Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

TDF blog

redirection forbidden: http://blog.documentfoundation.org/feed/ -> https://blog.documentfoundation.org/feed/

Minha rede

TDF Wiki Brasil

redirection forbidden: http://wiki.documentfoundation.org/index.php?title=Special:RecentChanges&feed=atom -> https://wiki.documentfoundation.org/index.php?title=Special:RecentChanges&feed=atom

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade LibreOffice Brasil

7 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Comunidade LibreOffice Brasil

Distribuição Multimídia GNU/Linux juntaDados 3.04

9 de Junho de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Esta nova versão da distribuição Multimídia juntaDados traz as principais ferramentas para produção audiovisual voltada a Pontos de Cultura e ações de Inclusão Digital. Todas as ferramentas e sistema base foram atualizados trazendo novos recursos, melhoria de estabilidade e suporte a novos dispositivos e periféricos (Hardware) com a adoção do kernel linux 2.6.39. Esta versão busca oferecer uma interface mais simples, amigável, rápida, atualizada e totalmente voltada para as atividades dos Pontos de Cultura, ações de Inclusão Digital e afins.

http://www.juntadados.org/themes/juntadados/logo.png

Entre as principais novidades desta versão estão o LibreOffice 3.3.2, Firefox 4.0.1 (já com suporte aos plugins para Java e Adobe flash 10.2), Google Chrome 11, GNOME 2.32.1, Cinelerra CV 2.1.5, Gimp 2.6.11, Inkscape 0.48.1, Kdenlive 0.7.8, Lives 1.4.1, Arduino IDE 0022, PureData 0.42-6, Blender 2.49 e a versão estável do linux kernel (2.6.39) com novas otimizações que trazem melhorias na interatividade (tempo de resposta do sistema) e garante uma maior estabilidade ao sistema.

Download: http://www.juntadados.org/sites/default/files/juntadados/3.04/juntaDados-3.04-i386.iso
Torrent: http://www.juntadados.org/sites/default/files/juntadados/3.04/juntaDados-3.04-i386.torrent

Esta distribuição é baseada no Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal) com diversas atualizações feitas desde o seu lançamento. Todos os códigos-fontes, das ferramentas livres disponibilizadas nesta imagem, incluindo o kernel linux, estão disponíveis livremente nos repositórios Ubuntu e em diversos sites na Internet.

Site oficial: www.juntadados.org



ODF - Padrão Aberto de Documentos: Rio também tem

8 de Junho de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Você sabia que o Estado do Rio de Janeiro é o segundo estado brasileiro que tem uma Lei sobre Padrão Aberto de Documentos (Open Document Format ODF)?

Conversamos com o deputado - e campuseiro - Robson Leite, que protocolou o Projeto de Lei 152/2011 na Assembleia Legislativa do Rio, no dia 02 de março de 2011. Confira a entrevista:

O Sr. pode explicar, em poucas palavras, em que consiste o projeto de Lei 152/2011?

Robson Leite: Com a nova lei, os órgãos e entidades da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional do estado do Rio de Janeiro, assim como os órgãos autônomos e empresas sob o controle estatal, adotarão preferencialmente formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos, de acordo com a norma ISO/IEC 26.300 (Open Document Format – ODF).

Se aprovada, de que maneira o cidadão será beneficiado com a nova Lei?

Leite: De várias formas. A utilização do padrão aberto é fundamental para a possibilidade de plena implementação e disseminação do software livre, já que garante a transferência de arquivos pelos diferentes programas e sistemas operacionais. Assim, com a possibilidade de um mercado mais amplo e democrático, não monopolizado por padrões fechados, esperamos fomentar a geração de tecnologia aqui no Rio de Janeiro e conquistar novos postos de emprego. Além disso, se 20% dos computadores dos órgãos do Rio de Janeiro deixarem de pagar pelos programas, o governo já economizará R$ 20 milhões por ano em licenças! Verba esta que deve ser direcionada às necessidades da população, como educação e saúde.

Qual é a importância da aprovação dessa lei no contexto atual - não só brasileiro, mas também a nível mundial?

Leite: O Rio de Janeiro é o segundo estado do Brasil a aprovar lei com este teor – o primeiro foi o Paraná. Demos um importante passo na luta em prol do software livre no país. Com a percepção de que a medida só traz vantagens e a constante mobilização da sociedade, acreditamos que, aos poucos, os demais estados também vão aderir. A divulgação da medida, que por muitos é desconhecida, é essencial para a adesão da sociedade nesta luta.Internacionalmente, estamos contribuindo com a quebra do monopólio da tecnologia. As mesmas empresas dominam hoje a produção e a comercialização mundial de softwares, e controlam preço e qualidade. Nossa lei, ao fomentar o desenvolvimento da tecnologia brasileira, cria um contraponto a esse monopólio. Claro que precisamos pensar em outras medidas que garantam um crescimento pleno da nossa tecnologia, mas demos um importante primeiro passo.

Que outras iniciativas do governo do Rio de Janeiro estão vinculadas a Software Livre e/ou à democratização de dados?

Leite: Essa foi a primeira medida neste sentido no Rio de Janeiro. O governo do estado se mostrou sensível à questão, e o governador já sancionou nossa lei. Agora, esperamos avançar cada vez mais em políticas de incentivo ao software livre e de democratização dos documentos, registros e acervos do poder público fluminense.

O Sr. conhece a Campus Party Brasil. Na sua opinião, qual é a importância do evento no país?

Leite: A Campus Party é o principal evento de incentivo às novas tecnologias do mundo, espaço de troca de conhecimentos e experiências. Aqui no Brasil cumpre papel fundamental de fomentar o desenvolvimento de nossa tecnologia, de organizar e promover avanços significativos no setor.Acho que o evento, já de enorme dimensão e importância, só tende a crescer cada vez mais, com o aumento de nossa relevância no cenário tecnológico global.

Em 2009, o vice-governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão esteve na Campus Party Brasil e demonstrou interesse em levar o evento ao Rio. O Sr. acredita que o Rio seria uma sede em potencial para a realização da Campus? Por quê?

Leite: Sem dúvidas. O Rio de Janeiro tem grande potencial de desenvolvimento de tecnologia: temos grandes universidade, centros de pesquisa e protagonismo nacional. Além disso, nosso estado está cada vez mais preparado para receber eventos de grande porte. Passamos atualmente por uma recuperação de nossa infraestrutura urbana, visando tornar o Rio de Janeiro referência mundial – não só em turismo de férias, mas também como centro empreendedor. Teremos nos próximos anos Copa do Mundo, Olimpíadas, Jornada Mundial da Juventude, Rio+20… Por que não a Campus Party?

* fonte: Campus Party Brasil



The Document Foundation publica recomendação à Oracle

7 de Junho de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

De vez em quando, a TDF é solicitada a se envolver em correspondências particulares com terceiros. Ainda que estejamos comprometidos com nossas regras (bylaws), é preciso um tempo para tornar esse conteúdo público.

http://wiki.documentfoundation.org/cgi_img_auth.php/6/65/LibreOffice_Initial-Artwork-Logo_ColorLogoBasic_500px.png

Em alinhamento com esse compromisso, e de forma a demonstrar que ele é razoável, gostaríamos de publicar nosso conselho para a Oracle de como passar, da melhor maneira, os ativos do OpenOffice.org para a TDF, de forma a criar uma comunidade única, unificada e sustentável.

Essa oferta, feita em 22 de Abril, delineia nossa posição consistente nessas interações, e acreditamos que é tanto justa como razoável. (Clique aqui para abrir o PDF.)

A The Document Foundation soube de uma declaração da Oracle através de Jim Jagielski, Presidente da Apache Foundation, pouco mais de 24 horas antes de confirmar o que foi declarado pela ASF.

Comitê Gestor da The Document Foundation

* fonte: The Document Foundation blog

* Tradução:
Paulo de Souza Lima
Membro da TDF



Publishing our recommendation to Oracle

6 de Junho de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

From time to time TDF is required to engage in private correspondence with parties, yet we are committed in our bylaws after a suitable period to make this content public.

In line with this commitment, and in order to demonstrate its reasonableness, we would like to publish our advice to Oracle on how best to transition the OpenOffice.org assets to TDF, in order to create a single, unified, sustainable community.

This offer was sent on the 22nd April, outlines our consistent position in those interactions, and we believe is both fair and reasonable. (Click here to open the PDF.)

The Document Foundation was notified of an Oracle announcement by Jim Jagielski, President of the Apache Foundation, barely 24 hours before the grant to the ASF was announced.

