O uso de uma ferramenta de produtividade que seja estável e repleta de funcionalidades é crucial para realizar tarefas com qualidade no PC. Embora ainda exista uma certa reserva entre os usuários mais conservadores, a adoção de programas desenvolvidos com código aberto é uma realidade e muitas empresas públicas e privadas estão apostando em tecnologias livres.
Entre os mais populares, o LibreOffice figura como a principal suíte de escritório alternativa ao Microsoft Office. Nessa coluna irei apresentar as principais funcionalidades que podem ser encontradas na mais recente versão do LibreOffice.
O LibreOffice chega na sua versão 3.5 com inúmeras melhorias (Foto: Divulgação
Mais estável e compatível com os documentos criados no Microsoft Office
Na versão LibreOffice 3.5, entre as melhorias mais significativas o usuário pode perceber que a suite está mais rápida na sua inicialização, a correção gramatical além de mais eficiente também ficou mais rápida. Para a estruturação de documentos de texto no “Writer”, a novidade está na manipulação de cabeçalho e rodapé. Pois agora ficou mais intuitiva a adição dessas estruturas com alguns cliques usando um recuso auxiliar. O contador de palavras agora é em tempo real, novas fontes foram adicionadas.
Ficou mais fácil definir cabeçalhos e rodapés nessa nova versão (Foto: Reprodução)”]
Também recebeu novas funcionalidades a aplicativo de planilhas de cálculos, agora é possível inserir múltiplas linhas na barra de fórmulas. O desempenho na execução de planilhas com fórmulas complexas também melhorou, favorecendo principalmente os usuários avançados.
Além suportar 10.000 planilhas num único documento, o “Calc” não oferece limite para regras de formatação condicional.
Provavelmente uma das razões que desestimulavam a migração do Microsoft Office para o LibreOffice, era devido a problemas de compatibilidade de arquivos criados no PowerPoint e que eram abertos no ‘Impress’. Não só melhorou essa compatibilidade entre os arquivos criados nas suítes, como também foram adicionados novos elementos gráficos. Agora é possível importar no “Draw” arquivos criados no Microsoft Visio, além novas funcionalidades para adicionar arquivos multimídia nas apresentações.
O equivalente ao Microsoft Access, também conhecido como ‘Base’, agora possuí conector nativo para o banco de dados PostgresSQL.
De acordo com o anuncio oficial divulgado na comunidade, o LibreOffice teve correções e melhorias significativa em seu código fonte. A ferramenta é considerada a melhor suite de escritório de código aberto no mercado. Sem dúvidas vale a pena conferir.
O programa é totalmente gratuito, e pode ser instalado nos sistemas operacionais Windows, Linux e Mac OS X.
Para obter o instalador correspondente ao sistema operacional, basta usar o gerenciador de programas (Linux) ou acessar o site oficial .
Site: LibreOffice
* fonte: Globo.com
0sem comentários ainda