Desde ontem (11/07), o Veduca, www.veduca.com.br, portal brasileiro que tem o propósito de democratizar a educação de alta qualidade, disponibiliza o primeiro MOOC (sigla para cursos on-line abertos oferecidos em larga escala, do inglês massive open online course) na área de Biotecnologia, um dos campos com demanda crescente no mercado profissional no Brasil e no mundo. O MOOC Bioenergética é resultado de uma parceria com o professor doutor Fernando Fortes de Valencia, da Universidade de Brasília (UnB). A iniciativa marca também a chegada da primeira universidade federal brasileira no Veduca, que já conta com cursos de 16 das melhores instituições de ensino do mundo, como Harvard, Yale e Oxford. Este é o terceiro curso com certificação lançado pelo Veduca, que inovou oferecendo os primeiros MOOCs da América Latina. No mês passado, em parceria com professores da USP, foram colocados na rede os cursos de Física Básica e Probabilidade e Estatística. Em menos de um mês, eles já contam com mais de 14 mil inscritos. “ Nossa prioridade agora é aumentar nossa oferta de cursos que proveem certificação. No momento já temos vários outros cursos em fase de preparação para lançar”, diz Carlos Souza, idealizador do Veduca.
O empresário ainda afirma: “ Estamos abertos para trabalhar junto com outros professores, ligados às melhores instituições de ensino do país, para trazer mais conteúdo de qualidade em ensino superior para o Veduca”. O autor do novo curso lançado hoje, o professor doutor Fernando Fortes de Valencia, identificou-se com o propósito do Veduca e se juntou ao time dos autores pioneiros de MOOCs na América Latina. “ Acredito que o acesso universal ao conhecimento é uma das bases mais importantes do desenvolvimento de uma sociedade. A iniciativa do Veduca é muito importante nesse sentido”, diz Valencia.
O conteúdo das aulas é totalmente acessível e gratuito. Quem quiser receber um certificado do professor, atestando que domina o conteúdo abordado no curso, poderá optar por fazer uma prova presencial, elaborada pelo idealizador. As datas e locais serão informados no site e por e-mail aos inscritos no MOOC do Veduca.
O curso Bioenergética é composto por 14 videoaulas, totalizando cerca de 16 horas. Na UnB, ele faz parte da disciplina Biofísica, obrigatória para os cursos de bacharelado e licenciatura em Biologia e Biotecnologia. Ao longo das videoaulas, há uma série de quizzes com questões que ajudam o estudante a fixar os conceitos ensinados pelo professor. No Veduca, o aluno tem também à disposição recursos que permitem uma maior interação com o conteúdo, como um caderno virtual para anotações pessoais, e ferramentas para interagir com outros estudantes do mesmo curso, como o fórum de discussão.
“ O compartilhamento da informação, para ser efetivo, deve contar com um meio rápido, robusto e versátil. O Veduca montou uma plataforma de alta qualidade, com ferramentas muito poderosas para exploração dos diferentes cursos, que viabilizam e otimizam o acesso ao público brasileiro”, afirma Valencia.
O que é um MOOC?
MOOCs são cursos on-line abertos oferecidos em larga escala. A sigla vem do inglês massive open online course. Os MOOCs se tornaram populares nos Estados Unidos há aproximadamente um ano, com cursos de importantes universidades americanas, como Princeton, Stanford, Harvard e MIT. Em junho de 2013, o Veduca lançou os primeiros MOOCs da América Latina, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Os dois primeiros MOOCs foram os cursos Física Básica, do professor Vanderlei Salvador Bagnato, e Probabilidade e Estatística, dos professores Melvin Cymbalista e André Leme Fleury. Qualquer pessoa com acesso à internet pode fazer os cursos pelo site www.veduca.com.br. Não há pré-requisitos nem cobrança de taxas para se inscrever e acompanhar os MOOCs na plataforma do Veduca. Quem desejar obter um certificado dos professores, atestando que o estudante domina o conteúdo abordado no curso, precisa fazer uma prova presencial.
Sobre o Veduca
No ar desde março de 2012, o Veduca reúne mais de 5.500 aulas, já vistas por mais de 170 milhões de pessoas no Youtube. O portal conta com 17 das principais universidades do Brasil e do mundo, como Harvard, Stanford, Yale, MIT, Berkeley, USP, Unicamp, Unesp e UnB. Desde então, teve 2,3 milhões de acessos, sendo 1,2 milhão de visitantes únicos. Conta com 102 mil usuários cadastrados, e mais de 31 mil seguidores nas redes sociais. Além disso, ele já aparece como primeiro resultado de busca orgânica no Google para mais de 100 consultas diferentes do curso (por exemplo, “Curso Teoria Financeira”, “Curso anatomia Geral”, etc.). A empresa começou com capital dos quatro fundadores, e depois de sete meses, recebeu aporte de R$1,5 milhão de reais dos fundos de investimentos Montain do Brasil e 500 Startups, do investidor-anjo Nicolas Gautier, e da Macmillan Digital Education – parte de um dos maiores e mais conhecidos grupos editoriais do mundo, o Macmillan Publishers, que também provê todo tipo de suporte profissional, com sua experiência e rede de empresas em tecnologia da educação, além de alcance global.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Veduca.
0sem comentários ainda