The Document Foundation Steering Committee




LibreOffice Conference Call for Papers has started

6 de Junho de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

LibreOffice Conference Call for Papers has started

Five tracks on development, community and ODF
Community jury invites speakers to send in papers until July 22nd

The LibreOffice Community today announces the Call for Papers for its first annual meeting, the LibreOffice Conference (LibOCon), taking place in Paris from October 12th to 15th. The event is sponsored and supported by Region Île-de-France, Cap Digital, Novell, Canonical, Google, Red Hat, La Mouette, Ars Aperta, AF 83 and IRILL.

The Conference, organized by the community, is dedicated for developers, localizers, marketeers, designers, QA volunteers and everyone interested in furthering the development of the free office suite.

Speakers are encouraged to send in their proposals for the four tracks: development, community building, marketing, and the ODF MasterClass. In addition, there will be an on-site technical bird of feather sessions with a series of ten minutes lightning talks and discussions.

The final deadline is on Friday, July 22nd. Each proposal will be evaluated by a committee of community members, and speakers will be informed shortly thereafter.

All details on the LibOCon, as well as the submission form for the Call for Papers, can be found at

http://conference.libreoffice.org

Media Contacts

Florian Effenberger (Germany)
Phone: +49 8341 99660880
Mobile: +49 151 14424108
Skype: floeff
E-mail: floeff@documentfoundation.org

Olivier Hallot (Brazil)
Mobile: +55 21 88228812
E-mail: olivier.hallot@documentfoundation.org

Charles H. Schulz (France)
Mobile: +33 6 98655424
E-mail: charles.schulz@documentfoundation.org

Italo Vignoli (Italy)
Mobile: +39 348 5653829
E-mail: italo.vignoli@documentfoundation.org




Aconteceu no último dia 4, o III Forum Software Livre Duque de Caxias

6 de Junho de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

No último dia 4 de junho, aconteceu em Duque de Caxias RJ, o III Fórum Software Livre de Duque de Caxias – FSLDC, um evento idealizado por Alessandro Silva.

Essa foi a segunda vez que participo do evento e como de costume, a frequência foi surpreendente. Alessandro Silva, com sua garra, reniu nesse evento celebridades, comunidades e talentos do software livre, abrindo espaço para que cada um possa mostrar aos presentes que o software livre é possível, é viável, é legal, é real, é livre …

Nessa edição, o FSLDC teve a presença marcante do Deputado Robson Leite, autor do ProjetoLei 152/2011, sancionado pelo Governador Sérgio Cabral 24 de maio de 2011 – Lei 5978/2011 sobre ODF.

Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, ANO XXXVII - Nº 096, Rio de Janeiro, Quarta-feira, 25 de maio de 2011

Antes que membros da Comunidade LibreOffice Brasil iniciassem sua palestra, passamos a palavra para o Deputador Robson Leite para falar da Lei 5978/2011 sobre ODF. O que tornou esse Projeto Lei uma realidade, foi a persistência do membro da Comunidade LibreOffice, Marcelo Massao, da Prefeitura de Silva Jardim. Em nome da Comunidade LibreOffice Brasil, agradecemos a Marcelo Massao e ao Deputado Robson Leite por tornar essa lei uma realidade.

Como sempre, reencontrar amigos é muito bom e melhor ainda é fazer novas amizades e responder/compartilhar conhecimento com os participantes. Isso é impagável. A Comunidade LibreOffice fez o seu papel neste sábado e teve muita gente dizendo: poxa, tinha assunto para o dia inteiro, porque não fazer um evento de LibreOffice de um dia inteiro? Isso me fez pensar muito e resgatar a ideia de um encontro estadual que desde 2010 eu e Marcelo Massao queremos fazer. Sendo assim, rumo ao 1o. Encontro da Comunidade LibreOffice no Rio de Janeiro.

Ao Alessandro Silva, aos palestrantes, aos participantes, aos patrocinadores, aos apoiadores, aos colaboradores e a Comunidade Software Livre RJ, o meu muito obrigada por tornar esse evento possível. Parabéns a todos e rumo a 4a. edição.

Fotos do evento: https://picasaweb.google.com/elianedomingos/IIIFSLDC

* fonte: blog da Eliane domingos



The Document Foundation anuncia a nova versão do LibreOffice 3.4.0

4 de Junho de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A nova versão oferece vários novos recursos, mas está focada nos colaboradores.

A Internet, 03 de junho de 2011 - A The Document Foundation anuncia o LibreOffice 3.4.0, um grande lançamento do pacote de escritório livre para produtividade pessoal desenvolvido por uma comunidade de desenvolvedores voluntários e patrocinados e apoiados em todo o mundo pelas comunidades locais de voluntários. O LibreOffice 3.4.0 é a segunda versão do pacote principal desde o anúncio da The Document Foundation em setembro de 2010 e incorpora as contribuições de mais de 120 desenvolvedores (seis vezes mais do que o primeiro beta liberado no dia do lançamento).

Libreoffice

A maioria desses colaboradores começaram a hackear o código do LibreOffice há menos de oito meses atrás e isso é um feito incrível, se considerarmos que o projeto OOo atraiu um número menor de colaboradores em dez anos. "Nós nos preocupamos com nossos colaboradores, e isso conta", comenta Ítalo Vignoli, um membro do Comitê Diretor e um porta-voz da TDF. "Nossos principais desenvolvedores tem inventado o mecanismo de hacks fáceis, o que torna simples e agradável para os colaboradores voluntários conhecer código do LibreOffice, desafiando suas habilidades de desenvolvimento com tarefas básicas e elementares".

"Depois de terem concluído os primeiros hacks fáceis, os colaboradores estão prontos a serem escalados para as tarefas mais difíceis", diz Michael Meeks, um desenvolvedor sênior que trabalha para a SUSE. "Passamos bastante tempo em tutoria com os novos colaboradores a fim de aumentar o número de pessoas que trabalham na correção de erros, patches e recursos. Isto em breve será refletido na qualidade do software e do número de novos recursos de versões futuras".

O LibreOffice 3.4.0 oferece vários recursos novos para o Calc, com desempenho mais rápido e uma compatibilidade melhorada com as planilhas do Excel e Tabela Pivô - o novo nome da DataPilot - com suporte para um número ilimitado de campos e intervalos nomeados como fonte de dados. A interface do usuário do Writer, Impress e Draw foi melhorada com muitas novas funcionalidades e várias mudanças cosméticas foram aplicadas para a versão Linux, com um melhor mecanismo de renderização de texto e uma integração do tema GTK+ melhorada. Melhoria na eficiência do código, milhares de linhas de comentários em alemão foram traduzidos para Inglês, e mais de 5.000 linhas de código mortos foram retirados do Writer, Calc e Impress.

A primeira versão da série 3.4, o LibreOffice 3.4.0 é direcionado aos membros da comunidade e usuários avançados e não deve ser implementado em um ambiente corporativo. A The Document Foundation explicou que após a sua agenda de lançamentos com base cronológica - a melhor estratégia para um ambiente de desenvolvimento distribuído e cooperativo - os melhores lançamentos para essas implantações começam a partir de x.x.1. Devido a isso, 3.3.x LibreOffice vai ser mantido por vários meses, até o final de 2011, para atender aos usuários mais conservadores.

A nova versão do LibreOffice 3.4 pode ser baixado aqui --> http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/

Uma lista completa das novidades e correções no LibreOffice estão aqui.. clique aqui....

Novidades em inglês, clique aqui...

* fonte original: The Document Foundation Blog

tradução:
Rui Ogawa

https://www.libreoffice.org/assets/Uploads/EN-Project_images/3.4NewFeatures/1000x750x92dpi/GUI/Libreoffice-unity.png

.

http://www.libreoffice.org/assets/Uploads/EN-Project_images/3.4NewFeatures/1000x750x92dpi/writer/LO34writergradientborder.png

.

http://www.libreoffice.org/assets/Uploads/EN-Project_images/3.4NewFeatures/1000x750x92dpi/writer/LO34writergradientborder.png

.

http://www.libreoffice.org/assets/Uploads/EN-Project_images/3.4NewFeatures/1000x750x92dpi/writer/LO34writergradientborder.png

.

http://www.libreoffice.org/assets/Uploads/EN-Project_images/3.4NewFeatures/1000x750x92dpi/writer/LO34footnote.png

.

http://www.libreoffice.org/assets/Uploads/EN-Project_images/3.4NewFeatures/1000x750x92dpi/writer/LO34greekbullet.png

.

http://www.libreoffice.org/assets/Uploads/EN-Project_images/3.4NewFeatures/1000x750x92dpi/Calc/LO34movecopysheet.png



Updated list of TDF members

3 de Junho de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Our membership committee has just published an updated list of Document Foundation members.




