Dataprev investe em tecnologia livre
28 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaEsse ano, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), publicou a Instrução Normativa 01, que dispos sobre os procedimentos para o desenvolvimento, a disponibilização e o uso de aplicações hospedadas no Software Público Brasileiro. A iniciativa mostra a importância que o tema alcançou no governo federal. A Dataprev segue essa diretriz há muito tempo, desde o ínício do projeto Cacic em 2005, sendo inclusive, pioneira na inserção desta aplicação no Portal do Software Público. Acompanhe na entrevista com o gerente da Unidade Desenvolvimento Software Livre (UDSL), Érico Ferreira, as principais iniciativas da empresa no desenvolvimento de soluções livres.
DTPNet - Como o Software Livre se incorporou às rotinas e processos na Dataprev?
Érico - O início de uma experiência na área de Software Livre teve início há, aproximadamente, dez anos, quando técnicos resolveram substituir o sistema operacional dos computadores da empresa e de algumas procuradorias do INSS, que passou do sistema proprietário Novell Netware para a solução livre Linux. O objetivo era ter um domínio maior do sistema (já que o Linux tem código aberto), maior atualização tecnológica e economia de custos, o que realmente aconteceu pois tivemos redução de gastos com licenças e atualizações.
Depois disso, outras ações foram implementadas como a adoção do servidor Samba, que permite o gerenciamento e compartilhamento de recursos em redes formadas por computadores com o Windows, do servidor proxy Squid, que permitiu controlar os acessos à internet, identificando quem fazia mau uso da ferramenta, do Concurrent Versions System (CVS), ferramenta de apoio ao desenvolvimento de software (A Dataprev, inclusive, virou referência na utilização da ferramenta na área governamental), entre outros.
DTPNet - E de que forma as soluções livres foram institucionalizadas dentro da empresa?
Érico - Como o Software Livre vinha crescendo, sentiu-se a necessidade de estruturar um setor para organizar e disseminar novas propostas. Por isso, no início dos anos 2000, foi criada uma Coordenação Geral de Software Livre, que, posteriormente, se transformou na Unidade Desenvolvimento Software Livre (UDSL) com foco no desenvolvimento de soluções em tecnologia livre sobretudo para a área-meio e no incentivo do uso do SL em outras unidades.
DTPNet - Hoje como está o desenvolvimento de soluções em SL na empresa?
Érico - Já desenvolvemos diversas soluções com tecnologia livre, entre elas o Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais (Cacic), pirmeiro programa a integrar o Portal do Software Público; o Controlador Centralizado do Ambiente de Rede (Cocar), a TV Digital Social e o Sistema de Gerenciamento do Atendimento (SGA Livre).
Atualmente, estamos desenvolvendo o Sistema de Gestão de Frequência (SisGF), para o controle de ponto dentro da empresa; o Controle e Acompanhamento Jurídico (Caju), que fará o gerenciamento de atividades, mapeamento e controle das demandas e produção de relatórios para o jurídico; o correio eletrônico Expresso, que substituirá o Exchange entre outros.
O novo Expresso é outro software livre em desenvolvimento
DTPNet - Além do incentivo dentro da empresa, como a Dataprev vem apoiando as iniciativas em SL?
Érico - Fazemos parte do Comitê Técnico de Implementação de Software Livre (Cisl) e patrocinamos eventos na área já há algum tempo. A empresa já foi patrocinadora do Fórum Internacional Software Livre (Fisl), do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi), do Encontro Nacional do BROffice, da Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware ),da PostgreSQL Conference (PGCon). Desde 2009, a empresa investiu aproximadamente R$ 332 mil nesses eventos. Além de ser um momento de troca de experiência, esses encontros são uma oportunidade de capacitação de nosso pessoal por meio de palestras e cursos com especialistas na área. Infelizmente por restrições orçamentárias, nem sempre a empresa pode patrocinar todos os eventos que gostaria.
