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Produção Literária com Metareciclagem

16 de Agosto de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
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Projeto:

 

Vivência de Produção Literária em Comunidade


Este curso é a realização de um projeto de produção literária em comunidades de crianças, nas periferias, que vem sendo desenvolvido desde 2005 em algumas cidades no Rio Grande do Sul, principalmente Porto Alegre.

Apresentação do projeto:

Justificativa:

“Precisamos propiciar condições para que os educandos sociais ensaiem a experiência profunda de assumir-se em suas relações uns com os outros;  assumir-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos...”*

Tendo para isso, o jogo como recurso - a brincadeira literária de se expressar interagindo e pensar-se presente na criação coletiva de histórias em comunidade.

Pela busca de estimular a leitura do mundo e a luta contra a condição de apenas seres-objetos, o que drasticamente impede a formação do sujeito-cidadão o Jogo proposto é baseado no jogo de interpretação de personagens (RPG)** presente na oficina como suporte para a construção coletiva de histórias elaboradas na interação dos personagens num meio real comunitário e ao mesmo tempo criado pelos oficinandos atuadores que acabam encontrando-se como arte-empreendedores da sua comunidade.

“Afinal há uma pedagogicidade indiscutível na materialidade do espaço.”

-------

    * FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo, Paz e Terra, 2001

    ** RPG é uma sigla em inglês que quer dizer "Role-Playing Game", Jogo de Interpretação de Personagens. Na verdade não se trata de um jogo, pois não há vencedores ou perdedores em um RPG, mas sim de uma forma de literatura interativa, em que a história é construída por todos os participantes. Em uma sessão de RPG, os "jogadores" recebem ou criam personagens cujas ações na história são decididas por eles.  Mais Informações na dissertação de mestrado de Carlos Klimic sobre esse assunto publicada no site:  (http://www.historias.interativas.nom.br/educ/)

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

 

1. Reconhecimento, localização e ocupação territorial:

Iniciamos voltando a visão para o local em que se esta presente, suas características geográficas e culturais assim como o próprio endereço e espaços frequentados, através de um mapa do bairro e fotografias feitas pelo grupo durante as saídas pelas ruas da comunidade acompanhadas pelo oficineiro e possíveis colaboradores moradores do bairro. Nessa primeira fase fazemos o reconhecimento do território (cenários) onde teatralizamos  a comunidade em com a didática do jogo literário.

 

2. Maquete da comunidade:

A maquete é a segunda fase da oficina quando construímos o cenário como um tabuleiro e seus componentes conforme , utilizando lixo seco como matéria prima (caixas e garrafas limpas). A maquete serve como tabuleiro do jogo literário e representa a comunidade não só real mais também passíveis construções feitas pelo grupo.

 

3. Criação dos personagens:

Depois de construida a maquete cada participante cria seu personagem desenhando-o numa folha A4. A folha do desenho é colada em forma de cilindro e entra no jogo como um “peão” no tabuleiro.

 

4. Elaboração da história:

Produção das histórias com a interação dos personagens nos cenários construidos como maquete.

O jogo continua mas a cada dia de oficina então uma nova história com inicio meio e fim é construida podendo continuar a história anterior o que não é necessário.

 

 

OBJETIVOS:

Objetivos específicos:

Produções literárias e artísticas coletivas para serem gravadas como vídeo e distribuídas em CD.

 

Objetivos Gerais:

Valorização da identidade comunitária, da participação sócio-cultural e incentivo à expressão artística e a projetos arte-empreendedores como geração de renda.

 

PÚBLICO ALVO:

 

A oficina é voltada para o público jovem de periferia. Pode ser trabalhada tanto com crianças de 05 a 14 como com jovens de 15 a 20 anos. Com um número mínimo de 5 participantes e máximo de 15 oficinandos por encontro.

 

RECURSOS NECESSÁRIOS:

 

Os gastos com materiais são quase nulos já que usamos materiais recicláveis como folhas A4, caixas, garrafas pets, etc. Alguns materiais serão solicitados no decorrer da oficina assim como a contrução do mesanino para guardar as maquetes e materiais, da mimosa (PC reciclado) e outras demandas conforme as produções do grupo.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

 

A renda que for geranda com a venda dos CDs produzidos e vendidos pelos oficinandos serve como incentivo ao arte-empreendedorismo proposto como alternativa de geração de renda. Isso pensado de forma que o trabalho não impeça o desenvolvimento cultural dos jovens e crianças da periferia, mas que pelo contrário, amplie as possibilidades de inserção social e cidadã desses jovens.

 

ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO:

 


Alissa Gottfried Educadora Popular Digital

alissa@softwarelivre.org

 

COLABORAÇÃO:


Elisa Gottfried Educadora Popular 

doc.sapiencia@gmail.com

 

Documentação do processo criativo do curso:

Produção Literária com Metareciclagem

Registro inicial da vivência de produção literária no Pontinho Curiosa'Idade:

Primeiro encontro/manhã: A maquete  como tabuleiro e trama


Segunda-feira
29 de maio 2009




Metodologia:


Para construirmos a maquete levei imagens de satélite da comunidade para apartir delas as crianças fossem reconhecendo seu território e reproduzíssemos a maquete com materiais recicláveis apartir dessas imagens onde eles localizaram seus endereços na editando a imagem com software livre. Por fim conversamos sobre os caminhos que faríamos  para fotografar a comunidade e o que eles gostaria de fotografar.




Relato multimídia:


1. Estudando as imagens de satélite da comunidade que salvei no meu note:







As edições localizando a moradia das crianças:






Praça das Nações Unidas:


Veja mais fotos de satélite da comunidade aqui


2. Fizemos as demarcações na planta baixa da comunidade:







Onde o Odomode estaria na maquete?




3. E apartir da demarcação do Arroio Diluvio e das ruas da comunidade reconstruimos a comunidade na maquete:










3.2. O que as crianças construiram ou desenharam na maquete:


3.2.1. Arroio Dilúvio:






3.2.2. A avenida Ipiranga:




3.2.3. A passarela da PUC e o Odomode de amarelo:




3.2.4. Condomínio dos Anjos onde a maioria deles mora:






3.2.5. Comunidade Patinho Feio:







3.2.6. Vila Sossego:







3.2.7. A PUC no fim da Passarela:




3.2.8. O Odomode, a sala das crianças onde estavámos, a creche e o condomínio dos Anjos:


3.2.9. Escola Emílio onde estudam:







3.2.10. Shopping Bourbon e o campinho de futebol:







3.2.11. Arborizando o Odomode:






Avaliação da vivência:


A atividade teve a participação de tod@s. As crianças cosntruiram várias elementos importantes para a maquete. Conheci um pouco mais da realidade delas, onde moram e onde estudam. Elas usaram o aplicativo livre Paintbrush para editar as imagens de satélite e conversamos sobre o passeio e os lugares que elas gostaria de fotografar mas depois disso quiseram sair para jogar bola no pátio. Considero bastante ter cido proveitosa essa vivência pois todas participaram e produzimos o que havia proposto.


Mais fotos






Primeiro encontro/tarde: Os personagens e construção da maquete
Segunda-feira
29 de maio 2009




Metodologia:


Apartir das imagens de satélite da comunidade os oficinandos da tarde reconhecem suas casas e seu território editando as imagens no aplicativo livre Paintbrush depois e apartir disso construimos outra maquete com os elementos (empreendimentos) introduzidos por eles. Por fim conversamos sobre os caminhos que faríamos  para fotografar a comunidade e o que eles gostaria de fotografar.


Uma segunda metodologia foi proposta pois nem todos quiseram montar a maquete. Com esses montamos um roteiro de entrevistas que foram aplicadas a todos os personagens reais que estavam no Odomode neste dia. Perguntamos onde cada um mora, o que faz e quais lugarem mais gosta na cidade.




Relato multimídia:


1. Imagens de satélite editadas pelas crianças no aplicativo livre Paitbrush:












2. Construção da maquete:










Edison ocupando e guardando o bem da comunidade (maquete)







3.2 Elementos introduzidos pelos educandos da tarde na maquete:


3.2.1. Pixações na passarela:







3.2.2. Comunidade Cachorro Sentado:







3.2.3. Indícios de violências:



desenho de uma pessoa que foi morta com 11 tiros na comunidade


4. Personagens entrevistados:







4.1. Natalia - 11 anos
entrevistadora e fotografa ]
mora na condominio dos Anjos.









4.2. Pablo - 13 anos
mora na Vila Sossego, rua Livramento.








4.3. Tia Maria - 53 anos
- Cozinheira e costureira
- Mora na Lomba do Pinheiro
- Nasceu em Santa da Boa Vista
- Diz que um lugar interessante de conhecer é a Associação dos Moradores da Lomba do Pinheiro









4.4. Seu Sapo (Valter) - 55 anos
- Musico
- Mora na rua Bernardo Pires
- Sugere conhecermos o Planetário









4.5. Ninivi - 3 anos
Vila Sossego








4.6 Edison - 2 anos
Vila Sossego
tem dedo de artista









4.7 Alexandra - 4 anos
Comunidade dos Anjos
O lugar que quer fotografar é a Praça das Nações








4.8 Marcio - 5 anos
Vila Sossego









4.9 Erick - 5 anos
mora na comunidade dos Anjos







4.10
Maisson tem 8 anos
mora na vila sossego

















4.11 Jana - 14 anos
dos Anjos









4.12 Mestre Paraqueda (Eugenio Alencar) - 75 anos
Pintor, Bonequeiro, Compositor, Mestre Grio
Nasceu e mora na Baronesa de Gravatai no bairro São Judas
Sugere que conheçamos o museu Julio de Castinhos









4.13 Paulinho (Paulo Romeu) - 51 anos
Musico
Nasceu e vive no bairro Moinhos
Sugere que conheçamos o Lami e Itapuã

















4.14 Bel (Isabel) - 35 anos
Pedagoga
Nasceu no Jardim Itu e mora na Vila Jardim
O lugar que sugere é a Avenida Beira Rio

















4.15 Tia Iara - 53 anos
Assistente Social
Nasceu em Petrópolis e mora em Nilópolis rua Amaro de Pegro Filho  Sugere o campinho na esquina da sua casa

















4.16 Alissa - 26 anos
Educadora Popular Digital
Nasceu em São Borja e mora no Partenon PoA
Sugere o Parque da Redenção (Farroupilha) e o Marinha








4.17 Carlinha - 27 anosSecretáriamora na vila Nova na Restinga
Sugere que conheçamos a Assunção

















4.18 Esmael - 13 anos
Vila sossego
O lugar que mais gosta é o bar do seu Adelmo

















4.19 João Pedro - 12 anos
comunidade "Donta"




Avaliação da vivência:


Nessa vivência surgiu a questão violência na comunidade através de desenhos na maquete mas não consegui trabalhar o tema pois todos estavam bem dispersos resistentes em participar da atividade. Os maiores além de não quererem fazer o que propus começaram a ensaiar percussão o que dificultou ainda mais o trabalho com os menores mas o encaminhamento de fazer um roteiro de entrevistas com os interessados na oficina funcionou e envolveu até os que não estavam querendo participar. No fim a atividade foi produtiva.


mais fotos

Segundo encontro manhã e tarde: Saida percurso fotográfico na comunidade


Segunda-feira
08 de junho 2009


Metodologia:
Fizemos um roteiro fotográfico por um dos lados da Ipiranga na manhã e o outro na tarde como estudo da  comunidade onde cada um decidia o que fotografaria para colocar na maquete. Antes de sair fizemos uma concentração no pátio onde mostrei como funciona minha camera fotográfica digital, deixando a camera na mão das crianças e vendo analisando com todas elas a qualidade das fotos. Assim fizemos exercícios sobre enquadramento, flash e informações das fotografias.




Relato multimídia:


1. Estudos sobre fotografia digital:


1.1 Mal enquadrada        1.2 De frente pro sol



1.3 Espaços em branco    1.4 Boa Foto


ensaios:








2. Fotografando a Comunidade


2.1 Percurso da manhã:









































O Beija-flor:





Hospedaria para avós:































































[fazer gif]





















O Condomínio dos Anjos:





































Jogo de bafo:




Avaliação da vivência:
A atividade foi ótima, todos gostaram do passeio, quiseram fotografar e tiraram boas fotos.
No caminho encontramos um beija-flor e várias flores. As crianças mostraram onde moram e algumas de suas brincadeiras.






2.2 Percurso da Tarde:


2.2.1 Testes fotográficos antes de sairmos:



















2.2.2 A saída:



























































Avalição da Vivência:


Antes de sairmos nos concentramos no pátio e fizemos algumas combinações como que os maiores cuidariam dos pequenos e permaneceríamos sempre todos juntos. Logo na saída os meninos maiores subiram na marquise da passarela como uma atitude irresponsável pois alguém podería cair no arroio além do mal exemplo para os menores... Conversamos sobre combinações continuando o a caminhada passando na frente da vila Sossego, onde não entramos por recomentação da Iara e fomos para a escola Emilio onde estudam depois de passar numa pequena praça. Perto da escola aconteceu um problema com alguns dos meninos maiores que por terem colhido uma banana verde discutiram com uma senhora que parecia morar na casa onde a bananeira estava plantada. Outra vez foi conversado principalmente pela Cláudia sobre as combinações e seguimos, com as fotos das crianças e mais uma vez os meninos maiores aprontam espizoteando um gafanhoto bem grande que encontramos no caminho. Sobre esse tema fizemos na aula seguinte uma apresentação de slides onde conversamos sobre a violência gratuita contra o inseto. Passamos na frente da minha casa também para que eles soubessem onde moro então na frente do prédio os meninos colheram galhos do Ligustro do patio da visinha jogarem nos colegas. Disse para eles que estava com vergonha das atitudes deles e que não seria possível fazer outro passeio com eles neste momento ouve uma briga entre a Cláudia (educadora) e os meninos maiores que então tentaram desentegrarem-se do grupo o que impedi conversando com eles e convidando-os a continuar até o fim do percurso na atividade. Atravessamos a Ipiranga e fomos até a Praça das Nações como último lugar escolhido pelas crianças para ser fotografado. Enquanto alguns tiravam as fotos os outros brincaram e correram mas os meninos outra vez tentaram desafiar nossa paciencia subindo no poste da quadra de basquete que tem uns 3 metros. Quando uma das meninas maiores fotografou-os ameaçaram-a e ela enfrentou-os até quase se baterem mas consegui separá-los, então fizemos as últimas fotos e voltamos para o Odomode. Na volta falei com os meninos lembrando-os que se compartaram muito mal por quais motivos e também sobre a questão de eles quererem se queixar da briga com a Cláudia com a Iara o que não resolveria nada, pois era importante que compreendessem os motivos dela e que teriam que falar o que estavam sentindo para ela e não fazer queixas que iriam criar problemas para eles mesmos...
Mesmo com esses problemas conseguimos concluir a atividade onde todos participaram e os problemas foram tratados na forma mais pacifica possível. Porisso a atividade foi positiva e houve desenvolvimento nas aulas seguintes.





Mais fotos


Terceiro encontro manhã e tarde: Montagens apartir das fotos da comunidade


Segunda-feira
15 de junho 2009




Metodologia:


Despois de projetar editamos as fotografias do passeio criando falas em balões como foto novelas em slides com falas inventadas como histórias feitas na mimosa.
Apartir da bricadeira de bafo fotografada no cotidiano da comunidade das crianças produzimos figurinhas para jogar bafo com os personagens do Odomode.


Relato multimídia:














produção das figurinhas:








Serigrafia:



Apresentação de slides sobre o grilo que os meninos mataram violentamente na saida do encontro anterior:







(slides da história do gafanhoto)




produzindo o Beija-flor para o vídeo:



Maquete:



Estádio do Inter            Sinaleira na avenida      Loja do Gremio
Produção do vídeo que as crianças fizeram para lembrar o beija-flor que encontramos no passeio e entrou para a história:




Edições de imagens com SL









História em slides



histórias em slides O Florista




fotos feitas pelas crianças para estudos de edição:



























Avaliação da vivência:




mais fotos






Quarto encontro manhã e tarde: Leituras para produção literaria e inicio da mimosa - jogo de bafo com os personagens


Segunda-feira
22 de junho 2009




Metodologia:
Leituras para produção literária e início da mimosa e jogo de bafo com os personagens do Odomode.


Relato multimídia:











vídeo





video














[livros - fotos]+++































Avaliação da vivência:


mais fotos




Atividade Extra: fisl 10 - Montagem da Mimosa e Pontinho no fisl


Quinta e sexta-feira
26 e 27 de julho 2009




Proposta:




Relato multimídia:








































































Noticia:


Mimosa do Pontinho Curiosa'Idade é premiada no I Festival de Robótica Livre do fisl 10






A mimosa do Pontinho Curiosa´Idade foi construída para as vivências do curso de produção literária que acontecem nas segundas-feiras no Ponto de Cultura Odomode. Na atividade as crianças vivenciam histórias sobre sua comunidade, através do jogo "Comunativo" que se trata de um RPG desenvolvido por esse projeto de oficina, onde uma maquete é montada com materiais reutilizados e depois proposta como trama nas histórias. Por exemplo na mimosa teatraliza-se a construção da rádio proposta na maquete/tabuleiro. Mimosa é o nome carinhoso usado pelo movimento da metareciclagem dado às máquinas reconstruídas apartir de PC's antigos ou estragados.

Durante o fisl 10 a mimosa do Pontinho foi construida adaptada a um carrinho de supermercado com ajuda de estudantes da UFMG no Ponto de cultura Odomode e através deles participou do I Festival de Robótica Livre que aconteceu na PUC durante o fisl 10. Lá na PUC foi implementado, na Mimosa do Pontinho, o projeto de robótica livre chamado "Apontador de Estrelas", que ganhou o primeiro prêmio na categoria robótica iniciante. O projeto trata-se de uma antena controlada por linha de comando, para cima/baixo e direita/esquerda que no RPG simboliza a torre de comunicação da comunidade onde estão sendo transmitidos os programas de rádio gravados pelas crianças durante a atividade de produção literária.

Depois de participarem do fisl 10 e apartir das vivências com a mimosa, as crianças do Pontinho, empolgadas com a robótica que estão desenvolvendo, montando robôs apartir de carrinhos eletrônicos estragados, e criaram, então um programa na rádio da mimosa falando sobre o projeto de robótica deles para a comunidade do Odomode.



Para mais informações escreve para: alissa@softwarelivre.org

fonte: http://culturadigitalsul.blogspot.com/2009/07/mimosa-do-pontinho-curiosaidade-e.html
Avaliação


fotos


Fotos do fisl 10 feitas pelas crianças




Quinto encontro manhã: Produção literaria na mimosa


Segunda-feira
29 de junho 2009




Metodologia:




Relato multimídia:


Avaliação:








Quinto encontro tarde: Lançamento da rádio da comunidade odomode na mimosa com grupo de dança odomode mirim


Segunda-feira
29 de junho 2009




Metodologia:






Relato multimídia:


Edição de fotografia:






Estudos sobre projeto de robótica e a PUC:


[imagens coletada na web]













O prédio da rádio do Odomode com elevador:


Dentro do prédio o lançamento da Rádio é uma festa





Que conta com a participação especial do grupo de dança afro terrerinho:








vídeos:


(As imagens brutas dos vídeos serão um projetinho de edição de vídeo em software livre)




[vídeos em ogg]










Ouça abaixo o primeiro podcast do lanlamento da rádio nos tambores :


podcast rádio pontinho 01


Maisson ensaiando um funk:


podcast rádio pontinho 02


Edson (4 anos) brincando com a microfonia:


podcast rádio pontinho 03


Notícia:


http://culturadigitalsul.blogspot.com/2009/08/producao-literaria-com-metareciclagem.html





[video editado]




Avaliação da vivência:


A atividade foi extremamente proveitosa e divertida!
Todas as crianças participaram da mesma história onde os pequenos criam um grupo de dança afro e os maiores tocam, gravam e apresentação a rádio. Neste dia o lançamento da rádio foi uma festa de verdade!
mais fotos






Aula extra: Robótica livre


Quarta-feira
01 de julho 2009




Proposta: A proposta nesta atividade partiu espontaneamente do Maisson e Bruno que quiseram "fazer robótica" com os carrinhos eletrônicos estragados do Odomode. Para apoiar a iniciativa pedi autorização para a coordenadora pedagógica do Ponto e ofereci um premio de 5 reais para cada oficinando que conseguisse produzir um outro tipo de brinquedo eletronico que funcione com pilhas AA além de ensinar os colegas e contar com a ajuda deles na metareciclagem.




Relato multimídia:











(para gif animado)








Relato do Bruno na mimosa sobre sua participação no projeto de robótica:


"BOM!!!! MEU ROBO EU VI UM CARRINHO QUE NÃO FUNCIONAVA E PENSEI PQ NÃO FAZE-LO FUNCIONAR DAI EU ABRI RETIREI A PLACA QUE ESTAVA QUEIMADA E ENFERRUJADA DAI EU  PEGUEI O FIO AZUL E O MARRON,COM VERMELHO COM BRANCO,MAS NAO DEU CERTO ENTÃO EU PERCEBI QUE OS FIOS DA FRENTE TAVAM TIRANDO A VELOCIDADE DAS RODAS DE TRAS DAI EU PEGUEI O FIO AZUL E MARRON E ESTALEI NUM TROÇO QUE SEGURA AS PILHAS E O MOTOR DA FRENTE SEPARADOS".







Relato do Maisson:


"O MEU CARRINHO FOI MUITO TRABALHADO POR MIN EU EGETEI O MOTOR  DE CARRINHO TIREI ALTO FALANTE DE RADIO  ESTRAGADO NELE  FOI  SÓ!!! ASS: MAISSON"








Avaliação da vivência:




Mais fotos


Sexto encontro manhã e tarde: Premio da Robótica livre e produções radiofonicas e literárias na mimosa


Segunda-feira
06 de julho 2009


Metodologia:


Relato multimídia:


Terminamos a produção do livro em slides iniciado no quinto encontro






Leia o e-livro "Festa da Lelê" aqui




tarde: Lançamento da Padaria Bolo Preto:



projeto de robótica:








Padaria bolo preto na comunidade (maquete):







Anuncios da Padaria Bolo Preto na rádio Odomode:








Ouça aqui os jingles feitos pelo locutor Maisson:


podcast radio pontinho 04




podcast rádio pontinho 06





notícia com o vídeo documentando as gravações na mimosa do programa de rádio sobre robótica :
assista o vídeo no final da matéria no blog livre da cultura digital sul aqui








gravações do programa de robótica:


podcast rádio pontinho 05







E então com os pequenos lançamos mais um programa agora sobre literatura na rádio Odomode:


podcast rádio pontinho 07


Gravação ao vivo das histórias pelo mestre grio junior Erick:


podcast rádio pontinho 08










**





projeto de robótica:









Avaliação da vivência:


Mais fotos




Sétimo encontro manhã: Produções literárias na mimosa


Segunda-feira
22 de julho


Metodologia:


Relato multimídia:




















Tags deste artigo: rpg comunativo educação popular metareciclagem odomode pontinho curiosaidade

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