Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

TDF blog

redirection forbidden: http://blog.documentfoundation.org/feed/ -> https://blog.documentfoundation.org/feed/

Minha rede

TDF Wiki Brasil

redirection forbidden: http://wiki.documentfoundation.org/index.php?title=Special:RecentChanges&feed=atom -> https://wiki.documentfoundation.org/index.php?title=Special:RecentChanges&feed=atom

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade LibreOffice Brasil

7 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Comunidade LibreOffice Brasil

Atualize o seu LibreOffice para a versão lançada hoje, 3.5.4

30 de Maio de 2012, 0:00, por Desconhecido
O dobro de desempenho com o trabalho da comunidade de desenvolvedores e de controle de qualidade

Berlim, 30 de maio de 2012 - A Document Foundation anuncia o LibreOffice 3.5.4, a quinta versão da família 3.5 da suíte de software livre. O LibreOffice 3.5.4 oferece uma melhora significativa de desempenho sobre a versão anterior do produto, resultado da combinação de várias otimizações executadas nos últimos meses, bem como a caça aos bugs e regressões feitas regularmente pelos voluntários e desenvolvedores da melhor suíte livre jamais criada.

http://softwarelivre.org/furusho/broffice/libreoffice-initial-artwork-logo-colorlogobasic-2000px.png

O LibreOffice 3.5.4 é a versão mais rápida da suíte com ganhos de até 100% ao abrir grandes arquivos (dependendo do sistema operacional, da configuração do hardware e do conteúdo do arquivo).

A Document Foundation recomenda que os usuários atualizem as versões anteriores para o LibreOffice 3.5.4.

O LibreOffice 3.5.4 está disponível para baixar na página
http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/

Os registros de mudanças estão em
http://wiki.documentfoundation.org/Releases/3.5.4/RC1
http://wiki.documentfoundation.org/Releases/3.5.4/RC2

Blog da Document Foundation: http://blog.documentfoundation.org/

LibreOffice Conference 2012

Nos dias 17 a 23 de Outubro de 2012, acontecerá a Conferência Global do LibreOffice em Berlm, Alemanha.
Os detalhes do programa e a chamada para trabalhos estarão disponíveis em: http://conference.libreoffice.org

Sobre a Document Foundation (TDF)

The Document Foundation é uma organização aberta, independente, autogovernada, meritocrática, montada sobre os dez anos de trabalho dedicados para a comunidade OpenOffice.org. A TDF foi criada na crença de que a cultura de uma fundação independente agrega o melhor dos esforços de empresas e de voluntários, produzirá a melhor suíte de escritório. A TDF está de braços abertos a qualquer indivíduo que concorde com seus valores primordiais, que contribua com suas atividades, e recebe calorosamente a participação de empresas, por exemplo, através de alocação de pessoal que trabalhe de igual para igual com os demais contribuidores da comunidade. Em março de 2012, a TDF tem 140 membros e mais de mil voluntários e contribuidores ao redor do mundo.

Contatos para mídia

  • Florian Effenberger - Munich, Germany
    E-mail: floeff@documentfoundation.org
    Skype: floeff
  • Charles H. Schulz - Paris, France
    E-mail: charles.schulz@documentfoundation.org
  • Eliane Domingos de Sousa - Rio de Janeiro, Brazil
    E-mail: elianedomingos@documentfoundation.org
    Skype: elianedomingos
  • Italo Vignoli - Milan, Italy
    E-mail: italo.vignoli@documentfoundation.org
    Skype: italovignoli
    GTalk: italo.vignoli

Detalhes completos dos contatos: http://www.documentfoundation.org/contact/
Detalhes legais da TDF: http://www.documentfoundation.org/imprint

* fonte: Comunidade LibreOffice Brasil

* Blog da The Document Foundation



The Document Foundation announces LibreOffice 3.5.4

30 de Maio de 2012, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Up to 100% performance improvements thanks to the efforts  of a diverse and growing developer and QA community

Berlin, May 30, 2012 – The Document Foundation announces LibreOffice 3.5.4, the fifth version of the free office suite’s 3.5 family. LibreOffice 3.5.4 offers significant performance improvements over the previous versions of the product, which are the combined result of the many code optimizations executed during the last months and the bug and regression chasing activity performed regularly by volunteers and developers. As a result, LibreOffice 3.5.4 is the fastest version of the best free office suite ever, with up to 100% performance gains when opening large files (depending on operating system, hardware configuration and file contents).

