Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

pm@paulomarcos.com | msg: 74.9110 4596
Jornalismo no Rádio, TV e Internet

http://www.dotpod.com.ar/wp-content/uploads/2008/06/sonico-logo.jpg

 

 

http://static.wix.com/media/1ff96be45122890f6b04ceeaa7dbd2d3.wix_mp

PM no Twitter

404 Not Found

Este perfil não tem posição geográfica registrada.

Paulo Marcos

Paulo Marcos
Pintadas - Bahia - Brasil
 Voltar a Paulo Marcos...
Tela cheia

Jovens de Baixa Grande e Mairi têm até dia 07.02 para se increverem em seleção da Secult

12 de Janeiro de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 634 vezes

Os municípios de Baixa Grande e Mairi, no Território da Bacia do Jacuípe, estão entre os 48 municípios baianos contemplados com o edital para formação de agentes de leitura.

Em cada município deverão ser selecionados 11 agentes que terão que ser jovens, com idade entre 18 e 29 anos, com ensino médio completo, para atuarem na democratização do acesso ao livro, por meio de visitas domiciliares, empréstimos de livros, rodas de leitura, contação de histórias, criação de clubes de leitura e saraus literários abertos para as comunidades.

A iniciativa é da Secretaria de Cultura da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon, em parceria com o Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura - MinC. A Secult divulgou que as inscrições encerram-se em 07 de fevereiro de 2011, e ao todo serão 572 jovens.

As localidades onde os agentes atuarão são aquelas identificadas segundo critérios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), definido pela Unesco/ONU, e de baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), definido pelo Ministério da Educação. Baixa Grande tem no IDEB a média 2,95 e seu IDH em 2000 era 0,66. Já Mairi está um pouco melhor no IDEB com 3,30 e pior no IDH com 0,61.

Cada agente de leitura receberá um kit contendo 100 livros, uma mochila, uniforme, uma bicicleta e uma bolsa complementação de renda no valor mensal de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) durante o período de um ano, além da capacitação de 196 horas/aulas. Com dedicação de 25 horas semanais, atendendo a 25 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, desenvolvendo atividades de mediadores literários, os agentes de leitura estarão integrados às bibliotecas públicas municipais, escolares, bem como aos Pontos de Leitura e Pontos de Cultura.

As bolsas serão prioritariamente destinadas às pessoas que estejam enquadradas abaixo da linha de pobreza. O processo seletivo consistirá de análise documental de caráter eliminatório, prova escrita e oral de caráter eliminatório e classificatório, análise curricular e entrevista de caráter classificatório.

As inscrições são gratuitas. Informações completas no link: http://www.fpc.ba.gov.br/node/1031

EDITAL Nº 03/2010 AGENTES DE LEITURA

O Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura – SECULT e da Fundação Pedro Calmon – Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia – FPC, em parceria com o Ministério da Cultura, no âmbito do Programa Mais Cultura, torna público que no período de 10 de dezembro de 2010 a 31 de janeiro de 2011 estarão abertas as inscrições para seleção de jovens e adultos, entre 18 e 29 anos, para atuarem como bolsistas, conforme as condições estabelecidas no termo Acordo de Cooperação, firmado entre o Governo do Estado da Bahia e o Ministério da Cultura, Decreto nº 6.226/2007 e neste Edital.

Anexos:

Edital Completo

Veja aqui se o seu município ou bairro foi contemplado para concorrer à seleção

Anexo I - Ficha de Inscrição

Anexo II - Termo de Cooperação Técnico-Financeiro

Anexo III - Tabela de Cotas de Agentes de Leitura Bahia

Perguntas mais frequentes


Tags deste artigo: arte bahia educação cultura

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.