Boletim número 04 de 2011 da deputada Neusa
20 de Abril de 2011, 0:00 - sem comentários aindaSalvador, 20/04/2011 – N° 04 |
Legislativo: Neusa quer encontro da Comissão de Agricultura em Baixa GrandeA deputada estadual Neusa Cadore (PT/BA) sugeriu que a Comissão de Agricultura e Política Rural, que se reuniu nesta terça-feira (19), realize uma audiência pública na cidade de Baixa Grande-BA, no Território da Bacia do Jacuípe. A proposta da parlamentar é que o evento tematize a Agricultura Familiar e o Cooperativismo e seja realizado no segundo semestre deste ano.
|
Deputada parabeniza Ipirá pelos 156 anosLocalizada no Território da Bacia do Jacuípe, a 200 km da capital baiana, Ipirá celebra mais um aniversário de emancipação política nesta quarta-feira, 20 de abril. Para homenagear o município, a deputada estadual Neusa Cadore (PT) apresentou a Moção de Congratulações de nº 12.629/2011, na Assembleia Legislativa da Bahia. Ipirá configura-se como um dos principais centros comerciais e de serviços públicos da região do Jacuípe.
|
Áudio: Programa da Gente destaca a realização de plenária estadualA Plenária do Mandato da Gente, realizada no sábado dia 16 de abril, em Ipirá-BA, reuniu mais de 400 pessoas, contou com a participação de representantes de onze prefeituras e de lideranças de cerca de 50 municípios. A deputada Neusa Cadore ficou muito contente com o resultado do encontro. Este é o tema do Programa de Rádio desta semana que conta com a participação de Afonso Florence e Walter Pinheiro. |
Outras NotÍcias |
20/04/2011 – Prefeito de Morpará solicita investimentos na saúde local |
20/04/2011 – Vale do Capão e Distrito de Barreiros pedem reforço na segurança pública |
19/04/2011 – Neusa parabeniza o governador pela 4ª revista Bahia Terra de Todos Nós |
18/04/2011 – GT de Cultura e Comunicação da Bacia do Jacuípe faz encontro em Gavião |
18/04/2011 – Decreto da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres |
16/04/2011 – Plenária do Mandato da Gente reúne representantes de todas as regiões da Bahia |
16/04/2011 – Pinheiro e Afonso recebem sugestões dos participantes da plenária |
Reportagem Especial |
20/04/2011 – Áudio: TVE fará cobertura dos festejos juninos na Bacia do Jacuípe |
agenda |
12 de maio, quinta-feira |
Vale do Capão e Distrito de Barreiros pedem reforço na segurança pública
20 de Abril de 2011, 0:00 - Um comentárioO secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, recebeu nesta terça-feira (19), a deputada Neusa Cadore; o prefeito de Palmeiras-BA, Marcos Venicios Santos Teles; o vereador Jonival Santos (PT de Palmeiras); e o presidente da Associação de Difusão e Assistência Social da Barreiros de Riachão do Jacuípe-BA, João Carlos. Eles reivindicaram da secretaria mais investimentos na prevenção à violência em suas localidades.
Em Palmeiras o prefeito quer mais segurança no Vale do Capão, um dos principais roteiros turísticos da Chapada Diamantina. Localizado entre a Serra da Larguinha e a Serra do Candombá, a 1.000 m de altitude, o Vale do Capão é um berço de nascentes, dotado de uma exuberante vegetação e belas paisagens. O local é bastante procurado e segundo o vereador Jonival precisa de mais segurança no local visando dá mais tranquilidade aos moradores e visitantes.
Já em Barreiros de Riachão do Jacuípe as Polícias Civil e Militar investiram recentemente na investigação e realizaram uma operação visando combater o tráfico de drogas no local. A ação conjunta coordenada pela Secretaria de Segurança deu bons resultados e agora João Carlos quer ação preventiva. Segundo o líder comunitário, o Governo tem que investir em ampliar a presença do policiamento no lugar.
