Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Linus Torvalds anuncia o Linux Kernel 4.5 Release Candidate 4

17 de Fevereiro de 2016, 22:11, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

19-02-2013_tux

Foi na tarde deste domingo (14) que Linus Torvalds anunciou para download e teste a quarta versão RC (Release Candidate) do Linux Kernel 4.5. Diferente do RC anterior, que era ligeiramente maior, esta nova build é bastante normal, ou seja, nada em particular merece algum destaque especial. No entanto, o tamanho do Linux Kernel 4.5 RC4 é aproximadamente o mesmo que o RC3.

De acordo com Linus Torvalds, o Linux Kernel 4.5 Release Candidate 4 chega com menos de dois terços dos drivers atualizados, em particular para coisas como DRM, SCSI, rede e som, atualizações de arquitetura (principalmente para ARM, MIPS, e ARC), algumas alterações para o núcleo do kernel e para criptografia, bem como melhorias para rede.

É dia de Valentim [ou Dia dos Namorados em alguns países], por isso estou aqui, fazendo um valentim para todos na forma de um lançamento RC, como de costume. […] Eu vou estar viajando na próxima semana, mas vou levar o meu laptop e, se as coisas continuarem mais calmas e normais, como vem acontecendo ultimamente, até agora, não deve haver problemas [para lançar outro RC]” diz Linus Torvalds.

Para quem se importa ou simplesmente está curioso, mas detalhes sobre todas as melhorias implementadas podem ser encontrados no anúncio oficial, através deste link. Caso você manje do assunto e queira fazer download dos arquivos para realizar seus testes, clique aqui para baixar o Linux Kernel 4.5 RC4.

Como sempre, por favor, lembre-se que está é uma versão RC (Release Candidate), o que significa que você não deve instalá-la em seu computador principal ou substituir seus pacotes do kernel estáveis ​​existentes com ele. A versão final do Linux Kernel 4.5 deve ser revelada em algum momento do mês de março.

Com informações de Softpedia, LKML  e LinuxBuzz.



PPSSPP 1.2 chega com suporte para Android de 64 bits

17 de Fevereiro de 2016, 22:09, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

ppsspp-logo

Foi lançado neste domingo (14) mais uma nova versão do melhor emulador de PSP gratuito e open source, o PPSSPP 1.2, trazendo diversas melhorias e correções para a maioria dos problemas relatados por usuários desde a build anterior, a 1.1. Entre as principais novidades que mais merecem destaque, está a implementação do suporte para versões do Android de 64 bits.

Além disso, o cache de RAM para ISO está muito mais rápido, melhor suporte para o áudio, upscaling 5xBR na GPU (efeito de pós-processamento), adição de uma solução alternativa para uma falha no ARM64 JIT, retorno da configuração de volume, implementação inicial para suportar mais APIs gráficas (não especificadas) e a remasterização em HD Sora no Kiseki Kai agora é suportada pelo emulador.

O PPSSPP 1.2 também traz algumas melhorias na interface de usuário que prometem uma melhor experiencia em telas maiores, suporte para a funcionalidade “render-to-CLUT” usado por alguns jogos de PSP para modificar as cores de vários monstros e várias melhorias sob o capô.

Instalando o PPSSPP no seu Ubuntu

Caso você ainda não possua o PPSSPP, é possível realizar a instalação do emulador executando o comando abaixo no seu Terminal (no Unity, use o atalho de teclado CTRL+ALT+T). É só copiar, colar e pressionar Enter no teclado. E não se esqueça de informar a senha root quando ela for solicitada.

sudo apt-add-repository ppa:ppsspp/stable && sudo apt-get update && sudo apt-get install ppsspp -y

Mais detalhes sobre todas a novidades implementadas no PPSSPP 1.2 podem ser conferidos no site oficial, clicando aqui.

Com informações de Softpedia, PPSSPP e LinuxBuzz.



Conheça o FromScratch, um aplicativo multiplataforma e simples para anotações

16 de Fevereiro de 2016, 15:23, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

FromScratch

O FromScratch é uma ferramenta simples para anotações desenvolvida por Kilian Valkhof — que também é responsável pelas aplicações Trimage e F.lux indicator. Além disso, também é open source e multiplataforma, com versões disponíveis para Linux, Windows e OS X. O aplicativo é muito simples de usar, não exigindo configurações adicionais.

Contudo, vale ressaltar desde o início que a aplicação não pretende ser um substituto do Evernote, por exemplo. Se você procura uma solução recheada de recursos e com uma interface gráfica cheia de funcionalidades, o FromScratch pode não ser a melhor escolha para você. A ferramenta é, essencialmente, um bloco de notas simples ou um pedaço de papel em branco. Você abre o aplicativo e escreve o que quiser.