The Document Foundation suggests all users to upgrade from previous versions to LibreOffice 3.5.4.

LibreOffice 3.5.4 is available for immediate download from the following link: http://www.libreoffice.org/download/.

Change logs are available at http://wiki.documentfoundation.org/Releases/3.5.4/RC1 and http://wiki.documentfoundation.org/Releases/3.5.4/RC2.

The worldwide LibreOffice Conference will take place in Berlin, Germany, from October 17th to 19th, 2012. Details on the program and a call for papers will be available soon at http://conference.libreoffice.org.




Argentina: El software libre es política de Estado

29 de Maio de 2012, 0:00, por Desconhecido

Estimados compañeros de Software Libre:

En el día de ayer he leído atentamente la carta abierta que Ustedes le han escrito a la Sra. Presidenta de la Nación, Dra. Cristina Fernández de Kirchner, y como su Ministra de Industria siento la necesidad de responder, y aclarar lo que a mi entender ha sido un error de comunicación.

En la reunión de la Sra. Presidenta con los representantes de la firma Microsoft, a la que Ustedes hacen referencia, en ningún momento se puso en duda el firme compromiso que este Gobierno desde el 2003 ha tenido con el desarrollo e implementación del software libre, siendo una política de Estado, que desde organismos como AFIP o ANSES, o el Ministerio de Interior, de Planificación, de Industria, de Educación, desde la Jefatura de Gabinete, solo para nombrar algunos, se ha llevado adelante con la promoción del uso de programas de código abierto.

Microsoft presentó a la Presidenta iniciativas que tienen que ver con mecanismos de asistencia para el desarrollo de emprendedores tecnológicos a través de productos y servicios de esa empresa que se ofrecen en forma gratuita. Estas experiencias se están llevando a cabo en universidades y otros ámbitos de la educación.

Por otro lado, ofreció la donación de herramientas tecnológicas para los centros nacionales de enseñanza y acceso, ubicados en las zonas económicamente más postergadas del país buscando reducir la brecha digital. Esta propuesta se complementaba con jornadas gratuitas de capacitación. Por último la Presidenta recibió a jóvenes salteños y marplatenses que fueron elegidos como los representantes por nuestro país para participar en un concurso mundial de desarrollo de software juvenil que organiza la empresa, distinguiéndose por llevar adelante una propuesta que permite acceder a facilidades para la musicalización a quienes tienen discapacidades.

De más esta decir, que la defensa del software libre se consolida en Argentina porque el Estado la alienta, y porque además, por un lado brinda incentivos fiscales a las empresas de software y busca que se potencien poniendo a su alcance un recurso humano de calidad de excelencia a nivel global, destinando para ello cada día más recursos públicos para tener más y mejores técnicos, ingenieros, y personal capacitado.

Coincidiendo en el papel fundamental del software libre para preservar la innegociable soberanía digital, celebro el trabajo que realizan, y que es pilar fundamental de esta revolución digital nacional y popular que está viviendo nuestra patria de la mano de nuestra Presidenta.

Debora Giorgi
Ministra de Industria

* fonte:

http://www.anibalfernandez.com.ar/index.php/de-todo-un-poco/otras-voces/999-el-software-libre-es-politica-de-estado



Projeto de Lei 115/2011 ODF do Rio Grande do Sul foi aprovado em 22/05/2012

25 de Maio de 2012, 0:00, por Desconhecido

Projeto de Lei 115/2011 ODF do Rio Grande do Sul foi aprovado em 22/05/2012 na Assembleia Legislativa do RS.
http://goo.gl/9KOMW

http://www.procergs.rs.gov.br/uploads/1309374420Governador_Chasque.JPG

Foi encaminhado em 24/05/2012 o PL 115/2011 ODF aprovado na AL-RS para ser sancionado pelo Governador Tarso Genro.
http://goo.gl/wJS0c

http://softwarelivre.org/articles/0001/4308/Fisl_Furusho_Elaine_Macambos_Tarso_Genro_e_Pres_Lula.jpg?1246479066

