Clipping - Domingo 30 de janeiro de 2011
30 de Janeiro de 2011, 0:00 - sem comentários aindahttp://blogfolha.com
Número de assassinatos no governo Wagner creceu 50,72%
28 de janeiro, 2011
O número de assassinatos no Estado subiu 50,72% no primeiro mandato do governador Jaques Wagner, em comparação como último ano do governo anterior (2006): de 3.222 mortes para 4.856 no ano passado. A Bahia está na contramão de estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, que diminuíram os índices numa média de 25%, no mesmo período.
Em 2010, houve mais assassinatos na Bahia do que em países que estão em guerra civil, como o Iraque, que registrou 3.976 civis mortos.
Em 2006, o número de mortos foi de 3.222, segundo o Centro de Documentação e Estatística Policial (Cedep).
http://bahiareconcavo.com.br
Ministro Afonso Florence assina acordo com governo de Gana
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e o ministro da Alimentação e Agricultura de Gana, Kwasi Ahow, assinaram nesta quinta-feira (27) um acordo de cooperação técnica para implantação do Programa Mais Alimentos no país africano. O Programa Mais Alimentos África é uma extensão de um projeto do governo brasileiro que concede linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O objetivo é estabelecer uma linha de cooperação técnica voltada para a produção de alimentos pela agricultura familiar. O ministro Afonso Florence foi indicado pelo governador Jaques Wagner à presidente Dilma Rousseff. Ele comandou a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) na primeira gestão do petista na Bahia. Afonso foi eleito deputado federal em outubro com o apoio do prefeito Orlandinho, de Cruz das Almas, e da prefeita Domingas, de Governador Mangabeira.
03/01/2011 - 11h30
Novo ministro diz que governo 'não defenderá' invasões de terras produtivas
EDUARDO SCOLESE
EDITOR-ASSISTENTE DE PODER
Em entrevista à Folha, o novo ministro do Desenvolvimento Agrário, o petista Afonso Florence, 50, disse que o governo Dilma Rousseff não tem como "defender" invasão de propriedades rurais produtivas.
Segundo ele, porém, o diálogo com os sem-terra será "mantido e aperfeiçoado" a partir de agora. "Os movimentos são vistos como aliados nossos. E é verdade, é justo, é correto."
http://politicaecidadania.atarde.com.br/
Muito interessante a análise feita pelo cientista político Paulo Fábio Dantas, na edição desta quarta-feira do jornal A TARDE, quando ele considera que, em termos de Bahia, o poder de influência do atual governador Jaques Wagner (PT) é equivalente ao que possuía, na década de 90, o falecido senador Antonio Carlos Magalhães.
A tese do cientista é a seguinte: “É uma prova de que o método autocrático e a finalidade hegemônica pode produzir poder tanto quanto o estilo negociador e conciliador”, obviamente sendo do velho cacique ACM o método autocrático e de Wagner o estilo “negociador e conciliador”.
E, para não deixar dúvidas quanto ao que pensa de cada lado da questão, Paulo Fábio conclui: “É surpreendente o grau de concentração de poder (de Wagner) se se considerar o estilo político dele, de negociação como método e conciliação como fim. O estilo de ACM era vertical e autocrático. Diferentes caminhos políticos estão levando à mesma realidade de poder concentrado”. Concordo com a semelhança e até fiz um post, recentemente, lembrando como a atual situação das bancadas de oposição e do governo na Assembleia Legislativa me fizeram lembrar de quando comecei a fazer reportagem política (Leia aqui).
Ainda bem que a primeira dama Fátima Mendonça apressou-se a desmentir que tenha pretensões de se candidatar à Prefeitura de Salvador, conforme já começava a ser sendo incensado em algumas notas cujo objetivo desde o início se revelava como o famoso” desejo de agradar”. Na primeira vez em que foi ouvida pessoalmente sobre o assunto ela atribuiu a “amigos” a iniciativa de lançamento extraoficial do seu nome e, ao dizer que não quer ser candidata, afirma que político na família basta um.
A negativa, publicada pela coluna da jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, deve servir para esfriar os ânimos e matar no nascedouro a iniciativa dos “amigos” e daqueles que estavam querendo embarcar nesta canoa do balão de ensaio da improvável candidatura. Vejam, abaixo, as palavras da primeira dama, conforme foram publicadas:
“Eles ficam nessa onda. Deixo na brincadeira, mas não quero, não, pelo amor de Deus. Político basta um“…. “Tá uma loucura essa cidade. O povo diz que precisa de uma mulher.”
http://www.politicalivre.com.br
Liderança baiana no Nordeste está ameaçada, diz Aleluia
O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) alerta que a liderança baiana no Nordeste está ameaçada. “No comparativo com Pernambuco e Ceará, a Bahia não apareceu bem na foto da 1ª Análise Ceplan de 2011, divulgada ontem (26/01), no Recife. Empresa de consultoria econômica e planejamento da respeitada economista pernambucana Tânia Bacelar, a Ceplan revelou no estudo um desempenho econômico superior de Pernambuco e Ceará frente à Bahia no ano passado”, informa. Em relação ao PIB estadual, de acordo com a pesquisa da Ceplan, Pernambuco e Ceará cresceram 9,4% e 8,7%, respectivamente, enquanto a Bahia teve um aumento de 7%, no comparativo de janeiro a setembro de 2010 com o mesmo período de 2009. “Esse desempenho baiano ficou abaixo até mesmo da média nacional de 8,4%”, comenta Aleluia.
Não sou muito de entrar na linha do “não falei?”, mas confesso que não resisti à vontade de lembrar a vocês o post que fiz na último sábado, com o título “Nilo é o único candidato. O resto só especula”, quando observei que o atual presidente da Assembleia Legislativa da Bahia era o único candidato real e que os demais nomes citados, entre os quais Paulo Rangel (PT) e Ronaldo Carletto (PP) nada mais eram que especulações naturais dentro do processo de negociação que sempre cerca eleições em colégios fechados.
Hoje, jornais e sites dão a informação sobre o acordo fechado na base aliada do governo, garantindo o apoio do PT e do PP ao nome de Marcelo Nilo (PDT), que caminha para sua segunda reeleição ao cargo com a grande possibilidade de ser realmente candidato único. Isto porque nem a oposição, tão desmilinguida que está, anima-se a lançar algum candidato mesmo que seja para marcar posição,e também entrará no acordo para garantir alguns cargos na Mesa Diretora.
"Não faria sentido eu ser candidato sem o apoio do PT, que é meu aliado há 20 anos e sempre estivemos juntos na luta democrática". A constatação é do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), candidato à reeleição, ao sintetizar hoje a aliança com os petistas para a eleição do próximo dia 2, anunciada após meses de muita divergência.
Realçando a participação da unaninimidade dos partidos no processo de composição da chapa, Nilo, em almoço no restaurante Baby-Beef, disse que muito o honra o fato de, sendo um deputado "liderado e amigo leal do governador Jaques Wagner", poder ter contado com a oposição para concorrer ao terceiro mandato, o que atribui à "independência" com que conduz o Poder Legislativo.
Da atual bancada do PT, faltaram ao encontro Zé Neto, Bira Corôa, Neusa Cadore e Isaac Cunha. Dos novos parlamentares, não compareceram os quatro homens: Zé Raimundo, Rosemberg Pinto, Marcelino Galo e Joseildo Ramos, somente as deputadas Maria Del Carmen e Luiza Maia.
http://jorgeluizfiqueinformado.blogspot.com
sábado, 29 de janeiro de 2011
Politica baiana: ACM Neto acusado de reviver "Toninho Malvadeza"
O deputado ACM Neto (BA), que disputa a liderança do DEM na Câmara, é acusado no próprio partido a utilizar os métodos que fizeram seu avô, o falecido Antônio Carlos Magalhães, ganhar a reputação e o apelido de “Toninho Malvadeza”. Adversário de Eduardo Sciarra (PR) na briga pela liderança, ele é acusado de estimular o ressurgimento de denúncias contra deputados do DEM baiano que não o apóiam.
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011 19:02
Luiz Caetano, prefeito de Camaçari, é eleito o novo presidente da UPB
Foi grande a movimentação durante todo o dia de hoje (27) na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia, Salvador. Baianas vestidas a rigor davam banhos de pipoca para purificar o corpo e a alma dos presentes, ao som de bandas de músicas e fogos que explodiam no céu para lá de azul. O que se viu foi uma bela festa democrática com a chapa A Força dos Municípios tendo à frente o prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano.
Reportagem sobre a orquestra de Coité no JN poderia ser maior
28 de Janeiro de 2011, 0:00 - Um comentárioDestacando o trabalho da Orquestra Sinfônica Santo Antonio, formada por crianças e adolescentes do bairro da Mansão, em Conceição do Coité-BA, o jacuipense José Raimundo Carneiro, jornalista da TV Globo, e seu câmera German Maldonado produziram uma reportagem especial para a série "Brasil Bonito" do Jornal Nacional.
Assista
A matéria foi ao ar quarta-feira, 26, foi gravada dia 17 de janeiro quando aconteceu o concerto de férias no Centro Cultural de Coité, e ocupou 2 minutos e 48 segundos do JN.
"A matéria tem o mesmo perfil que Zé Raimundo acostuma dar, com as pessoas bem a vontade e frases diretas muito bem construídas. É um dos estilos mais agradavéis no jornalismo atual e se não fosse no JN ela teria uns 4 a 5 minutos", avalia o comunicólogo Paulo Marcos.
Sobre a Orquestra:
A Orquestra Santo Antonio é do município de Conceição do Coité e há três anos desenvolve oficinas permanentes de pintura e artezanato para crianças e adolecentes e nesse período percebeu-se o interesse dos participantes pelo mundo musical.
"Portanto faz-se necessário oportunizar as crianças do terrítorio á inserção social do convívio em grupo, criando laços de fraternidade e solidariedade entre as crianças e adolecentes, além de legitimar o espaço delas na comunidade como protagonista da transformação social atráves da Arte", explica Maria Valdete, responsável pela iniciativa.
O projeto musical conta com aproximadamente 100 crianças participando e dispõe de 90 instrumentos entre flautas, violinos, violas e cellos. Todos os instrumentos doados pela comunidade de Nossa Senhora de Fátima dos EUA.
Apaixonado pela música, Josevaldo Silva, o Maestro Nim, é um dos granades incentivadores do projeto.
Acesse aqui o blog do Maestro Nim
Curta: O abandono da quadra esportiva do Bravo em Serra Preta-BA
20 de Janeiro de 2011, 0:00 - Um comentárioO cineatra Ricardo Sena postou nesta terça-feira (19), mais uma iniciativa no youtube. O vídeo promete fazer sucesso e contribuir na mudança da realidade local já que é baseado no abandono da quadra esportiva do povoado do Bravo de Serra Preta.
"Garotos vivem uma grande aventura para conseguir brincar um Baba na Quadra Poliesportiva Abandonada da comunidade onde moram. Um Vídeo Filme de ficção baseado em fatos reais. Trata-se uma produção independente com pouco recurso Técnico e com Atores sem experiência em Teatro", diz o texto da descrito no youtube.
Confira
Em 19 dias, país ganha 46,1 mil novos empreendedores
20 de Janeiro de 2011, 0:00 - sem comentários ainda19/01/2011 • Em 19 dias, país ganha 46,1 mil novos empreendedores |
Fonte: Agência Sebrae de Notícias |
Dilma Tavares A meta nacional de 500 mil formalizados como Empreendedor Individual em 2011 pode ser alcançada já em agosto deste ano. A avaliação é da analista de atendimento individual do Sebrae, Ivana Lima. A previsão leva em conta o número de formalizados do dia 1º de janeiro até agora, 46.183 registrados, média de 2,5 mil inscrições diárias.
“Isso representa quase o dobro do ano passado, quando houve 24.516 formalizações no mesmo período”, explica. A previsão é de que até a sexta-feira (21) já seja alcançada 10% da meta. Ivana Lima acredita que parte da ampliação dos registros resulta da estratégia do Sistema Sebrae, que está orientando os empreendedores individuais na apresentação da declaração anual de receita (DASN-MEI) e aproveitando para incentivar a formalização. Até agora, 855.500 profissionais se cadastraram como empreendedores individuais em todo o Brasil. Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851, 3243-7852, 8118-9821 e 9977-9529 |
Vídeo Documentário "Samba Território" - O Filme
12 de Janeiro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaVídeo Documentário "Samba Território" - O Filme
30 minutos, 2010.
O samba na Bacia do Jacuípe - Sertão da Bahia
Ficha técnica:
O Samba Rural do Território da Bacia do Jacuípe tem suas características próprias, elementos tradicionais e um contexto específico. O documentário Samba Território mostra como 12 grupos de homens, mulheres e crianças mantém viva a produção musical popular e como se mobilizam para participarem do Festival Regional de Sambadores realizado anualmente em Pintadas-BA.
Direção Geral:
Vandelson Gonçalves
Paulo Marcos
Fotografia:
Leandro Mendes
Edição:
Leandro Mendes
Paulo Marcos
Técnico de luz e som:
Tony Rios e Vandelson Gonçalves
Produção:
Renaldino Almeida
Claudivan Almeida da Silva
Produção:
Núcleo Pensar Filmes
- www.pensarfilmes.com
Realização:
Companhia de Artes Cênicas Rheluz
Patrocínio:
BNB Cultural
BNDS
Governo Federal
Apoio:
Prefeitura de Pintadas
Deputada Estadual Neusa Cadore - Mandato da Gente
Rede Pintadas
Ponto de Cultura Pensar Filmes
Ponto de Cultura Pintadas Cultura Viva
Jovens de Baixa Grande e Mairi têm até dia 07.02 para se increverem em seleção da Secult
12 de Janeiro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaOs municípios de Baixa Grande e Mairi, no Território da Bacia do Jacuípe, estão entre os 48 municípios baianos contemplados com o edital para formação de agentes de leitura.
Em cada município deverão ser selecionados 11 agentes que terão que ser jovens, com idade entre 18 e 29 anos, com ensino médio completo, para atuarem na democratização do acesso ao livro, por meio de visitas domiciliares, empréstimos de livros, rodas de leitura, contação de histórias, criação de clubes de leitura e saraus literários abertos para as comunidades.
A iniciativa é da Secretaria de Cultura da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon, em parceria com o Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura - MinC. A Secult divulgou que as inscrições encerram-se em 07 de fevereiro de 2011, e ao todo serão 572 jovens.
As localidades onde os agentes atuarão são aquelas identificadas segundo critérios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), definido pela Unesco/ONU, e de baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), definido pelo Ministério da Educação. Baixa Grande tem no IDEB a média 2,95 e seu IDH em 2000 era 0,66. Já Mairi está um pouco melhor no IDEB com 3,30 e pior no IDH com 0,61.
Cada agente de leitura receberá um kit contendo 100 livros, uma mochila, uniforme, uma bicicleta e uma bolsa complementação de renda no valor mensal de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) durante o período de um ano, além da capacitação de 196 horas/aulas. Com dedicação de 25 horas semanais, atendendo a 25 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, desenvolvendo atividades de mediadores literários, os agentes de leitura estarão integrados às bibliotecas públicas municipais, escolares, bem como aos Pontos de Leitura e Pontos de Cultura.
As bolsas serão prioritariamente destinadas às pessoas que estejam enquadradas abaixo da linha de pobreza. O processo seletivo consistirá de análise documental de caráter eliminatório, prova escrita e oral de caráter eliminatório e classificatório, análise curricular e entrevista de caráter classificatório.
As inscrições são gratuitas. Informações completas no link: http://www.fpc.ba.gov.br/node/1031
EDITAL Nº 03/2010 AGENTES DE LEITURA
O Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura – SECULT e da Fundação Pedro Calmon – Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia – FPC, em parceria com o Ministério da Cultura, no âmbito do Programa Mais Cultura, torna público que no período de 10 de dezembro de 2010 a 31 de janeiro de 2011 estarão abertas as inscrições para seleção de jovens e adultos, entre 18 e 29 anos, para atuarem como bolsistas, conforme as condições estabelecidas no termo Acordo de Cooperação, firmado entre o Governo do Estado da Bahia e o Ministério da Cultura, Decreto nº 6.226/2007 e neste Edital.
Anexos:
Veja aqui se o seu município ou bairro foi contemplado para concorrer à seleção
Anexo II - Termo de Cooperação Técnico-Financeiro
Anexo III - Tabela de Cotas de Agentes de Leitura Bahia
Mendigo com voz de locutor se torna celebridade 24 horas após aparecer no YouTube
6 de Janeiro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaSem acesso à internet, morador de rua só ficou sabendo de seu novo status no final do dia.
Aylons Hazzud | Yahoo
Foi-se o tempo em que celebridades instantâneas como Susan Boyle surgiam em show de calouros, na TV: nos EUA , um pedinte com voz de locutor de rádio teve sua vida transformada por internautas, literalmente do dia para a noite. Ted Williams, morador de rua na cidade de Columbus, EUA , passou da mendicância ao estrelato menos de 24 horas após a publicação de um vídeo exibindo seus dotes no YouTube, já recebeu proposta de emissoras de rádio e televisão e até doações de milhares de dólares.
Tudo começou com a curiosidade do cinegrafista Doral Chenoweth quanto a um pedinte que exibia uma placa com os dizeres “Tenho o dom divino da voz, sou um ex-locutor de rádio que caiu em desgraça”. Munido de sua câmera, Chenoweth deu dinheiro ao mendingo com a condição de que ele “fizesse por merecer” e demonstrasse sua voz. A espetacular voz do me pedinte foi então registrada em uma gravação que comoveu dezenas de milhares de pessoas no YouTube, trazendo milhares de pessoas à causa de promover o talento de Williams.
Veja o vídeo abaixo (em inglês) de como encontraram Willians:
Boa parte do trabalho se deve a participantes do fórum online reddit, que ajudaram a promover o vídeo e levantaram milhares de dólares em doações. Um ouvinte anônimo ofertou US$15 mil (R$25 mil) a uma rádio local para ajudar a pagar os primeiros salários de Ted, enquanto outros programas de rádio e televisão manifestavam seu interesse em exibir, e até mesmo contratar, sua voz grave e suave.
Tudo estava correndo maravilhosamente bem, exceto por um “detalhe”: Ted Williams ainda não sabia de nada, e ninguém o encontrava para lhe dar as boas notícias. As propostas simplesmente não chegavam ao maior interessado que não tinha residência nem telefone conhecido, e muito menos acesso à internet para saber que já havia se tornado uma celebridade internacional e que não precisava mais pedir esmolas.
Somente no final da tarde de ontem Ted Williams foi localizado e informado das boas notícias, e na manhã de hoje ele já estava dando entrevista a uma rádio local – entrevista essa que já foi publicada no YouTube. “Fui Susan Boyle por um dia”, brinca Ted Williams, demonstrando incidentemente o seu conhecimento da cultura pop recente. Além da fama instantânea, doações em dinheiro e propostas de emprego, o dia de Cinderela rendeu a Williams também uma casa nova e uma segunda chance de fazer valer seu talento.
Fotos da posse de Dilma em 1° de janeiro de 2011
2 de Janeiro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaConfira as fotos
Imagens da posse presidencial em Brasília (DF). Fotos: Roberto Stuckert Filho/PR
Governo Lula - Balanço das entrevistas e divulgação à imprensa das atividades da Presidência 2003-2010
2 de Janeiro de 2011, 0:00 - sem comentários ainda[Publicado originalmente no Blog do Planalto na sexta-feira, 31 de dezembro de 2010 às 15h]
Balanço das entrevistas e divulgação à imprensa das atividades da Presidência 2003-2010
O governo Lula foi marcado pelo diálogo constante com a imprensa, brasileira e internacional. Em oito anos de mandato, foram concedidas 1.004 entrevistas, das quais 989 para a imprensa e outras 15 para livros, documentários e fóruns empresariais ou sociais. Quase 80% dessas entrevistas foram realizadas nos últimos quatro anos. O pico de entrevistas foi em 2009 (mais de 250), quando houve a crise financeira internacional e a disputa pelo direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016, vencida pelo Rio de Janeiro.
O presidente Lula respondeu a mais de 10,5 mil perguntas da imprensa desde 2003 – média de mais de 3 por dia. No segundo mandato (2006-2010), a média foi praticamente o dobro, mais de seis por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.
Nos dois mandatos foram 364 entrevista exclusivas e 620 coletivas. Das exclusivas, 136 foram para a imprensa regional, 133 para a estrangeira, 74 para a grande imprensa brasileira e 21 para imprensa segmentada. Em oito anos, foram 77 entrevistas por escrito e 11 presenciais para jornais da imprensa regional, publicadas em 182 jornais de 129 cidades dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal.
Na imprensa nacional, foram 74 entrevistas para 25 veículos dos grandes grupos de comunicação – sete redes de TV, oito jornais, oito revistas e dois portais de internet. Para a imprensa estrangeira, o presidente Lula concedeu ao longo de seus dois mandatos mais de 130 entrevistas. Já a imprensa segmentada (esportiva, religiosa, entidades empresariais, ideológica etc) teve a oportunidade de conversar com o presidente em 21 entrevistas desde 2003.
O presidente concedeu ainda 625 entrevistas coletivas em oito anos, 419 das quais quebra-queixos, 92 entrevistas conjuntas, 54 para grupos, 54 formais no exterior e seis formais no Brasil.
Das entrevistas por escrito, foram 144 em oito anos (quase 15% do total das entrevistas concedidas pelo presidente). Cerca de 90 dessas entrevistas foram para jornais regionais. Mais de 180 periódicos de 130 cidades brasileiras foram contemplados com entrevistas do presidente Lula nestes oito anos de governo.
Ao longo dos dois mandatos, o presidente ainda concedeu 43 entrevistas para 80 rádios de todo o País, atendendo a mais de 100 comunicadores. Aliás no rádio a Presidência da República realizou 281 edições do programa Café com o Presidente ao longo dos dois mandatos. O programa é distribuído por satélite e disponibilizado na internet para livre reprodução de qualquer emissora de rádio do País. Foram feitos também 212 programas de rádio Bom Dia, Ministro, nos últimos quatro anos. Ao todo, mais de 300 emissoras de todo o Brasil entrevistaram mais de 60 diferentes ministros de todos os ministérios do governo.
Na TV, desde 2003, o presidente concedeu 16 entrevistas para 15 emissoras de nove estados brasileiros.
COLETIVAS PREPARATÓRIAS
Para preparar a chegada do presidente Lula aos estados, em viagens oficiais, foram organizadas entrevistas coletivas preparatórias, para a divulgação da agenda. Elas serviram para divulgar ações, projetos e programas, além de aproximar as fontes federais da imprensa regional. De 2007 até 2010, foram realizadas 167 entrevistas com a participação de 818 veículos de imprensa e 430 autoridades, sendo 326 federais.
O boletim Notícias do Dia, que divulga informações do governo federal aos órgãos de comunicação regionais, teve 747 edições desde 2007, com cerca de 4.940 notas no total.
Criada em julho de 2009, a coluna semanal O Presidente Responde já teve 78 edições, sendo publicada por 161 periódicos de 111 municípios, sendo 22 capitais, em 24 estados mais o Distrito Federal. A tiragem conjunta dos veículos cadastrados alcança 2,3 milhões de exemplares. Foram respondidas 234 perguntas de leitores residentes em 93 cidades de 18 estados.
Outra ação promovida pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República foi o encontro de autoridades do governo com correspondentes estrangeiros que moram no Rio de Janeiro e São Paulo. De 2007, quando a iniciativa foi instituída, até hoje, foram mais de 30 entrevistas.
MÍDIA DIGITAL
Em pouco mais de 7 anos, a página da Secretaria de Imprensa na internet teve cerca de 5,4 milhões de visitas, metade delas nos últimos dois anos, quando intensificamos a presença da Presidência da República na blogosfera e nas redes sociais. Mais de 1.500 textos foram distribuídos para endereços eletrônicos de cerca de 7 mil jornalistas. Cerca de 2.400 discursos e mil entrevistas do presidente Lula foram degravados, transcritos e publicados desde 2003, além de 500 discursos e entrevistas de outras autoridades.
Com um ano e meio de vida, o Blog do Planalto recebeu nesse período mais de um milhão de visitas de internautas de mais de 172 países e 700 cidades brasileiras. Foram produzidos mais de três mil textos, 1.300 vídeos, mais de mil fotos, 950 arquivos de áudio e mais de 50 infográficos. A presença da Presidência da República também foi estendida a outras ferramentas de comunicação da internet, como o Twitter, que tem dois perfis: um da página da Secretaria de Imprensa (@ImprensaPR, com 6 mil seguidores) e outro do Blog do Planalto (@blogplanalto, 16 mil seguidores).
No canal exclusivo do Blog do Planalto no YouTube (ver aqui), que conta com mais de dois mil seguidores, já foram publicados mais de 1.200 vídeos. Alguns desses vídeos, produzidos pelo fotógrafo oficial, Ricardo Stuckert, foram acessados mais de 280 mil vezes.
Também foi criada página exclusiva do Blog do Planalto rede Flickr, comunidade virtual de divulgação de fotografias digitais. Já foram publicadas cerca de mil fotos, que já foram vistas mais de 270 mil vezes por internautas.
Desde 2003 a área de fotografia da página da Secretaria de Imprensa na internet recebeu mais de 36 mil imagens para divulgação dos eventos, solenidades, viagens e audiências com a participação do presidente da República. Nesses oitos anos, foram 3,4 milhões de cópias de fotografias baixadas gratuitamente pelos mais diversos meios de comunicação, dos principais jornais e revistas do Brasil e do mundo, aos portais da Internet, pequenos e médios jornais, sites e mais modestos blogs de milhares de internautas espalhados pelo país.