Curso sobre o Cacic ministrado durante o Fisl
Postada por: Érico José Ferreira, erico.ferreira at dataprev.gov.br
* fonte: Dataprev
Foi disponibilizado o LibreOffice 3.4.2 RC3 para testes
28 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaA The Document Foundation tem a satisfação de anunciar o lançamento do Release Candidato 3 do LibreOffice 3.4.2 RC3. Essa versão 3.4.2 será o segundo de uma série de freqüentes lançamentos bugfix para a nossa linha de código 3.4. Por favor, esteja ciente que o LibreOffice 3.4.2 RC3 ainda não está finalizado para uso em produção, você deve continuar a usar LibreOffice 3.3.3 ou 3.4.1 para isso.
O RC 3 está disponível para Windows, Linux e Mac OS X em nossa página de download:
http://www.libreoffice.org/download/pre-releases
Se você encontrar algum erro, por favor informe no Bugzilla FreeDesktop:
https://bugs.freedesktop.org
Para outras formas de se envolver com este projeto emocionante - você pode por exemplo, contribuir com o código:
https://www.libreoffice.org/get-involved/developers
Para auxiliar na tradução do LibreOffice para o português:
http://wiki.documentfoundation.org/Translation_for_3.4
ou ajudar a The Document Foundation com a sua doação em dinheiro:
http://challenge.documentfoundation.org
A relação de problemas com a versão LibreOffice 3.4.2 RC3 está disponível no nosso wiki:
http://wiki.documentfoundation.org/Releases/3.4.2/RC3
A lista de mudanças em relação ao LibreOffice 3.4.2 RC2:
http://download.documentfoundation.org/libreoffice/src/bugfixes-libreoffice-3-4-2-release-3.4.2.3.log
Relação de colaboradores no desenvolvimento do LibreOffice, aqui ...
Muito obrigado a todos vocês que têm contribuído para o projeto LibreOffice - essa versão não teria sido possível sem a sua participação.
Proibição na web cria "criminosos", diz professor de Harvard
27 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaLawrence Lessig, 50, professor de direito de Harvard (EUA), defende a flexibilização das regras de propriedade intelectual.
Autor de livros como "Remix", disponível gratuitamente sob uma licença da "Creative Commons", Lessig diz que é preciso haver liberdade para que a cultura comercial conviva com a do compartilhamento - que ganha cada vez mais espaço na internet.
Lessig, que virá ao Brasil para o fórum HSM Negociação 3.0, que acontece em 23 e 24 de agosto, falou com exclusividade à Folha. A seguir, trechos da entrevista:
Propriedade intelectual
Precisamos de mais pensamento empírico e menos religião no que diz respeito à propriedade intelectual.
É verdade que, com a internet e as tecnologias disponíveis, as empresas têm hoje menos condições de "controlar" o uso de suas marcas.
Mas, junto com o risco, vem uma grande oportunidade para as companhias. Quando 50 mil pessoas no Facebook voltam as atenções para um produto porque amigos usaram a marca [em um "remix"] e recomendaram [o vídeo] ao seu círculo de contatos, isso é mil vezes mais eficaz que o resultado obtido através de um anúncio.
Compartilhamento
Exceto em questões de privacidade, espero que nunca tenhamos um mundo onde seja possível controlar o uso de uma ideia. Leis de direitos autorais não controlam ideias; patentes regulam apenas invenções. E a lei das marcas registradas assegura somente a integridade na esfera comercial.
As ideias devem se espalhar livremente pelo globo.
Propriedade intangível
A lei sempre compreendeu a diferença entre o que é propriedade tangível e o que é intangível, e essas diferenças devem ser protegidas.
A mudança, hoje, é que estamos rodeados por muito mais propriedade intangível do que antes, e as leis que regulam o que é intangível foram criadas para o mundo antigo, e não para o novo.
As pessoas e as empresas sentem a mudança, que é profunda, e se dividem em dois grupos: o que tenta fazer valer as velhas regras no novo mundo e o que tenta descobrir as regras certas para o novo mundo. Eu faço parte do segundo grupo.
Geração de criminosos
Vivemos uma era em que nossos jovens deixaram de ver televisão para fazer televisão. E temo que estejamos produzindo uma geração de criminosos por causa do sistema de regulação desatualizado.
A lei do direto autoral poderia ser atualizada para servir melhor aos interesses de artistas e evitar transformar crianças em criminosos. Deveríamos estar fazendo isso.
Ideias como "uso justo" têm que ser centrais e protegidas para possibilitar a existência de ambas as culturas criativas: a comercial e a do compartilhamento.
E é preciso haver liberdade, que significa permissão para qualquer um usar sua capacidade de criar.
O "Creative Commons" oferece a autores a possibilidade de marcar seus conteúdos com as liberdades que eles pretendem que as obras carreguem.
CAROLINA MATOS
DE SÃO PAULO
* fonte: Folha de S. Paulo
* Saiba mais sobre Lawrence Lessig, aqui ...
* blog de Lawrence Lessig, aqui ...
A glimpse at our developer community
26 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaSince the start of The Document Foundation, we’ve been aiming for a healthy and vivid ecosystem, for involving many corporate contributors, as well as for strenghtening the volunteer developers. Looking at the current numbers, it becomes obvious that the developer community is indeed well balanced between company-sponsored contributors and independent community volunteers:
Employers with the most developers (total 300)
- (Unknown): 205 (68.3%)
- Oracle: 54 (18.0%)
- SUSE: 20 (6.7%)
- Known contributors: 9 (3.0%)
- Canonical: 4 (1.3%)
- Redhat: 2 (0.7%)
- SIL: 2 (0.7%)
- CodeThink: 1 (0.3%)
- Bobiciel: 1 (0.3%)
- Lanedo: 1 (0.3%)
- Tata Consultancy Services: 1 (0.3%)
PSL Brasil dispara, 15.024 usuários cadastrados e 819 comunidades ativas
25 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaPSL Brasil dispara, 15.024 usuários cadastrados e 810 comunidades ativas.
Desde que surgiu o Linuxem 1991, o Software Livre vem conquistando novos usuários em todo o mundo.
No Brasil o Software Livre ganhou velocidade no início de 2.000. De lá para cá, o Software Livre e Código Aberto está presente no dia a dia de cada basileiro.
Às vezes criticamos o Software Livre mas, não paramos para analisar o quanto o usamos no nosso dia-a-dia.
Para ajudar as pessoas a fazer uma reflexão sobre uso de TI e principalmente sobre o Software Livre e Open Source em sua vida, segue algumas aspectos abaixo, provavelmente, você se encaixa em algumas ou em várias das situações listas:
Você possivelmente:
- Navega na Internet: praticamente tudo que tem na Internet é Software Livre, começando por HTML, PHP, Apache, etc
- Acho que você faz pesquisa no Google, pois é, praticamento tudo que ela faz e usa é Software Livre e Open Source.
- Você usa Wikipédia? claro que usa! Já usou alguma vez. É cara inteligente! Pois é, para sua informação o Wikipédia é totalmente em Software Livre e Open Source.
- Você usa Home Bank na Internet, Mais de 85% de dos Bancos usam software Livre.
- Você deve jogar na Mega-Sena, na esperança de ficar milionário. Pois é todos os computadores das Casas Lotéricas usam Software Livre.
- Você se alimenta, né! Faz compra em super e hipermercados. Pois é, Carrefour em todo o mundo usa Software Livre. Condor, Big, Walmater, Califórnia, Kusma, Mercadorama, etc.
- Você faz compras, lógico que sim! Pois é, Lojas Renner, Colombo, Americanas, Magazine Luiza, Casas Bahia, etc, Usam Software Livre.
- Você tem carro, abastece nos postos de combustível, claro que sim! Pois é, a Petrobras é um dos maiores usuário de Software Livre.
- Você viaja de avião! Já voou num boing, claro que sim! Pois é, a Boing é um dos maiores patrocinadores do Free Software e Open Source e ODF.
- Você usa produtos da Microsoft, claro que usa! Inclusive piratas! Isso é crime e você poderá ser preso! Você sabia? Claro que sabe! Pois é, Free Software e Open Source não é só bom mas excelente! Veja a fundação que a Microsoft criou http://codeplex.org
- Você é possivelmente um dos maiores usuários de Free Software e Open Source! Não Sabia? Pois é, quando navega na Internet, faz compras, se alimenta, anda de carro, vê TV, assiste filmes, se diverte, saca dinheiro no caixa eletrônico, etc.
- Você deve assistir filmes! Claro que sim! E, assistiu os filmes Shrek, Madagascar, Titanic, e muitos outros. Pois é, foram feitos em Software Livre.
- Você assiste novela, futebol, telejornal na Rede Globo, quase 100% de tudo que a Globo em TI é Software Livre. clique aqui...
- Você votou nas eleições! Claro que sim! Pois é, na máquina de votação o Software que tem nessas urnas eletrônicas é Software Livre!
- Todos os sites do Governo do Paraná, são quase 3.000, Foram feitos com software Livre, XOOPS. e, continuam sendo feitos em Software Livre.
- Você deve ter parentes, netos, sobrinhos, filhos de amigos que estudam nas escolas estaduais do Paraná. São 44.000 estações no Estado do Paraná. Pois é, tudo em Software Livre.
- Você possui RG emitido pelo Instituo de Identificação do Paraná! Pois é, foi feito com Software Livre.
- Você tem carros! claro que sim, deve ter mais de um! Na emissão do registro de carro e multas no Paraná, são usados Software Livre.
- Você tem CNH do Paraná! Pois é, foi todinho feito em Software Livre
- A Receita Federal lançará a emissão de CPF pela Internet. Será em Software Livre.
- Você já fez refeições no McDonald’s! Claro que sim! McDonald’s usa Software Livre! Não vomite, por favor!
- Você deve ter um blog? claro que sim! Pois é, deve ser Software Livre!
- Se você quiser saber tudo isso e muito mais sobre software Livre. Use o Google, Wikipédia e Internet. Eles são Software Livre!
- O uso de Software Livre é uma questão de Inteligência e sabedoria! Você é inteligente e sábio! E, usa muito Software Livre!
- Você é um grande usuários de Free Software e Open Source! Sabia?
* Seja Livre! use Software Livre e seja Feliz!
More than 24 hours to go…
24 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários ainda…since we have just extended the deadline for sending in papers for the LibreOffice Conference. You can now send in your proposals until August 8th!
Direito Autoral: Uma Lei para o Furusho
22 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaO debate sobre a reforma do direito autoral se insere num contexto das transformações nas relações sociais e econômicas provocadas pela internet, num choque entre os modelos bem-sucedidos da era industrial com as novas possibilidades e oportunidades deste período que vivemos: a era da informação.
No caso da música, para que chegasse ao grande público, além dos custos de produção e gravação num estúdio, necessariamente deveria passar por um processo industrial fabril. Nessa cadeia produtiva, o intermediário industrial assumiu papel preponderante em relação a toda cadeia produtiva e impôs o modelo aos demais elos da cadeia. A partilha da arrecadação do direito autoral também privilegiou o intermediário industrial, que fica com grande parte da receita em detrimento dos autores, produtores, músicos, técnicos de gravação etc.
Na era da internet, as obras que circulam não são produtos industriais materiais, portanto é inaceitável que justamente o modelo de negócios que evaporou com a internet imponha as regras. Devemos buscar o reequilíbrio do direito levando em conta apenas os interesses dos autores, dos novos atores dessa cadeia produtiva e do público.
Através do avanço da tecnologia, abrem-se novas possibilidades, mais baratas e universais de produzir, distribuir e consumir os conteúdos culturais. Mudaram também os hábitos do público consumidor e isso deve ser valorizado e não combatido. O público não é inimigo dos autores, pelo contrário.
Temos que acabar com a confusão entre "cópia privada" e pirataria. Pirataria é o uso e comercialização de cópias ilegais, para benefício econômico. Não devemos confundir "os limites ao direito do autor, com certas atividades que deveriam ficar à margem da proteção ao direito do autor”. O direito a uma cópia privada sem o intuito de lucro, na verdade, é uma expressão do princípio da liberdade do uso privado.
Quando compartilhamos conteúdos P2P pela internet, não estamos baixando de uma máquina central ou aderindo à pirataria. São conteúdos pessoais, disponibilizados por dispositivos de compartilhamento de arquivos, para uso privado. A única forma de tentar coibir essa nova prática social seria a colocação de filtros na porta de cada usuário, instituindo uma vigilância generalizada e a quebra de privacidade dos cidadãos, inaceitável no Estado de direito democrático. A nova lei dos direitos autorais deve admitir os avanços da internet e descriminalizar as práticas de compartilhamento de arquivo P2P, pois é uma relação privada de pessoa para pessoa, sem fins lucrativos.
É claro que a mudança da lei do direito autoral é uma oportunidade para atualizar e estabelecer um novo equilíbrio entre o direito do autor, a liberdade do uso privado e novas formas de remuneração da cadeia produtiva. A nova lei deve projetar o futuro e não se espelhar num modelo do passado.
MARCELO BRANCO é profissional de tecnologia de informação.
* fonte: O Globo
4Linux e BonitaSoft anunciam parceria comercial
22 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaA 4Linux - empresa líder na oferta de soluções de TI baseadas em software livre e open source para o mercado brasileiro - e BonitaSoft – empresa líder na oferta de soluções BPM open source – anunciaram nesta quinta-feira, dia 30 de junho, durante a 12ª edição do FISL (Fórum Internacional do Software Livre) - na cidade de Porto Alegre - a parceria entre as duas empresas.
Com esta parceria a 4Linux passa a ser um Certified Partner para o mercado Brasileiro da solução de BPM Bonita Open Solution.
“Nós estamos tendo uma boa procura no mercado brasileiro e com esta parceria nossos clientes poderão ter acesso a um amplo conjunto de serviços compreendendo suporte, consultoria e integração”, afirma Miguel Valdés Faura, Presidente e co-fundador da BonitaSoft.
“ Incluir em nosso portfólio de soluções open source uma solução de BPM, com a qualidade encontrada no Bonita Open Solution, que vem evoluindo rapidamente a cada novo release e além disso já integrado a solução de portal Java eXo Platform, da qual já somos parceiros oficiais para o mercado brasileiro, vai enriquecer bastante a nossa oferta de soluções baseadas em softwares livres e open source.”, afirma Rodolfo Gobbi, Diretor Geral da 4Linux.
O anúncio oficial aconteceu no stand do Consórcio OW2 da qual a BonitaSoft e a 4Linux são membros. O Consórcio OW2 é uma comunidade aberta comprometida em disponibilizar e popularizar as melhores e mais confiáveis tecnologias de middleware incluindo desde aplicações para o mundo corporativo até tecnologias para computação em nuvem.
“ O Bonita Open Solution se encaixa perfeitamente em nosso portfólio de soluções baseadas em software livre e open source. Das várias soluções pesquisadas optamos pelo BPM da BonitaSoft por ser uma solução robusta, flexível e aderente a padrões e também por estar alinhada com a nossa cultura de software livre e open source. Já estamos com a equipe capacitada e prontos para os primeiros projetos”, afirma Francisco Saito, Diretor de Tecnologia da 4Linux.
Sobre a 4Linux
4Linux é a empresa líder no mercado brasileiro na oferta de soluções, treinamentos e serviços baseados em softwares livres e open source. Com uma equipe técnica altamente especializada e experiente na construção de infraestrutura para ambientes de missão crítica de TI a 4Linux implementou com grande sucesso soluções de software livre e open source na Caixa Econômica Federal que serve mais de 50 milhões de brasileiros. A 4Linux também oferece treinamentos técnicos inclusive com aulas pela internet para todo o mundo.
Sobre BonitaSoft
BonitaSoft é a empresa líder na oferta de software BPM (Business Process Management) open source. Criada em 2009 pelos fundadores do projeto Bonita, BonitaSoft está popularizando o uso de BPM em empresas de todos os tamanhos com uma solução poderosa e intuitiva de ótimo custo. A solução Bonita já teve mais de 800.000 downloads por empresas e organizações de todo o mundo.
Sobre OW2
Fundada em janeiro de 2007, OW2 é uma comunidade independente de empresas dedicada ao desenvolvimento de codigo open source de infraestrutura (middleware e aplicações genéricas) e promover uma comunidade vibrante e um ecosistema de negócios. O consórcio OW2 hospeda mais de 100 projetos de tecnologia incluindo Acceleo, ASM, Bonita, eXo Platorm, Funambol, JOnAS, Lomboz, Orbeon Forms, PetALS, SpagoBI and XWiki. Visite o site.
Rio Grande do Sul: Concurso da Secretaria da Fazenda e Software Livre são assuntos do Governador Responde de julho
22 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaO governador do Estado, Tarso Genro, respondeu a duas perguntas na edição de julho do Governador Responde. A primeira, sobre a convocação de aprovados no concurso para agente do Tesouro do Estado, cumpre o compromisso de, todo mês, responder a pergunta mais votada pelos gaúchos. A segunda pergunta respondida, sobre software livre, foi uma escolha do próprio governador.
Com 2.295 votos, a pergunta mais votada refere-se ao concurso da Secretaria Estadual da Fazenda para agente fiscal do Tesouro. Tarso Genro esclareceu na última sexta-feira (15/7) se pretende efetuar nomeações para o cargo ainda em 2011.
Pergunta mais votada: “O governo pretende efetuar nomeações para agente fiscal do Tesouro do Estado ainda neste ano?” Confira a íntegra da resposta do governador no vídeo abaixo:
http://www.governoescuta.rs.gov.br/videos/govresponde/18julho/1/0012.Governador_Responde_Julho_2011-1.ogv
O concurso foi aberto em 2009 e, desde então, o Governo do Estado convocou um grande número de aprovados. Hoje, restam apenas três cargos vagos na classe inicial de agente fiscal do Tesouro do Estado. A Lei Complementar 13.452, de 26 de abril de 2010, prevê 170 cargos, dos quais 167 estão ocupados. “A quantidade atual de agentes fiscais supre as necessidades do Estado”, explicou Tarso Genro.
Pergunta de livre escolha do governador: “Qual a política estabelecida pelo governo sobre a utilização de softwares livres?”
http://www.governoescuta.rs.gov.br/videos/govresponde/18julho/2/0013.Governador_Responde_Julho_2011-2.ogv
O Governo do RS vem adotando um conjunto de políticas relacionadas ao software livre, o que motivou a escolha da pergunta pelo governador. “O nosso governo é adepto ao software livre, é uma política que está vinculada no programa de governo”, destacou Tarso Genro. Para o governador, a utilização destes conceitos tecnológicos é importante para a democratização não só da relação do Estado com a sociedade, mas também para que cada vez um número maior de pessoas possa ter acesso aos benefícios da internet.
No vídeo, Tarso Genro ressaltou que as grandes conquistas científicas e tecnológicas não devem estar atadas em princípios de lucratividade. “Esta revolução tem que ser socializada, aberta, gratuita e disponível”, afirmou o governador.
O Governador Responde é uma ferramenta do Gabinete Digital por meio da qual o chefe do Poder Executivo estadual responde todo mês, em vídeo, a pergunta mais votada dentre aquelas enviadas pelos cidadãos. Até o próximo dia 15 de agosto, uma nova resposta será produzida. As perguntas que já foram enviadas permanecerão no site e poderão continuar a receber votos.
Mobilize seus contatos, elabore outros questionamentos e continue fazendo campanha para as perguntas que já estão disponíveis.
Participe!
* fonte: Gabinete Digital - Governo do RS
Está disponível o release candidato 2 da suite de escritório LibreOffice 3.4.2 RC2
22 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaVocê pode baixar uma versão de pré-lançamento para avaliação, testes de qualidade, etc... Não recomendamos utilizar os pré-lançamentos do LibreOffice para trabalhos críticos. Para mais informações sobre o controle de qualidade, visite a página de controle de qualidade. Veja também as notas da versão.
Você pode baixar uma versão de pré-lançamento para avaliação, testes de qualidade, etc... Não recomendamos utilizar os pré-lançamentos do LibreOffice para trabalhos críticos. Para mais informações sobre o controle de qualidade, visite a página de controle de qualidade. Veja também as notas da versão.
Se estiver interessado em versões binárias mais arrojadas de nosso atual desenvolvimento, verifique nossos builds diários - estes são ainda mais sujeitos a falhas e inadequados para trabalhos críticos,. São fornecidos por colaboradores individuais, sem qualquer controle de qualidade. Utilize-os por sua própria conta e risco.
