário geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O metalúrgico e técnico em eletromecânica iniciou sua trajetória política e sindical no Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo. Na CUT-RS assumiu a tesouraria entre os anos de 1996 e 1997 e a sua gestão foi marcada pela implementação do orçamento participativo. Atuou também como Secretário Geral na gestão 1997-2000 e foi eleito Presidente por duas gestões (2000-2003 e 2003-2006).


Tags deste artigo: dialogo rs

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.