Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Conheça o DevFreeBooks, um portal de livros e ebooks gratuitos de programação

15 de Março de 2015, 20:58, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

devfreebooks

O DevFreeBooks (http://devfreebooks.org) é o mais novo site, inspirado pelo sucesso do DevFreeCasts em também recomendar conteúdos gratuitos. Sua única diferença é que este site é focado em compartilhar livros sobre linguagens de programação, frameworks e ferramentas para desenvolvimento de sistemas.

Você também pode acompanhar as atualizações do site através de um feed, via twitter ou via fanpage. Todos os livros são gratuitos e autorizados pelos próprios autores para leitura e o projeto também é open-source colaborativo, permitindo que qualquer pessoa possa contribuir com novos livros através de um pull request no github: http://github.com/caio-ribeiro-pereira/devfreebooks


O mercado de jogos casuais no Brasil

15 de Março de 2015, 20:49, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

160330-2048

Além dos tradicionais aplicativos sociais como Facebook ou WhatsApp, os jogos casuais estão atualmente entre os mais populares usos dos smartphones.

O fácil acesso aos aparelhos e conexão a internet, os celulares se tornaram o primeiro dispositivo usado para jogos no Brasil, de acordo com a pesquisa Game Brasil 2015. 32% dos entrevistados informaram usar seus aparelhos para jogar.

O maior número de jogadores está entre os chamados jogos casuais – que incluem títulos como 2048 ou Flappy Bird, mas também os interessados por jogos mais complexos (melhores gráficos, jogabilidade, tempo investido) como Clash of Clans, um dos principais MMOs da atualidade. Vale ressaltar que entre estes 32% também estão usuários que podem interagir com outras plataformas, não somente jogos online.

Ainda do lado dos jogadores casuais, sites de jogos online, que rodam no próprio browser, ainda fazem um grande sucesso, atraindo atenção de 28,9% dos gamers brasileiros. Alguns dos principais nomes deste mercado são a Toca dos Jogos, Click Jogos e Papa Jogos.

Mesmo que a grande maioria do catálogo oferecido seja de jogos em Flash (já não mais apreciado como no passado) nos últimos anos vem acontecendo uma convergencia que pode unir o mercado casual desktop e mobile: o HTML5.

A tecnologia funciona em browser e, na maioria dos casos, jogos podem adaptados com facilidade para ambos os dispositivos, cortando custos de desenvolvimento e ampliando as possibilidades de distribuição. O próprio 2048 é um exemplo disso: com código aberto, o game ganhou versões onde os jogadores poderiam customizá-lo com as imagens que desejássem (ao invés dos números), criando a sua própria versão única.

Se por um lado os jogos tem ficado cada vez melhores e a disponibilidade de games seja alta, o grande desafio mercado atualmente é crescer do ponto de vista da monetização. A maioria dos desenvolvedores ainda batalha para ter lucros e seguir ativo no mercado. Além do fato do baixo percentual de gamers que tem se mostrado disposto a pagar para ter acesso aos jogos ou comprar produtos dentro deles. Mas assim como música e filme conseguiram sair do mercado pirata e ter atraido alto interesse dos internautas dispostos a pagar por um produto premium, este pode ser um caminho de amadurecimento também neste mercado.

A mesma pesquisa Game Brasil 2015 ainda descobriu que 31% dos jogadores brasileiros usam consoles, 7% se divertem com tablets e que quase metade (47,1%) deste mercado é das mulheres. Um último dado coletado foi que 80% do tempo usado em jogos acontece durante deslocamentos – uma grande oportunidade de crescimento para os jogos casuais.



Inscrições para participantes do Fórum Internacional Software Livre abrem na próxima segunda (16)

15 de Março de 2015, 20:42, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

fisl_inscricoes

A partir da próxima segunda-feira (16) estarão abertas as inscrições para a 16ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL). O evento acontece de 8 a 11 de julho de 2015, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre.