The Document Foundation announces LibreOffice 3.4.0

3 de Junho de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

The new release offers several new features but is focused on contributors

The Internet, June 3rd, 2011 – The Document Foundation announces LibreOffice 3.4.0, a major release of the free office suite for personal productivity developed by a community of sponsored and volunteer developers, and supported worldwide by local communities of volunteers. LibreOffice 3.4.0 is the second major release of the suite since the announcement of The Document Foundation in September 2010 and incorporates the contributions of over 120 developers (six times as many as the first beta released on the launch date).

The majority of these contributors have started to hack LibreOffice code less than eight months ago, and this is an incredible achievement if one recalls that the OOo project has attracted a lower number of contributors in ten years. “We care for our developers, and it shows”, comments Italo Vignoli, a Steering Committee member and a spokesperson for TDF. “Our core developers have invented the mechanism of the easy hacks, which makes it simple and enjoyable for volunteer contributors to get to know LibreOffice code challenging their development skills with basic or elementary tasks”.

“Once they have completed the first easy hacks, contributors are ready to scale to more difficult tasks”, says Michael Meeks, a senior developer working for SUSE. “We spend quite a lot of time mentoring new contributors, in order to increase the number of people working on bug fixing, patches and features. This is soon going to be reflected in the quality of the software and the number of new features of future releases”.

LibreOffice 3.4.0 offers several new features for Calc, with faster performances and an improved compatibility with Excel spreadsheets, and Pivot Table – the new name of DataPilot – with support for unlimited numbers of fields and named range as data source. The user interface of Writer, Impress and Draw has been improved with many new features, and several cosmetic changes have been applied to the Linux version, with a better text rendering engine and an improved GTK+ theme integration. Code wise, several thousand lines of German comments have been translated into English, and over 5.000 lines of dead code have been removed from Writer, Calc and Impress.

The first release of the 3.4 series, LibreOffice 3.4.0, is targeted to community members and power users, and should not be implemented in a corporate environment. The Document Foundation has explained that following its time based release schedule – the best strategy for a distributed and cooperative development environment – the best releases for such deployments start from x.x.1. Because of this, LibreOffice 3.3.x is going to be maintained for several months to come, until the end of calendar year 2011, for the most conservative users.

LibreOffice 3.4 can be downloaded from http://www.libreoffice.org/download. A complete list of new features and fixes is available online at the following address: https://www.libreoffice.org/download/3-4-new-features-and-fixes/. Screenshots of the new features can be downloaded from this page.




Resultado sobre a pesquisa do software livre

3 de Junho de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
Sexo
 
Masculino   84 82%
Feminino   18 18%
Idade
 
Até 15 anos   0 0%
Entre 16 e 20 anos   4 4%
Entre 21 e 30 anos   56 55%
Entre 31 e 40 anos   23 23%
Entre 41 e 50 anos   11 11%
Mais de 50 anos   8 8%
Ocupação
 
Estudante   17 17%
Profissional Liberal   14 14%
Funcionário Público   23 23%
Funcionáio de empresa privada   31 30%
Professor de instituição pública ou privada   9 9%
Funcionário de ONG ou Fundação Social   0 0%
Outros   8 8%
Caso tenha assinalado a opção "outros"na questão anterior, favor especificar qual no espaço abaixo
EstagiarioEstagiariaFuncionário de Empresa PúblicaFuncionário de Empresa PúblicaContratada do Serviço PúblicoInstituições ReligiosasAposentadoempresáriaEmpresáriaFuncionáio de empresa privada
Qual o sistema operacional que você usa em casa?
 
Windows   48 47%
Mac Os   7 7%
Linux   46 45%
Outros   1 1%
Caso seja tenha escolhido o Linux selecione a distribuição Linux que você usa?
 
Debian   7 7%
Ubuntu   42 41%
Fedora   2 2%
Red Hat   0 0%
Outros   5 5%
Qual o sistema operacional que você usa no trabalho?
 
Windows   50 49%
Mac Os   2 2%
Linux   47 46%
Outros   0 0%
Em relação ao uso do Software Livre, você se considera:
 
Usuário esporádico   11 11%
Usuário regular, mas não exclusivo   30 29%
Usuário regular e admirador de sua filosofia   40 39%
Usuário exclusivo, adepto de sua filosofia e defensor da causa   21 21%
Que tipo de aplicativo ou sistema você usa que é software livre ou opensource?
 