O Governador Tarso Genro (ao centro) apoia o Software Livre e o Padrão Aberto de Documentos, NBR ISO 26300 ODF:
http://goo.gl/zxAIi

http://img.terra.com.br/i/2011/06/29/1936050-0354-atm14.jpg

O Governador Tarso Genro assina Protocolo Brasília ODF no FISL.
http://miud.in/1jWU

Com uma proposta inicial da Associação Riograndense de Emissoras de Rádio e Televisão Comunitárias a ARACOM, através do seu presidente, Lauro Pacheco, o Deputado Estadual Miki Breier na presidência da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, atende a uma reivindicação antiga dos movimentos sociais e principalmente os de radiodifusão comunitária e protocolou nessa segunda feira dia 28 de março o projeto de lei que da “preferência” ao uso de software livre na padronização de documentos oficiais pelas instituições estaduais e municipais da administração pública direta e indireta no Rio Grande do Sul.


Foto: Dep. Miki Breier (esquerda) e Lauro Pacheco (direita).

O projeto de lei consiste em recomendar a adoção de um padrão na criação e na distribuição de documentos públicos do Estado, utilizando-se do formato Open Document Format – ODF.

Baseada na Lei ODF 15742/2007 do estado do Paraná, está protocolado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul o PL 115/2011.

* por Elton Levi Schröder Fenner


Projeto de Lei no 115 /2011
Deputado(a) Miki Breier

Dispõe que os órgãos e entidades da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional do Estado do Rio Grande do Sul, bem como os órgãos autônomos e empresas sob o controle estatal adotarão, preferencialmente, formatos  abertos de arquivos para criação, armazenamento e               disponibilização digital de documentos.

Art. 1o - Os órgãos e entidades da Administração Pública Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Estado do Rio Grande do Sul, bem como os órgãos autônomos e empresas sob o controle estatal adotarão, preferencialmente, formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos.

Art. 2o - Entende-se por formatos abertos de arquivos aqueles que:
I – possibilitam a interoperabilidade entre diversos aplicativos e plataformas, internas e externas;
II – permitem aplicação sem quaisquer restrições ou pagamento de royalties;
III – podem ser implementados plena e independentemente por múltiplos fornecedores de programas de computador, em múltiplas plataformas, sem quaisquer ônus relativos à propriedade intelectual
para a necessária tecnologia.

Art. 3o - Os entes, mencionados no art. 1o desta lei, deverão estar aptos ao recebimento, publicação, visualização e preservação de documentos digitais em formato aberto, de acordo com a norma ISO/IEC26.300 (Open Document format – ODF).

Art. 4o - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Sala das Sessões, em

Deputado(a) Miki Breier

 

JUSTIFICATIVA:

O presente projeto de lei visa recomendar a adoção de um padrão na criação e na distribuição de documentos públicos do Estado, utilizando-se do formato Open Document Format – ODF, pois o padrão
aberto é um requisito para que o Software Livre seja realmente livre na sua totalidade.

Os padrões de interoperabilidade, que preconizam a possibilidade de troca de dados e conteúdos oriundos de sistemas de informação diversificada são essenciais tanto no segmento privado como público.

Com esta utilização e padronização efetiva, provocar-se-ão avanços significativos na utilização do software livre no país. Para demonstrarmos nossa atualização como mundo da informática, devemos observar o exemplo do governo francês, que já recomendou que todas as publicações de seus documentos públicos devem estar disponíveis em formato ODF de acordo com o relatório do Primeiro Ministro da França, e sugere ainda aos seus parceiros europeus que também o façam, quando da troca de documentos em nível europeu.

No Brasil, o Estado do Paraná foi pioneiro em aprovar uma lei de teor similar que já começou a dar resultados econômicos e de apropriação social do conhecimento tecnológico aberto. Logo atrás veio o Estado do Rio de Janeiro.

O Estado do Rio Grande do Sul somente na Assembleia Legislativa economizará aproximadamente o valor de R$ 700.000,00 reais em cada renovação de contrato com fornecedores de Software.

Diante do exposto, solicito o apoio dos meus pares, para aprovação do Projeto de Lei que dispõe sobre a padronização dos documentos públicos do Estado do Rio Grande do Sul em formato OpenDocument Format – ODF.

Sala das Sessões, em

Deputado(a) Miki Breier



Hackfest in Munich on November 23-25

21 de Maio de 2012, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Dear Community,

we are pleased to announce that the next LibreOffice Hackfest, the event where developers from all over the world gather to work on the code, discuss and have a good time, will take place

November 23-25
in Munich, Germany

For the second time already, the LiMux project team of the city of Munich invited us, and we are proud and honoured to be their guests.

More details on the agenda, the venue and travel information will be published over time.

Looking forward to meeting you there!

And for those attending LinuxTag in Berlin this week, LibreOffice and TDF will have a booth there, and in Friday’s office track, several exciting talks will be held by members of our community.




Um dos motivos sentido de meu viver, de minha luta

20 de Maio de 2012, 0:00, por Desconhecido

Bom dia a Tod@s!

quase boa trade ...

Pois bem, desculpem o incomodo, a muito venho me preparando para socializar com vocês um dos motivos sentido de meu viver, de minha luta, porem não queria apenas relatar um sonho um Desejo, quero falar de algo palpável que me da Gás e força e quem sabe pode ajudar outr@s também, dai venho algum tempo preparando o terreno e hoje é o dia escolhido por mim, para tal coisa ...

Dai fiz algumas coisa incomum, dormir um pouco mais me levantei as 6 horas e tomei mate as 7, liguei o pc e fui arrumar meus papeis, enquanto organizava as idéias para o e-mail que socializaria com vocês, e quando acontece a 1ª coisa boa um e-mail que me levou a uma saudosa conversa por telefone a uma pessoa que não tenho palavras para defini e que me sinto completo a seu lado ..., ai vejo um e-mail meio acanhado deixei para lelo depois, passado algumas horas que o vi, resolvi para a arrumação e lelo, e depois de ter emocionado-me ao ler, socializo com todos, e não preciso escrever mais nada, eis um dos motivos sentido de meu viver, de minha luta.
Perdão por ser tão extenso, são as palavras de um mais que educando um IRMÃO, que uso para dizer o sinto!

Não deixem de ler e criticar se for o caso!



