Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blogosfera d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Como adicionar virtualhost aos logs do Varnish

15 de Agosto de 2015, 3:00 , por PSL-BA Feeds - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 62 vezes

Clone trooper segurando caneta

Há algum tempo atrás escrevi um post mostrando como configurar o Varnish para escrever logs num formato modificado do Combined Log Format do Apache, esta modificação foi feita para adicionar o virtualhost %v no início de cada registro do log e na sintaxe do Apache se parece com o seguinte:

LogFormat "%v %h %l %u %t \"%r\" %>s %O \"%{Referer}i\" \"%{User-Agent}i\"" vhost_combined

Isto foi feito com o varnishncsa-vhost, um script que faz o Varnish armazenar logs seguindo o formato acima, este script deveria estar obsoleto já que versões recentes do Varnish suportam customizar o formato dos logs através da opção -F, mas um problema no pacote Debian impede de fazer isto do “jeito certo”™.

Este problema foi citado em Workaround for broken varnishncsa logging due to shell mishandling of spaces in LOG_FORMAT variables e algumas soluções foram sugeridas, mas todas elas tem um “ar” de armengue. O problema já foi relatado no Debian em #657449 varnishncsa: please add a config option to allow a custom logging format (patch) mas ainda não foi solucionado.

Porque estou contando esse “blá blá blá”?

Recentemente precisei alterar o formato dos logs do Varnish em um servidor de produção e acabei utilizando o varnishncsa-vhost novamente e ele funcionou muito bem, isto me salvou dos sedutores “armengues que quebram na próxima atualização”.

Então se isto for útil para você de alguma forma utilize o repositório abaixo, eu subi uma nova versão do pacote Debian do varnishncsa-vhost lá:

deb http://debian.joenio.me unstable/

Fonte: http://joenio.me/como-adicionar-virtualhost-aos-logs-do-varnish

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.