OpenArena para Raspberry Pi
26 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaA Raspberry Pi Foundation anunciou o lançamento de OpenArena para Raspberry Pi, um jogo multiplayer de tiro em primeira pessoa (FPS), baseado no Quake III.
Disponível como um download gratuito, o jogo foi marcado como “Adults Only” por causa do sangue e da violência. O jogo de código aberto é gratuito para download e é movido pelo “ioquake3 ‘, fork da engine de Quake III. Modificações foram feitas no jogo, removendo o material e adição de conteúdo livre e novo.
O jogo multiplayer pode ser jogado sem ter que passar pela loja Pi e que também pode ser executado em um servidor dedicado. Existem alguns problemas conhecidos, os quais a Fundação PI já tem já previstas soluções.
Com informações da raspberrypi.org.
Fundação OpenMandriva busca colaboradores
26 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaComo todos tem acompanhado a Fundação OpenMandriva está trabalhando para concluir a sua infraestrutura e começar os trabalhos para a nova distro.
O site terá traduções de português de Portugal e português do Brasil. Foi pedido hoje para que traduzíssemos as noticias dos blogs, site, wiki e fórum.
Quem tiver interesse em fazer parte da equipe de tradução e revisão para português do Brasil, basta buscar informações aqui: https://wiki.mandrivalinux.org/index.php/Multilingualism
A Fundação OpenMandriva também precisa de colaboradores em outras áreas (programação, design, etc). Quem quiser colaborar de outras formas entre em contato com a Fundação via a lista de discussão: https://ml.mandriva.net/wws/arc/foundation
Sugestões e dúvidas podem ser postadas aqui para que possam ser encaminhadas à fundação.
Fonte: Mandriva Look
Backup dos arquivos na “nuvem” utilizando o Fedora e Dropbox
22 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaO Ubuntu possui um serviço de backup em nuvem chamado “Ubuntu One”, gratuito, onde os usuários salvam os arquivos que desejam na pasta do Ubuntu One (que normalmente fica dentro da pasta “home”) e estes arquivos são sincronizados com o servidor. Sendo assim, em todas as máquinas onde o usuário estiver logado e on-line, ele poderá “enxergar” estes arquivos e modificá-los. Se você formatar a sua máquina estes arquivos ainda estarão disponíveis, pois é feita uma cópia deles em tempo real, na “nuvem” (um servidor na Web).
Este mesmo recurso também pode ser agregado no Fedora Linux, através do Dropbox. Vamos à instalação?
Para instalar, acesse o site:
https://www.dropbox.com/install?os=lnx
Se o seu sistema é 32 bits, baixe este aqui:
https://www.dropbox.com/download?dl=packages/fedora/nautilus-dropbox-1.4.0-1.fedora.i386.rpm
Se o seu sistema é 64 bits, baixe este aqui:
https://www.dropbox.com/download?dl=packages/fedora/nautilus-dropbox-1.4.0-1.fedora.x86_64.rpm
Agora abra o Terminal. Navegue até a pasta downloads:
cd /home/usuario/Downloads/
Substitua “usuario” pelo seu login. Mande instalar. Se for 32 bits digite:
rpm -ivh nautilus-dropbox-1.4.0-1.fedora.i386.rpm
Se for 64 bits digite:
rpm -ivh nautilus-dropbox-1.4.0-1.fedora.x86_64.rpm
Aperte “super”, procure por dropbox e abra o cliente. Para ter acesso ao Dropbox você deverá se cadastrar a partir do próprio aplicativo, que o redirecionará a uma página web. É gratuito se você utilizar até 2GB. Após todo o processo concluído aparecerá uma pasta chamada “Dropbox” dentro da sua pasta “HOME”. Todos os arquivos que você colocar ali serão sincronizados quando você estiver on-line e serão o seu backup na nuvem.
PRÓS: backup em tempo real na nuvem, possibilidade de gerenciar os arquivos em mais de uma máquina, sincronizando-os em tempo real. Velocidade.
CONTRAS: se você instalar e configurar o Dropbox (assim como o Ubuntu One) em um computador portátil e o mesmo for roubado, lembre-se que a sua senha de acesso ao Dropbox está configurada nele. Ou seja, se você faz backup de arquivos importantes na nuvem, o meliante terá acesso a estes arquivos e à sua senha. Nesta situação, a qual sempre torcemos que nunca ocorra (mas que pode ocorrer), recomenda-se que você altere a senha do Dropbox no site https://www.dropbox.com. Paralelo a isto, se você possui outro computador com o Fedora e o Dropbox configurados, mova imediatamente os seus arquivos da pasta do Dropbox para outra pasta qualquer do HD. Isto irá “esvaziar” a sua pasta na nuvem, deixando-a em branco. Quando você alterar a sua senha do Dropbox, coloque os arquivos na nuvem novamente. Ah, e faça um “B.O.”!
Conheça a origem e o futuro da Raspberry Pi na Campus Party Brasil 2013
22 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários ainda
Cronômetros rodando para a contagem regressiva da sexta edição da Campus Party Brasil e adivinhem só? É isso mesmo, depois de Ryotaro Shima, temos mais um palestrante de calibre confirmado para 2013.
iStockphoto desafia a criatividade dos campuseiros – CPBR6
21 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaO futuro é o intervalo de tempo que se inicia após o presente e não tem um fim definido. Se refere a algo que vai acontecer, ainda está por vir. Com as novas tecnologias, internet, alta conectividade, redes sociais, temos a sensação que o futuro chegou.
E você? Acha que o futuro é agora?
