Larry Cafiero, publicou ontem em seu blog o artigo "2011: The Year of Women in FOSS" (2011: O Ano da Mulher no Software Livre e Aberto). Nesse texto ele chama a atenção para o fato de que existem mais do que apenas caras barbudos no movimento de Software Livre, que as garotas são uma parcela já notável e que elas estão galgando posições de importância na comunidade.
Claro que a comunidade como um todo não se reúne e decide qual será o tema do ano, como faz a ONU e o Vaticano, mas é comum que alguns membros percebam tendências e tentem prever o que acontecerá de notável no movimento em tal ano. O interessante é que, seguindo essa boa tendência, o poder feminino acaba de crescer no projeto Noosfero com a passagem do bastão de Release Manager de Antonio Terceiro para Daniela Feitosa. É importante destacar também que Keilla Menezes voltou a integrar a Colivre e foi diretamante alocada no time de desenvolvimento do Noosfero, reforçando a presença feminina.
Ainda ha muito sexismo a ser vencido e muitos passos a serem dados, para que homens e mulheres tenham as mesmas chances e uma representatividade mais equilibrada nas diferentes atividades humanas. Isso faz a Colivre ainda mais orgulhosa por participar ativamente deste processo (longo, mas consistente) de redução do sexismo e fortalecimento da mulher.
Claro que agora você deve ter algum interesse de conhecer nossa manda-chuva, então pode segui-la no micro-blog livre identi.ca. ;-)
0sem comentários ainda