Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Blog MarceloBranco

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | 2 pessoas seguindo este artigo.

TELAM Entrevista Marcelo Branco - Día Mundial de la Propiedad Intelectual

27 de Abril de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil
Buenos Aires, 26 de abril
Día Mundial de la Propiedad Intelectual
Entrevista Marcelo Branco*
 
 
 

El titular de Softwarelivre Brasil y asesor de la campaña 2.0 del Partido de los Trabajadores, Marcelo Branco, aseguró que el modelo de propiedad intelectual imperante sólo sirvió para que aumente el control de los países del hemisferio norte sobre la distribución de obras culturales. “Internet es una amenaza al modelo de copia industrial con intermediarios del Siglo XX pero no es una amenaza para los autores”, reflexionó el especialista en medios y nuevas tecnologías.



TV Brasil: "baixar músicas e conteúdos culturais pela internet não é pirataria"

27 de Abril de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil

Entrevista para a TV Brasil durante a Bienal do Livro de Brasília.
 

  

Outras publicações:

Correio Braziliense "A história está sendo twitada"

 

Correio Braziliense: Eu, estudante As novas tecnologias e o futuro do homem

 

 



Fórum Social das Missões: democracia real com Plínio de Arruda Sampaio

31 de Março de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil

 

Ontem participei da IV edição do Fórum Social das Missões em Santo Ângelo - RS. Tive a honra de compatilhar a conferência da noite com o grande Plínio de Arruda Sampaio e @s debatedores Lívio Osvaldo Arenhart, professor da UFFS e da Dra. Rosângela Angelin da URI. O tema foi "democracia real".

Eu abordei a relação dos novos protagonistas dos grandes movimentos sociais em rede que sacudiram o mundo em 2011, os nativos digitais, e o Plínio numa interessante, profunda e divertida palestra abordou o papel e a necessidade de recuperar a história da primeira sociedade comunista e socialista (pré-Marx), formada por Guaranis e Charruas nas Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul.

Deu gosto de ver a participação de um público com milhares de pessoas, que interagiu ativamente no debate.

Voltei pra Porto Alegre na companhia agradável do Plínio e pude perceber o quanto esse cara é sensível, humilde e cheio de sabedoria.

 

Gracias pelo convite e parabéns para @s organizadores deste grande evento acontecido na fronteira missioneira de nosso continente.

Que venham os próximos!

 



Diga não as patentes de software no Brasil!!

20 de Março de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil

Uma das maiores lutas do movimento de software livre mundial, foi contra as patentes de software na Europa. Finalmente em 2005, a Europa rejeitou a possibilidade do software ser patenteado. Uma vitória do movimento. Patente de software é uma ameaça a inovação, ao software livre a a liberdade do conhecimento.

Agora no Brasil, só o que faltava, o  INPI abre uma consulta pública pela patente de software.

Participe da comunidade "Patentes de software Não1" na rede softwarelivre.org

Estamos também no Facebook 

Vejam os argumentos do movimento vitorioso contra as patentes na Europa

Qual é #INPI, pirou ou capitulou?

Convidamos tod@s vocês contribuírem com este debate na lista pública do PSL-Brasil, e convidarem outras pessoas para postem no blog do "Patentes de Software, Não!"

Além disso, vamos nos manifestar em massa diante da consulta pública do INPI no Diário Oficial da União


Vamos enviar e-mail's para saesp@inpi.gov.br , nos manifestarmos por fax (0xx21) 3037-3638 ou ainda diretamente a uma das recepções do INPI.


NÃO vamos usar o formulário próprio em formato privativo da Microsoft sugerido pelo INPI (em .doc argh).

Usemos o formulário no formato padrão internacional odt, salvando o arquivo disponível neste link

Para acessar os procedimentos de exame, clique aqui

Bora lá galera!! 

Agora já, não deixe pra depois.



Conexôes Globais 2.0 veio para ficar

4 de Março de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil

Um encontro entre cultura popular e a #culturadigital

Neste mês de janeiro, colocamos a prova o Conexões Globais 2.0. O projeto, que eu a produtora Carla Joner vinhamos desenhando há algum tempo, teve sua primeira edição durante o Fórum Social Temático 2012. O cenário não poderia ser melhor: a Casa de Cultura Mário Quintana. Realizado pela Associação Software Livre e pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Comunicação, o evento conquistou o público na rede e nas ruas. Durante os quatro dias, mais de 10.000 pessoas estiveram na CCMQ e as trinta e duas horas de transmissão ao vivo pela Internet foi assistido por mais de 100.000 pessoas.

O formato inovador, mesclando diálogos globais, oficinas, e cultura popular veio para ficar. A parceria Carla Joner e Marcelo Branco também veio para ficar e já estamos programando novas edições.

Confira aqui tudo que aconteceu na primeira edição do Conexões Globais 2.0.



Política 2.0: movimentos sociais e campanha eleitoral na internet

16 de Dezembro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil

ENTREVISTA

Política 2.0
Marcelo Branco

*Por Roberto Villar Belmonte

Ensino Privado foi pauta na Comissão de Educação (Foto:)


O especialista em Tecnologia da Informação que coordenou a campanha eleitoral de Dilma Rousseff nas redes sociais, Marcelo Branco, 50 anos, finaliza um projeto para transformar a Casa de Cultura Mario Quintana em uma espécie de quartel-general virtual dos movimentos sociais mundiais que sacudiram o planeta em 2011 durante o Fórum Social Temático – que acontecerá em Porto Alegre entre os dias 24 e 29 de janeiro próximo. Nesta entrevista concedida ao jornal Extra Classe no final da tarde do dia 5 de dezembro, em Porto Alegre (RS), na Joner Produções, Branco, um dos idealizadores do Fórum Internacional de Software Livre analisa o papel da internet na política contemporânea e explica o surgimento e o potencial dos novos movimentos em rede.



Seminário Comunicação em Pauta começa nesta quinta-feira

7 de Dezembro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil
Por: Carla Kunze, no Portal do Governo do RS


Abertura do encontro acontece na próxima quinta-feira em Porto Alegre

A Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) realiza, nos dias 8 e 9 de dezembro, em Porto Alegre, o Seminário Estadual Comunicação em Pauta – O que já mudou e o que ainda precisa mudar. A abertura do encontro será às 18h30min da próxima quinta-feira, no auditório da Caixa Econômica Federal (Rua dos Andradas, 1000), com a presença da titular da Secom, Vera Spolidoro, e do secretário de Comunicação da Bahia, Robinson Almeida.

Programação:

Dia 8/12/2011, quinta-feira

18h30 – O Conselho Estadual de Comunicação Social da Bahia
Palestrante: Secretário de Estado de Comunicação da Bahia Robinson Almeida
Abertura: Secretária de Estado de Comunicação e Inclusão Digital do RS Vera Spolidoro

Dia 9/12/2011, sexta-feira

9h – A importância da participação social na comunicação
Palestrantes: Conceição Oliveira (Blog Maria Frô), Laurindo Leal Filho (Professor da USP e apresentador do programa VerTV), Marcelo Branco (Ativista pela liberdade do conhecimento/SoftwareLivre) e Rachel Moreno (Psicóloga e coordenadora do Observatório da Mulher)

14h – Audiência Pública sobre Radiodifusão Comunitária com o Ministério das Comunicações, a Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) e entidades da sociedade civil



Segunda Debate "quente" sobre Direito Autoral e Marco Civil da Internet

1 de Dezembro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil



MarcoCivil.pdf



Entrevista TVT: Banda larga e movimentos sociais via internet

11 de Novembro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil

By Marcelo Godoy

Entrevista para a TVT. Falamos, de forma crítica e construtiva, sobre o Plano Nacional de Banda Larga e sobre os movimentos sociais via internet: #ocuppywallstreet #democraciarealya (Espanha), Chile e no Brasil. Um chamamento aos movimentos sociais clássicos (partidos de esquerda, MST, MNLM e sindicatos) para apoiarem as manifestações globais por mais democracia. Confira!



PuntoGov Argentina: “En Internet lo principal no son los productos sino las personas”

28 de Outubro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil

Entrevista publicada no portal PuntoGov da Argentina

Por César Dergarabedian

“En Internet lo principal no son los productos sino las personas”


El responsable de la campaña electoral digital de Dilma Rousseff explicó por qué en Internet las personas son más importantes que las tecnologías cuando se realizan actividades políticas.

¿Una campaña electoral con conceptos del movimiento de software libre, la web 2.0 y las redes sociales es posible?
Para Marcelo Branco, responsable de la campaña electoral digital que llevó a Dilma Rousseff a la Presidencia de Brasil, la respuesta es afirmativa.
En una entrevista con PuntoGov, Branco explicó cómo la novedosa actividad proselitista a través de Internet permitió al Partido de los Trabajadores enfrentar a los principales medios de comunicación que apoyaban al candidato opositor, José Serra. Sin embargo, planteó sus dudas sobre la real voluntad del actual Gobierno de su país para reproducir ese concepto en la gestión diaria. Branco habló con PuntoGov durante su última visita a Buenos Aires, con motivo de la Conferencia Internacional de Software Libre CISL2011, realizada en la Biblioteca Nacional en Buenos Aires.



 



Tags deste artigo: marcelo branco internet cultura livre copyleft cc software livre globalrevolution