Isso significa que não há pastas, categorias, tags ou listas; não possui programação, datas de vencimento ou sincronização trabalhando em segundo plano, como também não há opções de formatação de texto (por exemplo, negrito, sublinhado, riscado e etc). É um espaço simples, redimensionável para as notas, que salva o que você escreve como você escreve. Um verdadeiro rascunho.

Como já mencionado anteriormente, o FromScratch possui uma interface simples, salvamento automático das suas anotações, dispensando a necessidade do usuário ter que salvar manualmente, há indentação automática e sintaxe comum substituídos por símbolos, por exemplo, setas.

O FromScratch traz a fonte Fira Code

O FromScratch traz a Fira Code, uma fonte mono-espaçada que permite que você digite símbolos comuns utilizando caracteres do teclado. Por exemplo -> torna-se →, => torna-se ⇒ e != torna-se ≠, e assim por diante.

Download do FromScratch
Como sugerido anteriormente, o FromScratch é multiplataforma e open source, possuindo versões para Linux, Windows e OS X. Os links para download podem ser encontrados no site oficial do projeto, clicando aqui. Já, o código fonte, está disponível no Github.

E você, o que achou do FromScratch? Deixe-nos saber sobre suas impressões da aplicação no campo dos comentários!

Com informações de OMG! Ubuntu! e Linuxbuzz.



AMD pode implementar o suporte ao FreeSync no seu novo driver para Linux

16 de Fevereiro de 2016, 15:20, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

AMD-Logo2

Enquanto a NVIDIA há muito tempo fornece suporte ao G-SYNC na plataforma Linux, como sua solução para acabar com “travadas” de imagem, permitindo reduzir lags e screen tearings mesmo em taxas de resolução mais baixas, a AMD ainda não suporta a sua tecnologia FreeSync através dos seus drivers para Linux, seja no de código aberto, o AMDGPU, ou o proprietário. Felizmente, este cenário pode mudar muito em breve.

O FreeSync é projetado para reduzir tearings, ajudar a vida útil da bateria e muito mais, pondo fim a jogabilidade com imagens puladas e quadros quebrados, apresentando um desempenho fluído, livre de interferência em praticamente qualquer taxa de quadro. Cada vez mais surgem novos monitores com suporte ao FreeSync no mercado, sem falar que a tecnologia da AMD é apoiada pela VESA (Video Electronics Standards Association) como uma opção na especificação DisplayPort 1.2a.

Clientes da AMD que fazem uso de distribuições Linux, atualmente, não podem ter acesso ao FreeSync, mas a tecnologia já aparece como parte do novo driver AMDGPU DAL, onde os desenvolvedores da empresa estão trabalhando em recursos para o driver proprietário.

“Este driver terá que suportar o nosso conjunto completo de recursos, além do que já é suportado pelo amdgpu, por exemplo, timings sincronizados entre diferentes monitores, freesync, suporte sólido de 6 monitores em qualquer configuração (HDMI, DVI, DP, DP MST, etc), suporte sólido de 4k em 60 timings em APU, recursos de energia, melhoria de áudio e outras funções relacionadas com infoframe e melhoria da estabilidade com powerplay”, diz Harry Wentland, da AMD, em sua mensagem publicada recentemente na área de discussões no Freedesktop.org.

Como você pode ver, o FreeSync é mencionado junto com outros recursos interessantes, como melhor suporte para multimonitor, estabilidade e gerenciamento de energia. Agora só resta esperar e ver como a AMD irá se sair com o seu novo driver para a plataforma Linux.

Com informações de Phoronix, Freedesktop.org e LinuxBuzz.



Wikipédia está construindo motor de buscas próprio

16 de Fevereiro de 2016, 15:18, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

373721-wikipedia1

Informações divulgadas pelo site The Next Web apontam que a Wikipédia vai lançar um motor de buscas próprio. De acordo com a Wikimedia, proprietária do site, a novidade tem como meta facilitar e tornar a pesquisa dentro da plataforma mais relevante.

Para construir seu motor de buscas, a Wikimedia contratou uma equipe de engenheiros que estão criando novas formas de articulação entre o conteúdo, para que a base de dados se torne ampla e facilmente pesquisável. Segundo a organização, a adição de novas fontes de dados e a possibilidade de pesquisar itens que não sejam textos irão aprimorar a pesquisa no site.

A Wikimedia afirmou que está adicionando novas fontes de dados, começando com o OpenStreetMaps, assim como melhorando sua busca para além do texto, visando a incluir itens contextuais que não foram encontrados facilmente antes. Isso pode incluir ferramentas novas, escaláveis e orientadas a máquina para garantir que mais consultas de pesquisas sejam respondidas.

Além disso, a Wikimedia disse que quer realizar parcerias para que a Wikipédia venha pré-carregada em novos smartphones, com o objetivo de alcançar novos públicos, o que pode vir a ser uma fonte de renda para a empresa.

Com informações de Imasters.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource