Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Logotipo

Twitter_logo_s

Facebook-32x32Flickr-32x32Youtube-32x32

pm@paulomarcos.com | msg: 74.9110 4596
Jornalismo no Rádio, TV e Internet

http://www.dotpod.com.ar/wp-content/uploads/2008/06/sonico-logo.jpg

 

 

http://static.wix.com/media/1ff96be45122890f6b04ceeaa7dbd2d3.wix_mp

PM no Twitter

getaddrinfo: Name or service not known

Este perfil não tem posição geográfica registrada.

Paulo Marcos

Paulo Marcos
Pintadas - Bahia - Brasil
Tela cheia
 Feed RSS

Paulo Marcos no Rádio, TV e Internet

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Paulo Marcos, radiojornalista formado em Rádio e TV pela UNEB. Especialista em rádio, TV e comunicação digital junto a jovens e lideranças do movimento social. Coordenador da Rádio Barreiros/ADASB. É empreendedor individual e através da produtora NaCangaia presta serviços nas áreas de vídeo, fotografias e radiojornalismo.

Municípios baianos começam a se mobilizar para o concurso Cidade Baiana da Cultura 2010

26 de Janeiro de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda
Municípios baianos começam a se mobilizar para o concurso Cidade Baiana da Cultura 2010

 

Inscrições estão abertas até o próximo dia 31 de janeiro


Itabuna, Serrinha, Jequié, Itaparica, Santo Amaro, Vitória da Conquista. A Bahia começa a se mobilizar para o concurso Cidade Baiana da Cultura 2010. A Gtrês, produtora do Grupo 3 – responsável pela realização do projeto, já comemora a procura das cidades nesta primeira edição do concurso. As inscrições vão até o próximo dia 31 de janeiro.

Responsável por fazer da Bahia o primeiro Estado brasileiro que irá eleger a sua Cidade Cultural, André Reis, coordenador do concurso, comemora os primeiros resultados do projeto: “Recebemos telefonemas diariamente. As cidades estão animadas e interessadas em participar. Ficamos felizes com a receptividade do projeto no interior do Estado”, diz.

Com apoio de organizações da cidade, Jequié promete ser um dos candidatos à Cidade Baiana da Cultura 2010. Dar visibilidade estadual à nossa diversidade cultural e promover o fortalecimento da produção cultural jequieense, criando mecanismos de estímulo e apoio à toda cadeia produtiva da cultura local. Essa é a nossa expectativa", destaca Bené Sena, secretário municipal da Cultura e Turismo, sobre o concurso – em entrevista para o site oficial da prefeitura de Jequié.


O concurso visa o desenvolvimento social e econômico dos municípios baianos, através da valorização e promoção do seu patrimônio e diversidade cultural. Entre os benefícios, a cidade escolhida ganha visibilidade através da divulgação de seus atrativos culturais e turísticos, atrai investimentos públicos e privados nos setores de turismo e serviços e conta com o apoio da Gtrês na assessoria e captação de recursos para a montagem de uma programação cultural a ser realizada pela cidade eleita durante o ano de 2010.


Inspirado no projeto de Melina Mercouri, ex-ministra da Grécia, a versão original promoveu diversas cidades da Europa com o título de Capital Européia da Cultura. No Brasil, onde o concurso só acontecia a nível nacional, já foram eleitas como capital cultural as cidades de Olinda – PE (2006), São João del Rei – MG (2007), Caxias do Sul – RS (2008), São Luís – MA (2009) e, agora, Ribeirão Preto – SP (2010). “O município baiano vencedor do concurso será um forte candidato a participar da versão nacional”, avisa Reis.


Na Bahia, o incentivo do Faz Cultura e das Secretarias da Fazenda e de Cultura do Estado da Bahia rende credibilidade à primeira edição do projeto, que conta ainda com o apoio da Diretoria de Ações Culturais do IPAC e do Fórum de Dirigentes Municipais de Gestores da Cultura.


Candidaturas – As cidades interessadas têm até o próximo dia 31 de janeiro para oficializar as suas candidaturas. Para participar, as prefeituras devem enviar para a Gtrês uma carta - assinada pelo seu dirigente - anexa ao formulário de inscrição preenchido. Ficha e regulamento estão disponíveis no site www.cidadebaianadacultura.com.br.


A Cidade Baiana da Cultura 2010 será eleita por uma Comissão. Para tanto, estão sendo convidados representantes da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, da Secretaria de Turismo do Estado, do Fórum de Dirigentes de Cultura, do Fórum Estadual de Turismo e do Conselho Estadual de Cultura. As cidades candidatas passam por uma pré-seleção entre os dias 08 e 26 de fevereiro. No dia 10 de março acontece a eleição oficial. O resultado será divulgado no site.

Informações e Entrevistas:
Daniela Lustosa

Assessoria de Imprensa

Contatos: 71 9157-9717 / 71 3341-0023

E-mails: ascom@cidadebaianadacultura.com.br / danielalustosa.ascom@gmail.com

Concurso Cidade Baiana da Cultura 2010

Gtrês – Gestão Cultural | Comunicação Social | Produção de Eventos

Fonte: Assessoria de Comunicação - SecultBA
(71) 3103-3016 / 3026 / 3027
(71) 8151-0893
ascom@cultura.ba.gov.br
http://plugcultura.wordpress.com
http://www.flickr.com/photos/secultba/
http://twitter.com/SecultBA
http://www.cultura.ba.gov.br



Del Feliz leva forró enredo para o Festival de Verão de Salvador

20 de Janeiro de 2010, 0:00, por Desconhecido - 33 comentários

Del-feliz--dvd-2

O forrozeiro Del Feliz, batizado por Geraldo Azevedo como Rei do Forró Enredo, se apresenta no Festival de Verão na próxima quinta-feira, dia 21, na Arena Universitária, o palco do forró.

Acompanhado por uma banda composta por treze músicos e oito bailarinos, o cantor, que também toca pandeiro e teclado, vai interpretar sucessos como Espumas ao vento, Lembrança de um beijo e A natureza das coisas, que fazem parte do seu último CD, e músicas do autêntico forró nordestino de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, dentre outros.

No repertório, ele apresentará também canções autorais como “O hino do São João da Bahia”, composta pelo próprio Del Fel em parceria com Márcio Lima e Vicente Lima, que já foi interpretada por 17 dos principais forrozeiros baianos. O show tem direção artística de Vavá Botelho – do Balé Folclórico da Bahia.

Del Feliz, 37 anos, baiano de Riachão do Jacuípe, tem dez anos de carreira consolidada em shows que apresenta em todo Nordeste do país. Parceiro de grandes nomes da música nordestina como o saudoso Accioly Netto, João Sereno, Xico Bizerra, Fátima Marcolino, Flávio Leandro e Adail Mena, ele já teve algumas de suas músicas gravadas por artistas como Dominguinhos, Flávio José, Geraldo Azevedo, Alcymar Monteiro, Adelmário Coelho, Waldonys, Luiz Caldas, Quininho de Valente e Virgílio. Segundo Geraldo Azevedo, Del criou o Forró Enredo, estilo musical que está para o forró assim como o samba-enredo está para o samba.

Del-feliz--dvd-1


O segundo DVD do artista, gravado em dezembro no Cais Dourado, deverá ser lançado em março. O DVD conta com participações de Adelmário Coelho, Alcymar Monteiro, Léo Macedo e Tenison Del Rey. O seu trabalho mais recente é o CD Tributo a Accioly Neto, uma homenagem a um dos maiores compositores da história do forró. Clássicos como Espumas ao vento, Lembrança de um beijo, A natureza das coisas e Me dá meu coração fazem parte do repertório.

Del Feliz já cantou com Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Flávio José, Santanna, Alcymar Monteiro, Petrúcio Amorim, Silvério Pessoa, Waldonys, Adelmário Coelho, Luiz Caldas, Targino Gondim, Roberto Mendes e Mestre Zinho, dentre outros nomes da música. Recentemente, encantou os europeus na Famosa Lavagem de La Madeleine, em Paris, e se prepara para voltar à Europa para participar do Festival Internacional de Forró.

Saiba mais no site www.delfeliz.com



Ubuntu torna-se o sistema padrão dos telecentros

17 de Janeiro de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Serpro customiza uma versão mais leve do sistema operacional, capaz de funcionar em máquinas com configuração simples. Com o Ubuntu, os computadores dos telecentros passam a aceitar atualizações e oferecer opções de acessibilidade para deficientes visuais.

A partir dessa definição do Programa Serpro de Inclusão Digital, todas as novas máquinas doadas pela empresa utilizarão o Ubuntu. Os mais de trezentos telecentros já existentes serão atualizados de forma gradual, durante visitas técnicas. Antes da opção pelo Ubuntu, as máquinas utilizavam o Fedora 4.

O desafio do Centro de Especialização em Soluções de Interoperabilidade, Inclusão Digital e Acessibilidade - Cein, vinculado à Supti, foi desenvolver uma versão do Ubuntu capaz de funcionar em máquinas antigas e que pudesse ser distribuída em CDs.

Leveza e acessibilidade
A solução foi dividir o Ubuntu em três CDs independentes, respeitando a configuração dos computadores já existentes. Para o coordenador do projeto, Francisco de Assis Amaro, "os telecentros agora terão melhores recursos de multimídia, versões atualizadas dos programas Broffice e Firefox, além do Orca, aplicativo de acessibilidade para deficientes visuais".

O Cein informou que trabalha na elaboração de um manual do Orca, que deve estar disponível para distribuição em fevereiro de 2010. Outro projeto em andamento é um sintetizador de voz, desenvolvido junto à UFRJ, e que também será destinado aos usuários com pouca ou nenhuma visão.

Acompanhamento
A versão do Ubuntu disponibilizada pelo Serpro oferece, ainda, informações sobre estatísticas de uso e acesso das máquinas. Em um convênio junto à Rede Brasil Digital, a empresa passa a gerar um banco de dados sobre o dia-a-dia de todos os telecentros da rede, de forma que os coordenadores dos projetos de inclusão digital poderão saber quais os telecentros estão, de fato, em uso pela comunidade.

Fonte: Softwarelivre.gov.br



Fotos dacomemoração dos 12 anos da Barreiros FM

14 de Janeiro de 2010, 0:00, por Desconhecido - 33 comentários

No dia 25 de Dezembro de 2009, foi comemorado 12 anos da Barreiros FM.

"A turma da decidiu comemorar junto com a conclusão do curso de comunicação social de Paulo Marcos que foi um dos comunicadores que iniciou a rádio junto com Mauricio Oliveira", comentou Diego Sandes no Blogue da Barreiros FM.

CONFIRA AS FOTOS




0 comentários Links para esta postagem



Radiossérie para conhecer a América do Sul - Comunidades

10 de Janeiro de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Olá amigos da comunidade e da Radiotube. A Rádio da Juventude está...



Prorrogadas inscrições para editais de cinema e TV

4 de Janeiro de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Data: 04/01/2010
Fonte: Irdeb - ascom@irdeb.ba.gov.br

O Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) prorrogou o prazo das inscrições de quatro editais da área audiovisual lançados em novembro: os editais de produção de longa-metragem (ficção); teledramaturgia em série para televisão; e série de animação e interprograma de TV recebem inscrições até 22 de janeiro. Para o edital de realização de mostras e festivais audiovisuais, o prazo será mais curto – até 8 de janeiro.