19 de maio de 2012
Formiga: Leon de Oliveira Pedrosa
Espécie: Formiga doida
Característica: Enlouquecer com a presença do perigo eminente, e acalmar-se com a solidez do formigueiro
Konesans o reencontro parte I
    Deu-se inicio a reunião que tem como ponto principal o retorno das formigas e o reencontro das mais esfadigadas pela ação do tempo com as formigas mais novas que estão com todo gás para iniciar com as mais experientes que mesmo sendo poucas ainda acompanha e orienta algumas meio que de longe e de forma conturbada, mais nunca esqueceu o prazer que é socializar não só conhecimento de forma técnica e pedagógica, mais sim em forma de diálogos que são chamados popularmente de 'abrobrinha'.
    Em fim o reencontro foi extremamente bom e esperançoso para todos tanto para os que acabaram de chegar e os que já tinha um certo período no grupo, ideias novas foram expostas na mesa como quem jogar baralho em uma  mesa de bilhar, mais sem esquecer de todas as cartas que já estavam na mesa desde o inicio da rodada.
    Sem esquecer da filosofia Linux de difundir o conhecimento em qual seja a situação desde diálogos por telefone, e-mail, SMS, seja lá qual for a maneira de se comunicar... Posso ter uma noite de descanso com a sensação ou sentimento, não sei bem como descrever tal façanha ou situação que o destino tem preparado pra mim ou eu mesmo criei em meios meus atos e minhas atitudes de forma direta ou indireta, para tamanha felicidade, alegria, euforia ou paixão. 
    Tudo se da inicio quando dialogamos, quer dizer na verdade conversarmos abrobrinha de como seria a oficina de eletricidade que talvez fosse ministrada por Breno formiga admirável do konesans que mesmo de forma singela socializava seu conhecimento sobre eletricidade, quando derrepente Marcos Egito (Mestre Yoda, também formiga), perguntou qual participante tinha um conhecimento aprofundado sobre eletricidade para que junto com Breno oferta-se uma oficina gratuita a comunidade da redondeza com o intuito de que todos que assistisem torna-se técnicos em eletricidade mais sim deixassem de serem leigos no assunto para que com isso soubessem que o conhecimento trás dúvida, que traz vontade de saber que é conhecimento, que mais uma vez por si só traz mais dúvida e mais uma vez entra em um laço infinito  que somente pode ser quebrado quando um semelhante precisa de tal conhecimento, mesmo que seja na forma de diálogo ou por meio de sua execução na prática. E eis que meio que distante e ofuscado com a claridade do sol do meio dia, vejo três jovens aproximando-se de nós e ouço Egito dizer:
    -Peça para que entre pois tudo já estar organizado.
    E nesse exato momento tomei conta de que eram alunos da oficina de manutenção de micro computadores que ouvi falar logo de manhã, e com isso meu coração começou a palpitar como se fosse a primeira vez em que estive na situação de palestrante, e quase de forma simultânea Breno perguntou a todos:
    -Quem pode ajudar-me com a oficina?
    E de maneira tímida e bem tranquila, fui voluntário para isso. Entrei na sala, onde lá estava a mesa que a poucas horas discutíamos nossas ideias, formas de conseguirmos deixar o konesans sustentável e a vaquinha para o almoço, e vi o surrado mais quase indestrutível notebook de Egito com o adesivo do pinguim que nunca ficou encardido ou borrado com  a frase 'Linux copie isso é legal', depois veio um frio na barriga junto com o não entender da situação mais com uma pitada de certeza de estava fazendo a coisa certa.
    A oficina começou com a exibição de um vídeo bem explicativo do que era Hardware, Software e periféricos (entrada, saída e mistos), e meio que de forma embaralhada e muito sutil Breno iniciou a falar, em seguida dei continuidade a explicação do vídeo com exemplos bem clássico e simples de tais periféricos. Nesse exato momento reparei no canto direito (minha direita) um garoto meio franzino de olhar bem atento e estonteante para todas as palavras que para mim parecia se a primeira vez em que ele ouvia. E mim fez lembrar de quando eu era bem mais novo e ficava admirado com qualquer pessoa que falava sobre seu trabalho de programar máquinas para realizar cálculos monstrosos, ou máquinas que funcionavam para que tornasse a vida de qualquer pessoa um paraíso na terra. Isso fez com que o sentimento de repassar conhecimento fosse tipo uma brasa que com a mais simples brisa torna-se uma chama flamejante que clareia tudo ao seu redor, deixando o ambiente quente para que as outras não esfriem e apaguem com o sereno que é frio e implacável. Mesmo que só por uma tarde, deixe-me levar mais uma vez pela situação em trazia-me felicidade ao coração, ao ver o brilho do olhar do garoto e fez sentir-me vivo e capaz de preparar uma oficina com apenas um computador velho que pelas mão leigas estaria no lixo, mais uma simples máquina em que seus resistores e retificadores estavam oxidados pela ação do tempo, tornou-se assunto de toda uma tarde de sábado que valeu por todo um final de semana inspirado e confiante no próximo, por que não é o improviso que marca o momento, mais sim o momento que provoca que você improvise.
    (Leon de Oliveira Pedrosa)
-- 
Marcos Egito  
GNU/Linux User #491326               

 



Novo layout do site LibreOffice

14 de Maio de 2012, 0:00, por Desconhecido

Veja o Novo layout do site LibreOffice, muito mais acessível aos recursos disponíveis.

Um visual moderno e intuitivo.

http://softwarelivre.org/articles/0043/1463/LibreOffice-pt-br_novo_design.jpg



Hackfest date

13 de Maio de 2012, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

This is another reminder to cast your vote for the Hackfest, since we would like to fix and announce the date soon.

The available options are listed in this poll: http://www.doodle.com/sz6eehwtn57f765a




New and changed functions; you can experience and test them … now!

11 de Maio de 2012, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Without doubt you are very much interested in the latest news for LibreOffice and the new and improved functions that will be in the next version!
Now, this is your chance to both get to know these and to help the developers working on all this!
You can simply download the latest nightly build, and install it on your computer. It will be placed beside your current LibreOffice. (Or you may want to do a custom parallel installation.) Look at the features of your desire or that you work with most, and give some feedback. Simple as that.
Found something worth a bug-report? Then this page will help you. There also is a list with the people that are there to help you helping! For that list and for genereal information in LibreOffice QA, look here (warning: it’s a lot ;-) ).

Now… features and functions added or worked on recently are:

  • The file picker now has a list of bookmarks, 2012-04-02, commit message / info, related issue: –.
  • Added Presentationsize 16:9 Widescreen, 2012-04-18, commit message / info, related issue: 42986.
  • Add a “Save cell formulas” checkbox to the CSV Export panel, 2012-04-21, commit message / info, related issue: 45664.
  • Propert sort SelectionTree control of Custom Setup with a custom action for all languages, 2012-04-24, commit message / info, related issue: 46355.
  • Border width in Calc and Writer tables, lots of ongoing fixes…
  • RTF import improvements, lots of ongoing fixes…
  • Install only one language on Windows during silent install, 2012-04-25, commit message / info, related issue: 40481.
  • Enable insertion of OLE objects into external applications, 2012-04-26, commit message / info, related issue: 47944.
  • Paragraph and lists: don’t overwrite numbering properties with paragraph properties, 2012-04-26, commit message / info, related issue: –.
  • Make detection of certificate folder ui-configurable, 2012-04-27, commit message / info, related issue: 39825.
  • Ruler: implemented new design, 2012-04-27, commit message / info, related mail on the list.
  • Cleaned up command line arguments, behaviour has been changed slightly, 2012-05-02, commit message / info, related issue: –.
  • Autoformat in tables saving more information, such as column width, margins, text orientation, 2012-05-03, commit message / info, related issue: 31005.
  • Wiki-publisher: media-wiki export was broken (testing highly appreciated to add fix to 3.5 branch!), 2012-05-09, commit message / info, related issue: 46509.

This is the first post in what we expect will be a long series. We hope it’s useful and look forward to feedback, results and suggestions!




Instagram para Android ganha novo recurso: Tilt-Shift

9 de Maio de 2012, 0:00, por Desconhecido

http://olhardigital.uol.com.br/uploads/acervo_imagens/2012/04/20120419144043.jpgUsuários agora podem definir foco da imagem para dar destaque a um objeto específico. Recurso já estava disponível no iOS.

O aplicativo do Instagram para Android recebeu uma atualização para a versão 1.1.0 e ganhou um recurso bastante popular que era exclusivo do iOS: o Tilt-Shift.

O Tilt-Shift é um filtro que dá um efeito de profundidade na foto e destaca um objeto específico nela. O usuário pode definir uma parte da imagem para ganhar foco, e, assim, destacar o que quiser nela.

http://olhardigital.uol.com.br/uploads/acervo_imagens/2012/05/20120509095939.jpg

Apesar de lembrar bastante a versão de iOS, o Instagram para Android foi lançado sem alguns pequenos recursos presentes no irmão do iPhone. Aos poucos, porém, os desenvolvedores vão incluir as funcionalidades para igualar os apps.

O Instagram 1.1.0 pode ser baixado gratuitamente na loja Google Play.

* fonte: Olhar digital



Está disponível o Manual do LibreOffice

9 de Maio de 2012, 0:00, por Desconhecido

http://softwarelivre.org/furusho/broffice/libreoffice-initial-artwork-logo-colorlogobasic-2000px.pngEsse Manual do LibreOffice foi traduzido pelos voluntários da Comunidade LibreOffice Brasil, é conhecido como Guia do Iniciante do LibreOffice.

O Manual possui instruções básicas de cada um dos seis aplicativos: Writer, Calc, Impress, Draw, Math e Base.

São 389 páginas de dicas pra você tirar o maior proveito da melhor suite de escritório livre, o LibreOffice.

Pegue o Manual do LibreOffice grátis:

http://pt-br.libreoffice.org/assets/Uploads/PT-BR_imagens/_resampled/resizedimage40083-baixar-manual-libo.jpg

 



The Document Foundation announces a Certification Program

7 de Maio de 2012, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

The Document Foundation announces a Certification Program
to foster the provision of professional services around LibreOffice

Berlin, May 7, 2012 – The Document Foundation announces the Certification Program, to foster the provision of professional services around LibreOffice and help the growth of the ecosystem of the world’s best free office suite. The program is outlined on the following page: http://www.documentfoundation.org/certification.