Barreiros fica a 40 quilometros da sede do município e é o maior produtor de blocos da região. Com as novas fábricas que estão em construção já somam 22 cerâmicas na localidade, que é banhada pelo Rio Jacuípe, com atrativo turístico para banho nas barragens durante o final de semana.
A deputada Neusa Cadore que conhece pessoalmente as duas localidades falou que é muito importante que o Governo da Bahia atenda estas solicitações. Ela fez um balanço positivo da segurança pública na atual gestão do Governador Wagner que procurou garantir a segurança e a integridade ao cidadão, centrando ações na informação, na inteligência e na prevenção. Por isso, os recursos orçamentários do Estado para a segurança pública aumentaram significativamente entre 2007 e 2010, passando de R$ 1,6 bilhão para R$ 2,2 bilhões. Tais investimentos refletem a forma como a administração estadual se relaciona com seu povo, na preservação de seus direitos e na garantia de sua paz.
O secretário Maurício Teles Barbosa informou que irá estudar as medidas cabíveis para cada caso e disse que tomará providências para garantir segurança aos moradores dos dois locais.
Ascom Mandato da Gente | Paulo Marcos
Prefeito de Morpará solicita investimentos na saúde local
20 de Abril de 2011, 0:00 - sem comentários aindaSirley Novaes, prefeito de Morpará-BA, no Território do Velho Chico, participou de reunião com o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, e a deputada estadual, Neusa Cadore (PT). A proposta do encontro foi discutir mais investimentos para a saúde pública do município.
Morpará com 48 anos de emancipação política tem pela primeira vez um governo petista e as conquistas não são poucas são diversos investimentos dos governos local, estadual e federal.
Na saúde, o município conquistou a implantação do Programa Saúde da Família com a construção de postos e contratação de equipes médicas, além disso recebeu uma ambulância nova. Agora Leley como é conhecido o jovem prefeito quer mais investimentos na prevenção às doenças e melhorias no atendimento de emergência.
O prefeito e a comitiva também visitaram o gabinete da deputada, onde solicitam a indicação de obras na região. Uma das proposições é a pavimentação asfáltica da BA 160 que liga Morpará ao povoado de Angico.
Segundo Neusa Cadore, obras, serviços e um novo jeito de governar marcam a vida do povo de Morpará na gestão atual. “A cidade está de cara nova. O novo governo municipal devolveu ao povo o direito de sonhar e está transformando muitos sonhos em realidade”, informou Neusa.
Mande seu comentário aqui
Redes Sociais
Ascom Mandato da Gente
Legislativo: Neusa quer encontro da Comissão de Agricultura em Baixa Grande
19 de Abril de 2011, 0:00 - sem comentários aindaLegislativo: A deputada estadual Neusa Cadore (PT/BA) sugeriu que a Comissão de Agricultura e Política Rural, que se reuniu nesta terça-feira (19), realizasse uma audiência pública na cidade de Baixa Grande-BA, no Território da Bacia do Jacuípe.
A proposta da parlamentar é que o evento tematize a Agricultura Familiar e o Cooperativismo e seja realizada no dia 27 de agosto de 2011. Segundo Cadore, a Bacia do Jacuípe tem forte produtividade ligada às cadeias do Mel, Carne e Leite com grande parte da produção vinda da Agricultura Familiar através de empreendimentos cooperativistas.
Neusa é a vice presidenta da comissão e desde a instalação do colegiado que propõe a interiorização dos debates da Assembleia Legislativa da Bahia. Já estão programados também encontros nos territórios do Oeste baiano, Extremosul, Sisal e Irecê.
Também na manhã desta terça, Neusa Cadore participou da reunião da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle, onde ficou definida a audiência pública com o Secretário Estadual da Fazenda Carlos Martins para o dia 26 de abril de 2011, no âmbito da comissão.
