Foi disponibilizado o LibreOffice 3.4 Beta 3
29 de Abril de 2011, 0:00 - sem comentários aindaA The Document Foundation sente-se feliz em anunciar o LibreOffice 3.4 beta 3. A versão 3.4 é o segundo lançamento importante do projeto LibreOffice e vem com várias novas funcionalidades. Lembre-se que o LibreOffice 3.4 Beta3 ainda não está pronto para uso em produção, você deve continuar a usar LibreOffice 3.3.2.
A versão beta está disponível para Windows, Linux e Mac OS X da nossa QA constrói na página de download, clique aqui
Se você encontrar erros, por favor comunique-o Bugzilla FreeDesktop, clique aqui ...
Para outras formas de se envolver com projeto LibreOffice - por exemplo, pode contribuir com o código, clique aqui ...
LibreOffice tradução para seu idioma, clique aqui ...
ou ajudar com o financiamento da nossa fundação, clique aqui ...
A lista de problemas conhecidos com 3.4 Beta 3 está disponível no nosso wiki, clique aqui ...
Por favor, procure a lista de mudanças contra LibreOffice 3.4 Beta 2 clique aqui ...
Vamos fechar novamente com um muito obrigado a todos vocês que contribuíram para o projeto LibreOffice - esta libertação não teria sido possível sem a você.
O Comité de Direcção da Fundação Documento
Firefox 4 atingiu 100 milhões de downloads
26 de Abril de 2011, 0:00 - sem comentários aindaO navegador Firefox 4 atingiu 100 milhões de downloads no último final de semana, um mês depois de ter sido lançado pela Mozilla. No dia de seu lançamento oficial, em 22 de março, o browser alcançou a marca de 1 milhão de downloads em três horas.
Site oficial da Mozilla mostra a contagem de downloads do Firefox 4 (Foto: Reprodução)
O lançamento do navegador aconteceu quase oito meses depois de a primeira versão beta do Firefox 4 ter sido disponibilizada. Uma semana antes, a Microsoft havia anunciado o download do seu novo navegador Windows Internet Explorer 9 em 40 idiomas.
Conforme o site TechCrunch, o Firefox 4 alcançou 7,94% do mercado mundial de navegadores, segundo pesquisa da StatCounter. Já o Internet Explorer 8 tem 29,99% de participação, seguido pelo Firefox 3.6, com 24,43%, e pelo Chrome 10, com 15,35%.
Sony anuncia dois tablets com sistema Android e certificado PlayStation
26 de Abril de 2011, 0:00 - sem comentários aindaEm evento promovido no Japão, nesta terça-feira (26), a Sony apresentou dois tablets com sistema Android 3.0 (Honeycomb) e certificado PlayStation (assim como o Sony Xperia Play). O Sony S1 e S2 são seus respectivos nomes, sendo que o segundo possui duas telas com tecnologia touch, como adiantamos em fevereiro.
O Sony S1 é focado no consumo de entretenimento, por isso ele tem tela de 9.4 polegadas e integração com a rede Qriocity, da própria Sony. Ele ainda possui processador Tegra 2, da Nvidia, função "Quick and Smooth", câmera frontal e traseira e uma integração via infravermelho com diversos aparelhos da empresa japonesa, o que permite transformar o tablet em um grande controle remoto, como visto nos filmes futuristas.
Já o segundo modelo, o S2, possui duas telas de 5,5 polegadas cada uma com resolução de 1.024 x 480, em um sistema "clamshell". Claro, como não poderia faltar, ele também possui uma câmera. Como você pode ver na foto acima, o design é bem diferente do que estamos acostumados a ver por aí. Com acabamento que dá um to sofisticado, o S2 se abre em duas telas como um DS, mas possui poder de processamento similar aos principais tablets do mercado.
mbos os modelos possuem o tal certificado PlayStation, que permite integração com suas respectivas redes e rodar jogos menos exigentes da Sony, como os produzidos na era PlayStation 1. A dupla possui também conectividade WiFi e 3G/4G. Logo abaixo você pode conferir o vídeo oficial de apresentação destes produtos:
Pelos formatos, podemos apostar que o S1 será focado mesmo no consumo dos vídeos da rede Qriocity (não disponível no Brasil), enquanto o S2 parece mais agradável para jogar games, pois além de ter uma "pegada" melhor, pode se abrir um mundo de possibilidade com jogos que podem usar as duas telas.
Resta agora aos fãs esperarem para saber quais os jogos estarão disponíveis para esta plataforma, e se ele será realmente competitivo neste difícil mercado de tablets. Entretanto, todos sabemos que a Sony não entra em uma briga para perder. Correto?
* Veja mais detalhes aqui ....
Via: Engadget
* fonte: TechTudo
Ministério das Comunicações cria secretaria de Inclusão Digital e a titular será a Lygia
25 de Abril de 2011, 0:00 - sem comentários aindaLygia Pupatto, do PT do Paraná, será a titular da secretaria. Pasta terá dois departamentos: Articulação e Formação e Infraestrutura.
O Ministério das Comunicações anunciou nesta quarta-feira (20) a criação de uma secretaria exclusiva para a inclusão digital. Conforme o comunicado, a nova secretaria ficará responsável por coordenar todos os projetos de inclusão digital do governo da presidente Dilma Rousseff, como os telecentros comunitários, em sintonia com o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL).
A secretaria de Inclusão Digital será dividida em dois departamentos: Articulação e Formação e Infraestrutura, que criará um grupo de trabalho específico para traçar um projeto de expansão da internet para a zona rural.
A titular da secretaria será Lygia Pupatto, do PT do Paraná. A nova secretaria foi publicada na edição desta quarta-feira (20) do Diário Oficial da União. Porém, o nome de Lygia como titular ainda não foi publicado.
* fonte: G1 Globo
a TDF lança o Beta2 do LibreOffice 3.4
23 de Abril de 2011, 0:00 - sem comentários aindaO release beta está disponível para Windows, Linux e Mac OS X a partir de nosso servidor de teste em
http://www.libreoffice.org/download/pre-releases/
Ao encontrar algum bug, relate-o no FreeDesktop Bugzilla:
Para contribuir e se envolver com esse projeto e oferecer melhorias no código:
https://www.libreoffice.org/get-involved/developers/
Ou para nos ajudar com fundos e doações
http://challenge.documentfoundation.org/
Uma lista de problemas conhecidos pode ser vista em nosso wiki:
http://wiki.documentfoundation.org/Releases/3.4/beta2
Uma lista novidades no LibreOffice 3.4 Beta1 está aqui:
http://download.documentfoundation.org/libreoffice/src/bugfixes-libreoff...
Gostaríamos de dar um grande *MUITO OBRIGADO* a todos os que contribuíram com o projeto LibreOffice. Este release não seria possível sem sua ajuda.
Atenciosamente
O Conselho de Administração da The Document Foundation
Fonte: http://blog.documentfoundation.org/2011/04/22/libreoffice-3-4-beta-2-ava...
Agora o BrOffice chama-se LibreOffice
23 de Abril de 2011, 0:00 - sem comentários ainda
A comunidade brasileira de software livre tem o orgulho de anunciar que o produto BrOffice passará a se chamar LibreOffice, que conta com uma comunidade internacional da qual, nós, voluntários brasileiros, somos ativos participantes e colaboradores.
O pacote de escritório BrOffice ainda permanecerá com este nome na versão 3.3.x, tendo o nome substituído definitivamente a partir das versões 3.4.x. Já os demais projetos desenvolvidos pela comunidade brasileira, como portal, listas de discussão, revista, entre muitas outras iniciativas, já passam a adotar o nome “LibreOffice” em todos seus trabalhos. O projeto é mantido pelos milhares de desenvolvedores ao redor do planeta que optaram por seguir este caminho mais livre para o desenvolvimento a pleno vapor, respeitando a meritocracia e a liberdade. O amadurecimento e crescimento deste incrível pacote de escritório livre, multi-idiomas e multiplataformas pode ser comprovado pela rápida evolução comparado ao seu predecessor, o OpenOffice.org, trazendo ainda mais tranquilidade e segurança para todos os nossos usuários.