O edital de longa-metragem é destinado à produção de uma obra com duração mínima de 70 minutos com premiação prevista de R$1,2 milhão. O edital de teledramaturgia em série para televisão prevê apoio a três obras com seis episódios de 26 minutos cada uma, captadas e finalizadas em vídeo digital em HD (alta definição). Será destinado um prêmio de R$ 300 mil para projeto com temática e linguagens voltadas para o público infanto-juvenil (categoria 1) e dois prêmios de R$300 mil para cada projeto de temática livre (categoria 2).

O edital de produção de projeto completo para série de animação e interprograma de TV vai apoiar cinco projetos compostos por 13 episódios de 13 minutos de duração cada, além da produção de um interprograma de televisão de 90 segundos sobre a série proposta. O valor individual do prêmio é R$ 50 mil. Já o edital para realização de mostras e festivais audiovisuais apoiará cinco projetos de eventos de caráter competitivo ou não com duração mínima de cinco dias. São previstos dois prêmios de R$80 mil cada e três prêmios de R$40 mil cada.

Os interessados devem ficar atentos ao prazo final de inscrição e buscar mais informações neste site e no www.irdeb.ba.gov.br, onde estão disponíveis os formulários de apresentação de projetos, a documentação necessária e os anexos obrigatórios, ou ainda pelo email editais@irdeb.ba.gov.br e os fones 71 3116 7455 / 3116 7309. Já as inscrições poderão ser feitas na Dimas – Diretoria de Artes Visuais e Multimeios da Fundação Cultural, localizada na rua General Labatut, 27, Subsolo, Barris, Salvador/Bahia, CEP: 40070-100, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18 horas, ou via Correios.


Confira, a seguir, o número de projetos a serem contemplados por cada edital e as respectivas premiações e categorias (clique nos editais para mais informações):

1. Produção de Projeto Completo para Série de Animação e Interprograma de TV
Apoio a cinco projetos compostos por 13 episódios de 13 minutos de duração cada, além da produção de um interprograma de televisão de 90 segundos de duração sobre a série proposta. Valor individual do prêmio: R$ 50.000,00 (Inscrições até dia 22/01/20010)

2. Produção de Obras Audiovisuais de Curta-Metragem (documentário, ficção, experimental ou animação)
Apoio à produção de três obras com tempo de duração mínimo de dez minutos e máximo de 26 minutos. Valor individual do prêmio: R$ 65.000,00 (Inscrições até dia 22/01/20010)

3. Produção de Obra Audiovisual de Longa-Metragem (ficção)
Apoio à produção de uma obra com duração mínima de 70 minutos. Valor do prêmio: R$ 1.200.000,00 (Inscrições até dia 22/01/20010)

4. Pesquisa e Preservação da Memória Audiovisual Baiana
Apoio à produção de três projetos voltados a acervos audiovisuais enquadrados em, pelo menos, uma das seguintes categorias: pesquisa, inventário/catalogação e sistematização. Valor individual do prêmio: R$ 50.000,00 (Inscrições até dia 22/01/20010)

5. Realização de Mostras e Festivais Audiovisuais
Apoio a cinco projetos de eventos de caráter competitivo ou não com duração mínima de cinco dias. Valores dos prêmios: dois prêmios de R$ 80.000,00 cada e três prêmios R$ 40.000,00 cada (Inscrições até dia 08/01/20010)

6. Desenvolvimento de Roteiros Audiovisuais de Longa-Metragem (ficção)
Apoio a 12 projetos. Valor individual do prêmio: bolsa de R$ 18.750.000,00 (previsão janeiro / 2010)

7. Produção de Teledramaturgia em Série para Televisão
Apoio a três obras, com seis episódios de 26 minutos cada uma, captadas e finalizadas em vídeo digital em HD (alta definição). Valor dos prêmios: um prêmio de R$ 300.000,00 para projeto com temática e linguagem voltadas para o público infanto-juvenil (categoria 1) e dois prêmios de R$ 300.000,00 cada para projetos de temática livre (categoria 2) (Inscrições até dia 22/01/20010)


Choque de gestão reaquece audiovisual baiano

O segmento audiovisual passa por uma inegável retomada na Bahia desde o início do Governo Jaques Wagner. Mais recursos financeiros e, principalmente, uma compreensão contemporânea deste mercado, bem como das linguagens e suportes englobados, proporcionaram um diálogo intenso entre a atual gestão, os profissionais do setor, pesquisadores, estudantes e o público.

