Às vezes, parece que a única maneira de ter uma conversa privada nos dias de hoje é planejar uma reunião clandestina no deserto. Se ao menos os nossos telefones viessem com criptografia embutida em mensagens de texto para ajudar a aliviar nossos medos.
Essa é a ideia do recurso de criptografia de mensagens de texto do CyanogenMod. Os desenvolvedores por trás da versão personalizada do Android anunciaram nessa segunda-feira (09) que uma futura versão do seu sistema operacional permitirá habilitar uma criptografia para mensagem de texto para, essencialmente, manter a conversa estritamente entre você e o receptor.
Para fazer desse recurso possível, a fechou uma parceria com o Open Whisper Systems, a equipe por trás de aplicativos de código aberto como o TextSecure, que assegura textos e telefonemas.
“Queremos que todos tenham acesso a métodos avançados e seguros de comunicação que são tão fáceis e confiáveis para usar quanto fazer um telefonema normal ou enviar uma mensagem de texto normal”, escreveu o co-fundador da Open Whisper Systems, Moxie Marlinspike, em um post no blog da empresa.
O recurso de criptografia funcionará com qualquer aplicativo de mensagens de texto, contanto que ambas as partes estejam usando o CyanogenMod ou o sistema TextSecure da Open Whisper, que pode ser baixado por qualquer usuário Android, independente de ele usar ou não o CyanogenMod.
Se qualquer uma das partes não estiver se comunicando por meios seguros – por exemplo, uma pessoa está enviando uma SMS a partir de uma versão normal do Android, então o texto será encaminhado como uma mensagem normal.
Atualmente, é difícil encontrar qualquer aplicativo de mensagens de texto nativo que é capaz de criptografar SMS. O iMessages da Apple, o Hangouts do Google, e até mesmo o BlackBerry Messenger não são seguras o suficiente para manter suas conversas privadas.
A Open Whisper, por outro lado, utiliza uma frente de sigilo perfeita, o que gera uma nova chave para cada mensagem que é enviada. Assim, se uma chave está comprometida, apenas aquela parte da mensagem poderá ser vista.
O algoritmo usado para criptografar as mensagens de texto também foi desenvolvido de forma independente daquela construída pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) – uma vez que esta foi enfraquecida pela NSA.
Por trás do anúncio
O anúncio de segunda-feira é uma provável manobra da Cyanogen para conseguir mais usuários para que possa cumprir sua meta de se tornar o sistema operacional de número três.
Se serão ou não bem-sucedidos em conseguirem converter novos usuários, isso é outra coisa completamente diferente, mas as habilidades de criptografar mensagens de texto do Cyanogen talvez venham a influenciar outras empresas móveis a seguirem o exemplo – especialmente com a recente onda de revolta contra os gigantes da tecnologia, por não proteger seus usuários.
A Cyanogen começou a testar os novos recursos de mensagens de texto criptografados e, uma vez prontos, serão implantados em todas as versões CM11 e posteriores.
Fonte: IDGNow
0sem comentários ainda