O Ubuntu possui um serviço de backup em nuvem chamado “Ubuntu One”, gratuito, onde os usuários salvam os arquivos que desejam na pasta do Ubuntu One (que normalmente fica dentro da pasta “home”) e estes arquivos são sincronizados com o servidor. Sendo assim, em todas as máquinas onde o usuário estiver logado e on-line, ele poderá “enxergar” estes arquivos e modificá-los. Se você formatar a sua máquina estes arquivos ainda estarão disponíveis, pois é feita uma cópia deles em tempo real, na “nuvem” (um servidor na Web).
Este mesmo recurso também pode ser agregado no Fedora Linux, através do Dropbox. Vamos à instalação?
Para instalar, acesse o site:
https://www.dropbox.com/install?os=lnx
Se o seu sistema é 32 bits, baixe este aqui:
https://www.dropbox.com/download?dl=packages/fedora/nautilus-dropbox-1.4.0-1.fedora.i386.rpm
Se o seu sistema é 64 bits, baixe este aqui:
https://www.dropbox.com/download?dl=packages/fedora/nautilus-dropbox-1.4.0-1.fedora.x86_64.rpm
Agora abra o Terminal. Navegue até a pasta downloads:
cd /home/usuario/Downloads/
Substitua “usuario” pelo seu login. Mande instalar. Se for 32 bits digite:
rpm -ivh nautilus-dropbox-1.4.0-1.fedora.i386.rpm
Se for 64 bits digite:
rpm -ivh nautilus-dropbox-1.4.0-1.fedora.x86_64.rpm
Aperte “super”, procure por dropbox e abra o cliente. Para ter acesso ao Dropbox você deverá se cadastrar a partir do próprio aplicativo, que o redirecionará a uma página web. É gratuito se você utilizar até 2GB. Após todo o processo concluído aparecerá uma pasta chamada “Dropbox” dentro da sua pasta “HOME”. Todos os arquivos que você colocar ali serão sincronizados quando você estiver on-line e serão o seu backup na nuvem.
PRÓS: backup em tempo real na nuvem, possibilidade de gerenciar os arquivos em mais de uma máquina, sincronizando-os em tempo real. Velocidade.
CONTRAS: se você instalar e configurar o Dropbox (assim como o Ubuntu One) em um computador portátil e o mesmo for roubado, lembre-se que a sua senha de acesso ao Dropbox está configurada nele. Ou seja, se você faz backup de arquivos importantes na nuvem, o meliante terá acesso a estes arquivos e à sua senha. Nesta situação, a qual sempre torcemos que nunca ocorra (mas que pode ocorrer), recomenda-se que você altere a senha do Dropbox no site https://www.dropbox.com. Paralelo a isto, se você possui outro computador com o Fedora e o Dropbox configurados, mova imediatamente os seus arquivos da pasta do Dropbox para outra pasta qualquer do HD. Isto irá “esvaziar” a sua pasta na nuvem, deixando-a em branco. Quando você alterar a sua senha do Dropbox, coloque os arquivos na nuvem novamente. Ah, e faça um “B.O.”!
0sem comentários ainda