O projeto OpenOffice.org surgiu em 2000 e contou com a participação brasileira a partir de 2001. Naquela época, surgiu a comunidade OpenOffice.org.br que o traduziu e o divulgou no Brasil até 2004. Em 2005, a comunidade enfrentou problemas com o registro da marca no país. Assim surgiu o BrOffice.org, o mesmo produto OpenOffice.org em português do Brasil (pt-BR), mais as ferramentas linguísticas para nosso idioma.
Em novembro de 2010, a comunidade brasileira passou a apoiar o projeto LibreOffice, nascida da dissidência dos desenvolvedores do projeto OpenOffice.org que não concordavam com os rumos que o projeto seguia desde a compra da Sun Microsystem®, principal mantenedora do projeto OpenOffice.org, pela Oracle®, também no ano passado. Assim, o LibreOffice sofreu uma adaptação em seu código de forma que, ao detectar um computador configurado para português do Brasil, trocasse o nome do produto para “BrOffice”, sem o “.org”. Isto aconteceu no lançamento da versão 3.3.0. Os usuários do BrOffice.org que “atualizaram” seus sistemas para esta versão, passaram de um produto baseado tecnologicamente no OpenOffice.org para o LibreOffice de maneira transparente.
Dentro do projeto LibreOffice, a comunidade tem muito mais espaço e liberdade de participar em seu desenvolvimento, além de trazer para o nosso usuário todas as evoluções que foram feitas no projeto OpenOffice.org mais as inovações exclusivas do LibreOffice.
E agora, sem problemas relacionadas a marcas no País, a comunidade brasileira optou por seguir também com este novo nome, se integrando ainda mais ao projeto internacional e contando com esta incrível ferramenta de escritório.
* fonte: LibreOffice Brasil
Campanha propõe universalização da banda larga
18 de Abril de 2011, 0:00 - sem comentários aindaSÃO PAULO - "Banda Larga é um Direito Seu". Essa é o nome da campanha que será lançada no dia 25 de abril, simultaneamente em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília. O objetivo é garantir que todas as pessoas tenham acesso ao serviço de banda larga, de qualidade, barato e rápido.
De acordo com o site da campanha (www.campanhabandalarga.org.br), o modelo de prestação do serviço no País faz com que as empresas não tenham obrigações de universalização. Os preços são altos para a população de baixa renda e os serviços não alcançam as localidades fora dos grandes centros urbanos.
"É preciso pensar a banda larga como um serviço essencial. A internet é instrumento de efetivação de direitos fundamentais e de desenvolvimento, além de espaço da expressão das diferentes opiniões e manifestações culturais brasileiras por meio da rede", diz o site.
Estão envolvidas na campanha 59 instituições, entre elas o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo, Proteste - Associação dos Consumidores e a UNE (União Nacional dos Estudantes).
Manifesto
Entre as propostas apresentadas, está o reconhecimento do caráter essencial da banda larga e a definição como serviço público. Além disso, a campanha propõe a implementação de mecanismos de controle público da gestão de redes e a democratização das licenças para prestação de serviços de banda larga fixa.
Quando se trata da qualidade do serviço, a proposta é delimitar as condições de prestação do serviço, assegurar o atendimento adequado ao consumidor e implantar, no Plano Nacional de Banda Larga, velocidade de download e upload compatíveis com os conteúdos e aplicações da rede.
Lançamento da campanha
"A proposta é unir os cidadãos e cidadãs brasileiros em uma vigília permanente em defesa do interesse público na implementação do Plano Nacional de Banda Larga e da participação da sociedade civil nas decisões que estão sendo tomadas", diz o site da campanha.
A campanha "Banda Larga é um direito seu!" será lançada:
- às 19h, no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo - São Paulo - SP
Rua Genebra, 25 - Centro
- às 20h30, no Auditório do SindJor Rio - Rio de Janeiro - RJ
Rua Evaristo da Veiga, 16, 17º andar
- às 19h, no Auditório 2 da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - Salvador - BA
Avenida Reitor Miguel Calmon s/n - Campus Canela
- horário a confirmar, no Balaio Café - Brasília - DF
CLN 201 Norte, Bloco B, lojas 19/31
A campanha também será transmitida pela internet, no site www.campanhabandalarga.org.br.
* fonte: UOL Economia
Está disponível Ubuntu 11.04 Natty Narwhal Beta 2
15 de Abril de 2011, 0:00 - sem comentários aindaEstá no ar o segundo beta da próxima versão que sairá em abril o Ubuntu 11.04 Natty Narwhal. Cumprindo o calendário:
-
14 de abril/2011 – Beta 2
-
28 de abril/2011 – Versão final
Quem já fez a instalação do Natty, seja alfa 1,2,3 ou beta 1, apenas atualize e estará com o beta 2, não sendo necessário reinstalar.
Nesta versão é possível ver um ambiente bem maduro, pronto para uso. Faltando 14 dias para o lançamento, neste período só deve acontecer correção de bugs, e não há mais tempo para inclusão de grandes ou novas funcionalidades. Dentre as novidades temos:
-
Nova opção durante a instalação da nova versão, que através da versão LiveCD ou LivePen permitirá ao invés de instalar do zero, simplesmente fazer uma atualização de sistema.
-
As novas telas de apresentação que mostram informações interessantes durante a instalação.
-
Lista de acesso rápida, uma funcionalidade bem legal no Unity.
-
Permitir fazer testes de programas antes de instalar, é uma opção bem legal de conhecer uma ferramenta.
-
No vídeo abaixo é possível ver a barra de rolagem lateral que ficou mais útil, tomando menos espaço e ficando visível apenas quando necessário. (No Facebook é possível assisti ao vídeo em alta definição)
Algumas versões:
-
Linux Kernel 2.6.38
-
Xserver 1.10
-
Gnome 2.32.1
-
Shotwell 0.9.1
-
Firefox 4.0
-
LibreOffice 3.3.2
-
Banshee 2.0.0
-
Evolution 2.32.2
-
PiTiVi 0.13.5
-
Totem 2.32.0
-
Brasero 2.32.1
-
Gwibber 3.0.0.1
-
Transmission 2.13
-
Empathy 2.34.0
-
Nautilus 2.32.2.1
Ubuntu 11.04 Natty Narwhal Beta 2
i386 Desktop Torrent
AMD64 Desktop Torrent
Lubuntu 11.04 Natty Narwhal Beta 2
i386 Desktop Torrent
Kubuntu 11.04 Natty Narwhal Beta 2
i386 Desktop Torrent
amd64 Desktop Torrent
Xubuntu 11.04 Natty Narwhal Beta 2
i386 Desktop Torrent
i386 Alternate Torrent
amd64 Desktop Torrent
amd64 Alternate Torrent
Edubuntu 11.04 Natty Narwhal Beta 2
i386 Desktop Torrent
AMD 64 Desktop Torrent
Mythbuntu 11.04 Natty Narwhal Beta 2 (Ainda não está no ar)
i386 Desktop Torrent
AMD 64 Desktop Torrent
Ubuntu Studio Beta 2
i386 Torrent
amd64 Torrent
Apenas uma observação, alguns blogs fizeram confusão sobre se essa versão sairia ou não com o Unity na versão final, mas como já havia mostrado neste blog, o que irá acontecer é que a próxima versão Ubuntu 11.10 não terá a versão clássica, pois já espera que o Unity esteja suficiente e maduro para tal. Logo a versão 11.04 ainda terá como opção a versão clássica.
Twitter: @AndreGondim
Conheça a comunidade Ubuntu Brasil
http://www.ubuntu-br.org/participe
* fonte: blog de André Gondim
Ubuntu troca de interface no 11.04
Por Sami Souza
O vindouro Ubuntu 11.04 (que também atenderá pelo codinome Natty Narwhal) trará uma mudança que já iniciou rebuliço na comunidade opensource: a mudança de ambiente gráfico. Atualmente, estamos trabalhando sob a interface Gnome e que já foi bem absorvida por todos os usuários, porém, parece não ter agradado Mark Shuttleworth, o Big Boss da Canonical, desenvolvedora do Ubuntu, e por isso, resolveu adotar a interface Unity na próxima versão de seu OS.
A Unity é uma interface bastante convidativa e simples, já utilizada em netbooks, celulares e outras telas de reduzido tamanho. Há quem diga que Shuttleworth está vislumbrando uma tendência para os computadores pessoais de unificar estilos de ambiente gráfico. Outros se opuseram à mudança afirmando que o chefão do Ubuntu simplesmente esteja de birra com os produtores do Gnome por estes não assumirem as mudanças sugeridas pela Canonical nas próximas versões da interface. Clique na imagem acima para ler a matéria e os comentários interessantíssimos do Br-Linux que originaram essa postagem. A minha opinião é que devemos estar abertos a mudanças, senão estaremos atrofiando nosso raciocínio e, talvez, ferindo a liberdade de escolha.
* fonte: blog Ilustra Mangá
IV Fórum de Tecnologia em Software Livre - Curitiba - PR
11 de Abril de 2011, 0:00 - sem comentários aindaA coordenação do IV FTSL vem por meio desta convidar toda a comunidade a participar de reunião da organização do evento.
Data: 13/04/2011 - quarta-feira
Local: Serpro - Regional Curitiba, Rua Carlos Pioli, 133 Bom Retiro - Curitiba - PR - CEP: 80520-170
Telefone Geral: (41) 3593.8200
Hora: 14:00 h
Pauta:
O evento esta sendo discutido virtualmente no fórum abaixo:
sourceforge.net/apps/phpbb/forumslcuritiba/viewforum.php?f=1&sid=f50f79aaa8cf9213bf8872c7ffd35694
Antonio Carlos Tiboni
Coordenador Regional de Tecnologia - SERPRO Curitiba
Assembleia Legislativa do RS é o primeiro Parlamento do Brasil a aprovar a Resolução interna sobre uso de ODF
8 de Abril de 2011, 0:00 - sem comentários aindaAssembleia Legislativa do RS é o primeiro Parlamento do Brasil a aprovar a Resolução interna sobre uso de ODF.
Na data de ontem, dia 07 de abril, foi publicado no Diário da Assembleia Legislariva do Rio Grande do Sul a Resolução de Mesa Nº 1.026/2011 que "Institui, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, o uso preferencial de formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos."
Avançamos mais um passo rumo à Liberdade...
Segue o texto da Resolução:
RESOLUÇÃO DE MESA N.° 1.026/2011
Institui, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, o uso preferencial de formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos.
A MESA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, no uso de suas atribuições,
RESOLVE:
Art. 1.° Fica instituído, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, o uso preferencial de formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos.
Art. 2.° Entende-se por formatos abertos de arquivos aqueles que:
I - possibilitam a interoperabilidade entre diversos aplicativos e plataformas, internas e externas;
II - permitem aplicação sem quaisquer restrições ou pagamento de royalties; III - podem ser implementados plena e independentemente por múltiplos fornecedores de programas de computador, em múltiplas plataformas, sem quaisquer ônus relativos à propriedade intelectual para a necessária tecnologia.
Art. 3.° Para garantir a execução desta Resolução de Mesa, a Assembleia Legislativa deverá estar apta ao recebimento, publicação, visualização e preservação de documentos digitais em formato aberto, de acordo com a norma ISO/IEC 26.300 (Open Document Format - ODF).
Art. 4.° Esta Resolução de Mesa entra em vigor na data de sua publicação.
Sala de Reuniões, em 05 de abril de 2011.
Firmaram este documento:
Deputado Adão Villaverde, Presidente.
Deputado José Sperotto, 1.° Vice-Presidente.
Deputado Alceu Barbosa, 2.° Secretário.
Deputado Catarina Paladini, 4.° Secretário.
Site oficial da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul: www.al.rs.gov.br
* fonte: blog de Elton Fenner