Inscrições estão abertas até o próximo dia 31 de janeiro
Responsável por fazer da Bahia o primeiro Estado brasileiro que irá eleger a sua Cidade Cultural, André Reis, coordenador do concurso, comemora os primeiros resultados do projeto: “Recebemos telefonemas diariamente. As cidades estão animadas e interessadas em participar. Ficamos felizes com a receptividade do projeto no interior do Estado”, diz.
Com apoio de organizações da cidade, Jequié promete ser um dos candidatos à Cidade Baiana da Cultura 2010. “Dar visibilidade estadual à nossa diversidade cultural e promover o fortalecimento da produção cultural jequieense, criando mecanismos de estímulo e apoio à toda cadeia produtiva da cultura local. Essa é a nossa expectativa", destaca Bené Sena, secretário municipal da Cultura e Turismo, sobre o concurso – em entrevista para o site oficial da prefeitura de Jequié.
O concurso visa o desenvolvimento social e econômico dos municípios baianos, através da valorização e promoção do seu patrimônio e diversidade cultural. Entre os benefícios, a cidade escolhida ganha visibilidade através da divulgação de seus atrativos culturais e turísticos, atrai investimentos públicos e privados nos setores de turismo e serviços e conta com o apoio da Gtrês na assessoria e captação de recursos para a montagem de uma programação cultural a ser realizada pela cidade eleita durante o ano de 2010.
Inspirado no projeto de Melina Mercouri, ex-ministra da Grécia, a versão original promoveu diversas cidades da Europa com o título de Capital Européia da Cultura. No Brasil, onde o concurso só acontecia a nível nacional, já foram eleitas como capital cultural as cidades de Olinda – PE (2006), São João del Rei – MG (2007), Caxias do Sul – RS (2008), São Luís – MA (2009) e, agora, Ribeirão Preto – SP (2010). “O município baiano vencedor do concurso será um forte candidato a participar da versão nacional”, avisa Reis.
Na Bahia, o incentivo do Faz Cultura e das Secretarias da Fazenda e de Cultura do Estado da Bahia rende credibilidade à primeira edição do projeto, que conta ainda com o apoio da Diretoria de Ações Culturais do IPAC e do Fórum de Dirigentes Municipais de Gestores da Cultura.
Candidaturas – As cidades interessadas têm até o próximo dia 31 de janeiro para oficializar as suas candidaturas. Para participar, as prefeituras devem enviar para a Gtrês uma carta - assinada pelo seu dirigente - anexa ao formulário de inscrição preenchido. Ficha e regulamento estão disponíveis no site www.cidadebaianadacultura.com.br.
Assessoria de Imprensa
Contatos: 71 9157-9717 / 71 3341-0023
E-mails: ascom@cidadebaianadacultura.com.br / danielalustosa.ascom@gmail.com
Concurso Cidade Baiana da Cultura 2010
Gtrês – Gestão Cultural | Comunicação Social | Produção de Eventos
Fonte: Assessoria de Comunicação - SecultBA
(71) 3103-3016 / 3026 / 3027
(71) 8151-0893
ascom@cultura.ba.gov.br
http://plugcultura.wordpress.com
http://www.flickr.com/photos/secultba/
http://twitter.com/SecultBA
http://www.cultura.ba.gov.br
0sem comentários ainda