Os participantes que se inscreverem até o dia 30 de março pagarão valores promocionais,  com 65% de desconto sobre o preço final. Os ingressos individuais e corporativos custam R$ 120 por pessoa no primeiro período. Estudantes e caravaneiros têm desconto ainda maior e pagam somente. Os valores aumentam de acordo com a proximidade do evento. Durante os dias do FISL, as entradas custam R$ 350 reais em todas as categorias, exceto estudantes que pagam metade do valor.

Veja a tabela completa de valores http://softwarelivre.org/fisl16/inscricoes/inscricoes-de-participantes

Este ano, o FISL utiliza um novo sistema de inscrições, o SEGUE, desenvolvido pela Associação Software Livre.Org (ASL.Org) especialmente para o FISL16. Os códigos desenvolvidos são livres e estão disponíveis em https://github.com/segue-org. Prevista para o início de março, a abertura das inscrições foi adiada para adequação do software que gerencia o processo às exigências da Prefeitura de Porto Alegre para a emissão de nota fiscal eletrônica.

CARAVANEIROS GANHAM DESCONTO

É possível realizar a inscrição também como caravana. Os participantes dos grupos pagam apenas 50% do valor e o líder da caravana recebe isenção de pagamento se conseguir reunir no mínimo cinco pagantes.

Em 2014, a maior caravana foi a da Universidade Federal de Santa Maria (CAFW), vinda de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, que trouxe 108 pessoas ao FISL15. A caravana mais distante veio do Rio Grande do Norte, com 19 participantes.

FISL RECEBE PROPOSTAS DE PALESTRAS

O evento já recebe propostas de atividades desde o final de fevereiro. Grande parte da programação é montada pela comunidade, que seleciona as melhores palestras em um sistema de torneio suíço. Os interessados em participar da seleção tem até o dia 29 de março para inscrever sua ideia.

A organização do fórum prevê que os palestrantes selecionados serão divulgados no final de maio de 2015.  Os participantes que tiverem palestras incluídas na grade não precisam pagar ingresso.

Acesse o sistema para realizar a inscrição de palestrantes: http://softwarelivre.org/fisl16/noticias/a-chamada-de-trabalhos-para-o-fisl16-esta-aberta

ENVIE SEUS ARTIGOS ACADÊMICOS

Até o dia 22 de março o Workshop Internacional de Software Livre (WSL) recebe artigos de pesquisadores sobre a discussão do estado-da-arte em desenvolvimento, avaliação e adoção de Software Livres em diversos cenários. O congresso científico acontece dentro da programação do FISL desde o ano 2000.

Os artigos devem ser escritos em inglês, português ou espanhol. Mais informações sobre a submissão de papers podem ser encontradas na página do WSL: http://softwarelivre.org/fisl16/noticias/chamada-de-trabalhos-wsl

Uma novidade: no endereço wsl.softwarelivre.org está o repositório de todos os trabalhos apresentados no WSL, desde sua primeira edição.

HOSPEDAGEM SOLIDÁRIA

Outra novidade deste ano é que o FISL pretende dar um empurrãozinho à solidariedade que a comunidade Software Livre já demonstra naturalmente quando chega o momento de um grande evento. Interessados em compartilhar espaços para hospedagem solidária ou pedir pouso em Porto Alegre durante os dias do evento podem visitar a comunidade criada com este objetivo: http://softwarelivre.org/hospedagem-solidaria-fisl.



Instalando o conjunto de ícones Evolvere no Ubuntu e derivados

15 de Março de 2015, 20:02, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

evolvere

Evolvere ícone suíte foi projetada para deixar a área de trabalho do seu Linux mais elegante, com um completo conjunto de ícones suaves. Ele é compatível com os ambientes Unity, Gnome, KDE, Xfce, Mate e outros.

Inicialmente, este pacote de ícones foi criado para ambientes de desktop claros, no entanto, mais tarde, depois que os usuários solicitaram um aprimoramento do designer dele, para que ele passasse a suportar todo o tipo de desktop.

Um detalhe importante nesse conjunto é que todos os ícones com tamanhos menores ou iguais a 24px são monocromáticos, com muito poucas exceções, como emblemas e alguns ícones ações. Isso impede a quebra de ícones padronizados em algumas situações.