Serviço de e-mail.   76 75%
Suíte de escritório. exemplo: LibreOffice, OpenOffice, BrOffice.   50 49%
Navegadores exemplo: FireFox, Google Chrome, Netscape.   54 53%
Chat: Exempro PidGin   44 43%
Edição de Fotos, som, vídeo. exemplo: Gimp   51 50%
Servidor web: Exemplo: Apache, Jboss, TonCat   59 58%
Suíte de desenvolvimento. Exemplo: Eclipse   52 51%
Jogos   35 34%
Computação Gráfica. Exemplo: Blender   18 18%
Outros   26 25%
As pessoas podem marcar mais de uma caixa de seleção, então a soma das percentagens pode ultrapassar 100%.
Como você começou a usar o Software Livre?
 
Porque a organização a qual estive/estou vinculado(a) - escola, trabalho, outros - assim determinou/determina   24 24%
Por iniciativa própria e principalmente por curiosidade   34 33%
Por iniciativa própria, devido às vantagens que estes produtos apresentam em relação aos demais disponíveis no mercado   18 18%
Por iniciativa própria, por estes facultarem maior liberdade de uso, modificação, distribuição e por possibilitarem e estimularem práticas colaborativas.   22 22%
Outros   4 4%
Caso participe ou já tenha participado de alguma comunidade vinculada ao uso ou desenvolvimento de algum Software Livre, ainda que apenas esporadicamente, como você caracteriza essa participação?
 
Acesso apenas esporadicamente, normalmente para tirar dúvidas relativas ao uso e customização dos programas que utilizo e/ou para encaminhar problemas para os desenvolvedores, quando os tenho.   21 21%
Acesso porque me interesso em saber mais sobre o(s) programa(s) e me atualizar, mas normalmente não contribuo ou faço isso apenas raramente.   20 20%
Acesso porque me interesso em saber mais sobre o(s) programa(s) que utilizo mas também ajudo outros membros e troco informações e conhecimentos sempre que possível visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento do(s) programa(s).   16 16%
Acesso e contribuo frequentemente porque sou adepto e/ou defendo a estratégia de produção inerente ao Software Livre pautada na produção colaborativa e distribuição livre do conhecimento   17 17%
Não participo de nenhuma comunidade vinculada ao uso ou desenvolvimento do Software Livre   28 27%
De acordo com as suas respostas anteriores, você se considera:
 
Apenas um usuário esporádico do Software Livre, que o faz de acordo com a sua conveniência e/ou necessidade mas sem nenhuma vinculação ideológica com esse tipo de produto   21 21%
Um simpatizante do Software Livre que se considera curioso em relação a essa nova forma de produzir e compartilhar o conhecimento e os produtos que derivam desse processo.   34 33%
Um usuário convícto dessa modalidade de software e entusiasta dessa nova forma de produzir e compartilhar o conhecimento e os produtos que derivam desse processo   33 32%
Um militante da causa do Software Livre que o faz por questões ideológicas, pois acredita na necessidade de difusão dos princípios, valores e práticas que estes encerram para a construção de uma sociedade livre.   12 12%
Não me identifico com nenhuma das descrições anteriores ou apenas parcialmente com algumas e gostaria de definir melhor a minha condição, conforme faço a seguir.   2 2%
Qual o motivo principal para você usar o software livre?
 
Motivos éticos de liberdade de compartilhar conhecimento.   30 29%
Pela qualidade e suporte oferecidos pela comunidade de software livre.   20 20%
Pela utilidade que ele oferece.   31 30%
Por causa do baixo custo.   21 21%
Qual é o tipo de dificuldade encontrada com o uso do software livre?
 
Dificuldade de aprendizado   14 14%
Dificuldade com compatibilidade. exemplo: abrir documentos do office no BrOffice   31 30%
Dificuldade com a documentação. exemplo: não possuir manual em português   25 25%
Bugs e travamentos   22 22%
Falta de suporte   19 19%
Falta de conhecimento na área.   24 24%
Aparência visual não amigável.   25 25%
Outros   26 25%
As pessoas podem marcar mais de uma caixa de seleção, então a soma das percentagens pode ultrapassar 100%.


VIII EVIDOSOL E V CILTEC Online começa no dia 07 Junho

2 de Junho de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Começa no dia 07 e vai até 09 de Junho e é totalmente on line. Veja como se inscrever e participar. Trata-se de uma excelente oportunidade de conhecer e contribuir de alguma forma com sua interação em um dos mais sérios trabalhos existentes em defesa e divulgação do Software Livre no Brasil.

Tema Importante a ser discutido: Universidade, EAD e Software Livre

A PROGRAMAÇÃO já está disponível. O evento ocorrerá de 07 a 09 de junho de 2011 em salas de chat e em fóruns. Estarão disponíveis nessa programação: os códigos referentes aos slides  a serem usados nas salas de chats e os links para os textos de cada fórum.

Para participar das interações do evento não é necessário login e senha. Faça o acesso  diretamente pelos links no menu deste site. Para a partircipação nos fóruns do evento, é necessário registro no próprio site.

* site oficial VIII EVIDOSOL



Computerworld: Oracle doa código do OpenOffice.org para fundação Apache

2 de Junho de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Anúncio acontece dois meses depois de a Oracle oficializar que deixaria de desenvolver a suíte de OpenOffice, passando-a para as mãos da comunidade open source.

A Oracle anunciou hoje (1/6) que doou o código fonte do OpenOffice.org para a Fundação Apache. Com isso, afirma Luke Kowalski, vice-presidente do Oracle Corporate Architecture Group, a companhia continua a demonstrar o seu compromisso com as comunidades open source e de desenvolvedores. “O modelo da Apache possibilita que colaboradores voluntários contribuam com o desenvolvimento de produtos open source”, afirma.

Openofficexapache

O anúncio acontece dois meses depois de a Oracle oficializar que deixaria de desenvolver a suíte de OpenOffice, passando-a para as mãos da comunidade open source.

“Estamos empenhados em dar apoio aos projetos de colaboradores, às comunidades de desenvolvimento, aos usuários globais e corporativos”, diz o presidente da Fundação Apache, Jim Jagielski.

O vice-presidente da IBM para Collaboration Solutions, Kevin Cavanaugh, agradeceu a doação. “Estamos ansiosos para colaborar com outros membros da comunidade para o avanço da tecnologia, começando com o nosso forte apoio ao processo de incubação para o OpenOffice no Apache.”

* fonte: Computerworld



Esclarecimentos sobre a doação dos ativos do OpenOffice.org da Oracle para a fundação Apache

2 de Junho de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

The  Document Foundation constitui-se de um time global de centenas de desenvolvedores trabalhando juntos para melhorar o produto LibreOffice em benefício de todos os usuários. Somos governados por uma comunidade aberta e meritocrática liderada por um Conselho Diretor diversificado, e um Comitê Diretor de Engenharia que supervisiona o desenvolvimento.

Hoje damos as boas vindas à doação pela Oracle do código anteriormente proprietário para a Apache Software Foundation. É gratificante ver as características importantes para os usuários serem liberadas de forma que possa ser agregada ao LibreOffice.

Libreoffice

A The Document Foundation deseja a reunificação dos projetos OpenOffice.org e LibreOffice em uma única comunidade em decorrência da saída da Oracle. O passo dado pela Oracle hoje foi sem duvida de boa fé, mas não permite vislumbrar este objetivo de imediato. A comunidade Apache, que respeitamos sobremaneira, possui expectativas muito diferentes - normas, associação e outros - em relação aos projetos OpenOffice.org e LibreOffice. Lamentamos a oportunidade perdida mas estamos compromissados de trabalhar com todos os membros das comunidades para encontrar o melhor futuro para o LibreOffice e o OpenOffice.org.

Pelo lado positivo, uma das vantagens é o licenciamento, que garantirá um futuro ao projeto. A licença Apache é compatível tanto com as licenças LGPLv3 quanto com a MPL, permitindo a flexibilidade futura, e que permitirá à TDF licenciar o código para as versões futuras da LGPL e MPLv2. A The Document Foundation acredita que o licenciamento comercial amigável e o licenciamento “copy-left” fornece o melhor caminho para uma participação construtiva e o crescimento do projeto.

Portanto, o evento é de natureza neutra para a The Document Foundation, que – como sempre – permanece aberta a todas as empresas, indivíduos ou fundações que desejam participar no desenvolvimento colaborativo. Nunca houve tempos melhores para envolver-se e progredir com a melhor suíte de escritório em software livre.

A TDF deseja iniciar as conversas com a Apache Software Foundation, em sequência ao e-mail do seu presidente Jim Jagielski, que antecipou a necessidade de contatos frequentes entre a Apache Software Foundation e a The Document Foundation nos próximos meses. Desejamos todos oferecer aos usuários empresariais e individuais do mundo todo a melhor suíte de escritório em software livre.