Pois já que uma boa imagem vale mais que mil palavras, a iStockphoto quer que você use sua criatividade para mostrar que estamos vivendo no futuro. Para isso, crie uma peça gráfica usando até 8 arquivos entre as fotos, ilustrações e ícones que a iStockphoto disponibilizou gratuitamente para os campuseiros. E não se esqueça de colocar os logos da iStock e da Campus Party Brasil.
Depois, é só publicar sua imagem na fanpage da iStockphoto no Facebook utilizando a frase “O Futuro é Agora – iStock na Campus Party”. Os autores das três melhores imagens vão ganhar créditos iStockphoto e ingressos para a sexta edição brasileira do maior acontecimento tecnológico do mundo!
E corra, pois o concurso só vai até terça, 22/01! Crie o seu login no site da iStock e baixe aqui os arquivos grátis. Veja também o regulamento do concurso.
Fonte e Créditos: aqui
Nota de esclarecimento sobre a remoção do app da Rede Espírito Livre da Google Play Store
20 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaLamentamos informar que o app da Rede Espírito Livre foi removido temporariamente da Google Play Store. Foi encontrado um erro na aplicação enviada para a referida loja virtual, o que, de certa forma, impedia que ele fosse distribuído. Por este motivo, infelizmente retiramos o aplicativo até que tal situação esteja normalizada e tais impedimentos sejam solucionados. Esperamos que ainda esta semana a situação esteja normalizada.
Informamos ainda que tão logo a aplicação já esteja novamente no ar e portanto já corrigida, utilizaremos todos os nossos canais de relacionamento, incluindo site, redes sociais e email para informar-lhes da normalização do serviço.
Ficamos muito felizes com as palavras de incentivo, elogio e apoio que recebemos nos dois dias que a aplicação esteve no ar, o que demonstra o carinho que o leitor tem pela Revista Espírito Livre e pelo que fazemos. Esperamos em breve colocar novamente o aplicativo a disposição de todos os leitores e interessados em utilizá-lo.
Todo o nosso esforço visa proporcionar ao leitor, uma publicação de qualidade. Neste sentido, contamos com a compreensão de todos.
Nasce o SouJavaLivre
20 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaNasce uma nova comunidade, o SouJavaLivre. O seu objetivo é estar falando sobre o OpenJDK e o JavaLivre aqui no Brasil.
A comunidade já tem um blog e pode ser acessado através da url: http://soujavalivre.blogspot.com.br/
Outros contatos importantes:
Twitter: https://twitter.com/soujavalivre
Página no facebook: https://www.facebook.com/soujavalivre
Caso queira participar da Lista de discussão: http://java.net/projects/javali/lists/openjdk basta enviar um e-mail para: sympa@soujava.java.net com assunto: lista de discussão openjdk.
A comunidade informa que toda ajuda será bem vinda.
Aplicativo da Rede Espírito Livre para Android já disponível na Google Play Store
18 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaIsto mesmo! O aplicativo da Rede Espírito Livre para Android já disponível na Google Play Store.
Estávamos com a ideia do aplicativo já a um bom tempo e a StillRocker nos ajudou na difícil tarefa de desenvolver um aplicativo funcional com uma série de recursos interessantes.
A partir de agora, aqueles leitores que tiverem um Android e quiserem saber das novidades da Revista Espírito Livre, promoções, sorteios, Fórum da Espírito Livre e de tudo que se relacionar com a Rede Espírito Livre, basta nos procurar na Google Play Store ou seguindo diretamente para este link.
O aplicativo está disponível para diversas versões do Android, portanto, é bem provável que seja compatível com seu aparelho. Basta dar uma olhada.
Também precisamos do seu feedback com relatos de uso e o que mais achar pertinente informar quanto ao uso do aplicativo. Esta é a primeira versão e esperamos nas próximas melhorar ainda mais o aplicativo e para isso contamos com sua colaboração.
Gostaríamos de agradecer publicamente ao pessoal da StillRocker, especialmente Ricardo Ogliari, responsável ainda pelo site http://www.mobilidadetudo.com, que prontamente nos ajudou nesta tarefa de produzir o aplicativo. Ogliari já publicou diversos artigos na Revista Espírito Livre, sobre desenvolvimento mobile, que é a sua praia. Esperamos juntos trabalhar em novos projetos e aprimoramentos do aplicativo. Fica o nosso muitíssimo obrigado.
Você leitor irá reparar que o aplicativo conta com o termo Rede Espírito Livre, isso porque o aplicativo apresenta a atividades relacionadas não somente a Revista Espírito Livre, mas também ao Fórum da Espírito Livre e em breve sobre a TV Espírito Livre.
Esperamos que você leitor goste do aplicativo. E se gostar, ajude-nos a divulgá-lo através de sua rede de contatos, redes sociais, etc.
Ficamos por aqui, mas continuamos conectados, em rede.
Espírito Livre: Novidades para 2013
18 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaO ano de 2013 começou com novidades! A expectativa que 2013 traga muito mais coisa que 2012 proporcionou. E acredite, muito disso, vai depender de você, colaborador, leitor e parceiro da Espírito Livre.
A primeira das novidades é que a Revista Espírito Livre, assim como os outros projetos da Iniciativa Espírito Livre, aqui também referenciada como Rede Espírito Livre, passarão a comunicar-se entre si. Não que isso já não ocorra, mas esta comunicação será ainda mais estreita e os projetos irão conversar uns com os outros. O Fórum da Revista Espírito Livre portanto, passará a se chamar Fórum Espírito Livre e a chegada de mais um novo projeto promete abalar as estruturas, a TV Espírito Livre.
Esperamos ir comunicando a todos vocês as novidades conforme elas forem se tornando realidade. E mais uma vez contamos com a participação de todos neste processo. Se queres ajudar, basta entrar em contato através do contato@espiritolivre.org.
Ainda tem a se fazer… E 2013 está só começando!