Para saber mais sobre o tema, clique nesse link.

Para instalar o conjunto de ícones Evolvere no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);

Passo 2. Se você ainda não tem, adicione o repositório do tema com o comando:

sudo add-apt-repository ppa:noobslab/evolvere

Passo 3. Depois, atualize o APT com este comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Finalmente, instale o conjunto de ícones Evolvere usando o seguinte comando:

sudo apt-get install evolvere-icon-suite

Depois de instalar, você pode usar o Unity Tweak Tool, Gnome-tweak-tool ou Ubuntu-Tweak para mudar o tema.

Com informações de NoobsLab e Blog do Edivaldo Brito.

 



Instalando o jogo Unvanquished Alpha 37 no Ubuntu, Debian e derivados

15 de Março de 2015, 19:57, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Unvanquished-Alpha-37

Foi lançada recentemente o jogo Unvanquished Alpha 37. Se você quiser experimentar esse game, veja aqui como instalar ele no Ubuntu, Debian e derivados.

Esse é um jogo de tiro em primeira pessoa (com base no bom e velho Tremulous), combinado com elementos de estratégia em tempo real e um sci-fi. Além de ser um jogo de código aberto, ele tem uma trama de ficção científica e é atualizado em uma base constante. Assim, a cada nova versão ele traz mais e mais recursos, e claro, essa versão atual não é diferente.

Para saber mais sobre esse o Unvanquished, clique nesse link e para mais informações sobre esta versão, consulte o changelog oficial.

Para instalar esse jogo no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T);

Passo 2. Se você estiver usando o Ubuntu 14.04, adicione o repositório do programa com este comando:

sudo sh -c ‘echo “deb http://debs.unvanquished.net trusty main” >> /etc/apt/sources.list.d/unvanquished.list’

Passo 3. Se você estiver usando o Ubuntu 14.10, adicione o repositório do programa com este comando:

sudo sh -c ‘echo “deb http://debs.unvanquished.net utopic main” >> /etc/apt/sources.list.d/unvanquished.list’

Passo 4. Baixe a chave do repositório;

wget http://debs.unvanquished.net/unvanquished-archive-key.gpg.asc

Passo 5. Adicione a chave do repositório;

sudo apt-key add unvanquished-archive-key.gpg.asc

Passo 6. Atualize o APT com o comando:

sudo apt-get update

Passo 7. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt-get install unvanquished

Como instalar o jogo Unvanquished Alpha 37 no Debian Sid, Jessie, Wheezy e seus derivados

Para instalar esse jogo no Debian Sid, Jessie, Wheezy e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T);

Passo 2. Se você estiver usando o Debian Sid, adicione o repositório do programa com este comando:

sudo sh -c ‘echo “deb http://debs.unvanquished.net sid main” >> /etc/apt/sources.list.d/unvanquished.list’

Passo 3. Se você estiver usando o Debian Jessie, adicione o repositório do programa com este comando:

sudo sh -c ‘echo “deb http://debs.unvanquished.net jessie main” >> /etc/apt/sources.list.d/unvanquished.list’

Passo 4. Se você estiver usando o Debian Wheezy, adicione o repositório do programa com este comando:

sudo sh -c ‘echo “deb http://debs.unvanquished.net wheezy main” >> /etc/apt/sources.list.d/unvanquished.list’

Passo 5. Baixe a chave do repositório;

wget http://debs.unvanquished.net/unvanquished-archive-key.gpg.asc

Passo 6. Adicione a chave do repositório;

sudo apt-key add unvanquished-archive-key.gpg.asc

Passo 7. Atualize o APT com o comando:

sudo apt-get update

Passo 8. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt-get install unvanquished

Pronto! Agora, quando quiser iniciar o jogo, digite unvanquished no terminal, seguido da tecla TAB.

Para desinstalar esse jogo no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;

Passo 2. Desinstale o programa, usando o comando abaixo;

sudo apt-get remove unvanquished

Com informações de Linux Geeksters e Blog do Edivaldo Brito.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource