Dia Mundial da Liberdade dos Documentos, o Document Freedom Day, acontece em Curitiba, na APUFPR, Dia 28 Março
26 de Março de 2012, 0:00 - sem comentários aindaO Dia Mundial da Liberdade dos Documentos, o Document Freedom Day, acontece em Curitiba, na APUFPR, Dia 28 Março.
O Document Freedom Day no Brasil, acontecerá nas seguintes cidade:
- Curitiba - Paraná
- Belém - Pará
- Satarém - Pará,
- Rio de janeiro - Rio de Janeiro
- América e outros locais que estão se preparando para o DFD 2012.
Na América Latina, acontecerá nos seguintes países:
-
Quito, Ecuador
Veja aqui a relação completa de todos os países que realizará evento DFD 2012, no mundo inteiro
Padrões Abertos de Documentos
Padrões Abertos de Documentos são essenciais para a interoperabilidade e a liberdade de escolha com base nos méritos de aplicações de software diferentes. Evita que os dados sejam gravados em formatos fechados que obriguem a comprar sempre do mesmo fornecedor. Isso faz Padrões Abertos essencial para governos, empresas, organizações e usuários individuais da tecnologia da informação.
Definição
Com a finalidade do Dia da Liberdade dos Documentos, nossa compreensão do trabalho "normas abertas" é que a norma seja:
- Pública sujeita a avaliação completa e uso sem restrições de uma forma igualmente disponíveis para todas as partes;
- Sem quaisquer componentes ou extensões que tenham dependências em formatos e protocolos que não atendem à definição de um Padrão Aberto em si;
- Livre de cláusulas legais ou técnicas que limitam a sua utilização por qualquer das partes ou em qualquer modelo de negócio;
- Gerido e desenvolvido de forma independente de qualquer fornecedor em um processo aberto à participação igualitária dos concorrentes e de terceiros;
- Disponível em múltiplas implementações completas por fornecedores concorrentes, ou como uma implementação completa igualmente disponíveis para todas as partes.
O que significa padrão aberto?
Efeitos visíveis de Padrões Abertos são os que você pode:
- Escolher qualquer sistema operacional ou aplicativo e ainda ser capaz de ler e editar todos os seus documentos antigos;
- Colaborar com outras pessoas, independentemente de qual software eles estão usando;
- Usar qualquer software de sua escolha para interagir com o governo.
Os efeitos menos visíveis de Padrões Abertos são os que levam a uma maior concorrência no software, e mais eficazes soluções TI governamentais que evitar o custo de lock-in.
O DFD 2012 terá eventos no mundo inteiro, veja aqui.....
I Conferência Livre dos Dados Abertos - São Paulo, 03 de Abril
22 de Março de 2012, 0:00 - sem comentários aindaA 1ª Conferência Livre dos Dados Abertos, etapa preparatória à 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – 1ª Consocial, tem por objetivo principal elaborar propostas para um programa de governo que considere os dados abertos na promoção da transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.
Serão debatidas propostas e diretrizes com foco em dados abertos, em suas diversas dimensões e usos, para ampliar a transparência do poder público e a tornar mais efetivo o controle social sobre as políticas públicas, no âmbito dos dois primeiros eixos temáticos da Consocial:
I – Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos;
II – Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública.
Ao final dos debates, os participantes aprovarão 10 propostas/diretrizes que serão encaminhas à Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – Consocial.
O encontro não elege delegados.
Sobre a Consocial
A 1ª Consocial tem como tema central: “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública” e o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.
Com a realização da 1ª Consocial, as propostas/diretrizes resultantes de todo o processo conferencial, subsidiarão a criação de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, podendo ainda transformarem-se em políticas públicas, projetos de lei e até mesmo, passar a compor agendas de governo em âmbito municipal, estadual ou nacional.
* fonte: http://conferencialivre.w3c.br
The Document Foundation (TDF) anuncia a liberação do LibreOffice 3.4.6
22 de Março de 2012, 0:00 - sem comentários ainda
* fonte: The Document Foundation blog
Detran do Paraná passa a usar sistema informatizado de ouvidoria, desenvolvido em XOOPS
21 de Março de 2012, 0:00 - sem comentários aindaA partir desta terça-feira (20), usuários do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) poderão fazer reclamações, sugestões e elogios ao órgão por meio de um sistema informatizado de ouvidoria (desenvolvido em Xoops, Software Livre). No site do Detran-PR, em um link no menu lateral do lado direito da tela, os motoristas encontrarão a ferramenta, que dará mais qualidade ao atendimento, reduzindo o tempo de resposta e permitindo maior controle sobre as medidas implementadas em cada caso.
De acordo com o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, a intenção é melhorar a relação com o cidadão. “Usaremos o Sistema Integrado para Gestão de Ouvidorias, o SIGO, desenvolvido pela Corregedoria e Ouvidoria Geral, em parceria com a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Casa Civil. É um instrumento com concepção de sistema corporativo, que acelera o trabalho do ouvidor e atende de maneira mais rápida e direta às demandas da população”, explica.
Nos primeiros meses de 2012, a ouvidoria do Detran registrou, em média, 700 manifestações mensais, entre críticas, sugestões, denúncias, elogios e dúvidas. Com a ferramenta informatizada será possível armazenar todos os registros e fazer um atendimento especializado quando existir um número maior de pedidos ou reclamações a respeito de um determinado assunto.
“Relatórios gerenciais periódicos vão permitir que técnicos do Departamento analisem as informações e, de posse dos dados, avaliem a eficácia de serviços e identifiquem pontos problemáticos nas 101 unidades do Detran pelo Estado”, conta o ouvidor da autarquia, Edilberto Luiz Gruber.
Ele lembra que, ao acessar o serviço, o usuário poderá identificar-se, pedir sigilo e também fazer denúncias anônimas. Em todos os casos é emitido um protocolo de resposta, que permite o acompanhamento até a obtenção da resposta com a providência adotada.
Fonte: Núria Bianco - Assessoria de Comunicação Social
The Document Foundation disponibilizou o LibreOffice 3.5.1
16 de Março de 2012, 0:00 - sem comentários aindaBerlim - Alemanha, 15 de Março de 2012. A Document Foundation anuncia o LibreOffice 3.5.1, a segunda versão da família 3.5, destinado a usuários individuais e empresariais. O LibreOffice 3.5.1 conserta a maioria dos bugs mais importantes identificados pelos usuários e se torna atrativo para a maioria das empresas.
A TDF recomenda que as grandes organizações instalem o LibreOffice com a assistência de um parceiro de suporte, que poderá avaliar requerimentos específicos, ajudar a gerenciar a migração e implementar consertos para problemas identificados. Adquirir serviços de suporte ao LibreOffice de um parceiro da TDF é uma forma indireta de contribuir financeiramente no projeto, investir no desenvolvimento do software, melhorar a estabilidade e acelerar seu crescimento.
“Nos últimos meses, o número de hackers da TDF ultrapassou o piso dos 400 desenvolvedores, com a ampla maioria de voluntários independentes e muitas companhias financiando desenvolvedores em tempo integral. De qualquer forma, o projeto é independente, já que nenhuma das empresas emprega mais de 7% dos desenvolvedores“ afirma Ítalo Vignoli, membro do Conselho Diretor. “Desde setembro de 2010, uma média mensal de 20 novos hackers participam do projeto, atraídos pela licença copyleft, a ausência da cessão de copyright e uma ambiente acolhedor”
O LibreOffice 3.5.1 está disponível para download imediato em Português do Brasil no link abaixo:
http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja-o-libreoffice-em-portugues-do-brasil
Os registros de mudanças são:
http://wiki.documentfoundation.org/Releases/3.5.1/RC1 e http://wiki.documentfoundation.org/Releases/3.5.1/RC2.
Link para o blog The Document Foundation blog:
http://tinyurl.com/c4tdc6k
Sobre The Document Foundation (TDF)
A The Document Foundation é uma organização aberta, independente, autogovernada, meritocrática, montada sobre os dez anos de trabalho dedicados para a comunidade OpenOffice.org. A TDF foi criada na crença de que a cultura de uma fundação independente agrega o melhor dos esforços de empresas e de voluntários, produzirá a melhor suíte de escritório. A TDF está de braços abertos a qualquer indivíduo que concorde com seus valores primordiais, que contribua com para suas atividades, e recebe calorosamente a participação de empresas, por exemplo, através de alocação de pessoal que trabalhe de igual para igual com os demais contribuidores da comunidade. Em fevereiro de 2012, a TDF tem 146 membros e mais de mil voluntários e contribuidores ao redor do mundo.
Contatos para mídia
Florian Effenberger
Muniuqe - alemanha
E-mail: floeff@documentfoundation.org
Skype: floeff
Charles H. Schulz
Paris - France
E-mail: charles.schulz@documentfoundation.org
Eliane Domingos de Sousa
Rio de Janeiro - Brasil
E-mail: elianedomingos@documentfoundation.org
Skype: elianedomingos
Italo Vignoli
Milão - Itália
E-mail: italo.vignoli@documentfoundation.org
Skype: italovignoli
GTalk: italo.vignoli
Outros detalhes de contatos:
http://www.documentfoundation.org/contact/
Tradução: Olivier Hallot - Membro da TDF
* fonte Origem: Blog da The Document Foundation