Finalmente, a TDF continua a executar seu plano de lançamentos para o LibreOffice 3.4, esperado para esta semana, enquanto continua a trabalhar na resolução de bugs, com a versão 3.4.1 esperada para daqui a um mês, bem como a trabalhar no desenvolvimento da versão 3.5

*** Sobe a The Document Foundation

A The Document Foundation tem a missão de facilitar a evolução da comunidade OpenOffice.org em uma organização aberta, meritocrática e democrática. Uma fundação independente reflete melhor o valor de nossos contribuidores, usuários e apoiadores, e permitirá uma comunidade mais agregadora, efetiva, eficiente e transparente. A TDF protegerá os investimentos anteriores ao construir sobre as conquistas da primeira década, estimulará a participação ampla dentro da comunidade, e coordenará as atividades dentro da comunidade

* fonte: The Document Foundation Blog

Trad: Olivier Hallot (via lista pt-br-anuncios)

Leia mais em Computerworld Brasil clique aqui ...

 

 

Contatos:

Florian Effenberger (Alemanha)
Mobile: +49 151 14424108 – E-mail: floeff@documentfoundation.org
Olivier Hallot (Brasil)
Mobile: +55 21 88228812 – E-mail: olivier.hallot@documentfoundation.org
Charles H. Schulz (França)
Mobile: +33 6 98655424 – E-mail: charles.schulz@documentfoundation.org
Italo Vignoli (Itália)
Mobile: +39 348 5653829 – E-mail: italo.vignoli@documentfoundation.org

* Sites oficiais:



Statement about Oracle’s move to donate OpenOffice.org assets to the Apache Foundation

1 de Junho de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

The Internet, June 1st, 2011 – The Document Foundation constitutes a global team of hundreds of developers working together to improve the LibreOffice product for the benefit of all users. We are governed by an open, and meritocratic community headed by a diverse interim Steering Committee, and a vendor neutral Engineering Steering Committee overseeing development.

Today we welcome Oracle’s donation of code that has previously been proprietary to the Apache Software Foundation, it is great to see key user features released in a form that can be included into LibreOffice.

The Document Foundation would welcome the reuniting of the OpenOffice.org and LibreOffice projects into a single community of equals in the wake of the departure of Oracle. The step Oracle has taken today was no doubt taken in good faith, but does not appear to directly achieve this goal. The Apache community, which we respect enormously, has very different expectations and norms – licensing, membership and more – to the existing OpenOffice.org and LibreOffice projects. We regret the missed opportunity but are committed to working with all active community members to devise the best possible future for LibreOffice and OpenOffice.org.

On the bright side, one benefit of this arrangement is the potential for future-proof licensing. The Apache License is compatible with both the LGPLv3+ and MPL licenses, allowing TDF future flexibility to move the entire codebase, to MPLv2 or future LGPL license versions. The Document Foundation believes that commercially-friendly, copy-left licensing provides the best path to constructive participation in, and growth of the project.

Thus, the event is neutral for The Document Foundation, which – as always – remains open to every company, individual or foundation that wishes to participate in co-development. There has never been a better time to get involved and advance the state of the art in free software office suites.

TDF is therefore willing to start talking with Apache Software Foundation, following the email from ASF President Jim Jagielski, who is anticipating frequent contacts between the Apache Software Foundation and The Document Foundation over the next few months. We all want to offer corporate and individual users worldwide the best free office suite for enterprise and personal productivity.

Finally, TDF continue executing on our time-based release plan for LibreOffice 3.4.0, due out this week, while continuing work on our bug fix release train, with 3.4.1 due in a months time, as well as ongoing feature development for our 3.5 release.

About The Document Foundation

The Document Foundation has the mission of facilitating the evolution of the OOo Community into an open, meritocratic and democratic organization. An independent Foundation is a better reflection of the values of our contributors, users and supporters, and will enable a more inclusive, effective, efficient and transparent community. TDF will protect past investments by building on the achievements of the first decade, will encourage wide participation within the community, and will co-ordinate activity across the community.

Media Contacts for TDF

Florian Effenberger (Germany)
Mobile: +49 151 14424108 – E-mail: floeff@documentfoundation.org
Olivier Hallot (Brazil)
Mobile: +55 21 88228812 – E-mail: olivier.hallot@documentfoundation.org
Charles H. Schulz (France)
Mobile: +33 6 98655424 – E-mail: charles.schulz@documentfoundation.org
Italo Vignoli (Italy)
Mobile: +39 348 5653829 – E-mail: italo.vignoli@documentfoundation.org




Tags deste artigo: odf calc libreoffice draw iso 26300 math impress base writer tdf