Um comparativo numérico torna-se bastante esclarecedor da virada que facilmente se percebe em vários ambientes da produção audiovisual. Enquanto no quadriênio 2003-2006 o Governo do Estado investiu R$ 7 milhões, o Governo Wagner já destinou R$ 17 milhões apenas nos três primeiros anos de trabalho. São recursos destinados ao orçamento dos editais (R$ 7.213.000), à demanda espontânea do Fundo de Cultura e do FazCultura (R$ 8.488.925,37), licitações e outra ações transversais.

O mais importante é que esses números passaram a existir devidamente amparados por um pensamento completamente diferenciado em relação à política pública anterior que vinha sendo posta em prática para o audiovisual. De início, o ganho maior é a própria compreensão da atividade como uma cadeia produtiva complexa.



Fim da crise e eleições impulsionarão economia brasileira em 2010, diz professor

4 de Janeiro de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda
Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - Dois fatores puxarão a economia brasileira para a frente em 2010: o fim da crise no Brasil e no mundo e o ano eleitoral no país, afirma o professor Reinaldo Gonçalves, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

“A crise [internacional] está saindo do Brasil e do mundo e o ano de eleições tem um efeito multiplicador de renda. Eu acho que vai ser um ano, sob o ponto de vista econômico, razoável”, acredita Gonçalves.

Para ele, o ano de 2010 será, “certamente”, melhor para o Brasil do que foi 2009.

Gonçalves estimou que, para o Brasil, 2010 vai ser um ano de crescimento do Produto Interno bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, próximo da média do país. O professor espera um crescimento em torno de 4,5%.



Paulo Marcos Notícias - 04 de janeiro de 2010

4 de Janeiro de 2010, 0:00, por Desconhecido - 1Um comentário

Gavião ganha site, jornal, alto-falantes e vídeo

4 de Janeiro de 2010, por Paulo Marcos

Gaviahoje1

Twittando o site de Paulo Marcos aquiO município de Gavião está experimentando novas linguagens da comunicação. No final do ano passado foi implantado um serviço de alto falantes e um site. Agora a prefeitura lançou um vídeo institucional que faz um balanço de 2009 e um boletim tri-mestral que servirá como suporte da comunicação local.

Confira alguns destaques da edição de lançamento do boletim

Ex-prefeito de Gavião deixa dívidas para o povo pagar

Rede de esgoto melhora a vida da população

Saúde de Gavião sai da UTI

Moradia popular vai beneficiar 30 famílias em Gavião

Leia mais e veja o boletim completo.


Sancionado o Simples da Cultura

4 de Janeiro de 2010, por Paulo Marcos

Em 2010, artistas e produtores culturais poderão pagar menos impostosO presidente

Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que enquadra produções cinematográficas, artísticas e culturais no regime de tributação para Micro e Pequenas Empresas. Na prática, isso vai permitir que, a partir de 2010, trabalhadores do setor cultural passem a pagar uma alíquota mínima de 6%, em vez dos atuais 17,5%. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União (Seção 1, página 1), desta terça-feira, 29 de dezembro.


O retorno em 2010

Depois de uns dias de férias do blogue já estou de volta. Vamos contiuar trocando ideias em 2010. Um ótimo ano para você. Um abraço, Paulo Marcos.


Notícias da rede

Rádio e TV Software Livre estreiam novo portal

A Rádio e a TV Software Livre estreiaram o seu novo Portal. O site contém mais de 220 horas de vídeos de palestras do 10º Fórum Internacional Software Livre - fisl10, além de atender a toda  demanda de armazenamento do acervo e da cobertura do evento. Através do Portal também é possível a transmissão ao vivo da Rádio Software Livre pelo player disponível na página.

Leia mais


fisl te leva a Campus Party. Confira as frases vencedoras!

Foi difícil escolher as três frases mais criativas do concurso cultural que dará um ingresso a cada um dos autores.

Leia mais




Gavião ganha site, jornal, alto-falantes e vídeo

4 de Janeiro de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Homegaviahoje

Twittando o site de Paulo Marcos aquiO município de Gavião está experimentando novas linguagens da comunicação. No final do ano passado foi implantado um serviço de alto falantes e um site. Agora a prefeitura lançou um vídeo institucional que faz um balanço de 2009 e um boletim tri-mestral que servirá como suporte da comunicação local.

O Governo Essa Terra é Nossa está apostando em ferramentas de baixo custo com boa qualidade técnica e a participação popular. Intitulados Gavião Hoje tanto o site, o vídeo e o boletim são ferramentas importantes para a troca de ideias entre os moradores e se constituem como mais um canal de comunicação entre os moradores e os gestores públicos.

O vídeo foi lançado dia 31 de dezembro de 2009, durante a inauguração de dois Centros Digitais de Cidadania. Os dois telecentros foram implantados em parceria com os Governo do Estado e Federal. Em breve estará disponível também na Internet no site www.gaviaohoje.com que já está no ar com notícias da cidade.

Boletim

A primeira edição do boletim já disponível, nesta terça-feira (05), para visualizar em JPEG siga as páginas a baixo.

Confira alguns destaques da edição de lançamento

Ex-prefeito de Gavião deixa dívidas para o povo pagar

Rede de esgoto melhora a vida da população

Saúde de Gavião sai da UTI

Moradia popular vai beneficiar 30 famílias em Gavião

Capa Página 2
Gaviahoje1Gaviahoje2


Página 3

Gaviahoje3


Página 4 e 5
Gaviahoje4_5

Página 6 Página 7

Gaviahoje6Gaviahoje7

Página 8

Gaviahoje8

Página 9 Página 10

Gaviahoje9Gaviahoje10



Sancionado o Simples da Cultura

4 de Janeiro de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Em 2010, artistas e produtores culturais poderão pagar menos impostosO presidente

 

Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que enquadra produções cinematográficas, artísticas e culturais no regime de tributação para Micro e Pequenas Empresas. Na prática, isso vai permitir que, a partir de 2010, trabalhadores do setor cultural passem a pagar uma alíquota mínima de 6%, em vez dos atuais 17,5%. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União (Seção 1, página 1), desta terça-feira, 29 de dezembro.

Ao todo, o Simples da Cultura - como ficou conhecida a Lei Complementar nº 133/2009 - une quatro impostos federais, um estadual e um municipal. O texto sancionado altera a Lei Complementar nº 123/2006 (que instituiu o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte) para que trabalhadores do setor cultural possam ser enquadradas na tabela do chamado Simples Nacional.

No último dia 22 de dezembro, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, intermediou um encontro entre o representante da Associação dos Produtores Teatrais do Rio de Janeiro (APTR), Eduardo Barata, com o Presidente da República.

Na ocasião, Barata entregou uma carta ao presidente Lula reforçando a necessidade do reenquadramento dos produtores culturais no Super Simples e obteve como resposta a certeza de que a matéria seria sancionada ainda este ano.

Histórico - Na primeira reunião ministerial de 2009, a questão da tributação na área cultural foi apresentada pelo ministro Juca Ferreira que foi autorizado, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a buscar uma solução. No mês de abril, foi enviada a Mensagem Presidencial ao Congresso Nacional encaminhando a proposta de alteração da Lei Complementar nº 123/2006.

Leia, ainda, as seguintes matérias: Simples da Cultura, Reenquadramento no Simples e Biblioteca Parque Manguinhos.

(Texto: Grazielle Machado, Comunicação Social/MinC)



Tags deste artigo: bahia artes bacia do jacuípe cultura radialista rádio tv esportes