Vítima de assédio moral pede apoio na Comissão dos Direitos da Mulher
13 de Abril de 2011, 0:00 - sem comentários aindaA mestre de obras Maria do Amparo, 55, trabalhava com entusiasmo e muita força nas obras de construção do Metrô de Salvador. Em 2006, com a chegada de um novo chefe da empresa que administra o consórcio, a mulher foi humilhada e sofreu assédio moral. Depois de 27 anos de experiência o novo chefe não admitiu trabalhar com uma mulher enquanto mestre da obra.
Cinco anos se passaram e só agora ela conseguiu seus direitos na justiça. O trauma e a luta de Amparo foram destaques na reunião da Comissão dos Direitos da Mulher, na manhã desta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa da Bahia
Ela pediu apoio da comissão para lutar pelo reconhecimento da participação femina na construção civil e defendeu que existam leis que obriguem às empresas fazerem capacitação dos funcionários sobre os direitos humanos.
Áudio – Maria do Amparo, mestre de obras
Ainda na reunião da comissão, o Grupo de Trabalho que estudou o projeto que cria a Secretaria Estadual de Políticas Públicas para a Mulher apresentou propostas de melhoria da lei. Dentre as ideias está a mudança da sigla da Secretaria para SPM Bahia que na versão original escrita pelo Governo chama-se SERMULHER. Além disso, as mulheres querem um projeto com uma linguagem “menos machista”.
No evento, a deputada Neusa Cadore (PT), fez uma reflexão sobre a luta das mulheres para a criação deste órgão. “Essa é uma conquista. É uma luta”, disse Neusa sobre a nova secretaria. “Creio que este projeto será uma ferramenta importantíssima com o Conselho e a Secretaria da Mulher implantados no Estado”. Para Neusa é mais empoderamento e conquista das mulheres da Bahia. “Hoje é um momento histórico”, declarou Cadore.
Neusa também comentou que a luta de Maria do Amparo é um exemplo para todas as mulheres que precisam de coragem para defender seus direitos. A reunião da Comissão dos Direito das Mulheres recebeu diversas representantes de organizações e movimentos da Bahia.
Ascom Mandato da Gente | Paulo Marcos
Creuza fala sobre a Semana de Valorização do Trabalho Doméstico
12 de Abril de 2011, 0:00 - sem comentários ainda
Seminários, exibição de documentário, feira de serviços, oficinas são algumas das atividades programadas para a Semana de Valorização do Trabalho Doméstico, que será realizada de 14 a 17 de abril de 2011, em Salvador.
A iniciativa do Governo do Estado, em parceria com diversos órgãos e entidades civis, é o tema desta entrevista com Creuza Maria de Oliveira, presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, que você pode ouvir em nosso site.
12.04.2011 – Áudio – Maria Creuza Oliveira – Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas
Segundo Creuza o evento é parte das ações de valorização do Trabalho Doméstico, um dos eixos prioritários da Agenda Bahia do Trabalho Decente, e também marca a comemoração ao Dia do Trabalho Doméstico, festejado em 27 abril.
Programação
No dia 14, a partir das 14h, será apresentado o documentário Trabalho Doméstico – Trabalho Decente, no auditório do Ministério Público do Trabalho/BA, no Corredor da Vitória. No vídeo, são abordados temas como a garantia de direitos e a promoção de melhores condições de trabalho para as trabalhadoras domésticas do Brasil, Bolívia, Guatemala e Paraguai. Após a apresentação, acontece uma mesa-redonda para discutir o assunto.
O filme é fruto da série de reportagens Trabalho Doméstico – Trabalho Decente, que tem como estratégia incentivar a conscientização social sobre a realidade do trabalho doméstico na América Latina. As reportagens foram produzidas numa parceria entre a TV Brasil Internacional e a ONU Mulheres Brasil e Cone Sul
Palestra – Dando continuidade à semana de Valorização do Trabalhador Doméstico, acontece, dia 15, a partir das 8h30, no Auditório do Tribunal Regional do Trabalho/BA, na Rua Miguel Calmon, nº 285 – Comércio, a mesa-redonda Trabalho Infantil Doméstico. Em seguida, a Ministra do Tribunal Superior de Trabalho, Delaíde Alves Miranda Arantes, ex-trabalhadora doméstica, profere a palestra Direito das Trabalhadoras Domésticas: onde e como avançar. O tema é conteúdo do livro, de sua autoria, “Trabalho Doméstico – Direitos e Deveres” (AB Editora, Goiânia – GO, 2002, 6ª edição).