“The Certification Program will recognize the competence of individuals capable of developing and supporting LibreOffice, provide integration services around the suite, offer training and maintenance, and migrating enterprises deployments from proprietary to free software”, comments Italo Vignoli, Member of the Board of Directors of The Document Foundation. “TDF Certification is an opportunity for sponsors, TDF members and third parties, to build a business around LibreOffice, to help companies of any kind and size to get the most out of the best free office suite ever”.

The Certification Program will be overseen by the Board of Directors, through a Certification Committee coordinated by Italo Vignoli and composed by 10 people: Olivier Hallot and Charles Schulz for the Board of Directors; Sophie Gautier and Cor Nouws for the Membership Committee; Stephan Bergmann, Jan Holesovsky, Tim Janik and Björn Michaelsen for the developer’s community; Lothar Becker and Jacqueline Rahemipour for third parties.

The first certified developers and third parties will be announced in May during LinuxTag (Berlin, May 23-26), when the Certification Committee will meet for the first time. After the meeting, TDF will announce the roadmap for certification, including pre-requisites for third parties not involved in the project, and the first dates for trainings and exams.




Facebook groups and pages

7 de Maio de 2012, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

There is currently a discussion going on about removing our Facebook group in favor of a regular page. If you want to join the discussion, we look forward to your comments!




The Document Foundation anuncia um Programa de Certificação LibreOffice

7 de Maio de 2012, 0:00, por Desconhecido

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSKzbEmO1qg20779U6CAZFK98uS7Lt92vHQEPNFxruCnEsnot1WBerlim, 07 de maio de 2012 - A Document Foundation anuncia o Programa de Certificação para promover a prestação de serviços profissionais sobre LibreOffice e ajudar no crescimento do ecosistema da suite de escritório livre do mundo.

O programa é descrito na página seguinte:
http://www.documentfoundation.org/certification .

"O Programa de Certificação irá reconhecer a competência de pessoas capazes de desenvolver e apoiar LibreOffice, fornecer serviços de integração em torno do conjunto, oferecer treinamento, manutenção e migração nas empresas de software proprietário para software livre", comenta Italo Vignoli, Membro do Conselho de Administração da The Document Foundation. "A TDF Certificação é uma oportunidade para os patrocinadores, membros da TDF e terceiros, para construir um negócio em torno do LibreOffice, para ajudar as empresas de qualquer tipo e porte para tirar o máximo proveito da melhor suíte de escritório livre".

http://softwarelivre.org/furusho/broffice/libreoffice-initial-artwork-logo-colorlogobasic-2000px.png

O Programa de Certificação será supervisionado pelo Conselho de Administração, através de um Comitê de Certificação coordenado por Italo Vignoli e composta por 10 pessoas: Olivier Hallot e Charles Schulz para o Conselho de Administração; Sophie Gautier e Nouws CR para a Comissão de Sócios; Stephan Bergmann, Jan Holesovsky, Tim Janik e Björn Michaelsen para a comunidade do desenvolvedor; Lothar Becker e Jacqueline Rahemipour para terceiros.

Os primeiros desenvolvedores certificados e os terceiros serão anunciados em maio, durante LinuxTag (Berlin, 23 a 26 de maio de 2012), quando o Comitê de Certificação se reunirá pela primeira vez. Após a reunião, TDF irá anunciar o roteiro para a certificação, incluindo pré-requisitos para terceiros não envolvidos no projeto e as primeiras datas para treinamentos e exames.

Tradução livre: Vitorio Furusho

* fonte: The Document Foundation Blog



Temporary Post Used For Theme Detection (d4d73627-bca3-479d-bbfd-6b8e30a35ae5 – 3bfe001a-32de-4114-a6b4-4005b770f6d7)

6 de Maio de 2012, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

This is a temporary post that was not deleted. Please delete this manually. (90407fb6-4c0c-4e06-a7d0-fc2a66249327 – 3bfe001a-32de-4114-a6b4-4005b770f6d7)




Tags deste artigo: odf calc libreoffice draw iso 26300 math impress base writer tdf