Para baixar o LibreOffice 3.4.2 RC2, clique aqui ...
Para fazer download da versão estável, clique aqui ...
* fonte: LibreOffice
Less than 24 hours to go…
22 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários ainda…until the Call for Papers deadline of the LibreOffice Conference closes. If you have something interesting to tell about LibreOffice, if you hack on the code, if you are involved in the community, or if you have something exciting to share – let us know!
PLANEJAMENTO REALIZA WORKSHOP SOBRE WEB SEMÂNTICA
22 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaBrasília, 13/7/2011 - Servidores, gestores e coordenadores da área de Tecnologia da Informação dos órgãos públicos federais participam nesta quarta-feira, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do 1 Workshop de Introdução à Engenharia de Ontologias e Web Semântica.
Atualmente, as iniciativas de governo eletrônico estão diante de um novo desafio: integrar e cruzar todas as informações por elas disponibilizadas na internet com outros conjuntos de dados de forma automática e simples. Em âmbito internacional, a maneira mais utilizada para atender essa necessidade é a interoperabilidade semântica, que usa a agregação de metadados aos dados compartilhados entre sistemas.
Para a implementação da interoperabilidade semântica, é necessário que se modelem as áreas de conhecimento dos dados que serão compartilhados. Essa modelagem, atualmente, é feita por meio do uso de ontologia - campo da informática que trata de conceitualizar de forma explícita e formal conceitos e restrições relacionados a certo domínio de interesses.
O objetivo do evento é apresentar conceitos e um breve histórico sobre ontologia, discutir o tema dentro das ciências da computação e informação; expor os benefícios e casos de sucesso do uso de ontologias; proporcionar que os gestores dos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (Sisp) troquem entre si informações e experiências, de modo a nivelar as opiniões sobre o uso de ontologias no atual cenário brasileiro de interoperabilidade.
O workshop é uma realização do Ministério do Planejamento, por meio da Secretaria de Logísitica e tecnologia da Informação (SLTI), em conjunto com o W3C Brasil e com o apoio da Enap.
Também participam do evento, servidores e autoridades do Sisp, lideranças e técnicos do W3C Escritório Brasil, além de cidadãos interessados no tema.
* fonte: Ministério do Planejamento
Linux Magazine lança edição especial do Portal do SPB
22 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaFoi lançado durante a 12a edição do FISL, Fórum Internacional do Software Livre, em Porto Alegre a Linux Magazine Especial número 6, com o tema Portal do Software Público Brasileiro. A revista foi lançada pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.
O lançamento foi coordenado pelo Gerente de Inovações Tecnológicas da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Corinto Meffe. Segundo ele, trata-se de "uma importante ferramenta para divulgar para a sociedade os esforços do governo no desenvolvimento de software a partir de investimento público".
A revista trás a análise completa de todas as ferramentas integrantes do Portal do Software Público, e diversas matérias sobre governo eletrônico, desenvolvimento de software no ambiente público, testes de qualidade e entrevistas. A edição ira chegar gratuitamente aos leitores junto com o número 82 da Linux Magazine.
A iniciativa conta também com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia através do Centro de Tecnologia da Informação, unidade pesquisa do MCT. A instituição é líder da iniciativa 5CQualiBr e do projeto "Modelo de Referência para o Software Público", cujos resultados são apresentados na revista. O projeto da edição especial da revista é suportado pela FINEP.
Fonte: Revista Linux Magazine on-line
V ENSOL - Cooperação é a chave para o desenvolvimento
21 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaA abertura da quinta edição do Encontro de Software Livre da Paraíba (Ensol) promoveu o lema "liberdade ao extremo". O evento debateu a importância do espírito colaborativo e cooperativo frente ao paradigma da competição.
Exército apresenta caso de sucesso com uso de Software Livre
21 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaO tenente-coronel do Exército Paulo Fernando Lamellas apresentou no Fisl 12 a experiência da instituição militar com o Software Livre. Lamellas explica que o projeto nasceu há 10 anos dentro da corporação e que com o tempo foi ganhando forma, espaço e conquistando bons resultados. As atividades são orientadas pelas diretrizes do Plano de Migração para Software Livre do Exército, documento que é revisado a cada três anos.