No domingo, dia 17, a partir das 13h, uma feira de serviços, no Parque Costa Azul, na orla de Salvador, encerra as atividades da semana. Denominado Dia de Valorização do Trabalho Doméstico, a ação, em sua segunda edição, vai oferecer diversos serviços de saúde, atendimento jurídico e previdenciário, orientações sobre saúde da mulher, além de emissão de documentos, oficinas de artesanato, estilismo, corte de cabelo, dentre outros. Tudo será oferecido, gratuitamente, para os trabalhadores domésticos e seus familiares.
Ensaios de São João começam com Estakazero e Del Feliz
10 de Abril de 2011, 0:00 - sem comentários aindaO primeiro Ensaio de São João de 2011 foi um sucesso de público em Salvador.
Entre amigos, com muita gente bonita e chuva também. Foi assim a abertura da temporada de forró no Bahia Café Hall, na Paralela nesta sexta-feira (08).
A Estakazero convidou para o primeiro evento os amigos Del Feliz e Serginho, da banda baiana Adão Negro. O show contou ainda com a participação da banda Cangaia de Jegue e de um trio de forró que circula pelo espaço nos intervalos dos shows.
Em todas as sextas-feiras até 3 de junho acontecerão grande novidades para o público.
Dupla entrevista:
Del e Léo juntos. Ouça aqui a entrevista com Del Feliz e Léo da Estakazero.
Confira as fotos:
Sobre os ensaios
Para antecipar este clima junino, a Estakazero, pelo terceiro ano consecutivo, promove os já tradicionais Ensaios de São João, trazendo um pouco do clima interiorano para Salvador. Grandes artistas da música brasileira como Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Trio Nordestino vão dividir o palco com a Estakazero durante as oito noites dos ensaios.
Já na quarta edição, o projeto se consagrou no calendário cultural de Salvador por marcar a abertura dos festejos juninos de toda a Bahia. O evento pretende reunir cerca de 3,5 mil pessoas por noite com muita música, manifestações culturais e comidas típicas. “Este é um momento de mostrar as novas canções e tendências para a temporada junina”, afirma Léo.
Além dos shows no palco principal, o palco Luiz Gonzaga, o público poderá aprender a arrastar o pé com as aulas do grupo Cabrueira.
Serviço:
Ensaios de São João
Local: Bahia Café Hall – Paralela em Salvador
Data: Toda sexta-feira
Horário: 22 horas
Ingressos: Pista – R$ 30 (antecipado) R$ 40 (bilheteria)
Camarote – R$ 60 (antecipado) R$ 70 (bilheteria)
Vendas: Balcões dos Shoppings, Ticketmix, Pida e na sede da Veromundo
Documentário Samba Território será lançado na TVE Bahia
10 de Abril de 2011, 0:00 - sem comentários aindaA musicalidade do povo sertanejo, o som da cuia e do pandeiro, o cavaquinho e a viola, a participação da comunidade no samba de roda são alguns dos elementos presentes no filme “Samba Território” (30 minutos, 2010), que será lançado na TVE Bahia dia 14 de abril de 2011, às 19h.
Antes do lançamento terá uma reunião entre os prefeitos do território e Pola Ribeitro, diretor geral do Irdeb, para tratar do sinal da TVE e da cobertura dos festejos juninos 2011.
Documentário: O filme aborda a promoção da arte e da cultura regional a partir do Samba Rural do Território de Identidade da Bacia do Jacuípe. O Documentário mostra a manifestação com suas características próprias, elementos tradicionais e um contexto específico.
O Documentário ‘’Samba Território’’ mostra como 12 grupos de homens, mulheres e crianças mantém viva a produção musical popular e como se mobilizam para participarem do Festival Regional de Sambadores realizado anualmente em Pintadas-BA.
Fotografia: Leandro Mendes
Edição: Leandro Mendes e Paulo Marcos
Produção: Renaldino Almeida, Tony Rios e Claudivan Almeida da Silva
Realização: Companhia de Artes Cênicas Rheluz e Núcleo Pensar Filmes
Patrocínio: BNB Cultural, BNDS e Governo Federal
Apoio: TVE Bahia, Prefeitura de Gavião, Deputada Estadual Neusa Cadore – Mandato da Gente, Rede Pintadas, Ponto de Cultura Pensar Filmes e Ponto de Cultura Pintadas Cultura Viva
Garantia-Safra: Florence destaca parcerias e segurança para agricultores
8 de Abril de 2011, 0:00 - sem comentários aindaO governador Wagner lembrou que a Bahia é o único estado que, além de dar a contrapartida exigida pela União para o Fundo também paga metade do aporte
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, ressaltou nesta sexta-feira (08), em Salvador-BA, a importância das parcerias entre Governo Federal, estados e municípios para ampliar o alcance do Programa Garantia-Safra, que atende agricultores familiares do semiárido brasileiro. A afirmação ocorreu durante solenidade realizada na Sala de Atos da sede do Governo da Bahia, quando Florence e o governador Jaques Wagner oficializaram a ampliação do número de cotas do Programa no Estado, de 56 mil para 121 mil na safra 2010/2011.
Ministro assina ampliação do Garantia Safra na Bahia
“Programas como o Garantia-Safra melhoram a produção e a produtividade da agricultura familiar. São recursos que garantem a cobertura da safra para quem vive no semiárido e a sustentabilidade da agricultura familiar”, afirmou Florence.
O ministro ressaltou a importância do seguro para a manutenção da dinâmica econômica em regiões onde as atividades agrícolas representam a principal fonte de renda da população.
A deputada Neusa Cadore que prestigiou o evento comemorou essa conquista dos agricultores familiares baianos. Neusa disse que na Assembleia Legislativa da Bahia vai trabalhar ainda mais para garantir uma legislação eficiente para atender as demandas do setor.
A parlamentar que é vice presidenta da Comissão de Agricultura e Política Rural atualmente é relatora da Lei de Economia Solidária (leia mais) e está mobilizando os deputados e deputadas para participarem da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Neusa também já contribuiu com a elaboração e aprovação da Lei das EFAS – Escolas Família Agrícolas (leia mais aqui) e da Lei do Cooperativismo (leia mais aqui).
Deputadas Fátima Nunes e Neusa Cadore, mabas do PT, sempre juntas nos eventos riem quando Wagner brinca com agricultores durante pronunciamento
Governador fala sobre isenção de ICMS e orçamento para agricultura
O governador Jaques Wagner lembrou que a Bahia é o único estado que, além de dar a contrapartida exigida pela União para o Fundo Garantia-Safra, paga metade do aporte que corresponde aos produtores e municípios. Ele ainda disse que a isenção do ICMS que fez para os agricultores não é um favor e sim uma obrigação se compar com o apoio que as grandes empresas recebem do Estado.
O governador informou que outra iniciativa para beneficiar a agricultura familiar é a representação da Secretaria Estadual da Agricultura no escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) na China, país para o qual viajará na próxima semana, a convite da presidenta da República, Dilma Rousseff.
Áudio: Ouça o Governador Jaques Wagner – Agricultura Familiar
Mais áudios:
08.04.2011 – Ezequiel Santiago – Fatres
Líder sindical diz que a ampliação do Garantia Safra é uma conquista dos trabalhadores
08.04.2011 – Arnaldo Wagner – EBDA de Riachão do Jacuípe
O diretor da EBDA diz que Casa do Mel de Nova Fátima já tem resultado de mais de 20 toneladas
Leia mais sobre o Programa Garantia Safra na Bahia aqui
Siga neusa no Flickr e confira as fotos deste evento
Mande seu comentário aqui
Redes Sociais
Ascom Mandato da Gente | Paulo Marcos